Powered By Blogger

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Corinthians tem apenas 3 jogos em casa sem ser vazado e vê Fla inspirado

No que depender dos retrospectos de Corinthians e Flamengo neste ano, a missão alvinegra na próxima quarta-feira será das mais complicadas. No Pacaembu, palco do duelo válido pela volta das oitavas de final da Libertadores, o time paulista não foi vazado apenas três vezes neste ano. Já o Flamengo disputou 25 partidas na temporada e só não marcou gol em somente uma.

Como perdeu o jogo no Rio de Janeiro por 1 a 0, o Corinthians precisa vencer por dois gols de diferença para se classificar e evitar a disputa de pênaltis, o que acontecerá se devolver o 1 a 0. Qualquer outra vitória pela diferença mínima favorece o Flamengo.

O problema, então, será não ser vazado enfrentando um ataque formado por Adriano e Vágner Love. Além, é claro, da inspiração ofensiva rubro-negra. O único jogo no ano em que o Flamengo não estufou as redes foi na derrota por 2 a 0 para a Universidad Católica. Nos outros 24 teve ao menos um gol.

A ordem no Corinthians é clara. Apesar da necessidade de fazer os gols, o time não vai correr riscos. A meta é tentar fazer 1 a 0 para “empatar” o confronto e forçar o Flamengo a se abrir no restante do jogo.

E quanto ao perigo oferecido pelo ataque rubro-negro, Mano aposta no seu setor defensivo. “O time vem tomando poucos gols, então não precisamos fazer um milagre. Vamos enxergar o jogo com maturidade e buscar um gol de cada vez. E se for para os pênaltis estaremos preparados”, comentou o treinador.

Das dez partidas que fez no Pacaembu nesta temporada, o Corinthians não levou gol em três, quando superou Palmeiras (1 a 0), Sertãozinho (4 a 0) e Independiente Medellín (1 a 0).

Corinthians antecipa concentração e 'guarda' elenco a dois dias de decisão

O Corinthians decidiu antecipar a concentração do elenco para o duelo diante do Flamengo, às 21h50 desta quarta-feira, no Pacaembu. Os jogadores vão para o hotel na região de Higienópolis já na noite desta segunda. A medida tem diversos objetivos, como controlar os hábitos dos jogadores, evitar abusos e aumentar o foco no jogo mais importante do ano.

FELIPE REFORÇA A EQUIPE

Felipe será titular novamente do Corinthians. Depois de 42 dias fora, ele reassumirá a posição na "decisão" contra o Flamengo, às 21h50 desta quarta-feira, no Pacaembu. Acostumado a partidas de tal importância pelo clube, o camisa 1 já viveu os dois lados em jogos desse porte.

E está ansioso para mais um capítulo importante da história recente alvinegra. Alessandro também retorna ao time titular.

Por isso, Roberto Carlos e Felipe não comparecerão à festa de premiação da Federação Paulista de Futebol na noite desta segunda. O lateral-esquerdo foi indicado como um dos melhores da posição, enquanto o camisa 1 foi o goleiro menos vazado da competição.

No regime de concentração, os jogadores têm horários a cumprir e são proibidos de sair do hotel. A alimentação também é regulada e segue exatamente o que a nutricionista do clube recomenda.

A estratégia também evita que os atletas se exponham demais. A pressão e a expectativa dos torcedores já é grande. E a torcida alvinegra costuma pegar no pé de jogadores que abusam das noitadas, principalmente se o time for eliminado da Libertadores na quarta-feira.

“Nesses dias é melhor evitar sair à noite, no máximo vou jantar. Eu sei que se sair a quatro dias do jogo meu desempenho na partida não será prejudicado, mas algumas pessoas podem entender errado”, resumiu o capitão William na última sexta-feira, já revelando cuidados extras no comportamento fora do clube.

O Corinthians treina em dois períodos nesta segunda-feira e trabalha apenas à tarde na terça, véspera do confronto com o Flamengo. Na última atividade, inclusive, Mano Menezes só permitirá o acesso da imprensa quase duas horas depois do início.

