Powered By Blogger

sábado, 10 de julho de 2010

1956: Corinthians, finalmente invencível!

Em 1956, após 25 jogos sem perder, o Timão, conquista a Taça dos Invictos

Gilmar  dos Santos Neves (ao centro) defendeu um pênalti e salvou o Corinthians

Gilmar dos Santos Neves (ao centro) defendeu um pênalti e salvou o Corinthians (Crédito: Última Hora)

LANCEPRESS!

Com a conquista do Campeonato Paulista de 1954, o do IV Centenário, o Corinthians já havia vencido tudo o que disputara. Entretanto, ainda faltava uma conquista para a equipe alvinegra. Na verdade, uma obsessão: a Taça dos Invictos.

O troféu, que era oferecido pelo jornal “A Gazeta Esportiva”, premiava a maior sequência sem derrotas de equipes que disputavam o Campeonato Paulista, e os três maiores rivais do Corinthians já a haviam conquistado: o Palmeiras, com uma série de 22 jogos entre 1933 e 1934; o São Paulo, após 23 partidas (1945 e 1946); e o Santos, quando superou os tricolores com 24 jogos sem perder, de 1955 a 1956.

No Corinthians, a conquista da honraria esteve bem perto por diversas oportunidades (em 1941, 1951 e 1952), entretanto, na hora H, escapava das mãos alvinegras.

O momento de sacramentar a invencibilidade chegou em 1956. Após 24 partidas sem sofrer nem uma derrota sequer, o Corinthians enfrentou o São Paulo, no Pacaembu. No início do jogo, pênalti para o São Paulo. Turcão bateu e Gilmar dos Santos Neves defendeu. Em seguida, em outra penalidade, o São Paulo abriu o placar. O artilheiro Cláudio empatou e, novamente, o Tricolor passou à frente no marcador. No 2 tempo, Cláudio, de novo, deu o empate ao Timão. A Taça, que estava em posse do Santos, finalmente era corintiana.

Julho: o melhor desempenho de R9

Em 2009, Fenômeno marcou mais gols em julho. Nesta temporada, o atacante ainda se recupera

Ronaldo  ainda se recupera para retornar aos gramados

Ronaldo ainda se recupera para retornar aos gramados (Crédito: Tom Dib)

Ainda vivendo a expectativa de retornar aos gramados com a camisa do Corinthians, Ronaldo pode se animar. Se precisa de um incentivo para acelerar sua recuperação, o mês de julho é o ideal para relembrar de seus bons momentos no Timão.

Há exatamente um ano, no dia 8 de julho de 2009, Ronaldo passava pelo seu melhor momento no time Alvinegro. Na partida diante do Fluminense, no Pacaembu, o Fenômeno marcou três vezes, sua melhor marca pelo Timão e ainda fechou o mês com seis gols, também seu recorde no Corinthians em um único mês. Além do bom desempenho individual, foi em julho de 2009 também, que o camisa 9 foi campeão da Copa do Brasil junto á equipe corintiana.

Entretanto, foi em julho também, no dia 26 em partida contra o Palmeiras, que Ronaldo sofreu uma fratura na mão esquerda e só retornou aos gramados no dia 20 de setembro, na derrota diante do Goiás.

Após sofrer uma lesão na panturrilha em maio, Ronaldo só participou de uma partida do BRasileirão deste ano. As condições para sua volta ainda são incertas. A previsão do comissão técnica do Corinthians é Ronaldo retorne aos treinos com bola em, no mínimo, 12 dias. Pelo Brasileirão, o Corinthians enfrentará o Atlético Goianiense no dia 21 e o Guarani no dia 25 deste mês. Talvez o Fenômeno já esteja em campo.

Exatamente neste altura da temporada, em 2009, o atacante corintiano tinha o dobro de gols marcados em relação a este ano. Até agora, Ronaldo marcou sete vezes em 2010, no ano passado, havia balançado as redes em 14 oportunidades.

Resta aos torcedores corintianos acreditarem que o Fenômeno novamente irá dar a volta por cima e voltar ainda melhor para a sequência da temporada.

