Powered By Blogger

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Chicão deve renovar com o Timão: 'É questão de tempo', diz zagueiro

Zagueiro tem reunião agendada com o presidente para a próxima semana e pode prorrogar vínculo, que se encerra em 31 de dezembro de 2010

Por Carlos Augusto Ferrari e Julyana Travaglia São Paulo e Campo Grande

Chicão no treino do CorinthiansChicão no treino do Corinthians (Foto: Diário de São Paulo)

Um dos principais jogadores do Corinthians nos últimos três anos, o zagueiro Chicão poderá renovar contrato com o clube nos próximos dias. O jogador e os representantes dele devem se reunir com a diretoria do Timão na semana que vem para negociarem um novo vínculo.

- Conversei com o Mário Gobbi e vamos encontrá-lo na próxima semana para resolvermos esta questão - explicou Bruno Paiva, um dos agentes do atleta.

As partes aguardavam o retorno do presidente Andrés Sanches, chefe da delegação brasileira na Copa do Mundo da África do Sul. Apesar de estar em alta e ser titular absoluto com o técnico Mano Menezes, Chicão não tem um dos maiores salários do elenco e deve exigir um belo reajuste para ficar.

- Estamos conversando. É questão de tempo para fazer isso (assinar) – disse o zagueiro, em Campo Grande, palco da vitória por 2 a 0 em amistoso disputado contra o Comercial-MS, nesta quarta-feira, no Morenão.

Chicão está vinculado ao Corinthians até 31 de dezembro de 2010 e, de acordo com a legislação, já pode assinar um pré-contrato com outra equipe neste momento, mas se transferindo apenas a partir de 1 de janeiro de 2011. No ano passado, durante as finais da Copa do Brasil, o zagueiro foi cotado para defender o Benfica-POR. Já em 2010, surgiu o interesse do Sporting-POR, mas a negociação não evoluiu.

- O Chicão quer permanecer no clube, e tudo caminha para que isto aconteça - ressaltou Marcelo Goldfarb, outro representante do defensor.

GRANDES ÍDOLOS - VAMPETA

Contratado junto ao PSV Eindhoven da Holanda a pedido do Técnico Luxemburgo, Vampeta chegou ao Timão em 1998 para ocupar a Lateral-direita do time. Logo de cara, Luxemburgo viu que ele seria muito mais eficiente para a equipe, atuando como meia ao lado de Rincón, Ricardinho e Marcelinho Carioca na qual formaria um dos maiores meio-campo dos últimos tempos.


Seu apelido vem desde a infância, quando ao perder a dentição de leite, ficou parecido com um vampiro, e como era feio que nem o capeta, surgiu então o Vampeta.
Vice-campeão Paulista de 1998, Campeão Brasileiro de 1998, Campeão Paulista de 1999, Campeão Brasileiro de 1999 e Campeão Mundial de Clubes em 2000.

Convocado pela primeira vez a Seleção Brasileira em 1999 onde foi Campeão da Copa América daquele ano, Vampeta tornou-se figurinha carimbada nas convocações seguintes.
Em 2000 retornou à Europa para jogar pela Inter de Milão, e depois pelo PSV.
Em 2001 volto para o Brasil para defender o Flamengo do Rio, onde soltou uma de suas inumeras pérolas
" Eu fingia que jogava, e o clube fingia que me pagava".

Retornou ao Timão em 2002, onde dirigido por Carlos Alberto Parreira faturou a Copa do Brasil, o Rio-São Paulo, e foi Vice no Brasileirão.
Convocado por Felipão para a Copa de 2002, foi Pentacampeão.
Ao retornar ao País e ser recebido pelo Presidente da República, Vampeta protagonizou uma das cenas mais hilárias, ao sair rolando pela rampa diante de toda nação Brasileira que acompanhava ao vivo pelas televisões do País.

Em 2003 foi novamente Campeão Paulista, mas durante o Campeonato Brasileiro, diante do Atlético Mineiro, acabou se machucando, ficando parado por 8 meses.
Em 2004, após desentendimento com o técnico Juninho, Vampeta deixa o Timão.
Em 2007 retorna ao Timão para tentar ajudar o time no Brasileirão, mas acaba rebaixado junto com a equipe para a série B.
Foram 248 jogos e 17 gols com o manto alvinegro.
Em 2008 encerrou sua carreira de jogador
Em 2010 assumiu o time do Nacional como Técnico.