Antecipar concentração antes de jogos em São Paulo, que não requer viagem, é uma estratégia bastante usada por Mano. A última vez foi antes do clássico contra o São Paulo, pelo Estadual. O time vinha de derrota por 1 a 0 para o Paulista e vivia seu pior momento na temporada. No ano passado, o recurso também foi utilizado com frequência na reta final da Copa do Brasil e do Paulistão.

Como perdeu por 1 a 0 no Maracanã, o Corinthians precisa vencer o Flamengo por dois gols de diferença para avançar às quartas de final e não enfrentar a disputa de pênaltis, o que acontecerá se devolver o 1 a 0.

Bruno César faz exames médicos pelo Corinthians

Apenas um dia depois de ser vice-campeão do Campeonato Paulista pelo Santo André, o meia Bruno César realizou na manhã desta segunda-feira exames médicos para reforçar a equipe do Corinthians. O jogador deve ir ao Parque São Jorge para assinar contrato ainda nesta tarde.

De acordo com o site oficial do clube de Mano Menezes, mesmo que acerte o vínculo com o Timão hoje, o meia só será apresentado e dará entrevista a partir da quinta-feira.

Com 21 anos, Bruno já atuou nas categorias de base do São Paulo, Palmeiras e Grêmio, mas foi sua boa atuação pelo clube andreense que chamou a atenção da equipe alvinegra.

O próximo duelo do Corinthians será contra o Flamengo, às 21h50 de quarta-feira, no Pacaembu, pela Copa Libertadores. No jogo de ida, os cariocas venceram por 1 a 0.

Ronaldo: foi apenas o primeiro tempo

Apesar de apático, o atacante Ronaldo, do Corinthians, demonstrou tranquilidade ao falar sobre seu desempenho e da equipe na derrota para o Flamengo, no Maracanã, quarta-feira, no jogo de ida da Taça Libertadores da América. O time chegou a São Paulo na tarde de hoje.

"Temos esperança de reverter esse placar. Foi apenas o primeiro tempo de 180 minutos. Temos que treinar muito. Não tem mistério", disse Ronaldo, que não ficou chateado com as vaias da torcida do Flamengo. "É natural. Tenho que me preocupar somente com meu trabalho".

Para seguir na Libertadores, o Corinthians precisa vencer por dois gols de diferença na partida de volta, na próxima quarta-feira, no Pacaembu.

Corinthians disfarça preocupação com segurança

Os jogadores do Corinthians não gostam de imaginar a reação da torcida em caso de derrota para o Flamengo, na quarta-feira, no Pacaembu. Costumam coçar a cabeça, olhar para o lado e desconversar quando abordam o assunto. A ordem é pensar positivo, na classificação à próxima fase da Copa Libertadores da América.

De qualquer forma, ninguém consegue esconder que existe preocupação com a violência. O temor é de que a frustração por mais um possível fracasso no torneio continental revolte os torcedores no Pacaembu - como aconteceu em 2006, com a invasão de campo após derrota para o River Plate.

"Eu me lembro bem desse jogo, da repercussão ruim", disse o lateral direito Alessandro. "Quem está no futebol há mais tempo sabe que o torcedor é movido pela paixão. Ele abre mão de tudo, do trabalho e da família, para ver o seu time. A gente entende essa importância do futebol, mas tudo tem um limite. Violência não dá. Que a torcida tenha calma e paciência para lidar com os momentos mais delicados", pediu.

O goleiro Felipe também tentou disfarçar, mas admitiu que fica receoso ao lembrar da derrota do Corinthians para o River Plate. O jogador já teve a experiência de saltar no meio de torcedores organizados em um momento de alegria: foi despido pelo público quando comemorava o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro.

"Contra o River, a torcida tentou invadir o campo. É uma situação complicada para todo mundo. Mas não quero nem pensar nisso agora", afirmou Felipe, seguindo o raciocínio de Alessandro. "Não vamos falar sobre isso. Nesse momento, não estamos preocupados em como sair do estádio nem em ter mais seguranças do nosso lado. Vamos deixar tudo isso de lado para o time não entrar em campo derrotado na quarta-feira", argumentou o lateral direito.