Confia o desempenho de Ronaldo mês a mês no Corinthians:

Mês2009 38J / 23G2010 17J / 7G
JaneiroNão jogou2 jogos / 1 gol
FevereiroNão jogou2 jogos / 0 gols
Março7 jogos / 5 gols6 jogos / 1 gol
Abril4 jogos / 3 gols4 jogos / 3 gols
Maio5 jogos / 2 gols3 jogos / 2 gols
Junho4 jogos / 1 golLesionado
Julho7 jogos / 6 golsLesionado
AgostoLesionado?
Setembro2 jogos / 1 gol?
Outubro4 jogos / 1 gol?
Novembro5 jogos / 4 gols?
DezembroNão Jogou?

Torcida do Timão exibe faixa de protesto contra o goleiro Felipe

Jogador deixaria o clube para atuar pelo Genoa-ITA, mas negociação acabou cancelada. Camisa 1 não treina mais com o restante do elenco

Por Carlos Augusto Ferrari São Paulo

O goleiro Felipe não anda em alta com a torcida depois de ter anunciado sua saída do Corinthians durante o período de treinamentos, em Águas de Lindoia, interior de São Paulo. Neste sábado, um pequeno grupo de alvinegros exibiu no Parque São Jorge uma faixa em protesto contra o jogador.

“Fora Felipe traidor. Não respeita a tradição”, trazia a bandeira, exposta rapidamente durante o treinamento físico da equipe principal no gramado da Fazendinha, o último da semana. Na quarta-feira, o Timão enfrenta o Ceará, às 21h50min, no Castelão, em Fortaleza, pelo reinício do Campeonato Brasileiro após a Copa do Mundo.

protesto torcida Corinthians goleiro FelipeGrupo de corintianos protesta contra o goleiro Felipe (Foto: Carlos Augusto Ferrari / GLOBOESPORTE.COM)

O goleiro tinha tudo acertado com o Genoa-ITA, mas, por causa da redução do número de jogadores extra comunitários em cada equipe (de dois para um), a negociação foi cancelada. Como o Timão já havia contratado o paraguaio Bobadilla, a diretoria optou por não reintegrá-lo ao grupo e decidiu negociá-lo.

Sem acordo com os italianos, Felipe segue treinando no Parque São Jorge, mas sem ter contato com o elenco. O jogador cumpre apenas uma carga de trabalhos físicos na academia e sequer será relacionado para os duelos do Brasileirão. Até Bobadilla chegar, o que deve acontecer no início da próxima semana, Julio Cesar será o titular.

No treinamento desta manhã de sábado, o meia Danilo, o lateral-esquerdo Dodô, o lateral-direito Moacir, além dos atacantes Ronaldo, Dentinho e Jorge Henrique, ficaram apenas fazendo tratamento no departamento médico.

1955: Idário, o Deus da Raça corintiana

Sem ser um craque, Idário provou que amor à camisa pode transformar jogador em ídolo

Idário,  antes de morrer, ainda acompanhava as partidas do Corinthians

Idário, antes de morrer, ainda acompanhava as partidas do Corinthians (Crédito: Reginaldo Castro)

LANCEPRESS!

Ao disputar uma partida com a camisa encharcada de sangue, Zé Maria se consagrou ainda mais junto à torcida corintiana. A característica mais marcante de Tevez, e que o tornou um ídolo do clube, foi a raça dele dentro de campo.

Entretanto, antes desses símbolos de valentia, o Corinthians teve um jogador que se tornou o exemplo máximo da raça alvinegra. Tão grande era a representatividade dele, que Idário ficou mais conhecido como o Deus da Raça.

Descendente de espanhóis, Idário foi promovido ao profissional do Corinthians em 1949, junto com outros pratas da casa, que se tornariam ídolos, como Luizinho, Roberto Belangero e Cabeção.
A técnica dele não era das melhores, mas isso não impediu que se tornasse um dos grandes nomes da História do clube paulista.

