Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de julho de 2010

No Timão, contratação de Gilmar pode melar

Atacante, ex-Guingamp (FRA), refez os exames cardíacos

Gilmar  realizou exames no início da semana passada (Foto: Tom Dib)

Gilmar realizou exames no início da semana passada (Foto: Tom Dib)

A contratação do atacante Gilmar, que estava no Guingamp, clube da Terceira Divisão do futebol francês, pode não ser concretizada pelo Corinthians. Por um problema médico.

O LANCENET! apurou que, após a realização dos primeiros exames cardíacos, médicos do clube encontraram alterações. Por precaução, então, os exames foram refeitos.

Os resultados serão repassados à diretoria do Timão na tarde de hoje e, em caso de resposta negativa dos médicos, o departamento de futebol do clube vai cancelar a chegada.

Ao LANCENET!, o diretor Mário Gobbi Filho confirmou a situação, que pode melar a última contratação do Corinthians para o Brasileiro. O clube quer uma garantia dos médicos de que a condição cardiológica é 100%.

– Não queremos dúvida sobre isso. Ou é ou não é. Se não tivermos uma resposta positiva, cancelamos a contratação. Se estiver tudo O.K., ele será apresentado o quanto antes – disse o dirigente alvinegro.

A contratação de Gilmar chamou a atenção. Aos 26 anos, o ex-goleador do Náutico estava sumido do cenário do futebol brasileiro. Além disso, seis atacantes já compõem o elenco do Corinthians: Ronaldo, Dentinho, Jorge Henrique, Iarley, Souza e Defederico.

Se for aprovado nos exames, ele chegará por empréstimo de um ano. O Timão terá prioridade de compra dos direitos econômicos, estipulados em 1 milhão de euros (cerca de R$ 2,32 milhões).

1971: Vaguinho, o eterno camisa 7 do Corinthians

Atacante quase marcou o gol do título estadual de 1977

LANCEPRESS!

Na História quase centenária do Corinthians, a camisa 7 sempre foi usada por grandes jogadores. Foi assim com Cláudio, Bataglia, Marcelinho Carioca e com Wagno de Freitas, o Vaguinho.

Mesmo sendo o 15 maior artilheiro da História do Timão e sexto jogador que mais vestiu a camisa alvinegra, o nome de Vaguinho poderia estar escrito ainda mais forte na História do clube. Isso porque na final do Paulistão de 1977, foi ele quem chutou a bola na trave depois do cruzamento de Zé Maria, deixando a bola livre para Basílio marcar o gol do título estadual.

Vaguinho também poderia ter ocupado o lugar de Basílio alguns dias antes da fatídica final contra a Ponte Preta. No segundo jogo da decisão, contra a Macaca, Vaguinho protestou com o técnico Oswaldo Brandão, que o havia deixado no banco. Insatisfeito, ameaçou não ir ao estádio, e acabou comparecendo com a condição de vestir a camisa 7. Mas foi com a 15 nas costas que ele entrou no segundo tempo e marcou o gol do Corinthians. Porém, a Ponte virou para 2 a 1 e forçou o terceiro jogo, no qual Basílio brilharia com o gol solitário.

Ao todo, Vaguinho ficou dez anos no Corinthians, entre 1971 e 1981. Marcou 110 gols e conquistou dois títulos paulistas, em 1977 e 1979. Ainda teve uma rápida passagem pela Ponte Preta, antes de encerrar a carreira no Santo André.

1970: Super Zé: o rei da raça no Corinthians

Timão contrata Zé Maria, maior lateral-direito da História do clube

Reverenciado, Zé Maria fez História pelo Corinthians e pela Seleção  Brasileira

Reverenciado, Zé Maria fez História pelo Corinthians e pela Seleção Brasileira (Crédito: Reginaldo Castro)

A clássica imagem de Zé Maria com a camisa branca do Timão manchada de sangue, na decisão do Paulistão de 1979, representa tudo que um torcedor quer ver em seu seu ídolo: raça e amor ao clube.

