Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Álbum de fotos - Corinthians comemora dez anos de seu título mundial

Separados na primeira fase, Corinthians e Vasco enfrentaram Real Madrid e Manchester United, entre outros clubes, para chegarem à decisão.

Getty Images

O Corinthians foi convidado como campeão nacional do país sede, enquanto o Vasco garantiu sua vaga como vencedor da Copa Libertadores de 1998. Na decisão, os times reuniram estrelas como Marcelinho, Rincón, Edílson, Luizão, Juninho Pernambucano, Edmundo e Romário no Maracanã.

Getty Images

Parceiros de Palmeiras na primeira metade dos anos 1990, Edmundo e Rincón foram duas das figuras mais importantes da decisão. O vascaíno tornaria-se o vilão da noite após 120 minutos.

Getty Images

Antes de a bola rolar, o pôster que ficaria eternizado no Parque São Jorge. Dida, Kléber, Fábio Luciano, Vampeta, Rincón e Adílson; Luizão, Índio, Ricardinho, Marcelinho e Edílson.

Getty Images

A despeito da escalação estelar, o Corinthians usou seu banco de reservas para evitar o cansaço dos titulares. As mudanças promovidas por Osvaldo de Oliveira colocaram, por exemplo, Gilmar Fubá na lista dos campeões mundiais.

Getty Images

Em um jogo tenso e muito disputado fisicamente, Vasco e Corinthians pouco fizeram para tirar o 0 a 0 do placar.

Getty Images

Depois de 30 minutos de prorrogação, o jogo foi para os pênaltis, e se manteve disputado. Gilberto perdeu para o Vasco e Marcelinho para o Corinthians. Na cobrança derradeira, o capitão Edmundo mandou a bola por cima do gol de Dida. O Corinthians era campeão mundial.

Getty Images

A festa no gramado, como não poderia deixar de ser, foi imediata. O resultado colocava o Timão no seleto grupo dos brasileiros campeões mundiais, que à época contava com Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo.

Getty Images

Aqueles jogadores ficariam eternizados. O Mundial de 2000 coroou uma geração que começou a ser formada em 1998, ainda sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.

Getty Images

De 1998 a 2000, o elenco que teve estrelas como Dida, Gamarra, Kléber, Vampeta, Rincón, Marcelinho Carioca, Ricardinho, Luizão e Edílson conquistou dois Campeonatos Brasileiros e um Paulista.

Getty Images

Infelizmente, para os corintianos, a era de domínio acabou meses depois, com a segunda eliminação para o Palmeiras na Copa Libertadores, torneio que foi a pedra no sapato do Alvinegro.

Getty Images

No ano do centenário, com um elenco totalmente diferente, o Corinthians volta a sonhar com o domínio da América. Figura comum aos dois momentos, Marcelinho Carioca deve ser o padrinho de Ronaldo, Roberto Carlos e companhia na busca pelo título inédito.

Brincadeira que pode ser útil: estrelas do Timão abusam nas cobranças de pênalti

Ronaldo e Roberto Carlos, acompanhados de Jorge Henrique, fizeram inúmeras cobranças. Na quarta, contra o Fla, a equipe pode precisar

Carlos Augusto Ferrari e Leandro Canônico São Paulo

Como de costume, Ronaldo e Roberto Carlos, dessa vez reforçados por Jorge Henrique, ficaram batendo pênaltis após o treinamento do Corinthians nesta sexta-feira, no Parque São Jorge. É uma brincadeira que eles têm com os goleiros alvinegros, mas que pode ser muito útil na próxima quarta-feira, na Taça Libertadores da América.

Após perder por 1 a 0 para o Flamengo, no Maracanã, na partida de ida das oitavas de final, agora o Timão recebe o clube carioca no Pacaembu. Para ir às quartas de final, a equipe alvinegro precisa vencer por dois gols de diferença. Mas se devolver o triunfo por 1 a 0, a decisão da vaga será nas cobranças de penalidades máximas.

Leandro Canônico/GLOBOESPORTE.COM

Ronaldo costuma ser o melhor na brincadeira com os goleiros do Corinthians após os treinos

Na brincadeira desta tarde, teve paradinha de Ronaldo, bomba de Roberto Carlos e chute “na rua” de Jorge Henrique. Até o dia do jogo, o técnico Mano Menezes deve colocar mais jogadores para treinar, dessa vez mais seriamente, as cobranças de pênalti. Muito embora ele não queira passar por essa emoção na partida.

- Eu já tenho 47 anos e não posso acelerar muito o meu coração com isso. Mas é claro que se esse for o destino nós vamos estar preparados – disse Mano, na última quarta.

Para a segunda partida contra o Flamengo, o técnico Mano Menezes ainda não sabe se poderá contar com o retorno de Felipe, recuperado de um coágulo na perna direita. Na lateral direita, ele estuda a saída de Moacir para entrada de Alessandro.

