Powered By Blogger

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Meu Jogo Inesquecível: o primeiro encontro de Thaila Ayala com o Timão

Clássico com Palmeiras em 1997 em Presidente Prudente, onde nasceu, marca vida da atriz, que vê gesto ensinado por pai feito pelo goleiro Ronaldo

A cena já completou 13 anos, mas ainda está bem viva na memória. Foi em 9 de março de 1997 que uma menina de Presidente Prudente pisou, pela primeira vez, num estádio de futebol. O pai, Clóvis, corintiano roxo, não perdeu a chance quando o time foi à cidade. E num clássico contra o Palmeiras, pelo Paulista de 1997. O Prudentão não estava todo terminado. Mas nem isso o impediu de levar para o jogo a filha de dez anos, com nome tupi que significa estrela.

E ela se sentiu no céu. Ao chegar, olhou para a arquibancada. A Fiel lá, em peso. A primeira cena já impressionou. Depois, veio a glória. Na entrada do time em campo, olhou para o goleiro Ronaldo. Ele saudou a massa e caminhou para o gol. Bateu três vezes com o pé nas traves e fez o sinal da cruz. Era tudo o que a atriz Thaila Ayala queria ver. Naquele momento, seus dois maiores heróis pareciam apenas um. O resultado, o empate por 2 a 2, virou mero detalhe.

thaila ayala com a camisa do corinthians
Thaila vibrou quando viu o ídolo repetir gesto ensinado pelo pai: 'Quando fui ver o jogo, fiquei esperando-o fazer aquilo. Foi uma emoção imensa. O Ronaldo era incrível', disse (Foto: André Durão / Globoesporte.com



- Meu pai chegou a jogar com o Ronaldo. Também era goleiro, e ensinou para ele nas peladas aquele ritual para dar sorte. Quando fui ver o jogo, fiquei esperando-o fazer aquilo. Foi uma emoção imensa. O Ronaldo era incrível. Já o considerava meu ídolo antes disso... E esse foi o primeiro e único jogo na vida que fui com meu pai. O final nem chegou a ser feliz, porque não vencemos. Mas acabou se tornando um bom batizado como corintiana, até na adversidade. E esse jogo se tornou inesquecível - disse Thaila, em entrevista no Projac, em meio às gravações de "Ti-ti-ti", novela das 19h da TV Globo, em que interpreta a personagem Amanda.

Confira aqui a galeria de fotos da atriz Thaila Ayala

Até que a partida foi importante para a campanha que daria o título paulista para o Timão. Donizete abriu o placar para a equipe, aos 25 minutos do primeiro tempo. Luizão e Viola, dois ídolos marcantes na história do Corinthians, estavam do outro lado e viraram o jogo para o Palmeiras. Mirandinha, aos 38 minutos da etapa final, evitou a derrota e fez a alegria da fiel debutante.

- Lembro que a gente ficou perto de um lugar no estádio que ainda estava em obras. No primeiro gol, pulei no meu pai, foi uma vibração enorme, uma adrenalina. Quando o Palmeiras virou, ficou um silêncio no estádio. Lá em Prudente é incrível, todo mundo que conheço é corintiano. Por isso, a loucura no fim do jogo, com o empate. Aquele time era muito bom. Além do Ronaldo, adorava o Marcelinho Carioca. Muitos anos depois, o vi num posto de gasolina, aqui na Barra. Eu não sabia o que fazer. Fiquei estática - confessou.

thaila ayala corinthians
Além do goleiro Ronaldo, o outro ídolo de Thaila Ayala é Marcelinho Carioca: 'Quando o vi num posto de gasolina, na Barra, não sabia o que fazer. Fiquei estática' (Foto: André Durão / Globoesporte.com


Se quando viu o ídolo de perto Thaila não esboçou reação, não se pode dizer o contrário em sua vida. A atriz começou cedo a carreira de modelo. E pegou logo a estrada. Depois, se tornou atriz. Com a distância física dos pais, que se separaram, ficou mais complicado o encontro com seu Clóvis para assistir às partidas do Timão. As amigas passaram a ser companhia no Pacaembu ou Morumbi. Mas o elo corintiano com o pai seguiu mesmo após a sua morte, em 2004.