E esses dois requisitos nunca faltaram na longa passagem do Super Zé pelo Parque São Jorge, o que fizeram dele um dos maiores ídolos do clube e dono incontestável da lateral direita no time de todos os tempos de qualquer corintiano.

A relação de amor de Zé Maria com o Corinthians começou em 1970. O lateral-direito já havia sido campeão mundial com a Seleção Brasileira na Copa do México, na reserva de Carlos Alberto Torres.

Vindo da Portuguesa após uma conturbada transferência, Zé teve de esperar os clubes se resolverem para estrear apenas em novembro.

Apesar da derrota para o Grêmio em sua primeira partida, os 13 anos (1970 a 1983) defendendo o Corinthians foram repletos de muitas realizações. A mais significativa delas: levantar a taça de campeão paulista em 1977, após jejum alvinegro que durou 22 anos. Na fatídica final de 77, o gol de Basílio saiu após jogada iniciada pelo capitão.

Zé Maria também construiu grande carreira na Seleção Brasileira. Campeão em 70, se tornou o titular na Copa de 74 e, em 78, viveu um drama ao ser cortado nas vésperas do Mundial da Argentina.

Hoje, Zé Maria é supervisor do projeto esportivo da Fundação Casa, que visa reintegrar menores infratores na sociedade. Como poucos, Zé sabe a função de um ídolo.

Bate-Bola:
Zé Maria - ex-lateral do Corinthians

‘O título de 77 foi um marco, a consagração’

LANCENET!: A clássica imagem do senhor com a camisa cheia de sangue é reverenciada pelos corintianos. Como foi aquela situação?
ZÉ MARIA: Foi uma situação normal, porque na época não tinha esse problema de jogar com sangue na camisa. Num choque tive uma abertura no supercílio e queria jogar. Foi mais um prêmio para mim, porque o torcedor foi à loucura e foi uma circunstância natural. Mas ganhamos o campeonato e por isso valeu.

LNET!: O senhor esteve presente na Democracia Corintiana. Como vê a importância do período?
ZM: Foi um avanço em nível nacional. Os jogadores de futebol não tinham abertura no clube e foi um grande passo que demos, tanto que alguns jogadores como eu, o Wladimir, o Sócrates, passamos a ter até direitos como conselheiros do Corinthians.

LNET!: Sua liderança o levou até a ser eleito técnico da equipe?
ZM: Exatamente. Nunca fui de ficar em bate-boca, falar demais. Era coerente com minha posição e reivindicava pelo grupo. Eu tinha um relacionamento bom com a torcida e com a direção, isso me ajudou bastante.

LNET!: Qual a diferença entre uma conquistas do Paulistão de 1977 e a Copa do Mundo de 1970?
ZM: O ano de 77 foi o grande marco. Um clube que fica 22 anos na fila e você poder estar no grupo que conquistou o título é uma consagração. Fui muito mais contemplado e saudado em 77 que em 70. Marcou minha vida.

Quem é
Zé Maria - xx-lateral do Corinthians
NASCIMENTO: 18/5/1949
599 jogos 17 gols

4 títulos
Zé Maria conquistou quatro Campeonatos Paulistas (77, 79, 82 e 83).

Líder político:
A sua liderança era visivelmente notada dentro e fora de campo. Na política, foi eleito vereador pelo PMDB em 1982, enquanto ainda atuava. No ano seguinte, seus próprios companheiros o elegeram treinador do time durante o período da Democracia Corintiana.

Seleção Brasileira (66 jogos):
Campeão da Copa do Mundo de 1970.