Leandro Canônico/GLOBOESPORTE.COM

Roberto Carlos chega a assustar aos goleiros com a força do seu chute nas penalidades

Ronaldo, Zidane e Beckham são as surpresas em clipe do hino do Mundial

Além de cantar na cerimônia de abertura do torneio, a colombiana Shakira também estrela a música ‘Waka Waka (This Time For Africa)’

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Beckham, lesionado, e Ronaldo, praticamente fora, são as surpresas em clipe da Copa

A ligação de Ronaldo, Zidane e Beckham com a Copa do Mundo é inegável. Mas os três astros do futebol, fora do Mundial da África do Sul – o Fenômeno tem remotas chances com Dunga –, são algumas das estrelas presentes no clipe oficial do hino da competição.

BLOG BRASIL MUNDIAL FC: veja o clipe oficial do hino da Copa do Mundo

Estrelado por Shakira, o clipe de “Waka Waka (This Time For África)” foi divulgado pela Fifa em seu canal no YouTube. A cantora colombiana está confirmada na cerimônia de abertura da Copa, no dia 10 de junho. Além de Ronaldo, Zidane e Beckham, Fred, Roberto Carlos e o tcheco Nedved, já aposentado, também aparecem no vídeo.

Corinthians

Peso e amor da torcida por Ronaldo mudam em um ano

Em maio de2009, Fenômeno estava em forma e marcando; agora, peso e fase são outras

Em maio de 2009 Ronaldo era venerado no Corinthians e respeitado fora dele. Em forma e com a técnica de sempre, o atacante foi decisivo para o Timão vencer o Paulistão naquele mês. Elogiado, o Fenômeno passou a ter o nome pedido na seleção.

Mas a boa fase de Ronaldo no Corinthians não durou muito. O atacante terminou o ano visivelmente mais gordo e com a promessa de entrar em forma para o ano do centenário. Mas 2010 veio e o maior artilheiro de Copas do Mundo não conseguiu repetir o bom começo de ano que teve em 2009. O mês de maio vai ter início com Ronaldo sendo contestado. O Fenômeno marcou apenas cinco gols neste ano e está sem ritmo de jogo.

Veja duas fotos de Ronaldo em maio de 2009 e em abril deste ano. Clique na barra para mexer na imagem:



Em maio do ano passado, Ronaldo foi ao programa GNT e afirmou que precisava perder mais três quilos.

- Perdendo esses três quilos eu fico 100%.

O atacante não conseguiu perder os tais três quilos. Pelo contrário, ganhou mais peso. Iniciou o ano com a promessa de que faria um trabalho para entrar em forma até a Libertadores. A competição começou, mas Ronaldo ainda está longe da meta.

O lateral Roberto Carlos saiu em defesa do atacante no começo da semana.

- O Ronaldo voltou a se cuidar, fechou a boca e treinou forte. Está muito motivado para o jogo [contra o Flamengo].

Fiel organiza 'invasão' para apoiar Timão

Torcedores do Timão prometem comparecer em peso no Parque São Jorge na manhã deste sábado. Eles querem um rendimento melhor da equipe

Carlos Augusto Ferrari e Leandro Canônico São Paulo

Torcida do Corinthians na chegada ao Maracanã, na última quarta-feira, no Rio de Janeiro

A principal torcida organizada do Corinthians está convocando todos os seus sócios e também as outras organizadas para comparecerem ao treinamento da equipe na manhã deste sábado, no Parque São Jorge. A intenção, além de apoiar para o duelo de quarta-feira, contra o Flamengo, pela Libertadores, é cobrar melhor futebol.

- Vamos salientar aos jogadores e comissão técnica que eles continuam tendo nosso apoio, pois este é, e continua sendo, nosso objetivo desde o começo da temporada. Mas devemos e vamos salientar que o time pode render muito mais do que atualmente, isso é perceptível aos olhos de todos – diz o comunicado da torcida.

Aos sábados, a comissão técnica do Corinthians costuma liberar a entrada de torcedores para acompanhar o treinamento. Normalmente, a frequência é de 200 a 500 torcedores, aumentando às vésperas de jogos decisivos. A ideia para este fim de semana é aumentar muito mais esse número.

Depois de perder por 1 a 0 do Flamengo no Maracanã, pelas oitavas de final da competição sul-americana, o Corinthians precisa vencer por dois ou mais gols de diferença para avançar às quartas de final. Se devolver o placar de 1 a 0 ao time carioca, a vaga será decidida nos pênaltis.

Alessandro treina entre os titulares e deve ser
a novidade do Corinthians na quarta-feira

O lateral-direito está recuperado de contusão e pode entrar no lugar de Moacir

O lateral-direito Alessandro poderá ser a novidade da escalação do Corinthians para a partida contra o Flamengo, quarta-feira (5), no Pacaembu. O jogador treinou entre os titulares na movimentação comandada por Mano Menezes na tarde desta sexta-feira (30), no Parque São Jorge. Não houve nenhuma outra mudança na equipe.
Alessandro está recuperado de contusões na coxa e no joelho direitos. Não participou da derrota para o Flamengo, no Maracanã, porque estava sem ritmo de jogo. Seu concorrente Moacir cometeu o pênalti que colocou o rival em vantagem nas oitavas de final da Copa Libertadores.
Já o goleiro Felipe não se juntou ao restante do time no treinamento tático. O jogador ainda se recupera de lesão na coxa direita e deverá ceder novamente espaço para o reserva Julio Cesar na partida de volta contra o Flamengo.
Os titulares do Corinthians treinaram com a seguinte formação: Julio Cesar; Alessandro, Chicão, William e Roberto Carlos; Ralf, Jucilei, Elias e Danilo; Dentinho e Ronaldo.