GRANDES ÍDOLOS - VAGUINHO

Titular da camisa 7 durante 10 anos, Wagno de Freitas, ou simplesmente, Vaguinho, chegou ao Timão em 1971 vindo do Atlético Mineiro, onde surgiu como um fenômeno, tendo inclusive aos 21 anos, vestido a camisa da Seleção Brasileira num jogo contra a Tchecoslováquia.


Seu começo no Timão foi meio traumatizante, pois teve a perna fraturada pelo jogador Gérson do São Paulo em partida válida pelo Campeonato Brasileiro de 71. Ficou 4 meses parados, voltando a jogar apenas no ano de 1972. Passou ainda por maus momentos em 1974, quando o Timão perdeu o Título do Campeonato Paulista para o Palmeiras.


Sua maior conquista foi a conquista do Paulistão de 1977, quando o Corinthians saiu de um jejum de mais de 22 anos sem conquistar o Titulo Paulista, vencendo a Ponte Preta no terceiro e decisivo jogo, por 1 x 0.
Vaguinho que participou da primeira partida da decisão como titular, comprou uma briga com o então técnico Osvaldo Brandão, que teria escalado o jogador Luciano para entrar em seu Lugar. Mesmo insatisfeito por não sair na foto que poderia ser a do título, vaguinho foi para o banco. Com a contusão de Palhinha no final do primeiro tempo, vaguinho entrou para substitui-lo. Caso a Ponte Preta não tivesse virado o placar no segundo tempo, vaguinho poderia ter saido dessa partida como herói, pois foi seu o primeiro gol dessa partida ( 1 x 2 ).
Foi ainda titular na campanha do título de 1979, embora tenha ficado na reserva de Píter nas finais.
Foram 548 jogos e 108 gols com o manto alvinegro.
Em 1981 retornou para o Atlético Mineiro, onde conquistou o estadual daquele ano. Encerrou sua carreira no Santo André (SP).

segunda-feira, 5 de julho de 2010

GRANDES ÍDOLOS - GERALDÃO

Ex-bóia-fria, Geraldo da Silva chegou ao Corinthians em 1975 vindo do Botafogo de Ribeirão Preto, onde formava uma famosa dupla de ataque ao lado de Sócrates. Artilheiro nato, apesar da pouca técnica, Geraldão foi o artilheiro do time com 23 gols, e vice do Campeonato na histórica campanha do Paulistão de 1977.
Foram 278 e 90 gols com a camisa do Timão.
Jogou ainda no Juventus da Capital, Internacional e Grêmio de Porto Alegre.
Encerrou sua carreira em 1987 no Corinthians de Presidente Prudente.
Trabalha hoje na formação de novos atletas.



(Geraldão e o Ex-atacante Teleco)

(Zé Maria, Mauro, Solitinho, Djalma, Caçapava e Wladimir. Agachados: Vaguinho, Sócrates, Geraldão, Vagner Basílio e Wilsinho. 1980)

(Atuando pelo time de Masters do Corinthians)


(Ao lado de Zé Maria, Basílio e Tobias)

GRANDES ÍDOLOS - FLÁVIO MINUANO

Flávio Almeida da Fonseca, o Flávio Minuano, foi um dos maiores artilheiros da história do futebol brasileiro. Por onde passou, deixou sua marca ,e gols decisivos. Começou sua carreira no Real Madri, time varzeano de Porto Alegre. Em 1959 ingressou no infantil do Internacional de Porto Alegre. Em 1964 transfere-se para o Timão, onde permaneceu até 1969. Apesar de não ter conquistado nenhum título com a camisa corinthiana, Flávio deixou sua marca ao marcar um dos gols na vitória de 2 x 0 sobre o Santos em 1968 , quebrando um tabu de 11 anos sem vitória sobre o mesmo em Campeonatos Paulista. Foi artilheiro do Paulistão de 1967, com 21 gols, superando inclusive Pelé. Foram 223 jogos e 166 gols com o manto corinthiano. É o 9º maior artilheiro da história do Clube.
Em entrevista após encerrada a carreira, Flávio comentou que segundo pesquisa feita por terceiros, encontraram 1070 gols marcados em sua carreira. Flávio com o bom humor e humildade de sempre não confirma os números.