1969: Gaviões, surge o 4º poder no Corinthians

Organizada é fundada para fiscalizar o clube e inspira outras uniformizadas

Gaviões  da Fiel: a maior torcida uniformizada do Corinthians sempre teve papel  atuante dentro e fora do Parque São Jorge

Gaviões da Fiel: a maior torcida uniformizada do Corinthians sempre teve papel atuante dentro e fora do Parque São Jorge (Crédito: Eduardo Viana)

Diretoria, Conselho Deliberativo, Conselho de Orientação Fiscal e... a Gaviões da Fiel. Não é exagero afirmar que a maior torcida uniformizada do Corinthians – e do país – é o quarto poder no Parque São Jorge. Invisível e barulhento. Fundada em 1 de julho de 1969, por Flávio La Selva, Alcides Jorge de Souza Piva (Joca) e outros dez torcedores, a Gaviões nasceu como um movimento político para derrubar Wadih Helu, então presidente do clube que estava no poder havia oito anos.

O grupo de torcedores cresceu, ano após ano, chegando nos dias atuais ao número de mais de 92 mil sócios. Não foram poucas as vezes em que a pressão sobre dirigentes mudou diretrizes do clube, derrubou treinadores e provocou a saída de vários jogadores.

Para alguns, uma liberdade que, em certos momentos nesses 41 anos, tornou-se libertinagem, com mais acesso ao comando do clube e do departamento de futebol do que o necessário. Para outros, uma força imprescindível, que vai além da arquibancada e fundamental na fiscalização contra os desmandos dos dirigentes.

Exemplos dos dois tipos de atuações não faltaram ao longo da História. Festas inesquecíveis nos estádios e invasões ao clube para protestar sempre caminharam juntos. No ano passado, mesmo com dois títulos no primeiro semestre, Andrés Sanchez se viu obrigado a dar explicações aos líderes da Gaviões sobre o desmanche da equipe. Neste ano, voltou a recebê-los na sala presidencial para convencê-los que Mano Menezes não podia ser demitido depois da queda na Libertadores.

– Faz três anos que a torcida não quebra um vidro no Parque São Jorge. Tenho uma relação de respeito com ela. Minhas portas estão abertas, e eles estão aprendendo a ouvir nãos. Vivi com eles. Sou um dos fundadores da Pavilhão Nove e frequentador da Gaviões – afirmou Andrés, em entrevista ao jornal “O Globo”.

A outra uniformizada citada pelo presidente faz parte da relação de torcidas que atuam no dia-a-dia do clube, dentro e fora de campo.

Bate-Bola: Roberto Daga - Sócio n 3 da Gaviões
‘A Gaviões será sempre um órgão fiscalizador’

LANCENET!: Como foi o surgimento da Gaviões da Fiel, no ano de 1969?
Roberto Daga:
Na verdade, nosso grupo já estava junto desde 1967. Éramos pessoas antenadas, que não queríamos ficar apenas no estádio gritando e batendo bumbo. Sabíamos que existia um ditador no Corinthians, que usava o clube como seu comitê eleitoral. Então, criamos um movimento político para acabar com isso.

LNET!: E quais as dificuldades?
RD: Os militares mandavam no país. E o Wadih Helu, que era presidente do Corinthians, pertencia à Arena (Aliança Renovadora Nacional), que era o partido do governo. Imagina, então, o que sofremos na mão dos militares. Ainda mais quando criamos o Movimento da Revolução Corintiana. Havia represália, mas ficávamos fortes a cada vez que eles tentavam combater. Fazíamos isso por pura ideologia.

LNET!: Onde surgiu a ideia de colocar o nome “Gaviões da Fiel”?
RD:
Já foi em 1969. Outros nomes surgiram, mas um jornalista chamado Brasil fez uma explicação sobre a ave, que era ligeira e que observa. Colocamos em votação e venceu com sobras.

LNET!: Os fundadores tinham noção do que viria a ser a Gaviões, que hoje tem mais de 92 mil sócios?
RD:
Não tínhamos, não. Foi um fogo no palheiro. Aquele movimento verdadeiro aumentou. A Gaviões será sempre um órgão fiscalizador do Corinthians.