Por enquanto, o clima entre os torcedores também é de otimismo. Mais de 3.000 pessoas foram ao Parque São Jorge para incentivar o time no sábado. Também exigiram raça. "Esse pedido é o nosso desejo. As faixas por dedicação sempre estiveram entre os torcedores, pois eles querem que a gente corresponda", minimizou Alessandro.

Antes e durante a partida contra o Flamengo, o Corinthians receberá mais apoio. As torcidas organizadas do clube paulista se uniram para fazer barulho e pressionar o time carioca. "Eles vão apoiar o tempo todo. Serão o nosso 12 jogador. Dessa maneira, vamos comemorar juntos no final", sorriu Felipe. "O estádio estará cheio para nos ajudar. A gente quer sair do Pacaembu bem, nos braços do torcedor", esperançou-se Alessandro.

Indisciplina de Adriano não anima Felipe: ‘Só nos beneficiaria se faltasse ao jogo’

Para goleiro do Corinthians, ausências do atacante do Fla nos treinos não ajudam em nada. Já se ele resolvesse não aparecer no Pacaembu...

Carlos Augusto Ferrari e Leandro Canônico São Paulo

Adriano já faltou a 12 treinos do Fla em 2010

A relação conturbada de Adriano com diretoria e comissão técnica do Flamengo, por conta das 12 faltas em treinos na temporada, poderia ser um motivo de alegria para o Corinthians, adversário do clube carioca nas oitavas de final da Libertadores. Mas para o goleiro Felipe, o atacante se ausentar de treinos não ajuda em nada o Timão.

- Só iria nos beneficiar se o Adriano faltasse ao jogo de quarta-feira. Da ausência dele no treinamento não tem nem como dar palpite. Nós não sabemos o que aconteceu, se ele foi liberado ou não, se teve algum problema – declarou o camisa 1 do Alvinegro.

No caso da falta do último sábado, diretoria e comissão técnica do Fla não foram informadas. Até por isso o jogador terá o dia descontado em sua folha de pagamento. Mas independentemente dos problemas do Imperador na Gávea, somente a presença dele em campo quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu, é motivo de preocupação para defesa rival.

Felipe gostaria que Adriano faltasse ao jogo

- O Adriano é perigo a todo instante. Ele protege bem, finaliza e cabeceia bem. É um atacante quase completo e um espaço que dermos a ele pode definir o jogo. O Vagner Love também é perigoso, mas como o Adriano a atenção é redobrada – analisou Felipe.

Na primeira partida das oitavas de final entre as duas equipes, quarta-feira passada, no estádio do Maracanã, foi o Imperador quem definiu o placar. Com um gol de pênalti, o atacante deu a vitória por 1 a 0 ao Rubro-Negro.

Assim, para avançar às quartas de final da competição sul-americana, o Fla joga pelo empate. Ou então, se marcar um gol, pode perder por um tento de diferença. O Corinthians, por sua vez, tem de vencer por dois gols de diferença ou então fazer 1 a 0 e levar a decisão para a disputa nas penalidades máximas.

Torcida do Timão levará 40 mil apitos ao Pacaembu na 'decisão' contra o Flamengo

Organizadas se unem em festa na tentativa de empurrar o Timão à vaga

Carlos Augusto Ferrari e Leandro Canônico São Paulo

Torcida do Corinthians faz fila para comprar ingressos do jogo contra o Flamengo

Os jogadores do Flamengo podem preparar os ouvidos para a partida contra o Corinthians, nesta quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu, valendo vaga nas quartas de final da Taça Libertadores. A torcida alvinegra levará nada menos que 40 mil apitos ao estádio para fazer muito barulho na tentativa de atrapalhar o adversário.