( Em 1964 ao lado de um fâ)

(Jair Marinho, Dino Sani, Ditão, Marcial, Clóvis e Maciel. Agachados: Bataglia, Rivellino, Silvio, Flávio e Gilson Porto. 1967)

(Aos 61 anos)

(Colocando seus pés na calçada da fama no Parque São Jorge, ao lado de Paulo Borges)
Cultural
Camisas que marcaram época

Divulgação

Em mais uma comemoração pelo ano do Centenário, o Departamento Cultural do Sport Club Corinthians Paulista realizará uma exposição que mexerá com o coração e a lembrança do torcedor alvinegro.

A mostra “Camisas que Marcaram Época” apresentará os mantos sagrados utilizados por jogadores de diferentes épocas, camisas que conquistaram campeonatos e fizeram a Fiel se emocionar.


O local escolhido foi o Memorial do Corinthians, onde é possível encontrar a história do Timão desde 1910, além de curiosidades, troféus e homenagens aos mais ilustres jogadores que passaram pelo clube.


Não fique de fora!


Exposição:
Camisas Que Marcaram Época
Data: 17 e 18 de Julho de 2010
Horário: das 10h às 16h
Local: Memorial do Corinthians – Rua São Jorge, 777, Tatuapé
Valores: Não-sócios R$15,00
Estudantes e crianças de 06 a 14 anos R$ 7,00
Sócios em dia, Idosos (acima de 65 anos) e crianças até 05 anos – Entrada gratuita.

Obs: Sócios, estudantes, crianças até 05 anos e pessoas acima de 65 anos: é necessário apresentar documento de identificação.

Marketing
Concorra a uma Bike do Timão!
Agência Corinthians



Torcer pelo Timão é como andar de bicicleta: a gente aprende e nunca mais esquece. Por isso o site oficial do Corinthians, em parceria com a Tito Bikes, lança uma promoção para dar a um torcedor uma bicicleta infantil oficial do Coringão! Seu filho vai poder mostrar para todo que tem o Todo Poderoso no coração desde cedo! Para concorrer é muito fácil: basta completar a frase "Sou Corinthiano desde criança porque...". A frase mais criativa leva esta super bike do Timão!

Clique aqui e participe da promoção “Bike do Timão”!

Top 5: Corintianos que saíram pela porta dos fundos

Rivellino, Edílson, Marcelinho Carioca, Ricardinho e Tevez causaram polêmicas ao deixar o clube

Felipe é  mais um ídolo que deixa o Timão pela porta dos fundos

Felipe é mais um ídolo que deixa o Timão pela porta dos fundos (Crédito: Reginaldo Castro)

Ídolo. Para se tornar um é preciso muito suor e, quando se trata do Corinthians, a pressão é ainda maior. Basta uma falha em um jogo decisivo ou um desejo revelado de sair do clube para que a torcida esqueça todas as glórias e se revoltar. É exatamente o que acontece atualmente com o goleiro Felipe .

Um dos jogadores mais queridos da torcida alvinegra nos últimos anos, o camisa 1 forçou sua saída do Timão após apresentar uma proposta do Genoa (ITA) . Depois de um período de indefinição e algumas controvérsias, o Corinthians assinou a liberação do jogador e contratou o paraguaio Aldo Bobadilla. No entanto, o time italiano desistiu oficialmente da contratação de Felipe , e agora o jogador procura um outro clube do para defender.

Mas a situação vivada por Felipe não é a primeira e, provavelmente, não será a última. Grandes jogadores que vestiram a camisa do clube e se identificaram com a torcida conheceram bem a fúria da Fiel após algumas decepções. O LANCENET! listou atletas que fizeram muito sucesso pelo Timão, mas que saíram do clube carregando pela porta dos fundos. Confira:

Rivellino (1974)
Roberto Rivellino é considerado até hoje um dos melhores jogadores que vestiram a camisa do Corinthians. Apesar da técnica apurada, belos passes e precisão em cobranças de falta com a perna esquerda, o Reizinho do Parque era muito cobrado pela escassez de títulos que o time vivia desde 1954.

O ápice da indignação da torcida com o meia aconteceu em 1974, quando o Corinthians precisava de um empate com o Palmeiras na final do Campeonato Paulista para se sagrar campeão estadual. Porém, o Verdão venceu por 1 a 0 com péssima atuação do camisa 10, que atuou quase como um defensor durante toda a partida.