- Lembro muito bem que, quando cheguei para o velório com a bandeira do Corinthians para cobrir o caixão, foi uma emoção muito grande. Ele tinha feito esse pedido. Ainda brincou. Disse que se não fosse enterrado com a bandeira viria para puxar o meu pé - disse, emocionada.

Rivalidades e superstições

A vida seguiu para Thaila. A paixão pelo Corinthians também. Seja ao vivo, nos estádios, pela TV, celular ou até twitter, dá um jeito de acompanhar o seu time. Da forma mais passional possível. As superstições aliadas à fé são várias: pulos para São Longuinho, orações para Nossa Senhora Aparecida e laços na camisa para evitar gol do adversário (veja no vídeo). Fora um hábito que apimenta a rivalidade com o grande rival, o Palmeiras.

- Não visto verde de jeito nenhum. Desde criança. Verde, para mim, só a natureza.

Quando vai ver o Timão jogar, Thaila não abre mão de ficar no meio da torcida, na arquibancada. Exatamente perto da facção mais conhecida. Ali, assistiu a outro momento que considerou marcante. E foi este ano, pela Libertadores: a vitória por 2 a 1 sobre o Flamengo no Pacaembu nem classificou o time para a próxima fase - no primeiro jogo, os corintianos perderam por 1 a 0 no Rio -, mas deu um gostinho especial para a ilustre torcedora.

thaila ayala com a camisa do corinthians
Thaila gosta mesmo é de se misturar na torcida, na
arquibancada (Foto: André Durão / Globoesporte.com)

- Estava no Maracanã com minha amiga Camila quando perdemos do Flamengo no Maracanã. Foi horrível. Quando saí do Pacaembu, mesmo com a eliminação da Libertadores, teve aquele gostinho bom, de vingança. Passaram, mas perderam da gente - afirmou a atriz, que não esconde a rivalidade com o Rubro-Negro.

Simpatia pelo Botafogo

Morando no Rio, Thaila, além de ir ver os jogos do Corinthians, quando o trabalho permite, passou a acompanhar também o Botafogo, clube pelo qual passou a nutrir simpatia. As derrotas nas finais dos campeonatos cariocas estimularam antipatia pelo Flamengo.

- O Flamengo ainda é amigo perto da rivalidade que tenho com o Palmeiras. Mas foi campeão à custa de muito roubo. O Botafogo foi horrorosamente roubado no Carioca - afirmou a atriz, que elegeu Léo Moura como o jogador rubro-negro de quem tem mais bronca. - Odiava também o Bruno, mas de tão bom que ele era como goleiro - reconheceu.

Os goleiros têm sempre lugar especial no coração de torcedora de Thaila. Felipe, que saiu brigado com o Corinthians, era o ídolo atual. Surpreendentemente, Ronaldo Fenômeno não é o preferido da atriz.

- Admiro o Ronaldo, fico feliz que ainda jogue. Mas se tivesse emagrecido... O problema da vinda dele é que o clube ficou muito pop. Arrastou muita gente que não tinha time e passou a torcer pelo Corinthians. Não gosto disso. Prefiro aquele torcedor tradicional mesmo, o da Fiel - disse, com ciúmes.

Este ano, ela ainda torce por um título brasileiro para coroar o ano do centenário. Dentro de casa, pelo menos, ela garante vencer um clássico que ferve. A atriz vive com o ator Paulo Vilhena, um santista roxo.

- Mas eu sou muito mais corintiana do que ele santista - afirmou a atriz da TV Globo.