Reforço do Timão, volante Ronaldo vai defender o Guarani no retorno à elite

Jogador, contratado do Corinthians-PR, nem se apresenta no Parque São Jorge e já segue para Campinas, onde atuará pelo Bugre na Série A

Carlos Augusto Ferrari São Paulo

Contratado na semana passada da filial do Paraná, o volante Ronaldo sequer pisará no Corinthians. O jogador foi emprestado ao Guarani para a disputa do Campeonato Brasileiro e não será utilizado pelo técnico Mano Menezes no Parque São Jorge.

Ronaldo, de 23 anos, já está treinando com o elenco bugrino e deverá ser apresentado oficialmente nos próximos dias. Ele permanece no clube de Campinas, que retorna à elite do futebol nacional, até o encerramento da temporada 2010.

O jogador foi o segundo reforço do Timão depois do Campeonato Brasileiro. O primeiro, o também volante Paulinho, ex-Bragantino, foi inscrito para disputar a Taça Libertadores a partir das oitavas de final - as outras duas vagas foram preenchidas por Escudero e Boquita.

Na próxima semana, o Corinthians apresentará mais um reforço. Trata-se do meia Bruno César, destaque do Santo André no Campeonato Paulista. O clube aguarda apenas o encerramento do Estadual para anunciar oficialmente a vinda do armador.

Menos decisivo, Ronaldo marca metade dos gols de 2009 em semestre sem brilho

Fenômeno balança as redes só cinco vezes em 15 jogos e sofre com lesão no início do ano, problemas em controlar peso e fim do sonho de ir à Copa

Carlos Augusto Ferrari São Paulo

Ronaldo festeja golaço contra o Santos, que abriu caminho para o título paulista em 2009

Ronaldo passou boa parte da carreira tendo que provar sua capacidade de superar obstáculos. De acabado para o esporte pelas graves lesões nos joelhos, o Fenômeno entrou para a história do futebol ao se reerguer com o título mundial em 2002. Agora, a pouco mais de um ano da aposentadoria, o Fenômeno volta a ser cobrado para manter vivo o sonho corintiano de conquistar a Libertadores. Os números, porém, jogam contra. Com um futebol muito abaixo do esperado e uma condição física deficiente, o camisa 9 alvinegro tem em 2010 um rendimento que preocupa torcida, comissão técnica e diretoria.

A atual temporada começou recheada de boas possibilidades. Ídolo, Ronaldo encarnou o espírito de ser o responsável pela quebra do jejum do Timão na América do Sul. Aliado a isso, o craque contava também com o retorno à seleção brasileira para apagar a má impressão na fracassada campanha na Copa do Mundo de 2006, na Alemanha, mesmo se transformando no maior artilheiro da história do torneio, com 15 gols. Mas, pouco a pouco, o sonho foi se transformando em dúvida.

Dos 26 jogos oficiais realizados pelo Corinthians, Ronaldo participou de apenas 15. Quando esteve em campo, não empolgou. Sempre acima do peso, só conseguiu balançar as redes cinco vezes. No mesmo período em 2009, o Fenômeno já havia feito dez gols, colaborando (e muito) para o Timão avançar nas competições e, mais tarde, chegar aos títulos do Campeonato Paulista e da Copa do Brasil.

Agência/Estado

Roberto cumprimenta Roberto Carlos no Pacaembu: forma física voltou a virar assunto

O poder de decisão do camisa 9, aliás, também caiu drasticamente em 2010. Com seus gols, resolveu apenas a partida contra o Cerro Porteño-PAR (1 a 0), em Assunção, pela terceira rodada da fase de grupos da Libertadores. No mais, só anotou diante de clubes de menor expressão – Mirassol, Ituano e Rio Claro, além de outro sobre os paraguaios.

No ano passado, os números foram diferentes. Logo em seu segundo jogo, evitou a derrota por para o Palmeiras, em Presidente Prudente. Já diante do São Paulo, nas semifinais do Paulistão, fez o gol que selou a classificação ao arrancar como nos velhos tempos e tocar na saída de Bosco. Na decisão, em plena Vila Belmiro, anotou dois golaços que praticamente asseguraram a taça ao Alvinegro.

O Timão 2010 também já consegue sobreviver sem um grande desempenho de sua principal estrela. Com ela em campo, a equipe obteve dez vitórias, três empates e duas derrotas, com 73% de aproveitamento. Na ausência dela, foram sete vitórias, três empates e somente uma derrota, 63% dos pontos.

Lesão, peso e Copa do Mundo no caminho de Ronaldo

Ronaldo caído no gramado do Pacaembu ao sentir lesão na coxa contra o Mirassol

A esperança de novas conquistas e ir à Copa do Mundo sofreu um duro golpe no dia 27 de janeiro, logo no segundo jogo. Ronaldo sofreu uma lesão muscular na coxa direita e ficou afastado por praticamente um mês – regressou apenas em 24 de fevereiro, diante do Racing-URU. Neste período, voltou a ganhar peso e comprometeu o trabalho feito na pré-temporada, em Itu.