O gesto faz parte de uma união elaborada entre todas as torcidas organizadas. As baterias estarão em sincronia no setor amarelo da arquibancada para que as mesmas músicas sejam cantadas durante todo o duelo. Serão distribuídos 15 mil panfletos com as letras dos cânticos escolhidos para o duelo.

As organizadas prometem também um espetáculo com as bandeiras. Todas elas serão abertas ao mesmo tempo, além de outras cem faixas para cobrir verticalmente a arquibancada. Mais 30 mil bexigas vão ser distribuídas no local.

A torcida do Corinthians promete lotar o Pacaembu. Já foram comercializados 32.400 mil dos pouco mais de 36 mil colocados à disposição. Restam entradas apenas para numerada descoberta (R$ 350). Nesta segunda-feira, esgotaram os bilhetes para cadeira especial laranja.

De volta, Felipe dá recado: ‘Agora não tem mais desculpa. Temos de ganhar do Fla’

Goleiro lembra dois episódios que o incomodaram na história do confronto com o Rubro-Negro e mostrou confiança para quarta-feira, no Pacaembu

Carlos Augusto Ferrari e Leandro Canônico São Paulo

Felipe durante trabalho na piscina do Timão

Se o Corinthians eliminar o Flamengo nesta quarta-feira, nas oitavas de final da Taça Libertadores da América, o feito terá um gosto especial para Felipe. Embora seja torcedor do clube carioca, o goleiro alvinegro tem más lembranças dos duelos com o time da Gávea. Em especial dois deles, um em 2007 e outro no ano passado.

Em 2007, o Timão perdeu para o Fla na reta final do Campeonato Brasileiro, no Maracanã, e se complicou na luta contra o rebaixamento. Mais tarde, no dia 2 de dezembro, no empate por 1 a 1 com o Grêmio, a tragédia foi confirmada. A lembrança do ano passado não é tão traumática, mas incomoda ao camisa 1.

Na penúltima rodada do Nacional de 2009, Corinthians e Flamengo duelaram em Campinas. Naquela oportunidade, com a vitória sobre o Timão, o Rubro-Negro assumiu a liderança e ficou a um triunfo do hexacampeonato. Assim, deixou para trás o São Paulo. Por esse motivo, houve comentários de que o Alvinegro tinha facilitado.

- Agora não tem mais desculpa. Nós temos de ganhar do Flamengo e avançar na Libertadores. Eu jamais ganhei deles com a camisa do Corinthians. Em 2007 eles nos complicaram e no ano passado nós perdemos e muita gente falou que tínhamos facilitado o jogo. Vamos ver o que vão falar agora – comentou o goleiro corintiano.

O jejum de vitórias do Corinthians sobre o Flamengo vem bem antes da “era Felipe”. A equipe do Parque São Jorge não vence o rival desde o segundo turno do Campeonato Brasileiro de 2005, conquistado pelo Timão. De lá para cá são sete partidas, com seis vitórias do clube rubro-negro e um empate.

Nesta quarta-feira, o Timão precisa de uma vitória por dois gols de diferença sobre o Rubro-Negro para avançar às quartas de final. Isso porque na semana passada, no Rio de Janeiro, o Alvinegro perdeu por 1 a 0 no Maracanã.

Felipe e Alessandro voltam ao Timão na partida desta quarta contra o Flamengo

Após longo período de recuperação de lesões, jogadores regressam no duelo que decide quem continua vivo na Taça Libertadores da América

Carlos Augusto Ferrari e Leandro Canônico São Paulo

Felipe em entrevista no Corinthians

Com discursos diferentes, Felipe e Alessandro serão as novidades do Corinthians para a partida contra o Flamengo, quarta-feira, às 21h50m, no Pacaembu, pelas oitavas de final da Taça Libertadores. Enquanto o goleiro praticamente se escalou para o decisivo confronto, o lateral-direito preferiu deixar a decisão para o técnico Mano Menezes.


- Se estou aqui (na entrevista coletiva) é porque alguma coisa boa está acontecendo (risos). Estou na relação para o jogo, já fiz os movimentos que estavam me incomodando e estou 100% para tentar ajudar o Corinthians a conquistar a classificação – disse Felipe.