Durante os dez anos em que defendeu o Corinthians, Idário também ficou conhecido como Sangue Azul, pela nobreza da postura dentro de campo. Em 1955, durante o jogo decisivo do 4 Centenário, o corintiano salvou um chute de Jair da Rosa Pinto, do Palmeiras, com a cabeça. A violência do chute foi tamanha, que Idário desmaiou. Porém a valentia do jogador, mais uma vez, veio à tona. Ao recuperar-se, se negou a sair do jogo, demonstrando o amor que tinha pelo Corinthians.

Idário deixou o clube em 1959, mas se tornou sinônimo de raça.

Quem foi ele?

Idário
Ex-lateral-direito do Corinthians
NASCIMENTO: 7/5/1927 - MORTE: 18/9/2009

468 Jogos 6 Gols

6 Títulos
Idário conquistou três títulos estaduais
e três Rio-São Paulo pelo Corinthians.

Melhor fisicamente, Danilo promete segundo semestre mais produtivo

Meia está confiante em seu desempenho para o Campeonato Brasileiro e diz que problemas de condicionamento o atrapalharam em seu início

danilo no treino do corinthiansDanilo se mostra preparado e confiante para ser
titular do Corinthians (Foto: Agência Estado)

O meia Danilo chegou ao Corinthians com o status de quem resolveria o problema da armação de jogadas no meio de campo, setor carente desde a saída de Douglas, na metade de 2009. No entanto, abaixo fisicamente de seus companheiros, o camisa 10 teve dificuldades de adaptação e fez poucas grandes partidas com a camisa corintiana. Uma delas foi a vitória por 4 a 3 sobre o São Paulo, pelo Campeonato Paulista, na qual fez um golaço.

Para se recuperar e entrar no mesmo nível do restante do elenco, Danilo contou com a parada de mais de um mês proporcionada pela Copa do Mundo. Depois de uma semana de folga, o Corinthians preparou uma intertemporada forte para que o time volte voando no Campeonato Brasileiro - o Timão é líder com 17 pontos. Nesta sexta-feira, Danilo reconheceu os benefícios que a parada lhe trouxe.

- Acho que temos de melhorar a cada jogo. Nesse período tive um tempo muito bom para treinamentos e agora só penso em voltar bem. Para jogar bem tenho de estar ótimo fisicamente, porque preciso armar e também voltar para marcar - disse o camisa 10.

Danilo foi uma das principais contratações para a disputa da Taça Libertadores. Nos últimos jogos do Brasileirão antes da parada, ele começou a desenvolver seu melhor jogo, ainda mais quando passou a ser auxiliado por Bruno César na armação. Esses fatores, somados a uma intertemporada bem feita, deixam o meia confiante em relação a seu rendimento na sequência de 2010.

- Tive um período ruim no início, me machuquei e fiquei alguns jogos parado, perdendo um pouco da pré-temporada também. Claro que você perde o ritmo, e para recuperar demora um pouco. Isso não é desculpa, eu sei. Mas nessa parada correu tudo bem, não fiquei fora de nenhum treino, então vou voltar bem melhor do que estava antes - garantiu Danilo.

O primeiro teste para valer será na próxima quarta-feira. No retorno do Brasileirão, o Corinthians enfrenta o Ceará em Fortaleza, no duelo direto pela liderança da tabela. O Alvinegro hoje é líder com 17 pontos, levando vantagem sobre o rival apenas no saldo de gols

1954: Corinthians campeão do IV Centenário

Timão conquista o título e, com chave de ouro, consagra uma grande geração de sua História

O  esquadrão corintiano campeão do IV Centenário é considerado um dos  melhores times da História do clube

O esquadrão corintiano campeão do IV Centenário é considerado um dos melhores times da História do clube (Crédito: Reprodução)

LANCEPRESS!

Após um período sem grandes êxitos futebolísticos durante a década de 40, o Corinthians se viu obrigado a renovar sua equipe, buscando reaver os momentos de glória do início de sua existência.

