Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Esquema com três atacantes volta a funcionar, e Mano planeja sequência

Apesar do desastre na última quarta-feira e a eliminação precoce na Copa Libertadores, o Corinthians acumula duas vitórias seguidas. O técnico Mano Menezes atribuiu os resultados positivos ao retorno ao esquema com três atacantes, sucesso em 2009 durante os títulos do Paulistão e da Copa do Brasil.

Jorge Henrique voltou a figurar como titular, ao lado de Dentinho e Ronaldo no setor ofensivo, e o time alvinegro ganhou do Flamengo por 2 a 1, resultado insuficiente para garantir vaga nas quartas de final do torneio continental, e do Atlético-PR, pelo mesmo placar, na estreia do Campeonato Brasileiro.

Criticado por parte da torcida, Mano cogita uma sequência de partidas no 4-3-3, que varia para o 4-5-1 quando o adversário está com a bola. Jorge Henrique e Dentinho atuam como pontas e têm a obrigação de voltar para marcar, enquanto Ronaldo é a referência no ataque.

“Repeti a formação porque achei que quarta a equipe jogou bem. Embora não tenha atingido o objetivo de se classificar, teve volume e venceu o jogo. Hoje [domingo] voltou a ter. Vamos evoluir a ideia para ver se é possível jogar assim contra todas as equipes”, comentou o treinador, após o triunfo de virada no Pacaembu, diante de 10.347 torcedores. O rival paranaense atuou boa parte do tempo com dois atletas a menos, já que Paulo Baier foi expulso ainda na etapa inicial e o goleiro Neto recebeu o vermelho aos 24min do segundo tempo.

Mano fez uma ressalva. O 4-3-3 não foi utilizado recentemente contra times que adotam o 4-4-2.

“As duas equipes que enfrentamos [Flamengo e Atlético-PR] jogavam com duas linhas de três, ou seja, três homens no meio. Então você pode armar com três homens no meio e não existe uma inferioridade numérica. Agora vamos ver contra equipes no 4-4-2. Não é questão de coragem ou covardia, é questão de ordem tática”, explicou. Ele foi chamado de medroso por torcedores.

NÚMEROS DO DATAFOLHA

  • 25

    finalizações

    teve o Corinthians. O lateral Roberto Carlos chutou a gol sete vezes, mais do que os atacantes

  • 425

    passes

    realizou o time alvinegro, com um índice de 88,5% de acerto

Contra o Atlético, o Corinthians teve total domínio da bola. Trocou 425 passes, segundo o Datafolha, sendo 326 no campo de ataque, e finalizou a gol 25 vezes. O rival rubro-negro realizou 194 passes e arrematou a gol sete vezes.

Agora, o clube de Parque São Jorge se prepara para visitar o Grêmio, pela segunda rodada do Nacional. Enquanto os rivais priorizam a reta final da Libertadores e da Copa do Brasil, o Corinthians planeja somar pontos no início do Brasileirão.

“Temos que aproveitar esse começo de competição, porque outras equipes estão focadas em outras competições, e tentar abrir uma vantagem”, observou Ronaldo, autor do gol da suada virada em casa, aos 39min do segundo tempo. Ele converteu com categoria um pênalti sofrido por Souza.
Bruno Miani/UOL

Souza e Ronaldo, rivais de posição, desta vez atuaram juntos e foram fundamentais

Souza entra bem, e parceria com Ronaldo garante virada corintiana

Souza deixou o Pacaembu na noite deste domingo com o status de principal nome do Corinthians, após a virada sobre o Atlético-PR por 2 a 1, na primeira rodada do Campeonato Brasileiro. O centroavante de 27 anos marcou o primeiro gol e sofreu o pênalti, convertido por Ronaldo aos 39min da etapa final.

Após um primeiro tempo em que o time alvinegro demonstrou fragilidade no setor ofensivo e criou poucas chances de gol, o técnico Mano Menezes apostou na entrada de Souza. Ele substituiu Alessandro, e Jorge Henrique passou a atuar como lateral-direito, já que o Atlético-PR estava com um atleta a menos – Paulo Baier foi expulso ainda na etapa incial.

“O Ronaldo estava saindo muito da área, o Jorge estava um pouco distante e só o Dentinho se aproximava. A gente não tinha tanta força de acabamento. Optamos pelo Souza, porque o Jorge tem condições de fazer o lado do campo e estávamos com um a mais”, justificou o comandante corintiano.