Acusado de falta de comprometivo e individualismo pela torcida, foi negociado com o Fluminense, onde marcou três gols contra o ex-clube logo em sua estreia. Pelo clube carioca, conquistou títulos, coisa que não conseguiu no Corinthians.

Edílson (2000)
Mesmo já tendo atuado no arquirrival Palmeiras, Edílson foi o grande nome do time corintiano na conquista do Mundial de Clubes da Fifa, de 2000 e dos dois títulos brasileiros, conquistados em 98 e 99. Levou a Fiel à loucura na final do Campeonato Paulista de 1999, quando Corinthians e Palmeiras empatavam em 2 a 2, resultado que dava a taça ao Timão, e numa jogada na lateral começu a fazer embaixadinhas e deixando os jogadores adversários irados, iniciando uma briga generalizada no campo.

No entanto, os torcedores esqueceram todos os títulos e provocações aos rivais depois que o Corinthians foi eliminado da Libertadores de 2000 nas semifinais, pelo próprio Palmeiras. Na ocasião, o camisa 10 optou por não participar das cobranças de pênalti. O Timão foi eliminado e na mesma semana Edílson foi encurralado por vários torcedores no estacionamento do Parque São Jorge, tendo que sair com a ajuda de vários seguranças. Sem clima, foi negociado com o Flamengo.

Marcelinho Carioca (2001)
O camisa 7 é o maior ídolo da história recente do Corinthians. Conquistou dez títulos, teve atuações brilhantes e sempre foi adorado pela torcida. No entanto, da mesma maneira que tinha talento com a bola nos pés, tinha para criar polêmicas. Na maior delas, brigou com Ricardinho em 2001 e saiu do clube pela porta dos fundos, encerrando uma geração vitoriosa.

Marcelinho voltou a jogar no Corinthians em 2006, depois de uma negociação estranha em que ele foi contratado para abater uma dívida financeira com o clube e saiu alguns meses depois com dinheiro para receber da diretoria. Ainda brigou com o volante argentino Mascherano e com o técnico Emerson Leão, antes de ser demitido.

Em 2010, foi anunciado como "Embaixador do Centenário", e fez seu jogo de despedida contra o Huracán (ARG), com vitória por 3 a 0.

Ricardinho (2002)
Um dos jogadores que mais conquistaram títulos pelo Timão (sete ao todo), Ricardinho era o grande xodó da Fiel torcida, ao lado de Marcelinho Carioca. No clube desde 1998, vindo do Paraná, foi convocado pelo técnico Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo da Coreia e Japão em 2002.

Logo após voltar do Mundial, aceitou uma proposta do rival São Paulo de 2 milhões de reais, sendo na época a maior transação entre clubes brasileiros da história. A torcida é claro, não deixou de mostrar sua indignação com o meia. No primeiro jogo dele contra o Corinthians, foi xingado de "mercenário" e vaiado durante toda a partida.

Em 2006, voltou ao clube para a disputa da Libertadores da América. Mesmo com boas atuações, o time fracassou e ele foi negociado com o Besiktas (TUR). Atualmente joga no Atlético-MG

Carlitos Tevez (2006)
Contratado junto ao Boca Juniors (ARG) pela MSI, parceira do Corinthians na época, o atacante argentino caiu rapidamente nas graças da Fiel por seu estilo raçudo em campo. Logo no seu primeiro ano pelo clube, conquistou o polêmico Campeonato Brasileiro daquele ano, marcado pela escândalo de corrupção da arbitragem.

No ano seguinte, era o grande nome do Timão para a Libertadores da América, mais caiu para o River Plate (ARG) nas oitavas de final, frustrando mais uma vez a nação alvinegra. A partir daí a relação entre o argentino e a torcida começou a se estreitar, e teve seu auge em um jogo contra o Fortaleza, quando Tevez marcou um gol e mandou a torcida ficar em silêncio. Na saída do estádio, seu carro foi chutado e e jogador recebeu muitos xingamentos. Com medo de continuar no clube e das represálias dos torcedores, foi negociado com o West Ham (ING), logo após a Copa da Alemanha. Mesmo com saída conturbada, é considerado até hoje um dos maiores ídolos da história do clube.

Chicão: questão de tempo para renovar com o Timão

Zagueiro tem vínculo até 31 de dezembro deste ano

LANCEPRESS!

