Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

1


Com 'fiel engravatada' e na casa do rival, Corinthians de 1929 inspira filme

Divulgação
Filme "100 anos de Timão" apresenta 1º registro em vídeo do Corinthians, em 1929

O Corinthians ainda era um jovem de 19 anos, mas já despertava o fanatismo de milhares de torcedores. O DVD "Todo Poderoso: O Filme -100 Anos de Timão", que será lançado estrategicamente em 1º de setembro, utilizou uma maneira criativa e inédita para explorar um tema recorrente em produções anteriores sobre o clube: a estreita relação da fiel com o time alvinegro.

CORINTHIANS NO PALESTRA ITÁLIA EM 1929

  • Divulgação

    Achado após 80 anos, rolo com vídeo inspirou DVD 'Todo Poderoso: O Filme ? 100 Anos de Timão'

  • Torcedores corintianos lotaram o Palestra Itália, casa do rival, para ver os jogos contra o Bologna

Um rolo empoeirado no Cine Roma e achado somente em 2004 serviu de combustível para a criação do "100 Anos de Timão", cuja pré-exibição ocorreu na quarta-feira, para a imprensa, no Memorial do Clube, no Parque São Jorge.

Foram recuperados dois amistosos envolvendo atletas corintianos, ambos contra o Bologna, da Itália. O local dos dois amistosos não poderia ser mais inapropriado: o Palestra Itália, casa do time que anos depois se tornou Palmeiras e maior rival corintiano.

No primeiro amistoso, em outubro de 1929, a Seleção Paulista foi toda ela representada pelo Corinthians, que venceu o clube italiano por 6 a 4. No segundo duelo, o time paulista, desta vez com o seu uniforme oficial, derrotou o Bologna por 6 a 1.

Ao terem a dimensão do valor contido no rolo, que não precisou ser restaurado devido à boa conservação, os diretores Ricardo Aidar e André Garolli adicionaram materiais do clube das décadas seguintes, totalizando exatos 100 minutos de filme.

O diferencial de "100 Anos de Timão" sobre as demais produções do gênero (Fiel ou 23 anos em 7 Segundos) é o fato de exibir o 1º registro em vídeo de jogos do Corinthians, ambos em 1929, período de grave recessão econômica mundial e a um ano da estreia da Copa do Mundo.

O filme apresenta arquivos dos dois jogos realizados em tardes ensolaradas e festivas. O perfil "bando de louco" da torcida corintiana da década de 20 é semelhante ao de hoje, porém mais contido nos gestos e gritos. Parte do público acompanhou os amistosos contra o Bologna pendurando em arquibancadas de madeira, se espremendo na lateral.

A principal diferença entre o corintiano da década de 20 e do atual é a vestimenta. A linha "corintiano, maloqueiro, sofredor" ainda não era moda entre os torcedores do time. Todos assistiam aos jogos "na estica", com direito a chapéu e bigode delineado.

Para acentuar o conceito de vintage, a edição do filme evitou retoques no vídeo dos jogos, intercalando imagens em preto e branco com textos originais cheios de "ph" exibidos em fundo escuro. A boa conservação do rolo foi fundamental para isso.

O filme invariavelmente segue a receita dos outras produções ligadas ao Corinthians: dificilmente atrairá torcedores de outras equipes, mas aguçará o ego do corintiano, que convive com a eterna cobrança por não ter uma Libertadores, mas que se orgulha por ser simplesmente corintiano.

Artilheiro, Bruno César abre mão dos gols na volta de Ronaldo: 'Vou servir'

Apesar de ter cinco gols a mais, meia assume agora a responsabilidade de armar as jogadas e abastecer o camisa 9, que deve retornar no domingo

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo

Bruno Cesar coletiva CorinthiansBruno César em coletiva (Foto: Ag. Estado)

O Corinthians vem sobrevivendo muito bem na ausência de sua principal estrela. Machucado, Ronaldo participou de apenas um jogo do Brasileirão, mas nada que impedisse o Timão de embalar. Muito disso graças a Bruno César, destaque e artilheiro do torneio, com seis gols. Mas, no retorno do Fenômeno, o meio-campista abre passagem para que o camisa 9 reassuma a missão de balançar as redes e levar o Alvinegro ao título.