O camisa 1 não atua desde o dia 24 de março, data da derrota por 1 a 0 para o Paulista, na Arena Barueri, pelo Estadual. Ele sofreu uma lesão muscular na coxa direita e não conseguiu se recuperar rapidamente por conta de um coágulo no local machucado. Neste período, foi substituído por Rafael Santos e, depois, por Julio Cesar.

- Eu não queria ficar fora de um jogo dessa grandeza. Gosto de momentos assim. E tenho certeza que temos condições de fazer o resultado – acrescentou.

Já Alessandro preferiu adotar certa cautela sobre a possibilidade de pegar a vaga. Ele não joga em duelos oficiais desde 7 de março, contra o São Caetano, também em Barueri - no último domingo, enfrentou o Botafogo, em amistoso, no Engenhão. O jogador sofreu uma lesão muscular na coxa direita e, quando se recuperava, teve um problema no joelho direito e precisou de mais tempo para retornar.

- Melhor aguardar até quarta-feira até o próximo treino. O importante é estar bem. O Moacir vinha jogando muito bem. Vamos esperar. Estou me sentindo muito bem, curado das lesões e pronto para esse jogo – disse o lateral.

Estas, aliás, devem ser as únicas alterações feitas pelo técnico Mano Menezes.

Após a derrota no Maracanã, o treinador admitiu que a equipe necessitava de mais poder de criação, mas não pretende fazer mudanças na escalação. Nos treinamentos da semana passada, manteve apenas Danilo na armação, com Ronaldo e Dentinho no ataque, reforçando a marcação sobre os defensores adversários.

Torcida do Corinthians se une para pressionar o Flamengo

A mobilização de torcedores do Corinthians para ajudar a equipe a reverter o placar adverso contra o Flamengo, pelas oitavas de final da Copa Libertadores da América, não irá se resumir à presença de mais de 3 mil pessoas no treinamento do último sábado. Também haverá pressão organizada na quarta-feira, no Pacaembu.

As uniformizadas do clube se uniram para tentar atrapalhar o clube carioca em São Paulo. Cerca de 40.000 apitos (além de bexigas e bandeiras) serão distribuídos no Pacaembu, para ajudar a "marcar" a troca de passes do Flamengo.

Até os torcedores posicionados nas cadeiras laranja, na numerada descoberta e no tobogã do Pacaembu serão convocados a participar do apoio ao Corinthians. Panfletos com letras das músicas cantadas pelas organizadas serão entregues a todo o público corintiano.

Uma prática abolida nos últimos anos pela torcida do Corinthians também será adotada: gritar o nome dos jogadores antes da partida. As baterias das organizadas irão se concentrar na arquibancada amarela, juntas, para contribuir com o barulho da cantoria.

Já foram vendidos mais de 32.000 ingressos para o confronto entre Corinthians e Flamengo. Restam apenas entradas para a numerada do Pacaembu. A expectativa da diretoria corintiana é de esgotar toda a carga disponível ainda nesta segunda-feira.

Após vice paulista, Bruno César chega ao Corinthians

Depois de ótimas atuações pelo Santo André, meia faz exames para reforçar equipe de Mano Menezes

03 de maio de 2010 | 13h 13

O Corinthians foi rápido para acertar com Bruno César. Apenas um dia após ser vice-campeão Paulista com o Santo André, o meia de 21 anos já realizou exames médicos na manhã desta segunda-feira e deve ser confirmado como reforço da equipe de Mano Menezes ainda nesta tarde. Sua apresentação oficial deve ocorrer a partir de quinta-feira.

Depois de passar por São Paulo, Palmeiras e Grêmio nas categorias de base, Bruno César foi um dos principais destaques na surpreendente campanha do Santo André no Paulistão deste ano. Nas duas finais contra o Santos, por exemplo, anotou um gol na derrota por 3 a 2 e participou dos três gols neste domingo, na vitória por 3 a 2.