Uniformizadas do Timão

Gaviões da Fiel
Fundação: 1/7/1969 (41 anos)
Tel: (11) 3221-2066
Rua Cristina Tomaz, 183 - São Paulo/SP
www.gavioes.com.br

Camisa 12
Fundação: 8/8/1971 (38 anos)
Tel: (11) 2081-4443
Rua Juvenal Gomes Coimbra, 12 - SP/SP
www.camisa12net.com.br

Pavilhão Nove
Fundação: 9/9/1990 (19 anos)
Tel: (11) 3622-4805
Av. dos Remédios, 90 - São Paulo/SP
www.cdpavilhaonove.net

Estopim da Fiel
Fundação: 5/1/1979 (31 anos)
Tel: (11) 4048-2445
Rua São Jorge, 160 - Diadema/SP
www.estopimdafiel.com.br

Coringão Chopp
Fundação: 14/10/1989 (20 anos)
Tel: (11) 3425-5294
Av. Moinho Fabrini, 27 - São Bernardo/SP
www.coringaochopp.com.br

Adilson tem aval dos campeões mundiais de 2000

Ex-companheiros da época do Corinthians elogiam escolha da diretoria por Adilson Batista

Time do  Corinthians campeão mundial em 2000 (Foto: Júlio César Guimarães)

Time do Corinthians campeão mundial em 2000 (Foto: Júlio César Guimarães)

Nada melhor do que ouvir ex-companheiros para falar sobre Adilson Batista, novo técnico do Corinthians. Ainda mais se for gente que atuou junto com ele no Parque São Jorge. Foi isso que a reportagem do LANCENET! fez, ouvindo três campeões mundial de clubes.

Vampeta, Rincón e Luizão faziam parte, ao lado do novo comandante do Timão, do elenco que conquistou o Mundial de Clubes da Fifa, em 2000. O trio, que já fazia parte do grupo, inclusive com um lastro de conquistas nos últimos anos, ganhou a companheiro de Adilson Batista nos primeiros dias em janeiro, pouco antes do início do torneio mundial.

Adilson Batista: 'Conto com Ronaldo para um Corinthians competitivo'

Por quase um ano, os três conviveram no Parque São Jorge com o novo treinador do Corinthians. Todos, sem exceção, elogiaram a escolha da diretoria pelo ex-cruzeirense.

– Não tenho dúvida que foi uma decisão acertada. Acho que ele tem mais a cara do clube do que o próprio Mano, apesar do bom trabalho que ele desenvolveu – afirmou Vampeta.

– Foi uma grande contratação. O Corinthians acertou em trazer o Adilson, que sempre foi um cara sério, conquistou o respeito dos companheiros quando jogador e, com certeza, continuou como treinador – lembrou o ex-atacante Luizão.

Para Rincón, a chance de atuar no futebol paulista não deve ser desperdiçada pelo ex-companheiro.

– Como jogador, ele sempre foi um cara sério, trabalhador. E já demonstrou no Cruzeiro que tem potencial e pode ser útil ao Corinthians. Ele tem de aproveitar essa chance agora, no grande centro do futebol brasileiro, é aqui que tudo acontece. É um time de massa, de pressão e ele sabe bem onde está pisando – afirmou o ex-volante.

Bate-Bola - Adilson Batista (Novo técnico, à Rádio Globo)

Você teve algum tipo de conversa com o Mano Menezes?
Conversei com o Mano sábado. Evidente que temos de respeitar, ele vivenciava o jogo contra o Guarani, depois a cabeça fica com Seleção, é normal isso. O Mano é uma pessoa muito agradável. Esse papo será importante para o meu trabalho no dia-a-dia do clube.

Foi o único que você conversou? Ou falou com mais um?
Liguei para o Muricy e recebi bons conselhos dele. Foi sobre algumas situações que acontecem no futebol e eu precisava de um conselho dele, que me ajudou e muito. Sempre tive carinho por ele. A gente precisa respeitar a individualidade, não sei o que aconteceu. Ele que tem de se manifestar.