Um dos nomes mais criticados pela torcida desde o começo de 2009 recebeu o apoio de Mano. "Temos de ter um jogador com a característica do Souza. A expectativa sobre ele não foi muito boa até agora? Sim. Mas não vamos deixar de ter um jogador com essa característica."





A dupla de centroavantes demonstrou entrosamento. No primeiro gol, o Fenômeno fez o corta-luz, e seu colega de ataque dominou e bateu colocado, no canto do goleiro Neto.

Em outra jogada, ambos entraram tabelando pelo meio e levantaram a torcida no Pacaembu. Entretanto, a defesa do Atlético conseguiu interceptar e evitar a finalização.

As estatísticas do Datafolha mostram que Ronaldo não estava em uma jornada feliz na finalização. O camisa 9 arrematou três vezes para fora e acertou o alvo apenas no pênalti. Já Souza foi mais eficiente: no único chute que deu, balançou a rede.

Em compensação, o Fenômeno foi participativo. Ele recebeu a bola 30 vezes e a perdeu em três situações. Dentinho, por exemplo, foi acionado 36 vezes e teve a bola roubada em dez ocasiões. Ronaldo foi quase perfeito no passe: acertou 26 e errou apenas um. Já Souza acertou 10 e falhou em três.

Roberto Carlos ainda almeja Copa: ‘Espero um chamado do Dunga’

Lateral-esquerdo do Corinthians afirma que sua experiência pode ajudar bastante a seleção brasileira na Copa do Mundo da África do Sul

Por Leandro Canônico São Paulo

Roberto Carlos, Corinthians x Atlético ParanaenseRoberto Carlos em ação pelo Timão no domingo
(Foto: Getty Images)

Na próxima terça-feira, dia 11 de maio, o técnico Dunga vai anunciar quem serão os 23 convocados para defender a seleção brasileira na Copa do Mundo de 2010, na África do Sul. Do Corinthians, ninguém está cotado. Mas Roberto Carlos ainda nutre uma pequena esperança de estar nessa tão esperada lista.

Não só por sua história de mais de 16 anos com a camisa verde-amarela, mas principalmente pelo bom momento que vive no Timão. Depois de apresentar um futebol instável em suas primeiras partidas pelo clube do Parque São Jorge, o camisa 6 é atualmente um dos melhores e mais regulares atletas do elenco alvinegro.

- Estou esperando um chamado do Dunga. Não precisa nem ser para o time titular. Ficaria no banco tranquilamente. Mas é claro que se fosse chamado brigaria para estar no time – comentou o lateral depois da vitória por 2 a 1 sobre o Atlético-PR.

Segundo o pentacampeão, ficar no banco de reservas na Copa de 2010 poderia ser vantajoso para Dunga por sua experiência de três Mundiais (1998, 2002 e 2006).

- Seria interessante para os mais jovens. Eu posso passar a minha experiência, mostrar onde errei, onde acertei, o que não pode ser feito – finalizou o lateral.

Convocado ou não, Roberto Carlos volta a campo pelo Corinthians no próximo domingo, às 16h, contra o Grêmio, em Porto Alegre, pela segunda rodada do Nacional.

Especulação sobre Diego Souza no Timão agita vestiário no Pacaembu

De saída do Palmeiras, meia já trabalhou com Mano Menezes no Grêmio. Técnico e diretor de futebol, porém, desmentem qualquer negociação

Por Leandro Canônico São Paulo

Após a vitória do Corinthians sobre o Atlético-PR, neste domingo, no estádio do Pacaembu, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, um dos assuntos mais comentados no vestiário alvinegro foi a especulação sobre o interesse do Timão em Diego Souza. O meia está de saída do Palmeiras.

Embora considerem o jogador muito interessante, comissão técnica e diretoria do Corinthians rechaçaram qualquer negociação neste momento. O diretor de futebol do Timão, Mário Gobbi Filho, chegou até mesmo a se irritar com o assunto.

- Não há chance. Não estamos negociando com o Diego Souza. Ele é um grande jogador, um craque, mas não vem para o Corinthians.

O posicionamento de Mano Menezes foi o mesmo. O técnico lembrou saudosista o período em que comandou o meia no Grêmio, na temporada de 2007, mas negou que ele esteja em uma lista de reforços para o restante do ano do centenário.

