Powered By Blogger

sábado, 8 de maio de 2010

Em coletivo, Mano Menezes confirma time da estreia do Timão no Brasileiro

Assim como havia adiantado na sexta-feira, técnico do Timão manteve o esquema com três atacantes para o duelo com o Atlético-PR, domingo

Por Leandro Canônico São Paulo

Protesto treino CorinthiansMano comanda treinamento pressionado pela
torcida do Corinthians (Foto: Leandro Canônico)

Sem dar muita atenção aos torcedores que protestavam contra a sua permanência, o técnico Mano Menezes comandou um treinamento coletivo na manhã deste sábado, no Parque São Jorge, e desenhou a equipe da estreia no Campeonato Brasileiro.

Como havia dito na última sexta-feira, o time que encara o Atlético-PR, domingo, às 16h, no estádio do Pacaembu, é o mesmo que iniciou o duelo com o Flamengo, na quarta-feira, pelas oitavas de final da Taça Libertadores da América.

Assim, o esquema com três atacantes está mantido. A provável escalação do Corinthians para a partida, então, é: Felipe; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Elias e Danilo; Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo.

Fiel pede a saída de Mano do Timão

Um dia depois de a diretoria anunciar a renovação do contrato do treinador até dezembro de 2011, Parque São Jorge vira palco de protestos

Por Leandro Canônico São Paulo

Protesto treino CorinthiansMano comanda treinamento pressionado pela
torcida do Corinthians (Foto: Leandro Canônico)

Como prometido, parte da principal organizada do Corinthians esteve no Parque São Jorge na manhã deste sábado para pedir a saída de Mano Menezes do comando do Corinthians. Só que na última sexta-feira, a diretoria de futebol do clube anunciou a renovação do contrato do treinador até dezembro de 2011.

Os cerca de 200 torcedores que estiveram esta manhã no clube se dividiram. A maior parte, é verdade, protestou. Não só por conta da permanência do treinador, mas também por causa do alto valor dos ingressos na Taça Libertadores. O outro grupo, menor, ficou afastado cantando as tradicionais músicas de apoio.

Mas o repertório de cantos contra o treinador foi bem mais extenso: “Mano c..., pede demissão”, “Fora do Timão”, “Mano safado, esquema com empresário”, “Mano mercenário, só coloca jogador de empresário”, “Ão, ão, ão, Brasileiro é obrigação”, “É retranqueiro, é retranqueiro”, entre outros.

O diretor de futebol, um dos principais responsáveis pela permanência de Mano Menezes no comando do Timão, também foi alvo dos torcedores: “Mário Gobbi, vá se f.., o Corinthians não precisa de você”, “Mário Gobbi c... pede demissão”. Até mesmo Saulo Magalhães, responsável pela logística do clube, foi atacado.

Ão, ão, ão, Brasileiro é obrigação"
Fiel

Enquanto faziam o coletivo comandado pelo criticado Mano Menezes, os jogadores também foram atacados. Não nominalmente, mas de maneira geral. “Se eu pego na balada, o bicho vai pegar” e “Ô jogadores, prestem atenção, respeito com o Timão”.

Sem se intimidarem com o outro lado, aqueles que decidiram apoiar não pararam de cantar e algumas vezes até deixavam o outro lado em silêncio.

Por conta da presença desses torcedores no Parque São Jorge, o clube aumentou o efetivo da segurança na manhã deste sábado e chamou a Polícia Militar.

Eduardo Silva inicia mais uma nova fase da preparação física no Timão

Contratado para o lugar do demitido Walmir Cruz, ele é o quarto profissional que assume o setor desde que Mano Menezes está no clube

Por Leandro Canônico São Paulo

ronaldo coletiva corinthiansColoca Ronaldo em forma é uma das missões do
novo preparador (Foto: Carlos Augusto Ferrari)

Começou neste sábado uma nova era na preparação física do Corinthians. Eduardo Silva, contratado na última sexta-feira, já comandou o treinamento dos jogadores alvinegros no Parque São Jorge. Esse o quarto profissional da área a trabalhar no clube desde que Mano Menezes assumiu o comando da equipe, em janeiro de 2008.

