Powered By Blogger

domingo, 9 de maio de 2010

Natação/Maria Lenk - (09/05/2010 14h29min59 )

Pinheiros é campeão e desempata duelo com o Flamengo


Santos (SP)

Com 2.494,17 pontos, o Esporte Clube Pinheiros venceu o Troféu Maria Lenk na manhã deste domingo. Com o título na 50ª edição do Campeonato Brasileiro, disputada na piscina da Unisanta, a agremiação soma 13 campeonatos e supera os 12 do Flamengo. Imbatível desde 2003, os paulistas ainda repetem os oito torneios seguidos arrebatados pelo Rubro-Negro entre 1980 e 1987.

"Essa competição teve uma tensão maior por conta das trocas de atletas, a mudança de programação, a mudança das regras com os maiôs. Sempre focamos o atleta, o desempenho individual, mas nos colocamos uma pressão por conta dos oito títulos seguidos. A chance era agora e isso é mais significativo que o número geral", disse Albertinho Silva, técnico-chefe do Pinheiros.

O Minas Tênis Clube, que dominou até a quarta etapa da competição, ficou com a segunda posição (2.192,50 pontos). Em uma briga até a última prova pelo terceiro posto, a Unisanta (1.145 pontos) superou o Corinthians (1.129,50). Em sua primeira competição com o astro César Cielo, o Flamengo (634,50) completou o grupo dos cinco primeiros colocados do campeonato.

O Troféu Maria Lenk funciona como seletiva para o Campeonato Pan-Pacific, que será realizado entre os dias 18 e 23 de agosto, nos Estados Unidos, e para o inédito Torneio das Quatro Nações, marcado para o Canadá nos dias 5 e 6 de agosto, com nadadores de Austrália, Brasil, França e do país sede. A seleção do Pan-Pacífico será anunciada na próxima semana e a equipe do Quatro Nações precisa esperar outras competicoes.

A chilena Kristel Kobrich, do Corinthians, foi a atleta que mais marcou pontos para o seu clube (145) e ganha o troféu eficiência, além de ser premiada como nadadora mais técnica pela prova de 1500m livre (16min14s48). Medalhista olímpico, o austríaco Marcus Rogan, do Minas, ganhou como mais eficiente (146 pontos). Tales Cerdeira, do Pinheiros, levou o troféu de mais técnico na prova de 200m peito (2min10s91).

Nos 1500m livre feminino, o Corinthians fez uma dobradinha com Kristel e Poliana Okimoto (16min33s96) neste domingo. O tempo da chilena é o segundo do mundo em 2010. "A prova foi muito difícil. Nos primeiros metros, eu estava muito desconcentrada, mas essa é a minha prova favorita. Saí forte e fui bem", afirmou a nadadora, que superou o recorde brasileiro de 16min32s18, mas é estrangeira e não terá sua marca homologada.

Para completar os destaques deste domingo, Nicholas Santos, do Flamengo, venceu os 50m borboleta com a marca de 23s85 e entrou no grupo dos top 10 da distância na temporada. "Gostei da prova sim. O tempo foi bom. Sem os trajes, a gente tem que se adaptar, mas eu estou satisfeito com a prova e com os meus treinamentos", declarou o nadador.

Brasileirão: a chance de redenção do Timão no ano do centenário

Depois de ser eliminado no Paulistão e na Libertadores, Corinthians de Mano Menezes aposta todas as suas fichas na conquista do Nacional

Por Leandro Canônico São Paulo

corinthians treino ronaldoRonaldo terá de mostrar serviço no Brasileirão. Até
aqui só cinco gols marcados (Foto: Agência Globo)

No ano passado, depois da conquista do Campeonato Paulista de forma invicta e da Copa do Brasil, o Corinthians deu pouca atenção ao Brasileirão. Agora, no entanto, a competição nacional, que começou no último sábado, passou a ser a única chance de o Timão salvar o ano do centenário. Por isso, Mano Menezes promete empenho total.

- Agora temos uma situação inversa. Estamos encerrando um primeiro semestre que não ganhamos nada. Vamos poder responder melhor ao início do campeonato e também planejar melhor a saída de jogadores na janela de transferências – avaliou o comandante da equipe do Parque São Jorge.