- É um excelente jogador, passei bons momentos com ele no Grêmio na Libertadores de 2007, mas não gosto de comentar em cima de especulações. Não há nada nesse momento de negociação do Corinthians com o Diego Souza.

Um fato que seria empecilho para uma possível negociação é que o agente de Diego Souza é Carlos Leite, empresário de Mano Menezes e de outros atletas que jogam atualmente no Corinthians. Isso poderia gerar críticas nesse turbulento momento, pós a eliminação precoce na Taça Libertadores da América.

Flu vai a São Paulo em busca de nome palpável: Marcelo Mattos

Desejo tricolor é anunciar volante corintiano o mais rápido possível. Lista de reforços é grande e repleta de negociações complicadas

Por Cahê Mota Rio de Janeiro

Marcelo Mattos, volanteMarcelo Mattos não tem tido oportunidades no
Corinthians (Foto: Globoesporte.com)

Cheio de sonhos e com uma quase realidade, o Fluminense embarca para São Paulo nesta segunda-feira em busca de reforços. Com uma extensa lista na bagagem, o vice-presidente de futebol, Alcides Antunes, chega de Fortaleza pela manhã e segue para a capital paulista onde espera acertar a contratação do volante Marcelo Mattos, do Corinthians, e iniciar conversas por outros jogadores.

Nos sonhos do Tricolor também estão nomes como Edinho, do Palmeiras, Cléber Santana, do São Paulo, Jorge Henrique e Tcheco, do Corinthians. A negociação pelo quarteto, no entanto, é complicadíssima, até porque, com exceção do último, todos entram em campo na primeira rodada do Brasileirão.

A situação para contar com Marcelo Mattos é mais simples. Encostado no Timão, o volante tem pouquíssimas oportunidades de atuar sob o comando de Mano Menezes e tem o empréstimo encerrado no meio do ano. O Tricolor tenta a liberação não somente com o clube paulista, como também o aumento do tempo de contrato com o Panathinaikos, da Grécia.

A posição de primeiro volante é uma das mais carentes do atual elenco tricolor. Atualmente, apenas Diogo exerce esta função. Entretanto, seu vínculo com o Flu se encerra no próximo dia 31 de maio e sua permanência ainda é uma incógnita.

Corinthians ganha com virada no fim

Árbitro anota pênalti inexistente em Souza e equipe faz 2 a 1 no Atlético-PR, no Pacaembu. Torcida aplaude equipe, mas cobra a conquista do Nacional

10 de maio de 2010 | 0h 00
Fábio Hecico - O Estado de S.Paulo

Depois de amargar eliminação na Taça Libertadores para o carioca Flamengo, quarta-feira, enfim alguém do Rio deu motivos de comemoração ao Corinthians. O árbitro Marcelo de Lima Henrique viu um pênalti de Alan Bahia, aos 37 minutos do segundo tempo, em Souza, e acabou ajudando o time paulista a largar com vitória no Campeonato Brasileiro. Ronaldo, com precisão, anotou o gol da virada por 2 a 1, ontem, no Pacaembu.

"Ele expulsou dois jogadores e deu um pênalti num contato físico comum, isso é complicado e nós sabemos que fomos prejudicados", protestou o volante Alan Bahia, lembrando ainda dos vermelhos para Paulo Baier (amarelado, colocou a mão na bola) e para o goleiro Neto (era o último homem e fez falta em Dentinho, que tinha chance de fazer o gol).

Arbitragem à parte, o futebol corintiano pós ressaca da eliminação foi bom e merecedor de vitória. O time criou bastante e até podia ter vencido com mais facilidade se não pecasse tanto na hora de finalizar.

Agora o Corinthians tem uma semana inteira para se preparar. O próximo compromisso é apenas no domingo, diante do Grêmio, no Olímpico. "Temos de aproveitar as primeiras rodadas para tentar desgarrar na frente. Se o Grêmio vier com time misto ou reserva, temos de tirar proveito disso, mesmo jogando fora, para buscar esse importante título", afirmou o goleiro Felipe. Os gaúchos estão nas semifinais da Copa do Brasil.

Apoio e cobrança. Na tarde cinzenta e fria de ontem havia pouca torcida (10.347 pessoas) no Pacaembu: corintianos ainda tristes, que mais uma vez abraçaram o time. "Eu nunca vou te abandonar, porque te amo, eu sou Corinthians", cantaram na entrada do da equipe em campo.