A amigos, o craque confidenciou que o tempo perdido com a contusão o desmotivou. Ronaldo contava com o início da temporada para convencer Dunga de que ainda era o melhor nome para vestir a camisa 9 da seleção brasileira e também poder ajudar mais o Corinthians na Libertadores.

- A lesão que o Ronaldo sofreu atrasou um pouco o processo – admitiu,na época, o técnico Mano Menezes.


Para agravar ainda mais a condição, a lesão demorou a ser curada. A cada rodada se criava a expectativa de vê-lo em campo novamente. Quando voltou, Ronaldo esbarrou em outro problema: o peso. Visivelmente acima, perdeu mobilidade, virou presa fácil para os adversários e prejudicou a equipe, sempre habituada a jogar em velocidade.


- O meu peso realmente eu não sei dizer porque essa história me deixa um pouco traumatizado e evito ao máximo subir na balança. Se tivesse me pesado, também não diria porque isso não tem importância nenhuma. (O peso) atrapalha, mas isso é uma discussão muito longa para ser feita. No ano passado, não atrapalhou, né? – rebateu, no início de abril, em entrevista no Parque São Jorge.

Ronaldo vive agora um novo momento para mostrar que é um Fenômeno. Em menos de uma semana, o Corinthians decidirá se o ano do centenário continuará com chances de ser glorioso ou se o grande sonho da torcida será adiado novamente e se o milionário investimento rolará pelo ralo.


- Estou jogando menos e pior que no ano passado, mas a expectativa é melhorar para ser decisivo na Libertadores – disse o Fenômeno, há duas semanas.

está unida com o time
Por Fábio Petrillo

Amigos, gostaria de compatilhar com vocês a carta do amigo Taves da Rádio Coringão (http://blogdotaves.wordpress.com/) . Essa é a pegada para o jogo de quarta. Todos juntos com o mesmo ideal. As torcidas estão unidas e se articulando para pintar o Pacaembu de preto e branco e fazer barulho durante todo o jogo. Se você está indo para o jogo, descanse bem até quarta-feira pois na hora do jogo, queremos o estádio inteiro cantando em uma unica só voz as musicas do timão.

Qual foi a única torcida no mundo que proporcionou o maior deslocamento humano em tempos de paz já registrado na história?

Qual foi a torcida que mais cresceu durante um jejum de títulos de 23 anos?

Qual é a torcida conhecida como FIEL?

Para todas as perguntas acima a resposta é A TORCIDA CORINTHIANA, formada por mais de 33 milhões de torcedores. Não espere que somente as torcidas organizadas devam fazer sua parte, faça também a sua empurrando o coringão durante o jogo inteiro.

Carta aberta aos jogadores (e aos torcedores) do Corinthians.

29/04/2010

Atletas, Comissão Técnica, Diretoria e Nação Corinthiana,

Como dizem por aí, sou apenas mais um louco do bando. No entanto esse “apenas” significa demais pra mim. Nos meus quase 30 anos de idade, o grito de torcida que mais mexeu comigo é o “Corinthians minha vida, minha história, meu amor”. No meu caso, isso vale 100%. Por isso me sinto no direito de escrever essas palavras que vem a seguir.

“Sabe, eu nasci corinthiano, podes crer eu não me engano, já virou obsessão. Desde que eu me entendo por gente coloquei na minha mente, sou fiel, sou coringão. Não adianta vir fazer minha cabeça, aconteça o que aconteça, bato o pé, não abro mão.” – sábia letra de música que em poucas palavras é capaz de resumir um sentimento tão sublime. Sublime e sem limites. Ao ponto de gritarmos em uma única voz que NUNCA VAMOS ABANDONAR nossos guerreiros.

Perdemos a primeira batalha, MAS NÃO VAMOS PERDER A GUERRA. NÃO PODEMOS! É preciso que haja uma união digna de nossa história, de nossa paixão. Que juntos, lutemos por um único ideal. AS QUARTAS DE FINAL.

Felipe, se você retornar, jogue como jogou em 2007. Feche o gol. Lembre-se da sensação que sentiu ao voar na torcida após a vitória contra o Ceará na segunda divisão. Você sabe o que é Corinthians. Não deixe a bola passar em hipótese nenhuma. Volte pra falar na sala de imprensa, novamente com seu filho ao lado, como herói. Pro seu menino saber que seu pai fez história.

Júlio César, se for você, a chance é de ouro. Olhe para trás, veja tudo que passou. Você é muito Corinthians! Mesmo com toda a pressão sua defesa na cabeçada do Adriano nos trouxe vivos para o jogo de volta. Eu confio em você, cara!

Moacir, que boa surpresa você é. Não ligue para o penalti, isso acontece com qualquer um. Você cometeu pois estava lá, brigando o tempo todo. Que potencial você tem, moleque! Sua história sofrida, sua família torcendo por você em Pernambuco. Lembre-se disso a cada dividida, a cada investida no ataque. Você sairá vencedor, podes crer.