Cotado a cada janela de transferências para deixar o Corinthians, o zagueiro Chicão garantiu que está perto de renovar o contrato com o clube. O vínculo atual vai até 31 de dezembro deste ano.

Nas últimas semanas, enquanto negociavam a transferência do goleiro Felipe para o Genoa (ITA) - que acabou não saindo - os empresários Marcelo Goldfarb e Bruno Paiva já acertavam com o Corinthians a permanência do zagueiro.

Nesta quarta-feira, em Campo Grande (MS), onde o Timão goleou o Comercial-MS por 6 a 0, em partida amistosa, o camisa 3 confirmou que o acordo deve sair em breve.

- Já estamos conversando sobre a renovação. É só questão de tempo para acertar – disse o jogador, no gramado do Morenão.

'Herói' do amistoso, William Morais chora com primeiros gols pelo Timão

Meio-campista, de 19 anos, balança a rede do Comercial duas vezes no segundo jogo com a camisa alvinegra e vai às lágrimas na comemoração

Por Julyana Travaglia Direto de Campo Grande-MS

O amistoso contra o Comercial-MS pode ter valido pouco para a história do Corinthians, mas nunca sairá da memória do garoto William Morais. Recém-promovido das categorias de base, o garoto de 19 anos marcou os dois primeiros gols como profissional e não conseguiu segurar a emoção. De quebra, ainda cavou um pênalti, que Souza converteu.

- Chorei. É muita emoção. É difícil chegar ao profissional. Significa que o treinador tem confiança em mim. Fiz o trabalho que ele pediu. Agora, é trabalhar para fazer mais – afirmou.

William Francis de Oliveira Morais nasceu em 1 de março de 1991, em São Paulo, e está há quatro anos no Corinthians. O jogador chamou a atenção de Mano Menezes durante a última Copa São Paulo e acabou promovido ao elenco principal durante a parada do Brasileirão pela Copa do Mundo.

Meio-campista desde as divisões menores, William Morais não descarta atuar também em outras posições para não perder a chance de ser escalado.

- Onde o treinador me colocar, tenho que atuar. Não posso ficar escolhendo posição agora – finalizou o empolgado garoto alvinegro.


Cotado para a Seleção

Mano recebe 'boa sorte' de goleiro rival

Técnico falou após a goleada do Timão

Corinthians aplica uma goleada no Comercial

Clique na foto para ampliar
O zagueiro Chicão abriu o placar para o Corinthians no final do primeiro tempo
Foto: Reprodução Tv Morena

O Corinthians fez no amistoso da noite desta quarta-feira (7) em Campo Grande o que sua imensa torcida na cidade esperava. Goleou por 6 a 0 o Comercial, no jogo disputado no Estádio Pedro Pedrossian (Morenão) na partida que marcou a entrega das faixas ao time sul-mato-grossense pela conquista do Campeonato Estadual e que serviu para dar ritmo aos seus jogadores, que retomam na próxima quarta-feira (14) a disputa da Série A do Campeonato Brasileiro, competição que lidera.

A vitória fez justiça ao domínio territorial do Corinthians na partida. Jogadores como os meias Bruno César, Danilo e o até então desconhecido William Moraes, junto com o atacante Defederico e o lateral-esquerdo Roberto Carlos asseguraram ao Timão uma boa movimentação ofensiva. Além dos seis gols marcados, inúmeras chances foram criadas e desperdiçadas pelo time paulista em razão da má pontaria dos jogadores e das boas defesas do goleiro Rodolfo do Comercial.

O primeiro gol do Corinthians saiu aos 46 minutos do primeiro tempo, após uma bela jogada pela meia direita. O zagueiro Chicão veio tabelando com o atacante Iarley até que recebeu a bola na grande área e chutou para marcar o primeiro tento do time paulista.

Logo no início do segundo tempo, aos 12 minutos, o time paulista ampliou. O gol foi marcado após uma saída errada da zaga do Comercial. A bola foi retomada pelo atacante Defederico, que tocou para Iarley. Ele chutou e o goleiro do Colorado fez a defesa, mas espalmou a bola para frente. Sem marcação, Bruno César teve apenas o trabalho de escolher o canto.