Quando iniciou seus trabalhos no Timão, o técnico chegou com Flávio Trevisan na preparação física. Eles já tinham sido companheiros no Grêmio. Só que problemas internos, de relacionamento, fizeram com que Trevisan fosse demitido na virada do ano para 2009. Flávio de Oliveira, então, foi contratado.

A permanência dele no Parque São Jorge, no entanto, não durou muito tempo. Meses depois de ser contratado, Oliveira recebeu uma proposta do Santos, para ganhar 20% a mais do que recebia no Corinthians, e deixou o clube. Foi então que Walmir Cruz foi contratado. Experiente, porém, ele não resistiu à eliminação na Libertadores.

Não só ele, como também os seus auxiliares Antonio Carlos Bona e Marcos Lima foram demitidos na última sexta-feira. É a primeira medida de transformação da nova era de Mano Menezes no clube. O treinador teve o contrato renovado até dezembro de 2011.

Mas neste sábado, mesmo com o respaldo da diretoria, o treinador sofreu com os protestos da torcida no Parque São Jorge. Cerca de 200 torcedores que acompanhavam o treino se dividiram entre xingamentos e gritos de apoio ao clube.

Corinthians deve repetir escalação na estreia do Brasileiro
08 de maio de 2010 13h12 atualizado às 13h15

Campeonato Brasileiro é a última chance de título para o  Corinthians no ano do centenário Foto: Reinaldo Marques/Terra

Tcheco faz parte da convocatória para jogo contra os paranaenses
Foto: Reinaldo Marques/Terra

Em meio aos protestos da torcida, o técnico Mano Menezes comandou um treino coletivo na manhã deste sábado, no Parque São Jorge, para definir a equipe do Corinthians que enfrentará o Atlético-PR no domingo, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, às 16 horas (de Brasília), no Pacaembu.

A equipe será a mesma que venceu o Flamengo na última quarta-feira. O time que começou a atividade era formado por: Felipe; Alessandro, Chicão, William, Roberto Carlos; Ralf, Elias, Danilo; Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo. No decorrer da atividade, Jucilei substituiu Danilo.

Novo reforço, o meia Bruno César apenas correu em volta do gramado, ao lado dos jogadores que não participaram do treino coletivo.

Para a estreia do Brasileiro, Mano Menezes relacionou vinte jogadores. A novidade é a presença do meia Tcheco, que treinou na academia neste sábado.

Mano projeta Corinthians mais barato e mais leve para o Brasileiro

Alexandre Sinato
Em São Paulo

A reformulação em andamento no Corinthians irá mudar o estilo dos reforços pretendidos pelo clube. Em vez de jogadores mais renomados e com porte físico mais avantajado, a diretoria irá priorizar atletas mais rápidos e que se encaixem em uma faixa salarial mais reduzida. Além disso, atuais reservas considerados caros serão liberados para procurar novos clubes.

O próprio presidente Andrés Sanchez reconheceu que exagerou nos gastos ao montar o elenco para a Libertadores. Agora, com a eliminação no torneio continental, diretoria e Mano Menezes conduzirão uma reformulação no elenco.

O grupo alvinegro conta atualmente com 32 jogadores. E pelo menos cinco serão avisados que não fazem mais parte dos planos de Mano. Balbuena, Escudero, Marcelo Mattos, Edu, Morais e Souza são os candidatos mais fortes a deixar o Parque São Jorge.

Morais e Souza já foram oferecidos ao Goiás. A diretoria esmeraldina discute os nomes com o técnico Emerson Leão, ansioso por reforços. Marcelo Mattos, por sua vez, tem contrato até o meio do ano. Seu vínculo não será renovado.

“Sondagens existem e são uma comprovação firme de que os jogadores que temos no plantel têm qualidade. Se abrir uma perspectiva que interesse ao jogador e ao clube haverá negócio”, comentou Mano quando questionado sobre os casos de Morais e Souza.