O que pensa sobre Ronaldo?
O conheço desde 92, trabalhamos juntos no Cruzeiro. Eu tive duas lesões. Aí voltava e a gente chegou a treinar várias vezes contra, no juvenil, depois no profissional. Ali, eu já via um menino que pensava 20, 30 segundos na frente. O que acabou se confirmando depois: virou esse jogador excepcional, e vou contar com ele para formar um Corinthians competitivo.

Quando se apresenta?
Chego na segunda (hoje) e me apresento na terça (amanhã).

1972: Wladimir, o recordista de jogos no Corinthians

Wladimir começa a construir o recorde de partidas de um jogador no time

Wladimir disputou 805 jogos e marcou 32 gols pelo Timão (Foto:  Arquivo Corinthians)

Wladimir disputou 805 jogos e marcou 32 gols pelo Timão (Foto: Arquivo Corinthians)

LANCEPRESS!

Em quase cem anos de História, muitos jogadores vestiram a camisa do Corinthians diversas vezes. Porém, nenhum deles superou a marca de Wladimir, que defendeu o Timão em 805 jogos.

Revelado no Parque São Jorge, o lateral-esquerdo teve sua primeira chance no profissional do time em uma excursão pela Europa, sob o comando do técnico Duque. Na partida de estreia, vitória sobre o Besiktas (TUR) por 3 a 0 em Istambul, na Turquia.

Mas Wladimir só foi se firmar como titular do Corinthians no ano seguinte, assumindo a posição. A partir dali, o lateral fez história com a camisa corintiana. Além do recorde de partidas, a maior sequência de jogos consecutivos também é dele: 161. Seu estilo aliava técnica e também o espírito aguerrido, característica cultuada pela exigente torcida corintiana.

Em 15 anos de clube, Wladimir participou de grandes momentos do clube paulista. Em 1977, quando o Corinthians conquistou o título paulista após 22 anos de jejum, foi dele a cabeçada que o zagueiro pontepretano salvou em cima da linha e, no rebote, Basílio marcou o gol do título.

Em 1979, o lateral mais uma vez sagrou-se campeão paulista pelo Timão e ao lado de Sócrates, Casagrande e Zé Maria foi um dos líderes da Democracia Corintiana, na década de 80. Nesse período, mais duas conquistas no Paulistão: 1982 e 1983.

Em 1983, na maior goleada do Campeonato Brasileiro, Wladimir marcou um gol antológico no Canindé. De bicicleta, o lateral ajudou a construir a vitória por 10 a 1 sobre o Tiradentes, do Piauí.

Ídolo corintiano, Wladimir porém, não conseguiu passar sua identificação alvinegra para a família. O ex-corintiano é pai do lateral-direito Gabriel, que além de Fluminense e outros times, defendeu o São Paulo.

Galeria de Fotos da Fórmula Truck

Veja as espetaculares fotos da categoria mais popular do continente

Etapa de São Paulo Formula Truck

domingo, 25 de julho de 2010 às 22:38:20h

Etapa de São Paulo Formula Truck

Etapa de São Paulo

sábado, 24 de julho de 2010 às 10:11:57h

Treinos Livres e Classificatorios de Sabado em São Paulo

Etapa de Campo Grande - MS

sexta-feira, 25 de junho de 2010 às 17:43:04h

Fotos da Etapa de Campo Grande - MS

Caruaru 2010

sábado, 15 de maio de 2010 às 16:47:40h

Confira as fotos da etapa nordestina da Formula Truck 2010

Rio de Janeiro 2010

quinta-feira, 15 de abril de 2010 às 14:44:36h

As fotos da etapa carioca estão nessa galeria exclusiva

Guaporé 2010

quinta-feira, 04 de março de 2010 às 16:56:22h

Confira as fotos da primeira etapa do ano

Festa de Lançamento da Temporada 2010

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010 às 17:52:09h

Galerias de Fotos


25/07 - Corinthians x Guarani

Arquivo do blog

fotos das musas do futebol

Orkut

Orkut
Comunidade: Musas e Gatas do Futebol

Gatas do Paulistão 2010

Wanessa Mattos - Sport

Wanessa Mattos - Sport
Campeã 2009 Download

Escudos

Escudo atual (com as estrelas)