Aos 24 minutos, o jovem William Moraes, atleta das categorias de base do Timão, marcou de cabeça o terceiro gol, já configurando a goleada. Sete minutos depois, aos 33 minutos, o zagueiro Leandro Castan, que havia entrado na etapa final, fez, também de cabeça, o quarto tento, e aos 43 William Moraes fez o quinto, em uma jogada de contra-ataque.

No último minuto do tempo regulamentar, aos 45, Wiliam Moraes foi derrubado na área. O centroavante Souza cobrou e marcou o sexto gol, dando números finais ao placar da partida diante de oito mil torcedores, segundo a organização, assistiram o jogo do Corinthians diante do Comercial.

O Corinthians logo após a partida embarca para São Paulo, onde já nesta quinta-feira retoma os treinamentos para o retorno do Campeonato Brasileiro. Na quarta-feira (14), às 20h50 o Timão enfrenta o Ceará, vice-líder da competição, no Estádio Castelão, em Fortaleza (CE).

Confira a escalação que os times entraram em campo:

Corinthians: Júlio César, Alessandro, Chicão, Willian, Ralf, Roberto Carlos, De Federico, Paulinho, Iarley, Danilo e Bruno César.

Comercial: Rodolfo, Magno, Caio, Andrezo, Massey, Anderson, João Bosco, Leo, marcos, Gustavo biachinni, Robinho. (Com informações da Tv Morena)

Arquivo do blog

fotos das musas do futebol

Orkut

Orkut
Comunidade: Musas e Gatas do Futebol

Gatas do Paulistão 2010

Wanessa Mattos - Sport

Wanessa Mattos - Sport
Campeã 2009 Download

Escudos

Escudo atual (com as estrelas)

Escudo atual (com as estrelas)
Em 1990, foi adicionada uma estrela pela conquista do Campeonato Brasileiro. O mesmo ocorreu em 1998 e 1999. No ano 2000, com a conquista do Mundial da FIFA, foi adicionada mais uma estrela, maior e com contorno prateado. A mais recente estrela veio em 2005, com a conquista do Campeonato Brasileiro.

Escudo atual (sem as estrelas)

Escudo atual
Com o passar dos anos, o escudo foi se refinando. A bandeira central ganhou movimento bem como foi redesenhada para respeitar a bandeira oficial do Estado. A bóia, em volta do círculo, foi disfarçada e amarras foram colocadas para completar o escudo.

6° Escudo - 1940 aos dias atuais

1940 aos dias atuais
Surgem a âncora e os dois remos vermelhos, que se referem aos esportes náuticos praticados no clube. Arte-final realizada pelo pintor Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador.

5° Escudo - 1919/1940

1919 - 1940
O distintivo já se aproxima das características atuais: um círculo negro, com a nome completo do clube e a data de fundação. No centro, a bandeira paulista sem o rigor das 13 listras.

4° Escudo - 1916/1919

1916 - 1919
O escudo ganhou o formato redondo que seguiria com o time até os dias de hoje.

3° Escudo - 1914/1916

1914 - 1916
A disposição das letras continuou a mesma, apenas mudando a moldura.

2° Escudo - 1914

1914
As letras são postas em uma moldura e é acrescentado a letra S. O C passa a valer para Club e Corinthians.

1° Escudo - 1913/1914

1913 - 1914
Desde a sua fundação até o ano de 1913, as camisas do Timão não tinham distintivo. O primeiro teve que ser feito às pressas, para a disputa da vaga na Liga Paulista. Tinha apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista, sobrepostas. Permaneceu até 1914, nos dois jogos contra o Torino.


Curiosidades Gerais

Os 10 Mandamentos Corinthianos

1º Todos os times têm uma torcida. O Corinthians é uma torcida que têm um time.
2º O maior defeito da cidade de São Paulo é não se chamar Corinthians.
3º O que importa não é vencer, e sim torcer para o Corinthians.
4º A torcida do Corinthians vai ver o time jogar, e não apenas ganhar.
5º Corinthiano fanático é redundante. Ser Corinthiano já significa ser fanático.
6º O Corinthians é mais que um time de futebol. É uma religião.
7º Quando o Corinthians perde, a alma do mundo entristece.
8º Quando o Corinthians perde, a culpa é do juiz.
9º Com ou sem razão, o Corinthiano tem sempre a razão.
10º Acima do Corinthians, só Deus, que também é fiel, ou seja, é Corinthiano