Como fizeram na quarta-feira, após os 2 a 1 no Flamengo, aplaudiram seus ídolos a cada nome anunciado no placar eletrônico. Apoio e mistura de cobrança. "Não é mole, não, o Brasileiro, virou obrigação", virou lema.

A frase foi cantada e veio numa das três faixas de protesto. As outras eram: "Mano covarde" e "Cadê o investimento?". Com a bola rolando, contudo, nada de vaias. Foi apoio até o fim.

Em repetição do duelo com os cariocas, o primeiro tempo foi dominado pelo Corinthians. Dentinho, Ronaldo, Jorge Henrique, Roberto Carlos, Elias, Chicão, todos tiveram chance.

Em competição por pontos corridos, o 1 a 0 já é valioso. Mas a recente queda parecia atormentar o time, que errava bastante.

Aos 41 minutos, com a expulsão infantil de Paulo Baier - colocou a mão na bola -, a torcida previu uma tarefa menos complicada diante de rival que só se defendia. Engano. Wagner Diniz, no minuto final, cobrou falta e abriu o placar: 1 a 0.

Nova decepção? Nada disso, num bombardeio em preto e branco na fase final, com gols, a virada e o alívio corintiano. Souza, após belo corta-luz de Ronaldo, empatou aos 13 e, depois, sofreu o tal pênalti. O Fenômeno, aos 39, garantiu a virada. Uma vitória para amenizar a dor de quem lotou o Pacaembu na quarta-feira e voltou para casa chorando.

CORINTHIANS 2
ATLÉTICO-PR 1
CAMPEONATO BRASILEIRO
Gols: Wagner Diniz aos 46 do 1.º tempo; Souza aos 13 e Ronaldo aos 39 do 2.º.
CORINTHIANS (4-3-3): Felipe; Alessandro (Souza), Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf (Iarley), Elias e Danilo (Jucilei); Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo. Técnico: Mano Menezes.
ATLÉTICO-PR (3-5-2): Neto; Leandro, Rhodolfo e Bruno Costa; Wagner Diniz, Alan Bahia (Alex Mineiro), Chico, Paulo Baier e Márcio Azevedo; Toledo (Netinho) e Marcelo (João Carlos). Técnico: Leandro Niehues.
Juiz: Marcelo de Lima Henrique (RJ).
Cartão amarelo: Alan Bahia, Leandro, Souza e Danilo.
Cartão vermelho: Paulo Baier e Neto.
Renda: R$283.127,00 (9. 332 pagantes e 10.347 total). Local: Pacaembu.

Será? Corinthians estaria de olho em meia do Palmeiras

São Paulo, SP, 09 (AFI) – Nem bem perdeu o emprego, o meia Diego Souza pode estar a caminho de uma casa nova. Segundo informações que estão circulando nos bastidores, o Corinthians estaria de olho no ex-craque do Verdão, e inclusive, a negociação conta até com a aprovação do técnico Mano Menezes.

Leia mais:
Rodada começa com mais três vitórias e um empate
“O Diego Souza foi o melhor jogador do Brasileiro passado. Todos grandes jogadores a gente respeita, mas não gosto de falar em termos de especulação. Não existe nada de objetivo nisso. Ele trabalhou comigo no Grêmio, onde fez uma grande temporada, mas pertence a outro clube”, comentou o treinador.

O fato de Diego Souza ser agenciado pelo mesmo empresário de Mano Menezes poderia facilitar uma negociação com a Traffic, parceira palmeirense e detentora dos direitos econômicos do jogador.

Após ser eliminado da Libertadores, o Corinthians fez sua estreia no Campeonato Brasileiro na tarde deste domingo, e após sair perdendo, virou para cima do Atlético-PR, e venceu por 2 a 1.

MAIS NOTÍCIAS
» Será? Fluminense de olho em volante encostado no Corinthians
» Seleção FI traz os melhores da rodada de estreia do Brasileirão
» Confira TODOS os resultados deste domingo de dias das mães
» Mano abre as portas do Corinthians para meia do Palmeiras
» Série A: Vitórias dos grandes e goleada do Avaí no domingo

Vitória ajuda o Corinthians a reencontrar motivação

Ele conta que pediu reação rápida para que o time esqueça a eliminação da Copa Libertadores

10 de maio de 2010 | 9h 42
PAULO GALDIERI - Jornal da Tarde

O técnico Mano Menezes comemorou não apenas a vitória na estreia no Campeonato Brasileiro (2 a 1 sobre o Atlético-PR), mas sobretudo o que considera primordial para que o Corinthians possa lutar pelo título nacional: o começo da reação na busca por motivação.