Escudo atual (com as estrelas)
Em 1990, foi adicionada uma estrela pela conquista do Campeonato Brasileiro. O mesmo ocorreu em 1998 e 1999. No ano 2000, com a conquista do Mundial da FIFA, foi adicionada mais uma estrela, maior e com contorno prateado. A mais recente estrela veio em 2005, com a conquista do Campeonato Brasileiro.

Escudo atual (sem as estrelas)

Escudo atual
Com o passar dos anos, o escudo foi se refinando. A bandeira central ganhou movimento bem como foi redesenhada para respeitar a bandeira oficial do Estado. A bóia, em volta do círculo, foi disfarçada e amarras foram colocadas para completar o escudo.

6° Escudo - 1940 aos dias atuais

1940 aos dias atuais
Surgem a âncora e os dois remos vermelhos, que se referem aos esportes náuticos praticados no clube. Arte-final realizada pelo pintor Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador.

5° Escudo - 1919/1940

1919 - 1940
O distintivo já se aproxima das características atuais: um círculo negro, com a nome completo do clube e a data de fundação. No centro, a bandeira paulista sem o rigor das 13 listras.

4° Escudo - 1916/1919

1916 - 1919
O escudo ganhou o formato redondo que seguiria com o time até os dias de hoje.

3° Escudo - 1914/1916

1914 - 1916
A disposição das letras continuou a mesma, apenas mudando a moldura.

2° Escudo - 1914

1914
As letras são postas em uma moldura e é acrescentado a letra S. O C passa a valer para Club e Corinthians.

1° Escudo - 1913/1914

1913 - 1914
Desde a sua fundação até o ano de 1913, as camisas do Timão não tinham distintivo. O primeiro teve que ser feito às pressas, para a disputa da vaga na Liga Paulista. Tinha apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista, sobrepostas. Permaneceu até 1914, nos dois jogos contra o Torino.


Curiosidades Gerais

Os 10 Mandamentos Corinthianos

1º Todos os times têm uma torcida. O Corinthians é uma torcida que têm um time.
2º O maior defeito da cidade de São Paulo é não se chamar Corinthians.
3º O que importa não é vencer, e sim torcer para o Corinthians.
4º A torcida do Corinthians vai ver o time jogar, e não apenas ganhar.
5º Corinthiano fanático é redundante. Ser Corinthiano já significa ser fanático.
6º O Corinthians é mais que um time de futebol. É uma religião.
7º Quando o Corinthians perde, a alma do mundo entristece.
8º Quando o Corinthians perde, a culpa é do juiz.
9º Com ou sem razão, o Corinthiano tem sempre a razão.
10º Acima do Corinthians, só Deus, que também é fiel, ou seja, é Corinthiano

Jogadores que mais defenderam o Manto Sagrado

  1. Wladmir - 806
  2. Luisinho - 606
  3. Ronaldo - 601
  4. Zé Maria - 595
  5. Biro-Biro - 592
  6. Claúdio - 554
  7. Vaguinho - 548
  8. Olavo - 514
  9. Idário - 475
  10. Rivellino - 471
  11. Rafael - 456