PALMEIRAS 2 X 2 CORINTHIANS
Velloso, Cafu, Cleber, Wagner e Junior; Leandro Ávila, Galeano, Rincón (Marquinhos) e Djalminha, Viola e Luizão Ronaldo, (Mauricio), André Santos, Célio Silva, Sangaletti e Silvinho; Gilmar, Romeu, Fabio Augusto (Fernando Diniz) e Marcelinho Carioca, (Túlio), Donizete e Mirandinha
Técnico: Marcio Araújo Técnico: Nelsinho Baptista
Gols. no primeiro tempo, Donizete, aos 25 minutos, e Luzão, aos 42. No segundo tempo, Viola, aos 28 minutos, e Miraindinha, aos 38.
Cartões amarelos: Djalminha, Rincón, Galeano, Wagner (PAL) Gilmar e Donizete (Corinthians)
Data: 09/03/1997. Local: Prudentão (SP). Árbitro: Sidrak Marinho dos Santos. Assistentes: Édio Mauro G.Détófoli (SP) e Claudemir Andrade (SP). Renda: 357.385,00. Público: 35.114

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

fotos das musas do futebol

Orkut

Orkut
Comunidade: Musas e Gatas do Futebol

Gatas do Paulistão 2010

Wanessa Mattos - Sport

Wanessa Mattos - Sport
Campeã 2009 Download

Escudos

Escudo atual (com as estrelas)

Escudo atual (com as estrelas)
Em 1990, foi adicionada uma estrela pela conquista do Campeonato Brasileiro. O mesmo ocorreu em 1998 e 1999. No ano 2000, com a conquista do Mundial da FIFA, foi adicionada mais uma estrela, maior e com contorno prateado. A mais recente estrela veio em 2005, com a conquista do Campeonato Brasileiro.

Escudo atual (sem as estrelas)

Escudo atual
Com o passar dos anos, o escudo foi se refinando. A bandeira central ganhou movimento bem como foi redesenhada para respeitar a bandeira oficial do Estado. A bóia, em volta do círculo, foi disfarçada e amarras foram colocadas para completar o escudo.

6° Escudo - 1940 aos dias atuais

1940 aos dias atuais
Surgem a âncora e os dois remos vermelhos, que se referem aos esportes náuticos praticados no clube. Arte-final realizada pelo pintor Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador.

5° Escudo - 1919/1940

1919 - 1940
O distintivo já se aproxima das características atuais: um círculo negro, com a nome completo do clube e a data de fundação. No centro, a bandeira paulista sem o rigor das 13 listras.

4° Escudo - 1916/1919

1916 - 1919
O escudo ganhou o formato redondo que seguiria com o time até os dias de hoje.

3° Escudo - 1914/1916

1914 - 1916
A disposição das letras continuou a mesma, apenas mudando a moldura.

2° Escudo - 1914

1914
As letras são postas em uma moldura e é acrescentado a letra S. O C passa a valer para Club e Corinthians.

1° Escudo - 1913/1914

1913 - 1914
Desde a sua fundação até o ano de 1913, as camisas do Timão não tinham distintivo. O primeiro teve que ser feito às pressas, para a disputa da vaga na Liga Paulista. Tinha apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista, sobrepostas. Permaneceu até 1914, nos dois jogos contra o Torino.


Curiosidades Gerais

Os 10 Mandamentos Corinthianos

1º Todos os times têm uma torcida. O Corinthians é uma torcida que têm um time.
2º O maior defeito da cidade de São Paulo é não se chamar Corinthians.
3º O que importa não é vencer, e sim torcer para o Corinthians.
4º A torcida do Corinthians vai ver o time jogar, e não apenas ganhar.
5º Corinthiano fanático é redundante. Ser Corinthiano já significa ser fanático.
6º O Corinthians é mais que um time de futebol. É uma religião.
7º Quando o Corinthians perde, a alma do mundo entristece.
8º Quando o Corinthians perde, a culpa é do juiz.
9º Com ou sem razão, o Corinthiano tem sempre a razão.
10º Acima do Corinthians, só Deus, que também é fiel, ou seja, é Corinthiano

Jogadores que mais defenderam o Manto Sagrado

  1. Wladmir - 806
  2. Luisinho - 606
  3. Ronaldo - 601
  4. Zé Maria - 595
  5. Biro-Biro - 592
  6. Claúdio - 554
  7. Vaguinho - 548
  8. Olavo - 514
  9. Idário - 475
  10. Rivellino - 471
  11. Rafael - 456