Evelson de Freitas/AE
Evelson de Freitas/AE
Mano Menezes gesticula durante a partida de domingo

Veja também:
linkRonaldo celebra vitória, mas pede ajustes
linkSouza elogia comportamento da torcida
linkMano elogia o meia Diego Souza, do Palmeiras
linkJOGO - Leia como foi Corinthians 2x1 Atlético-PR

BRASILEIRÃO 2010 – lista Classificação | tabela Calendário / Resultados
BRASILEIRÃO – lista Mais notícias

O treinador ainda detectou reflexos da eliminação na Copa Libertadores no desempenho do time no domingo. E pediu reação rápida aos jogadores.

"Temos nossa ressaca, tristeza, mas isso precisa acabar o mais rápido possível para termos o nosso torcedor ao nosso lado. A equipe não foi apática, mas não foi alegre. E nem poderia ser. Essa tristeza interna tira a capacidade de criação que o jogador precisa ter para jogar mais solto".

Para Mano Menezes, é importante que o Corinthians tire proveito de não estar mais em duas competições simultâneas. "É importante largar bem. Ano passado tivemos a dificuldade de estar em duas competições e na reta final em uma delas. Alguns vão enfrentar isso este ano." Mas bem que ele gostaria de ser um deles.

Arquivo do blog

fotos das musas do futebol

Orkut

Orkut
Comunidade: Musas e Gatas do Futebol

Gatas do Paulistão 2010

Wanessa Mattos - Sport

Wanessa Mattos - Sport
Campeã 2009 Download

Escudos

Escudo atual (com as estrelas)

Escudo atual (com as estrelas)
Em 1990, foi adicionada uma estrela pela conquista do Campeonato Brasileiro. O mesmo ocorreu em 1998 e 1999. No ano 2000, com a conquista do Mundial da FIFA, foi adicionada mais uma estrela, maior e com contorno prateado. A mais recente estrela veio em 2005, com a conquista do Campeonato Brasileiro.

Escudo atual (sem as estrelas)

Escudo atual
Com o passar dos anos, o escudo foi se refinando. A bandeira central ganhou movimento bem como foi redesenhada para respeitar a bandeira oficial do Estado. A bóia, em volta do círculo, foi disfarçada e amarras foram colocadas para completar o escudo.

6° Escudo - 1940 aos dias atuais

1940 aos dias atuais
Surgem a âncora e os dois remos vermelhos, que se referem aos esportes náuticos praticados no clube. Arte-final realizada pelo pintor Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador.

5° Escudo - 1919/1940

1919 - 1940
O distintivo já se aproxima das características atuais: um círculo negro, com a nome completo do clube e a data de fundação. No centro, a bandeira paulista sem o rigor das 13 listras.

4° Escudo - 1916/1919

1916 - 1919
O escudo ganhou o formato redondo que seguiria com o time até os dias de hoje.

3° Escudo - 1914/1916

1914 - 1916
A disposição das letras continuou a mesma, apenas mudando a moldura.

2° Escudo - 1914

1914
As letras são postas em uma moldura e é acrescentado a letra S. O C passa a valer para Club e Corinthians.

1° Escudo - 1913/1914

1913 - 1914
Desde a sua fundação até o ano de 1913, as camisas do Timão não tinham distintivo. O primeiro teve que ser feito às pressas, para a disputa da vaga na Liga Paulista. Tinha apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista, sobrepostas. Permaneceu até 1914, nos dois jogos contra o Torino.


Curiosidades Gerais

Os 10 Mandamentos Corinthianos

1º Todos os times têm uma torcida. O Corinthians é uma torcida que têm um time.
2º O maior defeito da cidade de São Paulo é não se chamar Corinthians.
3º O que importa não é vencer, e sim torcer para o Corinthians.
4º A torcida do Corinthians vai ver o time jogar, e não apenas ganhar.
5º Corinthiano fanático é redundante. Ser Corinthiano já significa ser fanático.
6º O Corinthians é mais que um time de futebol. É uma religião.
7º Quando o Corinthians perde, a alma do mundo entristece.
8º Quando o Corinthians perde, a culpa é do juiz.
9º Com ou sem razão, o Corinthiano tem sempre a razão.
10º Acima do Corinthians, só Deus, que também é fiel, ou seja, é Corinthiano