Curiosidades Gerais

  • O primeiro título do clube não veio do futebol, e sim do pedestrianismo. Batista Boni, João Collina e André Lepre venceram o troféu Unione Viaggiatori Italiani numa corrida de dez quilômetros no Palestra Itália
  • Jô foi o jogador mais jovem a entrar em campo. Foi na partida Corinthians 1 a 0 Guarani, em 19 de julho de 2003. À época Jô tinha 16 anos, 3 meses e 26 dias.
  • A primeira bola utilizada pelo clube custou seis mil réis. Ela foi comprada pelo tesoureiro João da Silva numa loja da rua São Caetano, em São Paulo.
  • A primeira partida internacional do Timão foi contra o Torino, em 1914. Os italianos venceram por 3 a 0.
  • O número de torcedores do clube é superior ao dobro da população de Portugal.
  • Foi fundado no mesmo dia que o Esporte Clube Noroeste, de Bauru.
  • No dia 18 de agosto de 1940, o Corinthians enfrentava o Palmeiras, seu maior rival, no Parque São Jorge, então um torcedor do Palmeiras levou para a arquibancada um galo verde simbolizando o seu time. O Corinthians venceu o jogo por 2 a 0 e no final do jogo, os torcedores corintianos pegaram e depenaram o galo todo. Até hoje existe uma pena desse galo no memorial do clube, o episódio ficou conhecido como "A pena do galo verde".
  • Uma das lendas mais conhecidas do Corínthians é a suposta maldição lançada por Pelé: O time fora o campeão paulista do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954. O menino Pelé foi apresentado, logo em seguida ao time e recusado. Jurou que enquanto jogasse futebol, o Corínthians não seria campeão paulista. 23 anos depois, em 1977, Pelé abandonou definitivamente os gramados e o Corínthians naquele ano voltou a ser campeão paulista.
  • No Campeonato Brasileiro de 1999, o Corinthians liderou a competição do início ao fim.
  • O escudo oficial do Corinthians foi criado pelo artista Francisco Rebolo, ex-futebolista.
  • De acordo com pesquisa realizada pela agência publicitária Y&R e publicada pelo jornal Gazeta Mercantil, o Corinthians possui a marca de futebol mais estimada do país.
  • Em 2000 o deputado estadual paulista Afanásio Jazadji (PFL) submeteu o projeto de lei nº160 com o objetivo de declarar o Corinthians patrimônio cultural, social e esportivo do estado.
  • Em 2006, quando o atual governador de São Paulo, José Serra(Palmeirense) , assumiu a prefeitura de São Paulo, criou o Dia do Corinthians, em homenagem ao clube paulista, no dia de sua fundação, 1º de setembro.
  • Em 2008 o Corinthians bateu quase todos os recordes da Série B do Campeonato Brasileiro.
  • Em 2008, pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que o Timão tem a maior torcida do Estado do Paraná, a frente inclusive de Atlético e Coritiba, que são os dois maiores clubes do estado.

Maiores públicos do Corinthians

  • Jogos em São Paulo
http://danielpurch.zip.net/images/1977.jpg

http://img88.imageshack.us/img88/387/1977oi4.jpg
  1. Corinthians 1 x 2 Ponte Preta, 146.082, 9 de outubro de 1977
  2. Corinthians 0 x 1 Palmeiras, 120.522, 22 de dezembro de 1974
  3. Corinthians 1 x 0 Santos, 120.000, 26 de novembro de 1978
  4. Corinthians 4 x 0 Santos, 117.676, 29 de maio de 1977
  5. Corinthians 2 x 3 São Paulo, 117.061, 5 de dezembro de 1982
  6. Corinthians 1 x 1 Santos, 116.881, 20 de março de 1977
  7. Corinthians 4 x 1 Flamengo (RJ), 115.002, 6 de maio de 1984
  8. Corinthians 2 x 1 Internacional (RS), 113.286, 21 de novembro de 1976
  9. Corinthians 1 x 1 Santos, 111.103, 20 de agosto de 1978
  10. Corinthians 0 x 0 São Paulo, 109.464, 30 de agosto de 1987