A estreia do Corinthians no Brasileiro ocorre na tarde deste domingo, às 16h, no estádio do Pacaembu, contra o Atlético-PR. Já que rivais importantes, como Flamengo, Internacional, São Paulo e Cruzeiro seguem mais focados na Libertadores, uma das metas do Timão é aproveitar os primeiros jogos para tentar disparar.

- Temos de iniciar bem e forte. É a oportunidade que temos, já que o Brasileiro é o único campeonato que vamos disputar agora. É necessário começar com força total e fazer os resultados para sair na frente – declarou Mano Menezes.

É necessário começar com força total e fazer os resultados para sair na frente"
Mano Menezes

Antes da Copa do Mundo da África do Sul, que começa no dia 11 de junho, o Brasileirão terá sete rodadas, retornando às atividades apenas depois do Mundial, que tem a final marcada para o dia 11 de julho. Nesse período que a competição nacional ficará parada, o Corinthians deve fazer uma intertemporada no interior de São Paulo.

Diferentemente das outras vezes, o clube não deve utilizar Itu. Há uma proposta ao clube para fazer esse período de treinamento em Águas de Lindóia.

- O Corinthians vai fazer aquilo que precisa ser feito na época da Copa do Mundo. Vamos dar uma folga de uma semana aos jogadores e depois faremos uma preparação mais longa e tentaremos alguns amistosos, para que a equipe esteja bem quando o Brasileirão for retomado – explicou o técnico corintiano.

Antes da Copa do Mundo, os desafios do Corinthians no Brasileirão são: Atlético-PR (casa), Grêmio (fora), Fluminense (casa), Grêmio Prudente (fora), Santos (casa), Internacional (casa) e Botafogo (fora). O retorno acontece no dia 14 de julho, contra o Ceará, no estádio Castelão, em Fortaleza.

Timão e Furacão iniciam Brasileiro para fugir de recentes frustrações

Depois de tropeçarem nas primeiras competições do ano, paulistas e paranaenses vão usar o Nacional como chance de salvação em 2010

Por Leandro Canônico São Paulo

mano menezes corinthiansEmbora de contrato renovado, Mano está sofrendo
pressão dos torcedores (Foto: Agência Estado)

É a hora da salvação. É assim que Corinthians e Atlético-PR iniciam neste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio do Pacaembu, as suas caminhadas no Campeonato Brasileiro. As duas equipes fracassaram nas duas competições que disputaram até aqui na temporada e agora apostam tudo o que tem no Nacional.

No Timão, a pressão é ainda maior por uma boa campanha no Brasileirão. A diretoria investiu milhões para montar uma equipe que pudesse conquistar a Taça Libertadores da América, mas ficou fora da fase final do Paulistão e foi eliminada precocemente na competição sul-americana, para o Flamengo, nas oitavas de final. A TV Globo transmite ao vivo para o Paraná, e PFC exibe para todo país no sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em tempo real.

- Tivemos erros e acertos. Merecemos críticas e não vamos fugir delas. Mas não vamos fazer uma tempestade. O Corinthians é um grupo e fez um planejamento. Quando dá certo, merece elogio. Quando dá errado, merece críticas – falou Mano Menezes, que teve seu contrato com o Timão prorrogado até dezembro de 2011.

O Atlético-PR também não vive os seus melhores dias. Depois de ser vice-campeão paranaense, perdendo para o rival Coritiba, e da eliminação para o Palmeiras na Copa do Brasil, o clube da Arena da Baixada precisa ainda se recupera da imagem deixada no último Brasileirão, quando lutou até a última rodada contra o rebaixamento.

- Se eu ficar preocupado com o que passou, não vou trabalhar. Agora é outro campeonato e a pressão existe, mas tenho que pensar adiante – declarou o técnico do Furacão, Leandro Niehues, uma das apostas da diretoria na temporada.

As equipes
Para a estreia no Campeonato Brasileiro, o técnico Mano Menezes vai apostar na mesma formação que atuou contra o Flamengo, na última quarta-feira, pela Taça Libertadores da América. Embora o time tenha vencido os cariocas por 2 a 1, foi eliminado por conta da derrota no Maracanã, na partida de ida.

Assim, Jorge Henrique está mantido no ataque alvinegro, ao lado de Dentinho e Ronaldo, e Jucilei continua no banco de reservas. O meio de campo, então, fica com Ralf na contenção, Elias de segundo volante e Danilo como único meia. A novidade na lista dos relacionados é Tcheco no lugar do machucado Matías Defederico.