Alessandro, você é o representante do espírito guerreiro. Caso você volte precisaremos de você no melhor dos seus momentos. Aquele lateral que marca demais e quando vai ao ataque toca de lado e corre pra receber. E que quando domina faz um sassarico danado na área do adversário. Foram tantas jogadas de gol até hoje não é mesmo? Faça valer seu passado com nosso manto no presente. Pois precisamos de você no futuro da competição.

Chicão, você é o cara! Pra você não preciso dizer nada. Seja o que foi na partida do Maracanã. O que foram aqueles carrinhos? Seguros e raçudos! Quero muito ver você chamando os jogadores pra si, mordendo nosso escudo ao marcar mais um gol. Vai acontecer!

William, ah capitão! Sua calma e serenidade precisam de uma pitadinha de “sangue nos zóio” no próximo jogo. Precisa manter a rapaziada ligada no 220volts o tempo todo. Não tem bola perdida. O time precisa agir como se estivesse perdendo de 1×0 aos 35 do segundo tempo. Na atitude, é claro. Tem que sufocar. Não tem que ter contra-ataque. Não pode deixar. É sufoco, sufoco, sufoco. São os 90 minutos mais importantes da nossa história.

Robertão, aqui na Rádio quando te entrevistei ainda na Turquia eu fui um dos poucos que bancou que você arrebentaria por aqui. Mas juro, não imaginei que você jogasse tanto. Você é um monstro! Mas chegou a hora de esquecer tudo que você ganhou no passado. Champions, Ligas Européias, Copa do Mundo, acabou! Você jogará como se a partida contra o Flamengo fosse a primeira oportunidade de conquista na sua vida. Seus chutes serão potentes como nunca. A marcação a melhor de todos os tempos…

Ralf, no dia que você se apresentou conversei com o Douglas, companheiro de rádio e tivemos a mesma sensação: o cara vai arrebentar! Faça tudo como vem fazendo, com a raça habitual que no final será recompensado.

Jucilei, essa é sua hora. Você é o cara desse meio campo. Corra atrás de todas as bolas. Marque como se fosse o Ralf e apoie como se fosse o Elias. Você é o principal jogador do esquema tático, é o que faz com que ele funcione a perfeição. Precisamos que tenha a dedicação costumeira mas acima de tudo 100% de atenção em todos os momentos.

Elias, é hora de fazer a maior partida da sua passagem pelo Timão. Você tem uma categoria invejável. Um pulmão incansável. Precisamos disso como nunca! Esqueça a Europa, o que já fez por aqui. Vá por mim, o próximo jogo é mais importante do que qualquer coisa que você já tenha feito ou vivido por aqui. Quero o Elias do jogo do Racing, aparecendo a todo momento, se livrando da marcação pelo excesso de movimentação. Lembre dos tempos de várzea, de tudo que você precisou para chegar aqui. Você diz no seu vídeo da nike: “Eu sou assim, eu sou o cara! Sou predestinado!” – Só que treinar adianta meu velho, então treine muito. Rala que rola!

Danilo, você é novo por aqui. Não sei se entendeu bem ainda o que é ser Corinthians… Lembra daquele Corinthians x Palmeiras do começo da temporada? Ali você foi atacante, zagueiro, lateral esquerdo, atacante. Vibrou com o time, com a torcida. É isso que você precisa fazer quarta. É o que queremos. Tire uma vibração e uma energia que talvez não seja nem de sua personalidade. Mas seja, de uma vez por todas, Corinthians.

Dente, você não precisa ouvir nada. Você é do terrão, viveu o rebaixamento, renasceu na subida, é o artilheiro da “era Mano”, fez o gol 10.000 e vive uma fase incrível. Continue igual e marque gols, quantos forem possíveis.

Jorge Henrique, você é nosso São Jorge guerreiro que se entrar em campo vai demonstrar toda sua raça e técnica. A Fiel te respeita e confia demais em você. Temos certeza que na hora que o negócio apertar, você estará lá nos defendendo. Um dos maiores ídolos da torcida corinthiana se chama Basílio e ele fez um gol que entrou pra história. Algo me diz que você será o novo pé de anjo.

Ronaldo, meu velho, o papo agora tem que ser reto. Respeito tudo que você fez no seu passado no futebol, seu potencial comercial e coisa que o valha. Mas Fenômeno, AQUI É CORINTHIANS! Aqui não tem bola perdida, aqui não tem migué. Não tem jogador que não se movimenta, que não disputa todas as bolas. Não adianta aparecer na frente das câmeras porque tem as costas quentes. Eu quero ver você resolvendo no campo. Você tem que COMER GRAMA, arriscar mais, partir mais pra cima. Se é assim que vamos contar com você, com pouca mobilidade, encare cada lance como se fosse o único. Não espere uma segunda chance. Você é o retrato do time, é o homem mais visado. Se seus companheiros percebem que os adversários não te respeitam, que você está pregado lá na frente, isso reflete nos outros dez. NÃO DÁ MAIS. Resolva, ressurja mais uma vez das cinzas.