As boas atuações chamaram a atenção de alguns clubes de São Paulo, como o próprio Palmeiras. O meia, no entanto, sempre deixou clara a sua preferência pelo Corinthians.

Bruno César chega para possivelmente solucionar o problema na armação, setor carente desde a saída de Douglas no ano passado. Tcheco e Defederico, contratados para a posição, ainda não convenceram. Assim, o único meia a iniciar os últimos confrontos como titular foi Danilo.

Arquivo do blog

fotos das musas do futebol

Orkut

Orkut
Comunidade: Musas e Gatas do Futebol

Gatas do Paulistão 2010

Wanessa Mattos - Sport

Wanessa Mattos - Sport
Campeã 2009 Download

Escudos

Escudo atual (com as estrelas)

Escudo atual (com as estrelas)
Em 1990, foi adicionada uma estrela pela conquista do Campeonato Brasileiro. O mesmo ocorreu em 1998 e 1999. No ano 2000, com a conquista do Mundial da FIFA, foi adicionada mais uma estrela, maior e com contorno prateado. A mais recente estrela veio em 2005, com a conquista do Campeonato Brasileiro.

Escudo atual (sem as estrelas)

Escudo atual
Com o passar dos anos, o escudo foi se refinando. A bandeira central ganhou movimento bem como foi redesenhada para respeitar a bandeira oficial do Estado. A bóia, em volta do círculo, foi disfarçada e amarras foram colocadas para completar o escudo.

6° Escudo - 1940 aos dias atuais

1940 aos dias atuais
Surgem a âncora e os dois remos vermelhos, que se referem aos esportes náuticos praticados no clube. Arte-final realizada pelo pintor Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador.

5° Escudo - 1919/1940

1919 - 1940
O distintivo já se aproxima das características atuais: um círculo negro, com a nome completo do clube e a data de fundação. No centro, a bandeira paulista sem o rigor das 13 listras.

4° Escudo - 1916/1919

1916 - 1919
O escudo ganhou o formato redondo que seguiria com o time até os dias de hoje.

3° Escudo - 1914/1916

1914 - 1916
A disposição das letras continuou a mesma, apenas mudando a moldura.

2° Escudo - 1914

1914
As letras são postas em uma moldura e é acrescentado a letra S. O C passa a valer para Club e Corinthians.

1° Escudo - 1913/1914

1913 - 1914
Desde a sua fundação até o ano de 1913, as camisas do Timão não tinham distintivo. O primeiro teve que ser feito às pressas, para a disputa da vaga na Liga Paulista. Tinha apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista, sobrepostas. Permaneceu até 1914, nos dois jogos contra o Torino.


Curiosidades Gerais

Os 10 Mandamentos Corinthianos

1º Todos os times têm uma torcida. O Corinthians é uma torcida que têm um time.
2º O maior defeito da cidade de São Paulo é não se chamar Corinthians.
3º O que importa não é vencer, e sim torcer para o Corinthians.
4º A torcida do Corinthians vai ver o time jogar, e não apenas ganhar.
5º Corinthiano fanático é redundante. Ser Corinthiano já significa ser fanático.
6º O Corinthians é mais que um time de futebol. É uma religião.
7º Quando o Corinthians perde, a alma do mundo entristece.
8º Quando o Corinthians perde, a culpa é do juiz.
9º Com ou sem razão, o Corinthiano tem sempre a razão.
10º Acima do Corinthians, só Deus, que também é fiel, ou seja, é Corinthiano

Jogadores que mais defenderam o Manto Sagrado

  1. Wladmir - 806
  2. Luisinho - 606
  3. Ronaldo - 601
  4. Zé Maria - 595
  5. Biro-Biro - 592
  6. Claúdio - 554
  7. Vaguinho - 548
  8. Olavo - 514
  9. Idário - 475
  10. Rivellino - 471
  11. Rafael - 456