Vindos das categorias de base do Corinthians, nomes como Luizinho, Cabeção, Roberto Belangero e Idário, além dos conhecidos Baltazar, Cláudio e Gilmar, colocaram “ordem na casa”, se tornaram grandes ídolos do clube e, juntos, formaram um dos melhores times da História do Corinthians.

Esse esquadrão foi Campeão do Rio-São Paulo (50, 52 e 53), Bicampeão Paulista (51-52), Campeão da Pequena Taça do Mundo (53) e Campeão da Taça Charles Miller (54) e a “chave de ouro” veio na conquista do Campeonato Paulista de 1954, que comemorava o IV Centenário da Fundação da Cidade. Na época, era considerado o título paulista mais importante da História e foi cobiçado por todos os clubes.

E o Corinthians se dedicou como ninguém para alcançar tal honraria. Após o bicampeonato de 51 e 52, diz a lenda que, o então presidente, Alfredo Ignácio Trindade teria reunido o elenco e perguntado: “Vocês preferem ser tricampeões ou ganhar o IV Centenário?”

E o que a história confirma a escolha do elenco. Na penúltima rodada do campeonato, o Timão estava na liderança e enfrentaria o 2 colocado, o Palmeiras. Para vencer a partida, disputada já em fevereiro de 1955, o Palmeiras tentou de tudo. Até mesmo entrar em campo de azul, por orientação de um pai-de-santo, pelo que se conta. Mas não bastou. O esquadrão corintiano, que precisava só do empate, abriu o placar com Luizinho, de cabeça. Sofreu o empate, mas segurou o resultado e coroou a geração vitoriosa dos anos 50.

Campeão dos Centenários - Títulos Honoríficos
Campeonatos Paulistas de 1954 e 1922

O IV Centenário
Liderados pelo Padre Manuel da Nóbrega, os jesuítas fundaram, em 1554, a Vila de São Paulo de Piratininga, que evoluiu e se tornou a cidade de São Paulo. No Campeonato Paulista de 1954 era comemorado o IV centenário da fundação da cidade e o campeão daquele ano ficaria conhecido como o campeão do IV Centenário, como realmente aconteceu com a equipe do Corinthians.

Centenário da Independência
No Campeonato Paulista de 1922, centenário da Independência do Brasil, o Timão também havia sido campeão.


Kadu e Clodoaldo: passado de erros continua vivo

Dupla jogou no Timão um ano e recebeu mais quatro temporadas

Em sua  passagem pelo Timão, Clodoaldo não convenceu

Em sua passagem pelo Timão, Clodoaldo não convenceu (Crédito: Divulgação)

Se neste momento a diretoria faz a limpa de estrangeiros , alguns jogadores continuam dando prejuízo ao Corinthians. Os contratos em vigor do zagueiro Kadu e do atacante Clodoaldo são exemplos, que mantêm vivos os erros da última administração do Corinthians, que resultou na página mais triste da História quase centenária do clube: o rebaixamento para a Segundona.

A dupla, apesar de não atuar pelo Timão desde o fim de 2007, continua vinculada ao clube, por meio de contratos firmados pelos dirigentes da época: Rubens Gomes (Rubão), Antoine Gebran e Alberto Dualib.

Clodoaldo está vinculado ao Corinthians até maio de 2011 e Kadu, até junho de 2012. Apesar das tentativas da diretoria, ambos jamais aceitaram qualquer acordo de rescisão. Segundo pessoas ouvidas pelo LANCE!, a dupla sempre responde que, pelo contrato elaborado na época, não há motivo para querer sair.

O atacante está sem clube e, neste momento, mantém a forma física na sala de musculação do Parque São Jorge. O zagueiro, por sua vez, esteve emprestado ao Bragantino nos últimos anos e jamais se preocupou em procurar outro clube para atuar.

Andrés Sanchez, que não participou de nenhuma das negociações, sempre lamenta o fato de ter de pagar os dois jogadores. Os dirigentes da época, por sua vez, argumentam que, ao contratar um jogador, não há como ter certeza se vai dar certo.