Mano, sou seu mano. Confio demais no seu trabalho e no seu potencial. Mas acho que você já sabe que quarta-feira não vai dar só na tática e na técnica. Acima de tudo terá que ser coração. Esses caras vão ter que entrar com a faca nos dentes. A torcida vai fazer seu papel. Eles precisam estar pilhados e conscientes. Brigar por todos os lances, com raça e inteligência. Não é pra bater, é pra não deixar jogar. Não é pra ficar com a bola no pé sem saber o que fazer, é pra tocar, girar o campo e abrir os espaços. Você é o cara que vai nos trazer essa Libertadores. Eu sei o quanto você quer a copa. Confio em você!

Nação Corinthiana, quarta a festa tem que ser algo nunca visto. Não podemos parar de gritar com força um segundo sequer. Não dá. Não pode. Exigiremos do time toda a dedicação mas precisamos apoiá-los incondicionalmente o tempo todo. Gritar, gritar, gritar, vaiar o adversário sempre que estiver com a bola. Tem que ser um caldeirão absurdo, algo que o Pacaembu em seus 70 anos de história nunca viveu. Arquibancada, Laranja, Tobogã e Numeradas numa só voz. No grito de Corinthians. Não pode parar. Somos parte fundamental no processo e a vitória também depende de nós. Na apreensão não pode haver silêncio. O grito simplesmente precisa ser mais forte. Vai, Fiel. Cante, empurre e não pare nunca.

Eu farei minha parte, e você?

VAI PRA CIMA DELES!!!

MAIS DO QUE NUNCA, VAI CORINTHIANS!







Aos 21 anos, Bruno César é uma das revelações do Campeonato Paulista de 2010 atuando pelo finalista Santo André. Com sete gols na competição, o meia espera deixar o Ramalhão com o título de campeão e seguir sua carreira em um grande clube. Em entrevista ao site Justicadesportiva.com.br, o jogador confirmou que o sonho de atuar pelo Corinthians está próximo de se tornar realidade, mas, que antes disso, a vontade é de derrotar o badalado Santos e coroar a boa campanha da primeira fase levantando a taça.

JD – Como será entrar em campo para decidir o título e praticamente negociado com outro clube, no seu caso o Corinthians?

Bruno César – “Estou focado 100% na final. Este é o jogo mais importante da minha vida e acredito que seja um dos principais também da história do Santo André. Estou muito feliz por ter chamado atenção de grandes clubes e de ter sido valorizado. Sei que existe o interesse e a proposta do Corinthians, mas ainda não tem nada concretizado. Não quero pensar nisso agora para não me atrapalhar e falei com os meus empresários para conversar disso (de uma negociação) só depois da decisão”.

JD – Mas há informações e notícias de que você vai para o Corinthians logo depois do término do Campeonato Paulista. Você já se vê como corintiano?

Bruno César – “Eu disse recentemente que seria uma honra muito grande jogar por um clube como o Corinthians e não escondo isso. É o sonho de qualquer jogador atuar num time com a torcida que o Corinthians tem e ficarei muito feliz se isso realmente acontecer”.

JD – Nas categorias de base você passou por Palmeiras e São Paulo, e agora tem esta oportunidade de ir para o Corinthians. Afinal, qual é sua preferência?

Bruno César – “É verdade (risos) que passei por Palmeiras e São Paulo quando era mais novo, mas isso não tem tanta importância agora. Não tenho uma preferência e qualquer clube que me contratar sabe que terá um jogador determinado e com muita vontade de vencer”.

JD – E como está a preparação para este segundo jogo da final do Campeonato Paulista contra o Santos?

Bruno César – “Estamos trabalhando duro e confiantes. Sabemos que vai ser difícil, mas temos a consciência de que temos que jogar de igual para igual e que as chances de sermos campeões existem e são reais. Depende apenas da gente”.

JD – O Santo André foi a surpresa do Paulistão e ocupou o lugar dos grandes, como Palmeiras e Corinthians. Para você foi surpresa esta campanha?

Bruno César – “Trabalhamos para chegar aonde chegamos e demos um passo de cada vez. Conseguimos chegar ao G-4 e nos manter lá, o que foi mais difícil, pois ficamos mais visados, e agora estamos na final por méritos”.

JD – Os dois melhores times da fase de classificação chegam a final. Coincidência ou não?

Bruno César – “Deu a lógica no campeonato. O Santos teve a melhor campanha e nós fomos o segundo na primeira fase. Foi um campeonato longo, vencemos 11 de 19 jogos e chegamos até aqui. Deixamos equipes grandes pelo caminho, como Palmeiras, o que nos qualifica para brigarmos por este título”.

JD – E qual o percentual do técnico Sérgio Soares na campanha do Santo André?

Bruno César – “O time tem a cara dele. Ele está bem tranquilo para esta final e já tem nos passado o que devemos fazer em campo. Ele vai armar a equipe da melhor maneira para conseguirmos reverter esta vantagem do Santos e sermos campeões”.