Quanto a reforços, as chegadas de Paulinho e Bruno César exemplificam a linha adotada a partir de agora. Revelações do Campeonato Paulista, os dois meio-campistas são considerados jogadores baratos e com futuros promissores. Além disso, as características técnicas da dupla agradam. São rápidos e habilidosos.

“Na Libertadores o jogo é de maior contato físico, exige um porte físico mais forte, enquanto no Brasileiro já é preciso ter mais agilidade e velocidade. E já podemos ver isso na chegada do Bruno César”, argumentou.

A questão financeira também será decisiva. “Precisamos levar em consideração a nova realidade da competição no aspecto financeiro. Cabe nessa hora fazer um equilíbrio melhor de plantel. Precisamos achar no mercado jogadores que vão ascender na carreira e ainda estão em um patamar mais baixo de reconhecimento”, completou Mano.

Apelidado de Tevez, Bruno César já teve chance em rivais do Corinthians

Recém-contratado pelo Timão, meia passou rapidamente pelo São Paulo e rescindiu seu contrato com o Palmeiras por não ser aproveitado

Por Leandro Canônico São Paulo

Bruno Cesar, apresentação CorinthiansBruno César assinou contrato de quatro anos
(Foto: Leandro Canônico/Globoesporte.com)

O Corinthians agiu rapidamente e contratou Bruno César, um dos principais destaques do vice-campeão Santo André no Campeonato Paulista. Não deu tempo para que os rivais pudessem tentar atravessar essa negociação. Só que o meia já teve passagens por São Paulo e Palmeiras. E elas não foram tão boas, daquelas para lembrar sempre.

- No São Paulo eu tive um contrato curto, de seis meses apenas. E ao final não teve acordo de salário e tempo. Isso me deixou chateado. No Palmeiras eu fiz um contrato de dois anos, mas ao final de um ano eu não seria aproveitado, então eu resolvei rescindir e seguir a minha vida – contou o meia.

Bruno César ainda teve passagens por Bahia, Grêmio, Ulbra e Noroeste – nesse último ele já foi profissional. Mas foi no ABC paulista, no Santo André, que ele ganhou um apelido: Tevez do ABC. Tudo por conta de uma semelhança física com o argentino, ídolo do Corinthians em 2005, ano do tetracampeonato brasileiro.

- Não tem nada parecido, porque eu sou bem mais bonito do que ele – brincou o meio-campista, considerado a revelação do Estadual de 2010.

Por conta da sua documentação ainda não estar regularizada na CBF, Bruno César não está à disposição de Mano para domingo, contra o Atlético-PR, pela estreia do Brasileirão. Mas ele deve estar libertado para encarar o Grêmio, na segunda rodada.

Seguro no comando do Timão, Mano deve iniciar faxina no elenco alvinegro

Ideia do treinador para o Campeonato Brasileiro é trabalhar com um elenco menor e mais barato. Dispensas e empréstimos devem ajudar

Por Leandro Canônico São Paulo

mano menezes corinthiansMano pretende trabalhar com elenco menor no
Campeonato Brasileiro (Foto: Agência Estado)

Para a disputa do Campeonato Paulista e da Taça Libertadores da América, a estratégia do Corinthians foi montar um elenco experiente e numeroso. Não deu certo. Agora eliminado das duas competições e apenas com o Campeonato Brasileiro em disputa, a tendência é que comissão técnica e diretoria reduzam o grupo.

Atualmente, o clube do Parque São Jorge tem um 32 jogadores em seu elenco. São quatro goleiros, seis laterais, cinco zagueiros, seis volantes, seis meias e cinco atacantes. Para o treinador alvinegro não é necessário esse alto número de atletas para a disputa de uma só competição, como o Nacional.

- Preparamos um elenco para disputar, simultaneamente, Paulista e Libertadores. Mas agora temos um plantel que precisa ser reestruturado, porque temos só uma competição para ser jogada. Não podemos ter atletas que não tem perspectiva, que não joga, porque isso cria um problema – explicou o treinador corintiano.

