Esquema com três atacantes volta a funcionar, e Mano planeja sequência
OS GOLS DA VITÓRIA DO CORINTHIANS
Apesar do desastre na última quarta-feira e a eliminação precoce na Copa Libertadores, o Corinthians acumula duas vitórias seguidas. O técnico Mano Menezes atribuiu os resultados positivos ao retorno ao esquema com três atacantes, sucesso em 2009 durante os títulos do Paulistão e da Copa do Brasil.
Jorge Henrique voltou a figurar como titular, ao lado de Dentinho e Ronaldo no setor ofensivo, e o time alvinegro ganhou do Flamengo por 2 a 1, resultado insuficiente para garantir vaga nas quartas de final do torneio continental, e do Atlético-PR, pelo mesmo placar, na estreia do Campeonato Brasileiro.
Criticado por parte da torcida, Mano cogita uma sequência de partidas no 4-3-3, que varia para o 4-5-1 quando o adversário está com a bola. Jorge Henrique e Dentinho atuam como pontas e têm a obrigação de voltar para marcar, enquanto Ronaldo é a referência no ataque.
“Repeti a formação porque achei que quarta a equipe jogou bem. Embora não tenha atingido o objetivo de se classificar, teve volume e venceu o jogo. Hoje [domingo] voltou a ter. Vamos evoluir a ideia para ver se é possível jogar assim contra todas as equipes”, comentou o treinador, após o triunfo de virada no Pacaembu, diante de 10.347 torcedores. O rival paranaense atuou boa parte do tempo com dois atletas a menos, já que Paulo Baier foi expulso ainda na etapa inicial e o goleiro Neto recebeu o vermelho aos 24min do segundo tempo.
Mano fez uma ressalva. O 4-3-3 não foi utilizado recentemente contra times que adotam o 4-4-2.
“As duas equipes que enfrentamos [Flamengo e Atlético-PR] jogavam com duas linhas de três, ou seja, três homens no meio. Então você pode armar com três homens no meio e não existe uma inferioridade numérica. Agora vamos ver contra equipes no 4-4-2. Não é questão de coragem ou covardia, é questão de ordem tática”, explicou. Ele foi chamado de medroso por torcedores.
NÚMEROS DO DATAFOLHA
-
25
finalizações
teve o Corinthians. O lateral Roberto Carlos chutou a gol sete vezes, mais do que os atacantes
-
425
passes
realizou o time alvinegro, com um índice de 88,5% de acerto
Contra o Atlético, o Corinthians teve total domínio da bola. Trocou 425 passes, segundo o Datafolha, sendo 326 no campo de ataque, e finalizou a gol 25 vezes. O rival rubro-negro realizou 194 passes e arrematou a gol sete vezes.
Agora, o clube de Parque São Jorge se prepara para visitar o Grêmio, pela segunda rodada do Nacional. Enquanto os rivais priorizam a reta final da Libertadores e da Copa do Brasil, o Corinthians planeja somar pontos no início do Brasileirão.
“Temos que aproveitar esse começo de competição, porque outras equipes estão focadas em outras competições, e tentar abrir uma vantagem”, observou Ronaldo, autor do gol da suada virada em casa, aos 39min do segundo tempo. Ele converteu com categoria um pênalti sofrido por Souza.




Roberto Carlos em ação pelo Timão no domingo
Marcelo Mattos não tem tido oportunidades no


























Fichas dos jogadores Clique aqui e acesse as fichas técnicas completas de todos os atletas do Timão
História Em 1977 Basílio marcou o histórico gol contra a Ponte Preta no Morumbi; leia!
Jogos Clique e acesse as fichas técnicas de todos os últimos jogos do Alvinegro paulista






























































































