- Deixa para ele. Eu agora só vou servir, dar as bolas para que ele faça os gols. O Ronaldo é um excelente jogador, mundialmente conhecido. Tenho que ter calma para deixá-lo na cara do gol. É o momento dele – afirmou

O Fenômeno, aliás, vai precisar se esforçar para buscar Bruno César na artilharia. O meio-campista marcou seis gols até agora contra apenas um do centroavante. Apesar da distância, o armador acredita que, por se tratar de Ronaldo, tudo é possível. O centroavante deve voltar contra o Avaí, neste domingo, às 16h, na Ressacada. Como não está em plena forma física, pode atuar apenas em 45 minutos.

- Eu já tenho seis, né? É uma boa diferença. Mas é o Ronaldo. Ele já provou tudo o que pode fazer – acrescentou.

Bruno César crê que o retorno de Ronaldo não será benéfico apenas pelo talento do jogador, mas também pela formação da equipe. Segundo ele, com um jogador fixo na área, os outros homens de ataque poderão ter até mais espaços.

- Jogando com um homem de referência vai ter sempre dois zagueiros segurando. Se a bola sobrar na área vai ser melhor. Com Iarley, Jorge Henrique e Dentinho, a equipe fica mais rápida. Agora, é mais vantajoso – completou.

Pesquisa L!-Ibope: Corinthians amplia domínio em São Paulo



Crescimento é o mesmo da torcida do São Paulo; Santos reduz desvantagem para o Palmeiras

O Corinthians continua na liderança das torcidas de São Paulo, segundo a 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope de torcidas. E sua fatia no coração dos paulistas continua a aumentar. Dos 29% de representatividade em 1998, o Alvinegro que comemora seu centenário no próximo dia 1º passou para 33,4% em 2004 e agora chega a 35,2% dos habitantes do estado de São Paulo. A alta está acima da margem de erro da pesquisa, que está em 1,1 ponto percentual.

O Corinthians manteve a vantagem para o São Paulo, que continua em segundo. O Tricolor passou de 16% em 1998, para 19% em 2004 e em 2010 chegou a 20,8%.

INFOGRÁFICO: Veja a evolução das torcidas de São Paulo

Se a diferença entre os dois primeiros não mudou, continuando em 14,4 pontos percentuais, a vantagem do São Paulo para o Palmeiras explodiu desde o começo da pesquisa.

O Palmeiras tinha 14% em 1998, apenas dois pontos atrás do São Paulo. Em 2004, a fatia dos torcedores alviverdes caiu para 13,3% e a diferença subiu 5,7 pontos.

Em 2010, o Palmeiras aparece com 11,8% da preferência dos paulistas, nove pontos atrás do São Paulo. Em 12 anos, os palmeiras passaram de 87,5% para 56,7% do contingente de são-paulinos. O Palmeiras não só perdeu terreno para os são-paulinos como está sendo alcançado pelos santistas, que voltaram ao patamar de 9% de doze anos atrás (estão de fato em 9,2%). Em relação a 2004, a diferença caiu de 5 para 2,6 pontos percentuais.

LANCE!-IBOPE SÃO PAULO:
- Torcida de clubes paulistas segue crescendo; de cariocas, caindo
- Torcedores-símbolos de São Paulo, Corinthians, Palmeiras e Santos
- CORINTHIANS: A maior da Região Sudeste e também no Paraná
- SÃO PAULO: Números comprovam que torcida é a mais elitizada
- PALMEIRAS: Torcida mostra força na classe média e no interior
- SANTOS: 'Velha', torcida para de cair com títulos recentes

DEPOIS DOS QUATRO, MAIOR TORCIDA É A DO FLAMENGO

A torcida do Flamengo, a maior do Brasil, é também a maior torcida de clubes não-paulistas no estado de São Paulo. Tem 1,1% da preferência no estado – algo em torno de 275 mil fanáticos – número maior que os simpatizantes de Guarani, Ponte Preta, Portuguesa, Rio Branco, Inter de Limeira, Noroeste e São Caetano, os outros clubes paulistas citados na 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope.

Grêmio, Cruzeiro e Vasco aparecem com 0,3% das preferências paulistas, índice equivalente às torcidas de Guarani e Ponte Preta, as maiores do estado de São Paulo depois dos quatro grandes.

O bloco da torcida nordestina em São Paulo não traz nenhum clube baiano, mas revela uma parcela de torcedores do ASA de Arapiraca (AL) de 0,1%, a mesma quantidade de torcedores de Sport, Santa Cruz e Fortaleza. Também com 0,1% aparecem Atlético-MG, Botafogo e Atlético-PR. Isso provavelmente é uma oscilação estatística.