Ronaldo tem pior desempenho entre os centroavantes de 12 clubes grandes

EFE

Ronaldo possui uma média de apenas 0,33 gos por partida na temporada

Ronaldo tem pior desempenho entre os centroavantes de 12 clubes grandes

Do UOL Esporte
Em São Paulo

CENTROAVANTE DOS GRANDES EM 2010

Jogador Clube Média
Adriano Flamengo 0,93
Fred Fluminense 0,93
Kléber Cruzeiro 0,92
Borges Grêmio 0,85
Diego Tardelli Atlético-MG 0,72
Loco Abreu Botafogo 0,72
André Santos 0,69
Alecsandro Internacional 0,57
Washington São Paulo 0,57
Robert Palmeiras 0,54
Dodô Vasco 0,50
Ronaldo Corinthians 0,33

Presente em duas conquistas de Copa do Mundo, maior artilheiro dos mundiais, eleito o melhor jogador do mundo por três vezes e jogador mais caro do futebol brasileiro, o atacante Ronaldo tem a pior média de gols entre os 12 centroavantes dos principais clubes do país na temporada, de acordo com levantamento da Folha de S. Paulo.

Em 15 partidas oficiais na temporada, Ronaldo marcou apenas cinco gols e tem a média de apenas 0,33 por jogo, a pior na lista liderada por Adriano, atacante do oponente corintiano nas oitavas de final da Copa Libertadores da América, o Flamengo. Em 14 partidas oficiais pelo Flamengo, Adriano marcou 13 vezes e está empatado com Fred, do Fluminense.

Entre os piores desempenhos ainda estão o vascaíno Dodô, que tem ficado na reserva durante parte das partidas do Vasco, com 11 gols em 22 jogos e média de 0,50, o palmeirense Robert, que tem a média de 0,54 pelos 14 gols em 26 partidas, e o são-paulino Washington, que marcou 12 vezes em 21 partidas para chegar à média de 0,57.

Os melhores centroavantes da temporada abaixo de Adriano são Kléber, do Cruzeiro, e Borges, do Grêmio, ambos com média acima de 0,80 gol por partida. Em seguida aparecem Diego Tardelli, que marcou 13 gols em 18 jogos pelo Atlético-MG e Loco Abreu, que teve o mesmo desempenho pelo Botafogo.

Enquanto Ronaldo balançou as redes apenas duas vezes na Copa Libertadores da América, o cruzeirense Kléber já soma sete na competição sul-americana. Kléber já marcou 12 gols na temporada em 13 partidas. O jogador com mais gols marcados na lista é André, do Santos, que marcou 18 vezes em 26 partidas.

Corinthians sofre com crise criativa e pode usar 4-3-3 no jogo de volta

  • Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho fizeram sucesso em  2009 e conquistaram dois títulos

    Jorge Henrique, Ronaldo e Dentinho fizeram sucesso em 2009 e conquistaram dois títulos

Mano Menezes achou o time ideal do Corinthians, mas não gostou da armação na derrota por 1 a 0 para o Flamengo na última quarta-feira, no Maracanã. Cobrou mais ousadia e objetividade dos responsáveis pelo setor e deixou no ar uma possibilidade de mudar o esquema tático para o duelo de volta, quando a equipe precisará reverter a vantagem rubro-negra para avançar às quartas de final da Libertadores.

Na manhã desta sexta-feira, Mano já comandará um treino fechado para a imprensa. Começará a buscar soluções táticas para a falta de criatividade da equipe. Uma delas pode ser o retorno do esquema 4-3-3.

“Quanto ao esquema tático, é preciso ter alternativas, o futebol é assim. Nós temos uma alternativa e vamos avaliar o que fazer”, insinuou o treinador, em tom de mistério.

Mano abdicou do 4-3-3 que deu certo na temporada passada devido à saída de Douglas. Ele avalia que Danilo tem características diferentes e por isso o time precisou encontrar uma nova maneira de jogar. Por outro lado, sempre deixou claro que o 4-3-3 é uma opção importante e já conhecida pelo elenco. Quase como um plano B para situações específicas.

E o confronto com o Flamengo apresenta uma dessas situações. Para avançar às quartas de final da Libertadores sem enfrentar a disputa de pênaltis, o Corinthians precisa vencer por dois gols de diferença. Triunfo por 1 a 0 leva para as penalidades. Vitória pela vantagem mínima com gol do Flamengo, empate ou derrota classificam os cariocas.

Diante da necessidade de estufar as redes, o Corinthians também tenta resolver a crise criativa apontada por Mano na última quarta. A falta de ousadia preocupou o comandante alvinegro. Ele espera mais inspiração de seus homens de frente.

“O time precisa ter uma capacidade maior de construção. Nossas jogadas foram previsíveis e isso ajuda o marcador. Talvez tenha faltado uma armação mais objetiva ou o drible para abrir a defesa. Tentamos um pouco, mas faltou repetição e mais insistência”, analisou Mano.

O meio-campo corintiano é formado atualmente por Ralf, Jucilei, Elias e Danilo. Dentinho e Ronaldo compõem o ataque. Em caso de mudança para o 4-3-3, Jucilei é o favorito a deixar a equipe para a entrada de um atacante, embora tenha sido um dos melhores jogadores do Corinthians na derrota no Maracanã. Jorge Henrique e Iarley são os principais candidatos a entrar no time, caso o esquema seja adotado. Certa, apenas, é a necessidade de gols.

'Às escuras', torcedores compram os novos uniformes do Corinthians

O Corinthians não apresentou oficialmente os novos uniformes versão 2010, sequer agendou data de lançamento e mantém em segredo os detalhes da próxima camisa. No entanto, alguns torcedores já reservaram a compra dos novos modelos mesmo sem ter noção do novo visual da camisa alvinegra.