Além disso, há a intenção da diretoria em reduzir a folha salarial, já que com a eliminação na Libertadores o clube deixou de arrecada até R$ 12 milhões.

- Nós temos de levar em consideração a nova realidade financeira da competição e fazer um equilíbrio do plantel – acrescentou o comandante.

Mano Menezes, porém, não quis falar em um número ideal de jogadores. Até porque não sabe como será o assédio sobre os atletas na próxima janela de transferências.

Arquivo do blog

fotos das musas do futebol

Orkut

Orkut
Comunidade: Musas e Gatas do Futebol

Gatas do Paulistão 2010

Wanessa Mattos - Sport

Wanessa Mattos - Sport
Campeã 2009 Download

Escudos

Escudo atual (com as estrelas)

Escudo atual (com as estrelas)
Em 1990, foi adicionada uma estrela pela conquista do Campeonato Brasileiro. O mesmo ocorreu em 1998 e 1999. No ano 2000, com a conquista do Mundial da FIFA, foi adicionada mais uma estrela, maior e com contorno prateado. A mais recente estrela veio em 2005, com a conquista do Campeonato Brasileiro.

Escudo atual (sem as estrelas)

Escudo atual
Com o passar dos anos, o escudo foi se refinando. A bandeira central ganhou movimento bem como foi redesenhada para respeitar a bandeira oficial do Estado. A bóia, em volta do círculo, foi disfarçada e amarras foram colocadas para completar o escudo.

6° Escudo - 1940 aos dias atuais

1940 aos dias atuais
Surgem a âncora e os dois remos vermelhos, que se referem aos esportes náuticos praticados no clube. Arte-final realizada pelo pintor Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador.

5° Escudo - 1919/1940

1919 - 1940
O distintivo já se aproxima das características atuais: um círculo negro, com a nome completo do clube e a data de fundação. No centro, a bandeira paulista sem o rigor das 13 listras.

4° Escudo - 1916/1919

1916 - 1919
O escudo ganhou o formato redondo que seguiria com o time até os dias de hoje.

3° Escudo - 1914/1916

1914 - 1916
A disposição das letras continuou a mesma, apenas mudando a moldura.

2° Escudo - 1914

1914
As letras são postas em uma moldura e é acrescentado a letra S. O C passa a valer para Club e Corinthians.

1° Escudo - 1913/1914

1913 - 1914
Desde a sua fundação até o ano de 1913, as camisas do Timão não tinham distintivo. O primeiro teve que ser feito às pressas, para a disputa da vaga na Liga Paulista. Tinha apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista, sobrepostas. Permaneceu até 1914, nos dois jogos contra o Torino.


Curiosidades Gerais

Os 10 Mandamentos Corinthianos

1º Todos os times têm uma torcida. O Corinthians é uma torcida que têm um time.
2º O maior defeito da cidade de São Paulo é não se chamar Corinthians.
3º O que importa não é vencer, e sim torcer para o Corinthians.
4º A torcida do Corinthians vai ver o time jogar, e não apenas ganhar.
5º Corinthiano fanático é redundante. Ser Corinthiano já significa ser fanático.
6º O Corinthians é mais que um time de futebol. É uma religião.
7º Quando o Corinthians perde, a alma do mundo entristece.
8º Quando o Corinthians perde, a culpa é do juiz.
9º Com ou sem razão, o Corinthiano tem sempre a razão.
10º Acima do Corinthians, só Deus, que também é fiel, ou seja, é Corinthiano

Jogadores que mais defenderam o Manto Sagrado

  1. Wladmir - 806
  2. Luisinho - 606
  3. Ronaldo - 601
  4. Zé Maria - 595
  5. Biro-Biro - 592
  6. Claúdio - 554
  7. Vaguinho - 548
  8. Olavo - 514
  9. Idário - 475
  10. Rivellino - 471
  11. Rafael - 456