Quando os torcedores foram questionados também sobre o segundo clube de sua preferência, a torcida do Flamengo ficou mais evidenciada, com 7,0% das preferências. Na condição de segundo time, o Vasco cresce mais que Cruzeiro e Grêmio: ficou com 1,3%, contra 1,1% dos mineiros e 0,7% dos gaúchos. O Fluminense, que não foi citado como primeira opção em São Paulo, chega a 0,8% de simpatizantes como segundo clube, superando o Botafogo, com 0,6%.

A 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope de torcidas ouviu 7.109 pessoas em todo o Brasil, a partir de 10 anos de idade, em 141 municípios de todos os tipos e tamanhos. A margem de erro é de 1,2 ponto percentual, para mais ou para menos. Isso significa que resultados separados por pelo menos 2,4 pontos estão em situação de empate técnico.

MAIS SOBRE A PESQUISA:
- Veja os números da 4ª Pesquisa LANCE!-Ibope de torcidas
- Entre os mais ricos, torcida do São Paulo lidera o ranking
- Nordestinos crescem entre mais jovens; São Paulo quer passar Fla
- Torcida do Sampa é a que mais cresceu; Vasco, a que mais caiu
- Torcidas de Fluminense, Santos e Botafogo estão envelhecidas
- Grêmio aumenta vantagem no Sul e Galo diminiu domínio azul
- Corinthians tem maior rejeição, mas na proporção dá Botafogo
- Diferença entre Corinthians e Flamengo é a menor desde 1997

Arquivo do blog

fotos das musas do futebol

Orkut

Orkut
Comunidade: Musas e Gatas do Futebol

Gatas do Paulistão 2010

Wanessa Mattos - Sport

Wanessa Mattos - Sport
Campeã 2009 Download

Escudos

Escudo atual (com as estrelas)

Escudo atual (com as estrelas)
Em 1990, foi adicionada uma estrela pela conquista do Campeonato Brasileiro. O mesmo ocorreu em 1998 e 1999. No ano 2000, com a conquista do Mundial da FIFA, foi adicionada mais uma estrela, maior e com contorno prateado. A mais recente estrela veio em 2005, com a conquista do Campeonato Brasileiro.

Escudo atual (sem as estrelas)

Escudo atual
Com o passar dos anos, o escudo foi se refinando. A bandeira central ganhou movimento bem como foi redesenhada para respeitar a bandeira oficial do Estado. A bóia, em volta do círculo, foi disfarçada e amarras foram colocadas para completar o escudo.

6° Escudo - 1940 aos dias atuais

1940 aos dias atuais
Surgem a âncora e os dois remos vermelhos, que se referem aos esportes náuticos praticados no clube. Arte-final realizada pelo pintor Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador.

5° Escudo - 1919/1940

1919 - 1940
O distintivo já se aproxima das características atuais: um círculo negro, com a nome completo do clube e a data de fundação. No centro, a bandeira paulista sem o rigor das 13 listras.

4° Escudo - 1916/1919

1916 - 1919
O escudo ganhou o formato redondo que seguiria com o time até os dias de hoje.

3° Escudo - 1914/1916

1914 - 1916
A disposição das letras continuou a mesma, apenas mudando a moldura.

2° Escudo - 1914

1914
As letras são postas em uma moldura e é acrescentado a letra S. O C passa a valer para Club e Corinthians.

1° Escudo - 1913/1914

1913 - 1914
Desde a sua fundação até o ano de 1913, as camisas do Timão não tinham distintivo. O primeiro teve que ser feito às pressas, para a disputa da vaga na Liga Paulista. Tinha apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista, sobrepostas. Permaneceu até 1914, nos dois jogos contra o Torino.