De qualquer forma, dos cinco anos de contrato, só um em campo.


BRUNO OCTÁVIO RENOVA ATÉ 2012 E SURPREENDE

A renovação de Bruno Octávio causou surpresa no Parque São Jorge. O volante, que atuou apenas um minuto com a camisa do Corinthians nos últimos dois anos – jogo contra o Paulista de Jundiaí, pelo Estadual-09 –, teve o contrato estendido até abril de 2012.

Para os opositores de Andrés Sanchez, a decisão de renovar o contrato foi uma questão puramente de amizade, já que jogador e presidente se conhecem desde às categorias de base.

O clube, por sua vez, alega que a extensão do vínculo do jogador ocorreu devido à séria contusão no joelho, que rompeu os ligamentos dele e o deixou fora de combate por oito meses. Bruno Octávio está emprestado ao Bahia.


JOGADORES QUE ESTÃO EMPRESTADOS COM LONGOS CONTRATOS


Moradei - 12/5/2012
Volante foi emprestado ao São Caetano e não volta até fim do contrato.

Dênis - 31/8/2011
Lateral-direito está emprestado ao Bahia até o final do ano. Não voltará ao Timão.

Diego - 1/5/2012
Não aproveitado por Mano, foi emprestado ao Ceará até o fim deste ano.

Diogo - 5/9/2011
Lateral-direito estava emprestado ao Bahia. Futuro é uma incógnita.

Edno - 19/9/2013
Está emprestado ao Botafogo. Meia não aceitou ficar na reserva com Mano.

Eduardo Ratinho - 31/1/2011
Lateral-direito está emprestado ao Sport. Não atua no Timão desde 2006.

Eduardo Ramos - 31/12/2012
Meia, que atuou no Timão em 2008, está emprestado ao Sport de Recife.

Wellington Saci - 5/5/2012
Lateral-esquerdo está emprestado ao Goiás até o fim do ano. Volta é uma incógnita

Limpeza de gringos: Balbuena foi o terceiro

Depois de Emiliano e Torres, Timão rescinde com Balbuena. Escudero é o próximo...

Dispensado, Balbuena já retornou ao Paraguai

Dispensado, Balbuena já retornou ao Paraguai (Crédito: Divulgação)

A diretoria do Corinthians, aos poucos, vai corrigindo os erros cometidos nas contratações de jogadores sul-americanos desconhecidos, de qualidade duvidosa. A medida vai ajudar ao clube a economizar mais de R$ 200 mil por mês.

Na última sexta-feira, o clube registrou na CBF a rescisão de contrato de Edgar Balbuena, cujo vínculo terminaria apenas no fim deste ano. Com a saída do lateral-direito, o Timão vai deixar de gastar cerca de R$ 70 mil por mês. O jogador, recém-dispensado por Mano, já retornou ao Paraguai e, neste momento, procura um clube para atuar no país.

A dispensa de Balbuena é a continuação de uma limpeza silenciosa que a diretoria do Corinthians vem fazendo na vasta lista de jogadores registrados na Confederação Brasileira de Futebol. Há três dias, a rescisão de contrato do argentino Mariano Torres também foi divulgada no BID da entidade.

A contratação do desconhecido meia, ex-Boca Juniors, foi uma espécie de presente aos empresários de Defederico. Quando a jovem promessa foi trazida pelo Timão, os representantes dele pediram que o clube registrasse Torres, de 22 anos. O jogador, que ganhava cerca de R$ 15 mil, jamais vestiu a camisa alvinegra – no primeiro semestre, treinou no Santo André. Com o fim do contrato, não houve renovação.

Antes dele, Emiliano Vecchio já havia deixado de pertencer à lista de jogadores do Corinthians registrados na CBF. Em março do ano passado, o volante argentino, de 21 anos, foi trazido pelo presidente Andrés Sanchez, que tinha esperança de que o jogador iria “estourar”. O contrato dele chegou ao fim em dezembro e, sem nenhum brilho no Grêmio Barueri, clube que aceitou o empréstimo, o Alvinegro não quis aumentar o vínculo.