Curiosidades Gerais

  • O primeiro título do clube não veio do futebol, e sim do pedestrianismo. Batista Boni, João Collina e André Lepre venceram o troféu Unione Viaggiatori Italiani numa corrida de dez quilômetros no Palestra Itália
  • Jô foi o jogador mais jovem a entrar em campo. Foi na partida Corinthians 1 a 0 Guarani, em 19 de julho de 2003. À época Jô tinha 16 anos, 3 meses e 26 dias.
  • A primeira bola utilizada pelo clube custou seis mil réis. Ela foi comprada pelo tesoureiro João da Silva numa loja da rua São Caetano, em São Paulo.
  • A primeira partida internacional do Timão foi contra o Torino, em 1914. Os italianos venceram por 3 a 0.
  • O número de torcedores do clube é superior ao dobro da população de Portugal.
  • Foi fundado no mesmo dia que o Esporte Clube Noroeste, de Bauru.
  • No dia 18 de agosto de 1940, o Corinthians enfrentava o Palmeiras, seu maior rival, no Parque São Jorge, então um torcedor do Palmeiras levou para a arquibancada um galo verde simbolizando o seu time. O Corinthians venceu o jogo por 2 a 0 e no final do jogo, os torcedores corintianos pegaram e depenaram o galo todo. Até hoje existe uma pena desse galo no memorial do clube, o episódio ficou conhecido como "A pena do galo verde".
  • Uma das lendas mais conhecidas do Corínthians é a suposta maldição lançada por Pelé: O time fora o campeão paulista do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954. O menino Pelé foi apresentado, logo em seguida ao time e recusado. Jurou que enquanto jogasse futebol, o Corínthians não seria campeão paulista. 23 anos depois, em 1977, Pelé abandonou definitivamente os gramados e o Corínthians naquele ano voltou a ser campeão paulista.
  • No Campeonato Brasileiro de 1999, o Corinthians liderou a competição do início ao fim.
  • O escudo oficial do Corinthians foi criado pelo artista Francisco Rebolo, ex-futebolista.
  • De acordo com pesquisa realizada pela agência publicitária Y&R e publicada pelo jornal Gazeta Mercantil, o Corinthians possui a marca de futebol mais estimada do país.
  • Em 2000 o deputado estadual paulista Afanásio Jazadji (PFL) submeteu o projeto de lei nº160 com o objetivo de declarar o Corinthians patrimônio cultural, social e esportivo do estado.
  • Em 2006, quando o atual governador de São Paulo, José Serra(Palmeirense) , assumiu a prefeitura de São Paulo, criou o Dia do Corinthians, em homenagem ao clube paulista, no dia de sua fundação, 1º de setembro.
  • Em 2008 o Corinthians bateu quase todos os recordes da Série B do Campeonato Brasileiro.
  • Em 2008, pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que o Timão tem a maior torcida do Estado do Paraná, a frente inclusive de Atlético e Coritiba, que são os dois maiores clubes do estado.

Maiores públicos do Corinthians

  • Jogos em São Paulo
http://danielpurch.zip.net/images/1977.jpg

http://img88.imageshack.us/img88/387/1977oi4.jpg
  1. Corinthians 1 x 2 Ponte Preta, 146.082, 9 de outubro de 1977
  2. Corinthians 0 x 1 Palmeiras, 120.522, 22 de dezembro de 1974
  3. Corinthians 1 x 0 Santos, 120.000, 26 de novembro de 1978
  4. Corinthians 4 x 0 Santos, 117.676, 29 de maio de 1977
  5. Corinthians 2 x 3 São Paulo, 117.061, 5 de dezembro de 1982
  6. Corinthians 1 x 1 Santos, 116.881, 20 de março de 1977
  7. Corinthians 4 x 1 Flamengo (RJ), 115.002, 6 de maio de 1984
  8. Corinthians 2 x 1 Internacional (RS), 113.286, 21 de novembro de 1976
  9. Corinthians 1 x 1 Santos, 111.103, 20 de agosto de 1978
  10. Corinthians 0 x 0 São Paulo, 109.464, 30 de agosto de 1987