- Provavelmente vamos com a mesma formação de quarta – declarou Mano na última sexta-feira. No sábado, ele confirmou essa tendência e treinou a equipe no 4-3-3.

No Atlético-PR, a única ausência para a estreia no Brasileirão é a do zagueiro Manoel. Suspenso pelo STJD por conta de uma cabeçada no palmeirense Danilo, pela Copa do Brasil, o jogador dá lugar a Bruno Costa. Para o Nacional, o técnico Leandro Niehues aposta bastante na experiência do elenco rubro-negro.

Dentre os mais rodados no grupo do Furacão estão o meia Paulo Baier e o atacante Alex Mineiro. Além do volante Alan Bahia.

CORINTHIANS X ATLÉTICO-PR
Felipe; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Elias e Danilo; Jorge Henrique, Dentinho e Ronaldo. Neto; Wagner Diniz, Bruno Costa, Rhodolfo e Márcio Azevedo; Chico, Valencia, Alan Bahia e Paulo Baier; Alex Mineiro e Javier Toledo.
Técnico: Mano Menezes Técnico: Leandro Niheues
Data: 09/05/2010. Horário: 16h (de Brasília). Estádio: Pacaembu, em São Paulo (SP)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ/Fifa) Auxiliares: Dibert Pedrosa Moisés (RJ/Fifa) e Rodrigo Pereira Joia (RJ)
Transmissão: A TV Globo exibe o jogo para o Paraná
Tempo Real: O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partir das 15h30m


Arquivo do blog

fotos das musas do futebol

Orkut

Orkut
Comunidade: Musas e Gatas do Futebol

Gatas do Paulistão 2010

Wanessa Mattos - Sport

Wanessa Mattos - Sport
Campeã 2009 Download

Escudos

Escudo atual (com as estrelas)

Escudo atual (com as estrelas)
Em 1990, foi adicionada uma estrela pela conquista do Campeonato Brasileiro. O mesmo ocorreu em 1998 e 1999. No ano 2000, com a conquista do Mundial da FIFA, foi adicionada mais uma estrela, maior e com contorno prateado. A mais recente estrela veio em 2005, com a conquista do Campeonato Brasileiro.

Escudo atual (sem as estrelas)

Escudo atual
Com o passar dos anos, o escudo foi se refinando. A bandeira central ganhou movimento bem como foi redesenhada para respeitar a bandeira oficial do Estado. A bóia, em volta do círculo, foi disfarçada e amarras foram colocadas para completar o escudo.

6° Escudo - 1940 aos dias atuais

1940 aos dias atuais
Surgem a âncora e os dois remos vermelhos, que se referem aos esportes náuticos praticados no clube. Arte-final realizada pelo pintor Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador.

5° Escudo - 1919/1940

1919 - 1940
O distintivo já se aproxima das características atuais: um círculo negro, com a nome completo do clube e a data de fundação. No centro, a bandeira paulista sem o rigor das 13 listras.

4° Escudo - 1916/1919

1916 - 1919
O escudo ganhou o formato redondo que seguiria com o time até os dias de hoje.

3° Escudo - 1914/1916

1914 - 1916
A disposição das letras continuou a mesma, apenas mudando a moldura.

2° Escudo - 1914

1914
As letras são postas em uma moldura e é acrescentado a letra S. O C passa a valer para Club e Corinthians.

1° Escudo - 1913/1914

1913 - 1914
Desde a sua fundação até o ano de 1913, as camisas do Timão não tinham distintivo. O primeiro teve que ser feito às pressas, para a disputa da vaga na Liga Paulista. Tinha apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista, sobrepostas. Permaneceu até 1914, nos dois jogos contra o Torino.


Curiosidades Gerais

Os 10 Mandamentos Corinthianos

1º Todos os times têm uma torcida. O Corinthians é uma torcida que têm um time.
2º O maior defeito da cidade de São Paulo é não se chamar Corinthians.
3º O que importa não é vencer, e sim torcer para o Corinthians.
4º A torcida do Corinthians vai ver o time jogar, e não apenas ganhar.
5º Corinthiano fanático é redundante. Ser Corinthiano já significa ser fanático.
6º O Corinthians é mais que um time de futebol. É uma religião.
7º Quando o Corinthians perde, a alma do mundo entristece.
8º Quando o Corinthians perde, a culpa é do juiz.
9º Com ou sem razão, o Corinthiano tem sempre a razão.
10º Acima do Corinthians, só Deus, que também é fiel, ou seja, é Corinthiano