Jogadores que mais defenderam o Manto Sagrado

  1. Wladmir - 806
  2. Luisinho - 606
  3. Ronaldo - 601
  4. Zé Maria - 595
  5. Biro-Biro - 592
  6. Claúdio - 554
  7. Vaguinho - 548
  8. Olavo - 514
  9. Idário - 475
  10. Rivellino - 471
  11. Rafael - 456

Curiosidades Gerais

  • O primeiro título do clube não veio do futebol, e sim do pedestrianismo. Batista Boni, João Collina e André Lepre venceram o troféu Unione Viaggiatori Italiani numa corrida de dez quilômetros no Palestra Itália
  • Jô foi o jogador mais jovem a entrar em campo. Foi na partida Corinthians 1 a 0 Guarani, em 19 de julho de 2003. À época Jô tinha 16 anos, 3 meses e 26 dias.
  • A primeira bola utilizada pelo clube custou seis mil réis. Ela foi comprada pelo tesoureiro João da Silva numa loja da rua São Caetano, em São Paulo.
  • A primeira partida internacional do Timão foi contra o Torino, em 1914. Os italianos venceram por 3 a 0.
  • O número de torcedores do clube é superior ao dobro da população de Portugal.
  • Foi fundado no mesmo dia que o Esporte Clube Noroeste, de Bauru.
  • No dia 18 de agosto de 1940, o Corinthians enfrentava o Palmeiras, seu maior rival, no Parque São Jorge, então um torcedor do Palmeiras levou para a arquibancada um galo verde simbolizando o seu time. O Corinthians venceu o jogo por 2 a 0 e no final do jogo, os torcedores corintianos pegaram e depenaram o galo todo. Até hoje existe uma pena desse galo no memorial do clube, o episódio ficou conhecido como "A pena do galo verde".
  • Uma das lendas mais conhecidas do Corínthians é a suposta maldição lançada por Pelé: O time fora o campeão paulista do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954. O menino Pelé foi apresentado, logo em seguida ao time e recusado. Jurou que enquanto jogasse futebol, o Corínthians não seria campeão paulista. 23 anos depois, em 1977, Pelé abandonou definitivamente os gramados e o Corínthians naquele ano voltou a ser campeão paulista.
  • No Campeonato Brasileiro de 1999, o Corinthians liderou a competição do início ao fim.
  • O escudo oficial do Corinthians foi criado pelo artista Francisco Rebolo, ex-futebolista.
  • De acordo com pesquisa realizada pela agência publicitária Y&R e publicada pelo jornal Gazeta Mercantil, o Corinthians possui a marca de futebol mais estimada do país.
  • Em 2000 o deputado estadual paulista Afanásio Jazadji (PFL) submeteu o projeto de lei nº160 com o objetivo de declarar o Corinthians patrimônio cultural, social e esportivo do estado.
  • Em 2006, quando o atual governador de São Paulo, José Serra(Palmeirense) , assumiu a prefeitura de São Paulo, criou o Dia do Corinthians, em homenagem ao clube paulista, no dia de sua fundação, 1º de setembro.
  • Em 2008 o Corinthians bateu quase todos os recordes da Série B do Campeonato Brasileiro.
  • Em 2008, pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que o Timão tem a maior torcida do Estado do Paraná, a frente inclusive de Atlético e Coritiba, que são os dois maiores clubes do estado.

Maiores públicos do Corinthians

  • Jogos em São Paulo
http://danielpurch.zip.net/images/1977.jpg

http://img88.imageshack.us/img88/387/1977oi4.jpg
  1. Corinthians 1 x 2 Ponte Preta, 146.082, 9 de outubro de 1977
  2. Corinthians 0 x 1 Palmeiras, 120.522, 22 de dezembro de 1974
  3. Corinthians 1 x 0 Santos, 120.000, 26 de novembro de 1978
  4. Corinthians 4 x 0 Santos, 117.676, 29 de maio de 1977
  5. Corinthians 2 x 3 São Paulo, 117.061, 5 de dezembro de 1982
  6. Corinthians 1 x 1 Santos, 116.881, 20 de março de 1977
  7. Corinthians 4 x 1 Flamengo (RJ), 115.002, 6 de maio de 1984
  8. Corinthians 2 x 1 Internacional (RS), 113.286, 21 de novembro de 1976
  9. Corinthians 1 x 1 Santos, 111.103, 20 de agosto de 1978
  10. Corinthians 0 x 0 São Paulo, 109.464, 30 de agosto de 1987