Curiosidades Gerais

  • O primeiro título do clube não veio do futebol, e sim do pedestrianismo. Batista Boni, João Collina e André Lepre venceram o troféu Unione Viaggiatori Italiani numa corrida de dez quilômetros no Palestra Itália
  • Jô foi o jogador mais jovem a entrar em campo. Foi na partida Corinthians 1 a 0 Guarani, em 19 de julho de 2003. À época Jô tinha 16 anos, 3 meses e 26 dias.
  • A primeira bola utilizada pelo clube custou seis mil réis. Ela foi comprada pelo tesoureiro João da Silva numa loja da rua São Caetano, em São Paulo.
  • A primeira partida internacional do Timão foi contra o Torino, em 1914. Os italianos venceram por 3 a 0.
  • O número de torcedores do clube é superior ao dobro da população de Portugal.
  • Foi fundado no mesmo dia que o Esporte Clube Noroeste, de Bauru.
  • No dia 18 de agosto de 1940, o Corinthians enfrentava o Palmeiras, seu maior rival, no Parque São Jorge, então um torcedor do Palmeiras levou para a arquibancada um galo verde simbolizando o seu time. O Corinthians venceu o jogo por 2 a 0 e no final do jogo, os torcedores corintianos pegaram e depenaram o galo todo. Até hoje existe uma pena desse galo no memorial do clube, o episódio ficou conhecido como "A pena do galo verde".
  • Uma das lendas mais conhecidas do Corínthians é a suposta maldição lançada por Pelé: O time fora o campeão paulista do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954. O menino Pelé foi apresentado, logo em seguida ao time e recusado. Jurou que enquanto jogasse futebol, o Corínthians não seria campeão paulista. 23 anos depois, em 1977, Pelé abandonou definitivamente os gramados e o Corínthians naquele ano voltou a ser campeão paulista.
  • No Campeonato Brasileiro de 1999, o Corinthians liderou a competição do início ao fim.
  • O escudo oficial do Corinthians foi criado pelo artista Francisco Rebolo, ex-futebolista.
  • De acordo com pesquisa realizada pela agência publicitária Y&R e publicada pelo jornal Gazeta Mercantil, o Corinthians possui a marca de futebol mais estimada do país.
  • Em 2000 o deputado estadual paulista Afanásio Jazadji (PFL) submeteu o projeto de lei nº160 com o objetivo de declarar o Corinthians patrimônio cultural, social e esportivo do estado.
  • Em 2006, quando o atual governador de São Paulo, José Serra(Palmeirense) , assumiu a prefeitura de São Paulo, criou o Dia do Corinthians, em homenagem ao clube paulista, no dia de sua fundação, 1º de setembro.
  • Em 2008 o Corinthians bateu quase todos os recordes da Série B do Campeonato Brasileiro.
  • Em 2008, pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que o Timão tem a maior torcida do Estado do Paraná, a frente inclusive de Atlético e Coritiba, que são os dois maiores clubes do estado.

Maiores públicos do Corinthians

  • Jogos em São Paulo
http://danielpurch.zip.net/images/1977.jpg

http://img88.imageshack.us/img88/387/1977oi4.jpg
  1. Corinthians 1 x 2 Ponte Preta, 146.082, 9 de outubro de 1977
  2. Corinthians 0 x 1 Palmeiras, 120.522, 22 de dezembro de 1974
  3. Corinthians 1 x 0 Santos, 120.000, 26 de novembro de 1978
  4. Corinthians 4 x 0 Santos, 117.676, 29 de maio de 1977
  5. Corinthians 2 x 3 São Paulo, 117.061, 5 de dezembro de 1982
  6. Corinthians 1 x 1 Santos, 116.881, 20 de março de 1977
  7. Corinthians 4 x 1 Flamengo (RJ), 115.002, 6 de maio de 1984
  8. Corinthians 2 x 1 Internacional (RS), 113.286, 21 de novembro de 1976
  9. Corinthians 1 x 1 Santos, 111.103, 20 de agosto de 1978
  10. Corinthians 0 x 0 São Paulo, 109.464, 30 de agosto de 1987