Agora, a meta da diretoria é conseguir a rescisão de contrato de Sergio Escudero, que já treina com o elenco do Argentino Juniors há cerca de duas semanas. Clube e empresários tentarão fazer um acordo para que haja a desvinculação do contrato, que terminará em 2011.

Arquivo do blog

fotos das musas do futebol

Orkut

Orkut
Comunidade: Musas e Gatas do Futebol

Gatas do Paulistão 2010

Wanessa Mattos - Sport

Wanessa Mattos - Sport
Campeã 2009 Download

Escudos

Escudo atual (com as estrelas)

Escudo atual (com as estrelas)
Em 1990, foi adicionada uma estrela pela conquista do Campeonato Brasileiro. O mesmo ocorreu em 1998 e 1999. No ano 2000, com a conquista do Mundial da FIFA, foi adicionada mais uma estrela, maior e com contorno prateado. A mais recente estrela veio em 2005, com a conquista do Campeonato Brasileiro.

Escudo atual (sem as estrelas)

Escudo atual
Com o passar dos anos, o escudo foi se refinando. A bandeira central ganhou movimento bem como foi redesenhada para respeitar a bandeira oficial do Estado. A bóia, em volta do círculo, foi disfarçada e amarras foram colocadas para completar o escudo.

6° Escudo - 1940 aos dias atuais

1940 aos dias atuais
Surgem a âncora e os dois remos vermelhos, que se referem aos esportes náuticos praticados no clube. Arte-final realizada pelo pintor Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador.

5° Escudo - 1919/1940

1919 - 1940
O distintivo já se aproxima das características atuais: um círculo negro, com a nome completo do clube e a data de fundação. No centro, a bandeira paulista sem o rigor das 13 listras.

4° Escudo - 1916/1919

1916 - 1919
O escudo ganhou o formato redondo que seguiria com o time até os dias de hoje.

3° Escudo - 1914/1916

1914 - 1916
A disposição das letras continuou a mesma, apenas mudando a moldura.

2° Escudo - 1914

1914
As letras são postas em uma moldura e é acrescentado a letra S. O C passa a valer para Club e Corinthians.

1° Escudo - 1913/1914

1913 - 1914
Desde a sua fundação até o ano de 1913, as camisas do Timão não tinham distintivo. O primeiro teve que ser feito às pressas, para a disputa da vaga na Liga Paulista. Tinha apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista, sobrepostas. Permaneceu até 1914, nos dois jogos contra o Torino.


Curiosidades Gerais

Os 10 Mandamentos Corinthianos

1º Todos os times têm uma torcida. O Corinthians é uma torcida que têm um time.
2º O maior defeito da cidade de São Paulo é não se chamar Corinthians.
3º O que importa não é vencer, e sim torcer para o Corinthians.
4º A torcida do Corinthians vai ver o time jogar, e não apenas ganhar.
5º Corinthiano fanático é redundante. Ser Corinthiano já significa ser fanático.
6º O Corinthians é mais que um time de futebol. É uma religião.
7º Quando o Corinthians perde, a alma do mundo entristece.
8º Quando o Corinthians perde, a culpa é do juiz.
9º Com ou sem razão, o Corinthiano tem sempre a razão.
10º Acima do Corinthians, só Deus, que também é fiel, ou seja, é Corinthiano

Jogadores que mais defenderam o Manto Sagrado

  1. Wladmir - 806
  2. Luisinho - 606
  3. Ronaldo - 601
  4. Zé Maria - 595
  5. Biro-Biro - 592
  6. Claúdio - 554
  7. Vaguinho - 548
  8. Olavo - 514
  9. Idário - 475
  10. Rivellino - 471
  11. Rafael - 456