Maiores Goleadas

  • Corinthians 12 a 2 Internacional (São Paulo), 23 de outubro de 1921 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 0 Santos, 11 de julho de 1920 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 2 Atlético Mineiro, 12 de outubro de 1929 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Portuguesa, 2 de janeiro de 1927 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sírio, 21 de maio de 1933 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sel. Halmstad/Hamlia (Suécia), 8 de junho de 1952 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Tiradentes, 9 de fevereiro de 1983 pelo Campeonato Brasileiro;
  • Corinthians 9 a 0 Portuguesa-Mackenzie, 25 de junho de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 5 de novembro de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 6 de maio de 1923 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Jabaquara, 21 de março de 1943 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 1 Flamengo-PI, 2 de maio de 2001 pela Copa do Brasil;
  • Corinthians 8 a 2 Guarani, 23 de março de 1997 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 2 Cerro Porteño (Paraguai), março de 1999 pela Libertadores da América;
  • Corinthians 7 a 1 Santos, 6 de novembro de 2005 pelo Campeonato Brasileiro.
  • Corinthians 7 x 2 CR Flamengo, 25 de Fevereiro de 1961 Amistoso
  • Corinthians 6 x 0 CR Flamengo, 3 de Março de 1953 pelo Torneio Rio-São Paulo
  • Corinthians 6 x 0 Barras PI, 13 de Fevereiro de 2008 pela Copa do Brasil
  • Corinthians 6 a 1 União São João, 5 de março de 2005 pelo Campeonato Paulista
  • Clube Atlético Paranaense 2 x 6 Corinthians, 22 de Abril de 1997 pela Copa do Brasil Quartas de Final
  • Corinthians 6 a 2 Americano (Rio de Janeiro), 20 de fevereiro de 2002 pela Copa do Brasil.
  • Corinthans 5 a 1 Estudiantes de la Plata (Argentina), 17 de janeiro de 2009, em um amistoso.

Bolas Históricas

Bolas Históricas
















Pena do Galo Verde


PENA DO GALO VERDE Em 1940, no Parque São Jorge, defrontavam-se Corinthians e S. E. Palmeiras, um torcedor do clube alvi-verde admitindo a Invencibilidade do seu time, levou para campo, um galo, pintado de verde, para soltá-lo, no final do jogo, na hipótese de urna vitória de seu clube, procurando gozar os corinthianos. O Parque São Jorge estava super lotado nesse dia. Alguns corinthianos perceberam a ave oculta sob o paletó do Palestrino, no final da partida, como o Corinthians fosse o vencedor pelo placar de 2 x O, gols de Teléco, os alvi-negros investiram sobre o ‘homem do galo”. E foi só pena que VOOU pelo Estádio Alfredo Schiirig. Nesse dia não houve um corinthiano que não saísse do Parque S. Jorge com uma pena do Respectivo galo. Essa partida foi realizada dia 18 de Agosto de 1940.

momentos marcantes

Primeiro Time Campeão Paulista em 1914: Fúlvio, Casemiro do Amaral e Casemiro Gonzalez; Polícia, Biano e César; Aristides, Peres, Amílcar, Dias e Neco.

Estádio do Morumbi, durante São Paulo x Corinthians, em março de 2008.

Estádio Prudentão, durante Corinthians x Palmeiras, março de 2009.

Corintianos estendem a bandeira demonstrando paixão pelo Corinthians.

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (vista interna).

Entrada do Memorial do clube


Capela de São Jorge, localizada na sede do clube


Campo do terrão foi "aposentado" em 2009.

CT do Parque Ecológico

Ginásio do Corinthians

O uniforme roxo foi uma das ações da diretoria para lucrar com a marca do clube

Megaloja Poderoso Timão, localizada no Parque São Jorge


O presidente Lula com Ronaldo, garoto-propaganda do Corinthians, em 2009. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Equipe de futebol americano, chamado de Corinthians Streamrollers.

Oscar já foi jogador de basquete do Corinthians na década de 1990.

Presidente Lula recepciona a equipe do Corinthians, campeã da Copa do Brasil de 2009.

Time campeão brasileiro de 2005 na época da parceria com a MSI.