Jogadores que mais defenderam o Manto Sagrado

  1. Wladmir - 806
  2. Luisinho - 606
  3. Ronaldo - 601
  4. Zé Maria - 595
  5. Biro-Biro - 592
  6. Claúdio - 554
  7. Vaguinho - 548
  8. Olavo - 514
  9. Idário - 475
  10. Rivellino - 471
  11. Rafael - 456

Curiosidades Gerais

  • O primeiro título do clube não veio do futebol, e sim do pedestrianismo. Batista Boni, João Collina e André Lepre venceram o troféu Unione Viaggiatori Italiani numa corrida de dez quilômetros no Palestra Itália
  • Jô foi o jogador mais jovem a entrar em campo. Foi na partida Corinthians 1 a 0 Guarani, em 19 de julho de 2003. À época Jô tinha 16 anos, 3 meses e 26 dias.
  • A primeira bola utilizada pelo clube custou seis mil réis. Ela foi comprada pelo tesoureiro João da Silva numa loja da rua São Caetano, em São Paulo.
  • A primeira partida internacional do Timão foi contra o Torino, em 1914. Os italianos venceram por 3 a 0.
  • O número de torcedores do clube é superior ao dobro da população de Portugal.
  • Foi fundado no mesmo dia que o Esporte Clube Noroeste, de Bauru.
  • No dia 18 de agosto de 1940, o Corinthians enfrentava o Palmeiras, seu maior rival, no Parque São Jorge, então um torcedor do Palmeiras levou para a arquibancada um galo verde simbolizando o seu time. O Corinthians venceu o jogo por 2 a 0 e no final do jogo, os torcedores corintianos pegaram e depenaram o galo todo. Até hoje existe uma pena desse galo no memorial do clube, o episódio ficou conhecido como "A pena do galo verde".
  • Uma das lendas mais conhecidas do Corínthians é a suposta maldição lançada por Pelé: O time fora o campeão paulista do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954. O menino Pelé foi apresentado, logo em seguida ao time e recusado. Jurou que enquanto jogasse futebol, o Corínthians não seria campeão paulista. 23 anos depois, em 1977, Pelé abandonou definitivamente os gramados e o Corínthians naquele ano voltou a ser campeão paulista.
  • No Campeonato Brasileiro de 1999, o Corinthians liderou a competição do início ao fim.
  • O escudo oficial do Corinthians foi criado pelo artista Francisco Rebolo, ex-futebolista.
  • De acordo com pesquisa realizada pela agência publicitária Y&R e publicada pelo jornal Gazeta Mercantil, o Corinthians possui a marca de futebol mais estimada do país.
  • Em 2000 o deputado estadual paulista Afanásio Jazadji (PFL) submeteu o projeto de lei nº160 com o objetivo de declarar o Corinthians patrimônio cultural, social e esportivo do estado.
  • Em 2006, quando o atual governador de São Paulo, José Serra(Palmeirense) , assumiu a prefeitura de São Paulo, criou o Dia do Corinthians, em homenagem ao clube paulista, no dia de sua fundação, 1º de setembro.
  • Em 2008 o Corinthians bateu quase todos os recordes da Série B do Campeonato Brasileiro.
  • Em 2008, pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que o Timão tem a maior torcida do Estado do Paraná, a frente inclusive de Atlético e Coritiba, que são os dois maiores clubes do estado.

Maiores públicos do Corinthians

  • Jogos em São Paulo
http://danielpurch.zip.net/images/1977.jpg

http://img88.imageshack.us/img88/387/1977oi4.jpg
  1. Corinthians 1 x 2 Ponte Preta, 146.082, 9 de outubro de 1977
  2. Corinthians 0 x 1 Palmeiras, 120.522, 22 de dezembro de 1974
  3. Corinthians 1 x 0 Santos, 120.000, 26 de novembro de 1978
  4. Corinthians 4 x 0 Santos, 117.676, 29 de maio de 1977
  5. Corinthians 2 x 3 São Paulo, 117.061, 5 de dezembro de 1982
  6. Corinthians 1 x 1 Santos, 116.881, 20 de março de 1977
  7. Corinthians 4 x 1 Flamengo (RJ), 115.002, 6 de maio de 1984
  8. Corinthians 2 x 1 Internacional (RS), 113.286, 21 de novembro de 1976
  9. Corinthians 1 x 1 Santos, 111.103, 20 de agosto de 1978
  10. Corinthians 0 x 0 São Paulo, 109.464, 30 de agosto de 1987