Curiosidades Gerais

Os 10 Mandamentos Corinthianos

1º Todos os times têm uma torcida. O Corinthians é uma torcida que têm um time.
2º O maior defeito da cidade de São Paulo é não se chamar Corinthians.
3º O que importa não é vencer, e sim torcer para o Corinthians.
4º A torcida do Corinthians vai ver o time jogar, e não apenas ganhar.
5º Corinthiano fanático é redundante. Ser Corinthiano já significa ser fanático.
6º O Corinthians é mais que um time de futebol. É uma religião.
7º Quando o Corinthians perde, a alma do mundo entristece.
8º Quando o Corinthians perde, a culpa é do juiz.
9º Com ou sem razão, o Corinthiano tem sempre a razão.
10º Acima do Corinthians, só Deus, que também é fiel, ou seja, é Corinthiano

Jogadores que mais defenderam o Manto Sagrado

  1. Wladmir - 806
  2. Luisinho - 606
  3. Ronaldo - 601
  4. Zé Maria - 595
  5. Biro-Biro - 592
  6. Claúdio - 554
  7. Vaguinho - 548
  8. Olavo - 514
  9. Idário - 475
  10. Rivellino - 471
  11. Rafael - 456

Curiosidades Gerais

  • O primeiro título do clube não veio do futebol, e sim do pedestrianismo. Batista Boni, João Collina e André Lepre venceram o troféu Unione Viaggiatori Italiani numa corrida de dez quilômetros no Palestra Itália
  • Jô foi o jogador mais jovem a entrar em campo. Foi na partida Corinthians 1 a 0 Guarani, em 19 de julho de 2003. À época Jô tinha 16 anos, 3 meses e 26 dias.
  • A primeira bola utilizada pelo clube custou seis mil réis. Ela foi comprada pelo tesoureiro João da Silva numa loja da rua São Caetano, em São Paulo.
  • A primeira partida internacional do Timão foi contra o Torino, em 1914. Os italianos venceram por 3 a 0.
  • O número de torcedores do clube é superior ao dobro da população de Portugal.
  • Foi fundado no mesmo dia que o Esporte Clube Noroeste, de Bauru.
  • No dia 18 de agosto de 1940, o Corinthians enfrentava o Palmeiras, seu maior rival, no Parque São Jorge, então um torcedor do Palmeiras levou para a arquibancada um galo verde simbolizando o seu time. O Corinthians venceu o jogo por 2 a 0 e no final do jogo, os torcedores corintianos pegaram e depenaram o galo todo. Até hoje existe uma pena desse galo no memorial do clube, o episódio ficou conhecido como "A pena do galo verde".
  • Uma das lendas mais conhecidas do Corínthians é a suposta maldição lançada por Pelé: O time fora o campeão paulista do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954. O menino Pelé foi apresentado, logo em seguida ao time e recusado. Jurou que enquanto jogasse futebol, o Corínthians não seria campeão paulista. 23 anos depois, em 1977, Pelé abandonou definitivamente os gramados e o Corínthians naquele ano voltou a ser campeão paulista.
  • No Campeonato Brasileiro de 1999, o Corinthians liderou a competição do início ao fim.
  • O escudo oficial do Corinthians foi criado pelo artista Francisco Rebolo, ex-futebolista.
  • De acordo com pesquisa realizada pela agência publicitária Y&R e publicada pelo jornal Gazeta Mercantil, o Corinthians possui a marca de futebol mais estimada do país.
  • Em 2000 o deputado estadual paulista Afanásio Jazadji (PFL) submeteu o projeto de lei nº160 com o objetivo de declarar o Corinthians patrimônio cultural, social e esportivo do estado.
  • Em 2006, quando o atual governador de São Paulo, José Serra(Palmeirense) , assumiu a prefeitura de São Paulo, criou o Dia do Corinthians, em homenagem ao clube paulista, no dia de sua fundação, 1º de setembro.
  • Em 2008 o Corinthians bateu quase todos os recordes da Série B do Campeonato Brasileiro.
  • Em 2008, pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que o Timão tem a maior torcida do Estado do Paraná, a frente inclusive de Atlético e Coritiba, que são os dois maiores clubes do estado.

Maiores públicos do Corinthians

  • Jogos em São Paulo
http://danielpurch.zip.net/images/1977.jpg

http://img88.imageshack.us/img88/387/1977oi4.jpg
  1. Corinthians 1 x 2 Ponte Preta, 146.082, 9 de outubro de 1977
  2. Corinthians 0 x 1 Palmeiras, 120.522, 22 de dezembro de 1974
  3. Corinthians 1 x 0 Santos, 120.000, 26 de novembro de 1978
  4. Corinthians 4 x 0 Santos, 117.676, 29 de maio de 1977
  5. Corinthians 2 x 3 São Paulo, 117.061, 5 de dezembro de 1982
  6. Corinthians 1 x 1 Santos, 116.881, 20 de março de 1977
  7. Corinthians 4 x 1 Flamengo (RJ), 115.002, 6 de maio de 1984
  8. Corinthians 2 x 1 Internacional (RS), 113.286, 21 de novembro de 1976
  9. Corinthians 1 x 1 Santos, 111.103, 20 de agosto de 1978
  10. Corinthians 0 x 0 São Paulo, 109.464, 30 de agosto de 1987