Curiosidades Gerais

  • O primeiro título do clube não veio do futebol, e sim do pedestrianismo. Batista Boni, João Collina e André Lepre venceram o troféu Unione Viaggiatori Italiani numa corrida de dez quilômetros no Palestra Itália
  • Jô foi o jogador mais jovem a entrar em campo. Foi na partida Corinthians 1 a 0 Guarani, em 19 de julho de 2003. À época Jô tinha 16 anos, 3 meses e 26 dias.
  • A primeira bola utilizada pelo clube custou seis mil réis. Ela foi comprada pelo tesoureiro João da Silva numa loja da rua São Caetano, em São Paulo.
  • A primeira partida internacional do Timão foi contra o Torino, em 1914. Os italianos venceram por 3 a 0.
  • O número de torcedores do clube é superior ao dobro da população de Portugal.
  • Foi fundado no mesmo dia que o Esporte Clube Noroeste, de Bauru.
  • No dia 18 de agosto de 1940, o Corinthians enfrentava o Palmeiras, seu maior rival, no Parque São Jorge, então um torcedor do Palmeiras levou para a arquibancada um galo verde simbolizando o seu time. O Corinthians venceu o jogo por 2 a 0 e no final do jogo, os torcedores corintianos pegaram e depenaram o galo todo. Até hoje existe uma pena desse galo no memorial do clube, o episódio ficou conhecido como "A pena do galo verde".
  • Uma das lendas mais conhecidas do Corínthians é a suposta maldição lançada por Pelé: O time fora o campeão paulista do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954. O menino Pelé foi apresentado, logo em seguida ao time e recusado. Jurou que enquanto jogasse futebol, o Corínthians não seria campeão paulista. 23 anos depois, em 1977, Pelé abandonou definitivamente os gramados e o Corínthians naquele ano voltou a ser campeão paulista.
  • No Campeonato Brasileiro de 1999, o Corinthians liderou a competição do início ao fim.
  • O escudo oficial do Corinthians foi criado pelo artista Francisco Rebolo, ex-futebolista.
  • De acordo com pesquisa realizada pela agência publicitária Y&R e publicada pelo jornal Gazeta Mercantil, o Corinthians possui a marca de futebol mais estimada do país.
  • Em 2000 o deputado estadual paulista Afanásio Jazadji (PFL) submeteu o projeto de lei nº160 com o objetivo de declarar o Corinthians patrimônio cultural, social e esportivo do estado.
  • Em 2006, quando o atual governador de São Paulo, José Serra(Palmeirense) , assumiu a prefeitura de São Paulo, criou o Dia do Corinthians, em homenagem ao clube paulista, no dia de sua fundação, 1º de setembro.
  • Em 2008 o Corinthians bateu quase todos os recordes da Série B do Campeonato Brasileiro.
  • Em 2008, pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que o Timão tem a maior torcida do Estado do Paraná, a frente inclusive de Atlético e Coritiba, que são os dois maiores clubes do estado.

Maiores públicos do Corinthians

  • Jogos em São Paulo
http://danielpurch.zip.net/images/1977.jpg

http://img88.imageshack.us/img88/387/1977oi4.jpg
  1. Corinthians 1 x 2 Ponte Preta, 146.082, 9 de outubro de 1977
  2. Corinthians 0 x 1 Palmeiras, 120.522, 22 de dezembro de 1974
  3. Corinthians 1 x 0 Santos, 120.000, 26 de novembro de 1978
  4. Corinthians 4 x 0 Santos, 117.676, 29 de maio de 1977
  5. Corinthians 2 x 3 São Paulo, 117.061, 5 de dezembro de 1982
  6. Corinthians 1 x 1 Santos, 116.881, 20 de março de 1977
  7. Corinthians 4 x 1 Flamengo (RJ), 115.002, 6 de maio de 1984
  8. Corinthians 2 x 1 Internacional (RS), 113.286, 21 de novembro de 1976
  9. Corinthians 1 x 1 Santos, 111.103, 20 de agosto de 1978
  10. Corinthians 0 x 0 São Paulo, 109.464, 30 de agosto de 1987