Maiores Goleadas

  • Corinthians 12 a 2 Internacional (São Paulo), 23 de outubro de 1921 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 0 Santos, 11 de julho de 1920 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 2 Atlético Mineiro, 12 de outubro de 1929 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Portuguesa, 2 de janeiro de 1927 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sírio, 21 de maio de 1933 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sel. Halmstad/Hamlia (Suécia), 8 de junho de 1952 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Tiradentes, 9 de fevereiro de 1983 pelo Campeonato Brasileiro;
  • Corinthians 9 a 0 Portuguesa-Mackenzie, 25 de junho de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 5 de novembro de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 6 de maio de 1923 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Jabaquara, 21 de março de 1943 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 1 Flamengo-PI, 2 de maio de 2001 pela Copa do Brasil;
  • Corinthians 8 a 2 Guarani, 23 de março de 1997 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 2 Cerro Porteño (Paraguai), março de 1999 pela Libertadores da América;
  • Corinthians 7 a 1 Santos, 6 de novembro de 2005 pelo Campeonato Brasileiro.
  • Corinthians 7 x 2 CR Flamengo, 25 de Fevereiro de 1961 Amistoso
  • Corinthians 6 x 0 CR Flamengo, 3 de Março de 1953 pelo Torneio Rio-São Paulo
  • Corinthians 6 x 0 Barras PI, 13 de Fevereiro de 2008 pela Copa do Brasil
  • Corinthians 6 a 1 União São João, 5 de março de 2005 pelo Campeonato Paulista
  • Clube Atlético Paranaense 2 x 6 Corinthians, 22 de Abril de 1997 pela Copa do Brasil Quartas de Final
  • Corinthians 6 a 2 Americano (Rio de Janeiro), 20 de fevereiro de 2002 pela Copa do Brasil.
  • Corinthans 5 a 1 Estudiantes de la Plata (Argentina), 17 de janeiro de 2009, em um amistoso.

Bolas Históricas

Bolas Históricas
















Pena do Galo Verde


PENA DO GALO VERDE Em 1940, no Parque São Jorge, defrontavam-se Corinthians e S. E. Palmeiras, um torcedor do clube alvi-verde admitindo a Invencibilidade do seu time, levou para campo, um galo, pintado de verde, para soltá-lo, no final do jogo, na hipótese de urna vitória de seu clube, procurando gozar os corinthianos. O Parque São Jorge estava super lotado nesse dia. Alguns corinthianos perceberam a ave oculta sob o paletó do Palestrino, no final da partida, como o Corinthians fosse o vencedor pelo placar de 2 x O, gols de Teléco, os alvi-negros investiram sobre o ‘homem do galo”. E foi só pena que VOOU pelo Estádio Alfredo Schiirig. Nesse dia não houve um corinthiano que não saísse do Parque S. Jorge com uma pena do Respectivo galo. Essa partida foi realizada dia 18 de Agosto de 1940.

momentos marcantes

Primeiro Time Campeão Paulista em 1914: Fúlvio, Casemiro do Amaral e Casemiro Gonzalez; Polícia, Biano e César; Aristides, Peres, Amílcar, Dias e Neco.

Estádio do Morumbi, durante São Paulo x Corinthians, em março de 2008.

Estádio Prudentão, durante Corinthians x Palmeiras, março de 2009.

Corintianos estendem a bandeira demonstrando paixão pelo Corinthians.

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (vista interna).

Entrada do Memorial do clube


Capela de São Jorge, localizada na sede do clube


Campo do terrão foi "aposentado" em 2009.

CT do Parque Ecológico

Ginásio do Corinthians

O uniforme roxo foi uma das ações da diretoria para lucrar com a marca do clube

Megaloja Poderoso Timão, localizada no Parque São Jorge


O presidente Lula com Ronaldo, garoto-propaganda do Corinthians, em 2009. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Equipe de futebol americano, chamado de Corinthians Streamrollers.

Oscar já foi jogador de basquete do Corinthians na década de 1990.

Presidente Lula recepciona a equipe do Corinthians, campeã da Copa do Brasil de 2009.

Time campeão brasileiro de 2005 na época da parceria com a MSI.