Curiosidades Gerais

  • O primeiro título do clube não veio do futebol, e sim do pedestrianismo. Batista Boni, João Collina e André Lepre venceram o troféu Unione Viaggiatori Italiani numa corrida de dez quilômetros no Palestra Itália
  • Jô foi o jogador mais jovem a entrar em campo. Foi na partida Corinthians 1 a 0 Guarani, em 19 de julho de 2003. À época Jô tinha 16 anos, 3 meses e 26 dias.
  • A primeira bola utilizada pelo clube custou seis mil réis. Ela foi comprada pelo tesoureiro João da Silva numa loja da rua São Caetano, em São Paulo.
  • A primeira partida internacional do Timão foi contra o Torino, em 1914. Os italianos venceram por 3 a 0.
  • O número de torcedores do clube é superior ao dobro da população de Portugal.
  • Foi fundado no mesmo dia que o Esporte Clube Noroeste, de Bauru.
  • No dia 18 de agosto de 1940, o Corinthians enfrentava o Palmeiras, seu maior rival, no Parque São Jorge, então um torcedor do Palmeiras levou para a arquibancada um galo verde simbolizando o seu time. O Corinthians venceu o jogo por 2 a 0 e no final do jogo, os torcedores corintianos pegaram e depenaram o galo todo. Até hoje existe uma pena desse galo no memorial do clube, o episódio ficou conhecido como "A pena do galo verde".
  • Uma das lendas mais conhecidas do Corínthians é a suposta maldição lançada por Pelé: O time fora o campeão paulista do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954. O menino Pelé foi apresentado, logo em seguida ao time e recusado. Jurou que enquanto jogasse futebol, o Corínthians não seria campeão paulista. 23 anos depois, em 1977, Pelé abandonou definitivamente os gramados e o Corínthians naquele ano voltou a ser campeão paulista.
  • No Campeonato Brasileiro de 1999, o Corinthians liderou a competição do início ao fim.
  • O escudo oficial do Corinthians foi criado pelo artista Francisco Rebolo, ex-futebolista.
  • De acordo com pesquisa realizada pela agência publicitária Y&R e publicada pelo jornal Gazeta Mercantil, o Corinthians possui a marca de futebol mais estimada do país.
  • Em 2000 o deputado estadual paulista Afanásio Jazadji (PFL) submeteu o projeto de lei nº160 com o objetivo de declarar o Corinthians patrimônio cultural, social e esportivo do estado.
  • Em 2006, quando o atual governador de São Paulo, José Serra(Palmeirense) , assumiu a prefeitura de São Paulo, criou o Dia do Corinthians, em homenagem ao clube paulista, no dia de sua fundação, 1º de setembro.
  • Em 2008 o Corinthians bateu quase todos os recordes da Série B do Campeonato Brasileiro.
  • Em 2008, pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que o Timão tem a maior torcida do Estado do Paraná, a frente inclusive de Atlético e Coritiba, que são os dois maiores clubes do estado.

Maiores públicos do Corinthians

  • Jogos em São Paulo
http://danielpurch.zip.net/images/1977.jpg

http://img88.imageshack.us/img88/387/1977oi4.jpg
  1. Corinthians 1 x 2 Ponte Preta, 146.082, 9 de outubro de 1977
  2. Corinthians 0 x 1 Palmeiras, 120.522, 22 de dezembro de 1974
  3. Corinthians 1 x 0 Santos, 120.000, 26 de novembro de 1978
  4. Corinthians 4 x 0 Santos, 117.676, 29 de maio de 1977
  5. Corinthians 2 x 3 São Paulo, 117.061, 5 de dezembro de 1982
  6. Corinthians 1 x 1 Santos, 116.881, 20 de março de 1977
  7. Corinthians 4 x 1 Flamengo (RJ), 115.002, 6 de maio de 1984
  8. Corinthians 2 x 1 Internacional (RS), 113.286, 21 de novembro de 1976
  9. Corinthians 1 x 1 Santos, 111.103, 20 de agosto de 1978
  10. Corinthians 0 x 0 São Paulo, 109.464, 30 de agosto de 1987