Maiores Goleadas

  • Corinthians 12 a 2 Internacional (São Paulo), 23 de outubro de 1921 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 0 Santos, 11 de julho de 1920 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 2 Atlético Mineiro, 12 de outubro de 1929 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Portuguesa, 2 de janeiro de 1927 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sírio, 21 de maio de 1933 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sel. Halmstad/Hamlia (Suécia), 8 de junho de 1952 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Tiradentes, 9 de fevereiro de 1983 pelo Campeonato Brasileiro;
  • Corinthians 9 a 0 Portuguesa-Mackenzie, 25 de junho de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 5 de novembro de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 6 de maio de 1923 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Jabaquara, 21 de março de 1943 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 1 Flamengo-PI, 2 de maio de 2001 pela Copa do Brasil;
  • Corinthians 8 a 2 Guarani, 23 de março de 1997 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 2 Cerro Porteño (Paraguai), março de 1999 pela Libertadores da América;
  • Corinthians 7 a 1 Santos, 6 de novembro de 2005 pelo Campeonato Brasileiro.
  • Corinthians 7 x 2 CR Flamengo, 25 de Fevereiro de 1961 Amistoso
  • Corinthians 6 x 0 CR Flamengo, 3 de Março de 1953 pelo Torneio Rio-São Paulo
  • Corinthians 6 x 0 Barras PI, 13 de Fevereiro de 2008 pela Copa do Brasil
  • Corinthians 6 a 1 União São João, 5 de março de 2005 pelo Campeonato Paulista
  • Clube Atlético Paranaense 2 x 6 Corinthians, 22 de Abril de 1997 pela Copa do Brasil Quartas de Final
  • Corinthians 6 a 2 Americano (Rio de Janeiro), 20 de fevereiro de 2002 pela Copa do Brasil.
  • Corinthans 5 a 1 Estudiantes de la Plata (Argentina), 17 de janeiro de 2009, em um amistoso.

Bolas Históricas

Bolas Históricas
















Pena do Galo Verde


PENA DO GALO VERDE Em 1940, no Parque São Jorge, defrontavam-se Corinthians e S. E. Palmeiras, um torcedor do clube alvi-verde admitindo a Invencibilidade do seu time, levou para campo, um galo, pintado de verde, para soltá-lo, no final do jogo, na hipótese de urna vitória de seu clube, procurando gozar os corinthianos. O Parque São Jorge estava super lotado nesse dia. Alguns corinthianos perceberam a ave oculta sob o paletó do Palestrino, no final da partida, como o Corinthians fosse o vencedor pelo placar de 2 x O, gols de Teléco, os alvi-negros investiram sobre o ‘homem do galo”. E foi só pena que VOOU pelo Estádio Alfredo Schiirig. Nesse dia não houve um corinthiano que não saísse do Parque S. Jorge com uma pena do Respectivo galo. Essa partida foi realizada dia 18 de Agosto de 1940.

momentos marcantes

Primeiro Time Campeão Paulista em 1914: Fúlvio, Casemiro do Amaral e Casemiro Gonzalez; Polícia, Biano e César; Aristides, Peres, Amílcar, Dias e Neco.

Estádio do Morumbi, durante São Paulo x Corinthians, em março de 2008.

Estádio Prudentão, durante Corinthians x Palmeiras, março de 2009.

Corintianos estendem a bandeira demonstrando paixão pelo Corinthians.

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (vista interna).

Entrada do Memorial do clube


Capela de São Jorge, localizada na sede do clube


Campo do terrão foi "aposentado" em 2009.

CT do Parque Ecológico

Ginásio do Corinthians

O uniforme roxo foi uma das ações da diretoria para lucrar com a marca do clube

Megaloja Poderoso Timão, localizada no Parque São Jorge


O presidente Lula com Ronaldo, garoto-propaganda do Corinthians, em 2009. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Equipe de futebol americano, chamado de Corinthians Streamrollers.

Oscar já foi jogador de basquete do Corinthians na década de 1990.

Presidente Lula recepciona a equipe do Corinthians, campeã da Copa do Brasil de 2009.

Time campeão brasileiro de 2005 na época da parceria com a MSI.