Maiores Goleadas

  • Corinthians 12 a 2 Internacional (São Paulo), 23 de outubro de 1921 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 0 Santos, 11 de julho de 1920 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 2 Atlético Mineiro, 12 de outubro de 1929 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Portuguesa, 2 de janeiro de 1927 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sírio, 21 de maio de 1933 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sel. Halmstad/Hamlia (Suécia), 8 de junho de 1952 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Tiradentes, 9 de fevereiro de 1983 pelo Campeonato Brasileiro;
  • Corinthians 9 a 0 Portuguesa-Mackenzie, 25 de junho de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 5 de novembro de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 6 de maio de 1923 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Jabaquara, 21 de março de 1943 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 1 Flamengo-PI, 2 de maio de 2001 pela Copa do Brasil;
  • Corinthians 8 a 2 Guarani, 23 de março de 1997 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 2 Cerro Porteño (Paraguai), março de 1999 pela Libertadores da América;
  • Corinthians 7 a 1 Santos, 6 de novembro de 2005 pelo Campeonato Brasileiro.
  • Corinthians 7 x 2 CR Flamengo, 25 de Fevereiro de 1961 Amistoso
  • Corinthians 6 x 0 CR Flamengo, 3 de Março de 1953 pelo Torneio Rio-São Paulo
  • Corinthians 6 x 0 Barras PI, 13 de Fevereiro de 2008 pela Copa do Brasil
  • Corinthians 6 a 1 União São João, 5 de março de 2005 pelo Campeonato Paulista
  • Clube Atlético Paranaense 2 x 6 Corinthians, 22 de Abril de 1997 pela Copa do Brasil Quartas de Final
  • Corinthians 6 a 2 Americano (Rio de Janeiro), 20 de fevereiro de 2002 pela Copa do Brasil.
  • Corinthans 5 a 1 Estudiantes de la Plata (Argentina), 17 de janeiro de 2009, em um amistoso.

Bolas Históricas

Bolas Históricas
















Pena do Galo Verde


PENA DO GALO VERDE Em 1940, no Parque São Jorge, defrontavam-se Corinthians e S. E. Palmeiras, um torcedor do clube alvi-verde admitindo a Invencibilidade do seu time, levou para campo, um galo, pintado de verde, para soltá-lo, no final do jogo, na hipótese de urna vitória de seu clube, procurando gozar os corinthianos. O Parque São Jorge estava super lotado nesse dia. Alguns corinthianos perceberam a ave oculta sob o paletó do Palestrino, no final da partida, como o Corinthians fosse o vencedor pelo placar de 2 x O, gols de Teléco, os alvi-negros investiram sobre o ‘homem do galo”. E foi só pena que VOOU pelo Estádio Alfredo Schiirig. Nesse dia não houve um corinthiano que não saísse do Parque S. Jorge com uma pena do Respectivo galo. Essa partida foi realizada dia 18 de Agosto de 1940.

momentos marcantes

Primeiro Time Campeão Paulista em 1914: Fúlvio, Casemiro do Amaral e Casemiro Gonzalez; Polícia, Biano e César; Aristides, Peres, Amílcar, Dias e Neco.

Estádio do Morumbi, durante São Paulo x Corinthians, em março de 2008.

Estádio Prudentão, durante Corinthians x Palmeiras, março de 2009.

Corintianos estendem a bandeira demonstrando paixão pelo Corinthians.

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (vista interna).

Entrada do Memorial do clube


Capela de São Jorge, localizada na sede do clube


Campo do terrão foi "aposentado" em 2009.

CT do Parque Ecológico

Ginásio do Corinthians

O uniforme roxo foi uma das ações da diretoria para lucrar com a marca do clube

Megaloja Poderoso Timão, localizada no Parque São Jorge


O presidente Lula com Ronaldo, garoto-propaganda do Corinthians, em 2009. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Equipe de futebol americano, chamado de Corinthians Streamrollers.

Oscar já foi jogador de basquete do Corinthians na década de 1990.

Presidente Lula recepciona a equipe do Corinthians, campeã da Copa do Brasil de 2009.

Time campeão brasileiro de 2005 na época da parceria com a MSI.