Maiores Goleadas

  • Corinthians 12 a 2 Internacional (São Paulo), 23 de outubro de 1921 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 0 Santos, 11 de julho de 1920 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 2 Atlético Mineiro, 12 de outubro de 1929 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Portuguesa, 2 de janeiro de 1927 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sírio, 21 de maio de 1933 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sel. Halmstad/Hamlia (Suécia), 8 de junho de 1952 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Tiradentes, 9 de fevereiro de 1983 pelo Campeonato Brasileiro;
  • Corinthians 9 a 0 Portuguesa-Mackenzie, 25 de junho de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 5 de novembro de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 6 de maio de 1923 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Jabaquara, 21 de março de 1943 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 1 Flamengo-PI, 2 de maio de 2001 pela Copa do Brasil;
  • Corinthians 8 a 2 Guarani, 23 de março de 1997 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 2 Cerro Porteño (Paraguai), março de 1999 pela Libertadores da América;
  • Corinthians 7 a 1 Santos, 6 de novembro de 2005 pelo Campeonato Brasileiro.
  • Corinthians 7 x 2 CR Flamengo, 25 de Fevereiro de 1961 Amistoso
  • Corinthians 6 x 0 CR Flamengo, 3 de Março de 1953 pelo Torneio Rio-São Paulo
  • Corinthians 6 x 0 Barras PI, 13 de Fevereiro de 2008 pela Copa do Brasil
  • Corinthians 6 a 1 União São João, 5 de março de 2005 pelo Campeonato Paulista
  • Clube Atlético Paranaense 2 x 6 Corinthians, 22 de Abril de 1997 pela Copa do Brasil Quartas de Final
  • Corinthians 6 a 2 Americano (Rio de Janeiro), 20 de fevereiro de 2002 pela Copa do Brasil.
  • Corinthans 5 a 1 Estudiantes de la Plata (Argentina), 17 de janeiro de 2009, em um amistoso.

Bolas Históricas

Bolas Históricas
















Pena do Galo Verde


PENA DO GALO VERDE Em 1940, no Parque São Jorge, defrontavam-se Corinthians e S. E. Palmeiras, um torcedor do clube alvi-verde admitindo a Invencibilidade do seu time, levou para campo, um galo, pintado de verde, para soltá-lo, no final do jogo, na hipótese de urna vitória de seu clube, procurando gozar os corinthianos. O Parque São Jorge estava super lotado nesse dia. Alguns corinthianos perceberam a ave oculta sob o paletó do Palestrino, no final da partida, como o Corinthians fosse o vencedor pelo placar de 2 x O, gols de Teléco, os alvi-negros investiram sobre o ‘homem do galo”. E foi só pena que VOOU pelo Estádio Alfredo Schiirig. Nesse dia não houve um corinthiano que não saísse do Parque S. Jorge com uma pena do Respectivo galo. Essa partida foi realizada dia 18 de Agosto de 1940.

momentos marcantes

Primeiro Time Campeão Paulista em 1914: Fúlvio, Casemiro do Amaral e Casemiro Gonzalez; Polícia, Biano e César; Aristides, Peres, Amílcar, Dias e Neco.

Estádio do Morumbi, durante São Paulo x Corinthians, em março de 2008.

Estádio Prudentão, durante Corinthians x Palmeiras, março de 2009.

Corintianos estendem a bandeira demonstrando paixão pelo Corinthians.

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (vista interna).

Entrada do Memorial do clube


Capela de São Jorge, localizada na sede do clube


Campo do terrão foi "aposentado" em 2009.

CT do Parque Ecológico

Ginásio do Corinthians

O uniforme roxo foi uma das ações da diretoria para lucrar com a marca do clube

Megaloja Poderoso Timão, localizada no Parque São Jorge


O presidente Lula com Ronaldo, garoto-propaganda do Corinthians, em 2009. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Equipe de futebol americano, chamado de Corinthians Streamrollers.

Oscar já foi jogador de basquete do Corinthians na década de 1990.

Presidente Lula recepciona a equipe do Corinthians, campeã da Copa do Brasil de 2009.

Time campeão brasileiro de 2005 na época da parceria com a MSI.