Maiores Goleadas

  • Corinthians 12 a 2 Internacional (São Paulo), 23 de outubro de 1921 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 0 Santos, 11 de julho de 1920 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 2 Atlético Mineiro, 12 de outubro de 1929 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Portuguesa, 2 de janeiro de 1927 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sírio, 21 de maio de 1933 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sel. Halmstad/Hamlia (Suécia), 8 de junho de 1952 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Tiradentes, 9 de fevereiro de 1983 pelo Campeonato Brasileiro;
  • Corinthians 9 a 0 Portuguesa-Mackenzie, 25 de junho de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 5 de novembro de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 6 de maio de 1923 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Jabaquara, 21 de março de 1943 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 1 Flamengo-PI, 2 de maio de 2001 pela Copa do Brasil;
  • Corinthians 8 a 2 Guarani, 23 de março de 1997 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 2 Cerro Porteño (Paraguai), março de 1999 pela Libertadores da América;
  • Corinthians 7 a 1 Santos, 6 de novembro de 2005 pelo Campeonato Brasileiro.
  • Corinthians 7 x 2 CR Flamengo, 25 de Fevereiro de 1961 Amistoso
  • Corinthians 6 x 0 CR Flamengo, 3 de Março de 1953 pelo Torneio Rio-São Paulo
  • Corinthians 6 x 0 Barras PI, 13 de Fevereiro de 2008 pela Copa do Brasil
  • Corinthians 6 a 1 União São João, 5 de março de 2005 pelo Campeonato Paulista
  • Clube Atlético Paranaense 2 x 6 Corinthians, 22 de Abril de 1997 pela Copa do Brasil Quartas de Final
  • Corinthians 6 a 2 Americano (Rio de Janeiro), 20 de fevereiro de 2002 pela Copa do Brasil.
  • Corinthans 5 a 1 Estudiantes de la Plata (Argentina), 17 de janeiro de 2009, em um amistoso.

Bolas Históricas

Bolas Históricas
















Pena do Galo Verde


PENA DO GALO VERDE Em 1940, no Parque São Jorge, defrontavam-se Corinthians e S. E. Palmeiras, um torcedor do clube alvi-verde admitindo a Invencibilidade do seu time, levou para campo, um galo, pintado de verde, para soltá-lo, no final do jogo, na hipótese de urna vitória de seu clube, procurando gozar os corinthianos. O Parque São Jorge estava super lotado nesse dia. Alguns corinthianos perceberam a ave oculta sob o paletó do Palestrino, no final da partida, como o Corinthians fosse o vencedor pelo placar de 2 x O, gols de Teléco, os alvi-negros investiram sobre o ‘homem do galo”. E foi só pena que VOOU pelo Estádio Alfredo Schiirig. Nesse dia não houve um corinthiano que não saísse do Parque S. Jorge com uma pena do Respectivo galo. Essa partida foi realizada dia 18 de Agosto de 1940.

momentos marcantes

Primeiro Time Campeão Paulista em 1914: Fúlvio, Casemiro do Amaral e Casemiro Gonzalez; Polícia, Biano e César; Aristides, Peres, Amílcar, Dias e Neco.

Estádio do Morumbi, durante São Paulo x Corinthians, em março de 2008.

Estádio Prudentão, durante Corinthians x Palmeiras, março de 2009.

Corintianos estendem a bandeira demonstrando paixão pelo Corinthians.

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (vista interna).

Entrada do Memorial do clube


Capela de São Jorge, localizada na sede do clube


Campo do terrão foi "aposentado" em 2009.

CT do Parque Ecológico

Ginásio do Corinthians

O uniforme roxo foi uma das ações da diretoria para lucrar com a marca do clube

Megaloja Poderoso Timão, localizada no Parque São Jorge


O presidente Lula com Ronaldo, garoto-propaganda do Corinthians, em 2009. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Equipe de futebol americano, chamado de Corinthians Streamrollers.

Oscar já foi jogador de basquete do Corinthians na década de 1990.

Presidente Lula recepciona a equipe do Corinthians, campeã da Copa do Brasil de 2009.

Time campeão brasileiro de 2005 na época da parceria com a MSI.