Jogadores que mais defenderam o Manto Sagrado

  1. Wladmir - 806
  2. Luisinho - 606
  3. Ronaldo - 601
  4. Zé Maria - 595
  5. Biro-Biro - 592
  6. Claúdio - 554
  7. Vaguinho - 548
  8. Olavo - 514
  9. Idário - 475
  10. Rivellino - 471
  11. Rafael - 456

Curiosidades Gerais

  • O primeiro título do clube não veio do futebol, e sim do pedestrianismo. Batista Boni, João Collina e André Lepre venceram o troféu Unione Viaggiatori Italiani numa corrida de dez quilômetros no Palestra Itália
  • Jô foi o jogador mais jovem a entrar em campo. Foi na partida Corinthians 1 a 0 Guarani, em 19 de julho de 2003. À época Jô tinha 16 anos, 3 meses e 26 dias.
  • A primeira bola utilizada pelo clube custou seis mil réis. Ela foi comprada pelo tesoureiro João da Silva numa loja da rua São Caetano, em São Paulo.
  • A primeira partida internacional do Timão foi contra o Torino, em 1914. Os italianos venceram por 3 a 0.
  • O número de torcedores do clube é superior ao dobro da população de Portugal.
  • Foi fundado no mesmo dia que o Esporte Clube Noroeste, de Bauru.
  • No dia 18 de agosto de 1940, o Corinthians enfrentava o Palmeiras, seu maior rival, no Parque São Jorge, então um torcedor do Palmeiras levou para a arquibancada um galo verde simbolizando o seu time. O Corinthians venceu o jogo por 2 a 0 e no final do jogo, os torcedores corintianos pegaram e depenaram o galo todo. Até hoje existe uma pena desse galo no memorial do clube, o episódio ficou conhecido como "A pena do galo verde".
  • Uma das lendas mais conhecidas do Corínthians é a suposta maldição lançada por Pelé: O time fora o campeão paulista do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954. O menino Pelé foi apresentado, logo em seguida ao time e recusado. Jurou que enquanto jogasse futebol, o Corínthians não seria campeão paulista. 23 anos depois, em 1977, Pelé abandonou definitivamente os gramados e o Corínthians naquele ano voltou a ser campeão paulista.
  • No Campeonato Brasileiro de 1999, o Corinthians liderou a competição do início ao fim.
  • O escudo oficial do Corinthians foi criado pelo artista Francisco Rebolo, ex-futebolista.
  • De acordo com pesquisa realizada pela agência publicitária Y&R e publicada pelo jornal Gazeta Mercantil, o Corinthians possui a marca de futebol mais estimada do país.
  • Em 2000 o deputado estadual paulista Afanásio Jazadji (PFL) submeteu o projeto de lei nº160 com o objetivo de declarar o Corinthians patrimônio cultural, social e esportivo do estado.
  • Em 2006, quando o atual governador de São Paulo, José Serra(Palmeirense) , assumiu a prefeitura de São Paulo, criou o Dia do Corinthians, em homenagem ao clube paulista, no dia de sua fundação, 1º de setembro.
  • Em 2008 o Corinthians bateu quase todos os recordes da Série B do Campeonato Brasileiro.
  • Em 2008, pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que o Timão tem a maior torcida do Estado do Paraná, a frente inclusive de Atlético e Coritiba, que são os dois maiores clubes do estado.

Maiores públicos do Corinthians

  • Jogos em São Paulo
http://danielpurch.zip.net/images/1977.jpg

http://img88.imageshack.us/img88/387/1977oi4.jpg
  1. Corinthians 1 x 2 Ponte Preta, 146.082, 9 de outubro de 1977
  2. Corinthians 0 x 1 Palmeiras, 120.522, 22 de dezembro de 1974
  3. Corinthians 1 x 0 Santos, 120.000, 26 de novembro de 1978
  4. Corinthians 4 x 0 Santos, 117.676, 29 de maio de 1977
  5. Corinthians 2 x 3 São Paulo, 117.061, 5 de dezembro de 1982
  6. Corinthians 1 x 1 Santos, 116.881, 20 de março de 1977
  7. Corinthians 4 x 1 Flamengo (RJ), 115.002, 6 de maio de 1984
  8. Corinthians 2 x 1 Internacional (RS), 113.286, 21 de novembro de 1976
  9. Corinthians 1 x 1 Santos, 111.103, 20 de agosto de 1978
  10. Corinthians 0 x 0 São Paulo, 109.464, 30 de agosto de 1987