Maiores Goleadas

  • Corinthians 12 a 2 Internacional (São Paulo), 23 de outubro de 1921 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 0 Santos, 11 de julho de 1920 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 2 Atlético Mineiro, 12 de outubro de 1929 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Portuguesa, 2 de janeiro de 1927 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sírio, 21 de maio de 1933 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sel. Halmstad/Hamlia (Suécia), 8 de junho de 1952 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Tiradentes, 9 de fevereiro de 1983 pelo Campeonato Brasileiro;
  • Corinthians 9 a 0 Portuguesa-Mackenzie, 25 de junho de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 5 de novembro de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 6 de maio de 1923 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Jabaquara, 21 de março de 1943 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 1 Flamengo-PI, 2 de maio de 2001 pela Copa do Brasil;
  • Corinthians 8 a 2 Guarani, 23 de março de 1997 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 2 Cerro Porteño (Paraguai), março de 1999 pela Libertadores da América;
  • Corinthians 7 a 1 Santos, 6 de novembro de 2005 pelo Campeonato Brasileiro.
  • Corinthians 7 x 2 CR Flamengo, 25 de Fevereiro de 1961 Amistoso
  • Corinthians 6 x 0 CR Flamengo, 3 de Março de 1953 pelo Torneio Rio-São Paulo
  • Corinthians 6 x 0 Barras PI, 13 de Fevereiro de 2008 pela Copa do Brasil
  • Corinthians 6 a 1 União São João, 5 de março de 2005 pelo Campeonato Paulista
  • Clube Atlético Paranaense 2 x 6 Corinthians, 22 de Abril de 1997 pela Copa do Brasil Quartas de Final
  • Corinthians 6 a 2 Americano (Rio de Janeiro), 20 de fevereiro de 2002 pela Copa do Brasil.
  • Corinthans 5 a 1 Estudiantes de la Plata (Argentina), 17 de janeiro de 2009, em um amistoso.

Bolas Históricas

Bolas Históricas
















Pena do Galo Verde


PENA DO GALO VERDE Em 1940, no Parque São Jorge, defrontavam-se Corinthians e S. E. Palmeiras, um torcedor do clube alvi-verde admitindo a Invencibilidade do seu time, levou para campo, um galo, pintado de verde, para soltá-lo, no final do jogo, na hipótese de urna vitória de seu clube, procurando gozar os corinthianos. O Parque São Jorge estava super lotado nesse dia. Alguns corinthianos perceberam a ave oculta sob o paletó do Palestrino, no final da partida, como o Corinthians fosse o vencedor pelo placar de 2 x O, gols de Teléco, os alvi-negros investiram sobre o ‘homem do galo”. E foi só pena que VOOU pelo Estádio Alfredo Schiirig. Nesse dia não houve um corinthiano que não saísse do Parque S. Jorge com uma pena do Respectivo galo. Essa partida foi realizada dia 18 de Agosto de 1940.

momentos marcantes

Primeiro Time Campeão Paulista em 1914: Fúlvio, Casemiro do Amaral e Casemiro Gonzalez; Polícia, Biano e César; Aristides, Peres, Amílcar, Dias e Neco.

Estádio do Morumbi, durante São Paulo x Corinthians, em março de 2008.

Estádio Prudentão, durante Corinthians x Palmeiras, março de 2009.

Corintianos estendem a bandeira demonstrando paixão pelo Corinthians.

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (vista interna).

Entrada do Memorial do clube


Capela de São Jorge, localizada na sede do clube


Campo do terrão foi "aposentado" em 2009.

CT do Parque Ecológico

Ginásio do Corinthians

O uniforme roxo foi uma das ações da diretoria para lucrar com a marca do clube

Megaloja Poderoso Timão, localizada no Parque São Jorge


O presidente Lula com Ronaldo, garoto-propaganda do Corinthians, em 2009. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Equipe de futebol americano, chamado de Corinthians Streamrollers.

Oscar já foi jogador de basquete do Corinthians na década de 1990.

Presidente Lula recepciona a equipe do Corinthians, campeã da Copa do Brasil de 2009.

Time campeão brasileiro de 2005 na época da parceria com a MSI.