Maiores Goleadas

  • Corinthians 12 a 2 Internacional (São Paulo), 23 de outubro de 1921 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 0 Santos, 11 de julho de 1920 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 2 Atlético Mineiro, 12 de outubro de 1929 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Portuguesa, 2 de janeiro de 1927 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sírio, 21 de maio de 1933 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sel. Halmstad/Hamlia (Suécia), 8 de junho de 1952 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Tiradentes, 9 de fevereiro de 1983 pelo Campeonato Brasileiro;
  • Corinthians 9 a 0 Portuguesa-Mackenzie, 25 de junho de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 5 de novembro de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 6 de maio de 1923 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Jabaquara, 21 de março de 1943 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 1 Flamengo-PI, 2 de maio de 2001 pela Copa do Brasil;
  • Corinthians 8 a 2 Guarani, 23 de março de 1997 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 2 Cerro Porteño (Paraguai), março de 1999 pela Libertadores da América;
  • Corinthians 7 a 1 Santos, 6 de novembro de 2005 pelo Campeonato Brasileiro.
  • Corinthians 7 x 2 CR Flamengo, 25 de Fevereiro de 1961 Amistoso
  • Corinthians 6 x 0 CR Flamengo, 3 de Março de 1953 pelo Torneio Rio-São Paulo
  • Corinthians 6 x 0 Barras PI, 13 de Fevereiro de 2008 pela Copa do Brasil
  • Corinthians 6 a 1 União São João, 5 de março de 2005 pelo Campeonato Paulista
  • Clube Atlético Paranaense 2 x 6 Corinthians, 22 de Abril de 1997 pela Copa do Brasil Quartas de Final
  • Corinthians 6 a 2 Americano (Rio de Janeiro), 20 de fevereiro de 2002 pela Copa do Brasil.
  • Corinthans 5 a 1 Estudiantes de la Plata (Argentina), 17 de janeiro de 2009, em um amistoso.

Bolas Históricas

Bolas Históricas
















Pena do Galo Verde


PENA DO GALO VERDE Em 1940, no Parque São Jorge, defrontavam-se Corinthians e S. E. Palmeiras, um torcedor do clube alvi-verde admitindo a Invencibilidade do seu time, levou para campo, um galo, pintado de verde, para soltá-lo, no final do jogo, na hipótese de urna vitória de seu clube, procurando gozar os corinthianos. O Parque São Jorge estava super lotado nesse dia. Alguns corinthianos perceberam a ave oculta sob o paletó do Palestrino, no final da partida, como o Corinthians fosse o vencedor pelo placar de 2 x O, gols de Teléco, os alvi-negros investiram sobre o ‘homem do galo”. E foi só pena que VOOU pelo Estádio Alfredo Schiirig. Nesse dia não houve um corinthiano que não saísse do Parque S. Jorge com uma pena do Respectivo galo. Essa partida foi realizada dia 18 de Agosto de 1940.

momentos marcantes

Primeiro Time Campeão Paulista em 1914: Fúlvio, Casemiro do Amaral e Casemiro Gonzalez; Polícia, Biano e César; Aristides, Peres, Amílcar, Dias e Neco.

Estádio do Morumbi, durante São Paulo x Corinthians, em março de 2008.

Estádio Prudentão, durante Corinthians x Palmeiras, março de 2009.

Corintianos estendem a bandeira demonstrando paixão pelo Corinthians.

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (vista interna).

Entrada do Memorial do clube


Capela de São Jorge, localizada na sede do clube


Campo do terrão foi "aposentado" em 2009.

CT do Parque Ecológico

Ginásio do Corinthians

O uniforme roxo foi uma das ações da diretoria para lucrar com a marca do clube

Megaloja Poderoso Timão, localizada no Parque São Jorge


O presidente Lula com Ronaldo, garoto-propaganda do Corinthians, em 2009. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Equipe de futebol americano, chamado de Corinthians Streamrollers.

Oscar já foi jogador de basquete do Corinthians na década de 1990.

Presidente Lula recepciona a equipe do Corinthians, campeã da Copa do Brasil de 2009.

Time campeão brasileiro de 2005 na época da parceria com a MSI.