Maiores Goleadas

  • Corinthians 12 a 2 Internacional (São Paulo), 23 de outubro de 1921 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 0 Santos, 11 de julho de 1920 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 2 Atlético Mineiro, 12 de outubro de 1929 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Portuguesa, 2 de janeiro de 1927 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sírio, 21 de maio de 1933 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sel. Halmstad/Hamlia (Suécia), 8 de junho de 1952 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Tiradentes, 9 de fevereiro de 1983 pelo Campeonato Brasileiro;
  • Corinthians 9 a 0 Portuguesa-Mackenzie, 25 de junho de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 5 de novembro de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 6 de maio de 1923 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Jabaquara, 21 de março de 1943 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 1 Flamengo-PI, 2 de maio de 2001 pela Copa do Brasil;
  • Corinthians 8 a 2 Guarani, 23 de março de 1997 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 2 Cerro Porteño (Paraguai), março de 1999 pela Libertadores da América;
  • Corinthians 7 a 1 Santos, 6 de novembro de 2005 pelo Campeonato Brasileiro.
  • Corinthians 7 x 2 CR Flamengo, 25 de Fevereiro de 1961 Amistoso
  • Corinthians 6 x 0 CR Flamengo, 3 de Março de 1953 pelo Torneio Rio-São Paulo
  • Corinthians 6 x 0 Barras PI, 13 de Fevereiro de 2008 pela Copa do Brasil
  • Corinthians 6 a 1 União São João, 5 de março de 2005 pelo Campeonato Paulista
  • Clube Atlético Paranaense 2 x 6 Corinthians, 22 de Abril de 1997 pela Copa do Brasil Quartas de Final
  • Corinthians 6 a 2 Americano (Rio de Janeiro), 20 de fevereiro de 2002 pela Copa do Brasil.
  • Corinthans 5 a 1 Estudiantes de la Plata (Argentina), 17 de janeiro de 2009, em um amistoso.

Bolas Históricas

Bolas Históricas
















Pena do Galo Verde


PENA DO GALO VERDE Em 1940, no Parque São Jorge, defrontavam-se Corinthians e S. E. Palmeiras, um torcedor do clube alvi-verde admitindo a Invencibilidade do seu time, levou para campo, um galo, pintado de verde, para soltá-lo, no final do jogo, na hipótese de urna vitória de seu clube, procurando gozar os corinthianos. O Parque São Jorge estava super lotado nesse dia. Alguns corinthianos perceberam a ave oculta sob o paletó do Palestrino, no final da partida, como o Corinthians fosse o vencedor pelo placar de 2 x O, gols de Teléco, os alvi-negros investiram sobre o ‘homem do galo”. E foi só pena que VOOU pelo Estádio Alfredo Schiirig. Nesse dia não houve um corinthiano que não saísse do Parque S. Jorge com uma pena do Respectivo galo. Essa partida foi realizada dia 18 de Agosto de 1940.

momentos marcantes

Primeiro Time Campeão Paulista em 1914: Fúlvio, Casemiro do Amaral e Casemiro Gonzalez; Polícia, Biano e César; Aristides, Peres, Amílcar, Dias e Neco.

Estádio do Morumbi, durante São Paulo x Corinthians, em março de 2008.

Estádio Prudentão, durante Corinthians x Palmeiras, março de 2009.

Corintianos estendem a bandeira demonstrando paixão pelo Corinthians.

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (vista interna).

Entrada do Memorial do clube


Capela de São Jorge, localizada na sede do clube


Campo do terrão foi "aposentado" em 2009.

CT do Parque Ecológico

Ginásio do Corinthians

O uniforme roxo foi uma das ações da diretoria para lucrar com a marca do clube

Megaloja Poderoso Timão, localizada no Parque São Jorge


O presidente Lula com Ronaldo, garoto-propaganda do Corinthians, em 2009. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Equipe de futebol americano, chamado de Corinthians Streamrollers.

Oscar já foi jogador de basquete do Corinthians na década de 1990.

Presidente Lula recepciona a equipe do Corinthians, campeã da Copa do Brasil de 2009.

Time campeão brasileiro de 2005 na época da parceria com a MSI.