MANTOS DO CORINTHIANS VERSÃO 2010

  • Folha Imagem

    Flagrado na queda do Corinthians para a série B, Diego Bragante comprou o novo uniforme do time

  • Uniforme 3, preto e roxo, será mantido. Clube deve lançar os novos uniformes 1 e 2 no dia 12 de maio

Fanatismo, facilidade na aquisição e certeza de que não haverá risco de sumir o uniforme oficial do Corinthians das lojas são as razões para que corintianos efetuassem a compra “às escuras”.

Os novos uniformes 1 e 2 do Corinthians já estão sendo vendidos pela internet ao custo de R$ 159,90. Corintiano roxo, o psicólogo Diego Bragante adquiriu de uma só vez na pré-venda o kit centenário (R$ 1.319,20), além do uniforme oficial.

Bragante parte do princípio de que não importa as características do futuro uniforme do time; sendo do Corinthians já é motivo de compra, ressalta o torcedor, um dos diversos corintianos flagrados pelas lentes fotográficas assistindo da arquibancada do estádio Olímpico à queda do Corinthians para a série B do Brasileiro, em 2007.

“Eu não quero saber como será o detalhe da manga do novo uniforme. Não quero saber como se o novo uniforme vai ser bem diferente do atual. Eu compro o uniforme do Corinthians mesmo sem ver porque eu quero ter a camisa, seja como for. Todo ano é assim. Já tenho o meu uniforme garantido e não quero saber como vai ser. A paixão pelo Corinthians está acima de tudo”, se orgulha Bragante.

Além dos uniformes oficiais, o Corinthians comercializa o kit centenário, que reúne camisas e acessórios. Ao todo, são oito uniformes, feitos de algodão, que rememoram oito fases marcantes do clube nestes quase 100 anos de fundação. Todas as oito camisas são semelhantes às originais, mas sem os patrocínios.

“Cada mês eu vou receber em casa uma versão de uma camisa do Corinthians de um período importante do clube. Demais isso. Eu coleciono uniformes do Corinthians. Tenho mais de 30. Este kit do centenário é ideal para aqueles que curtem colecionar uniformes”, acrescenta Bragante.

A Nike, fornecedora do material esportivo do clube, não dará pistas do novo manto alvinegro para a sequência da temporada temendo afetar a estratégia de venda. O atual uniforme 3, roxo e preto, em forma de cruz, será mantido até o final da temporada.

A previsão é que a apresentação da nova camisa ocorra no dia 12 de maio. Os compradores somente receberão os novos uniformes após o lançamento oficial dos produtos.

Ronaldo pede apoio da torcida do Corinthians

Ronaldo foi criticado pelos torcedores do Corinthians que foram ao Maracanã na quarta-feira. Sem enfrentar cobranças do público no retorno a São Paulo, o atacante convocou os corintianos a incentivarem o time após a derrota por 1 a 0 para o Flamengo, no primeiro confronto das oitavas de final da Copa Libertadores da América.

"A torcida sempre esteve ao nosso lado e apoiou bastante. Precisamos muito dela nesse momento", afirmou Ronaldo, que já chegou a se desentender com um grupo de torcedores em 2010. Após a derrota para o Paulista, na Arena Barueri, o jogador foi insultado e respondeu com o dedo médio.

Diante do Flamengo, a pressão foi por parte da torcida adversária. Flamenguista declarado, Ronaldo encarou a revolta dos rubro-negros no Maracanã, ainda ressentidos por ele ter assinado contrato com o Corinthians após utilizar a Gávea para se recuperar fisicamente.

Ronaldo não é o único que pediu auxílio dos corintianos. "Será um jogo muito difícil. Tenho certeza de que a torcida irá lotar o Pacaembu para nos empurrar", disse Dentinho, parceiro de ataque do astro. "Queremos que os nossos torcedores compareçam em massa", concordou o volante Ralf.

Segundo o técnico Mano Menezes, os corintianos devem criar o mesmo ambiente hostil que o Corinthians encontrou no Maracanã. Para avançar na Libertadores, sua equipe precisa vencer o Flamengo por dois gols de diferença ou ganhar por 1 a 0 e decidir a vaga nos pênaltis.

Os corintianos que pretendem atender aos apelos dos jogadores poderão comprar ingressos nas bilheterias a partir de domingo. Por enquanto, a carga é comercializada apenas para os cadastrados no programa Fiel Torcedor.

Mancini diz para Tevez deixar o City caso não esteja contente

Técnico do Manchester City se irrita com argentino e fala que, caso não esteja feliz, Carlitos pode deixar o clube

Mancini fala para argentino sair do City caso não  esteja feliz
Mancini fala para argentino sair do City caso não esteja feliz

O argentino, ex-jogador do Corinthians, Carlitos Tevez se envolveu em mais uma polêmica nos últimos dias. O atacante reclamou publicamente dos métodos de treinamento do técnico do Manchester City, Roberto Mancini. Depois de elogiar o argentino por algumas vezes, o treinador se irritou e falou que, caso não esteja feliz, Carlitos pode deixar o City, sem maiores problemas.

"Não só para Tevez, como para todos os jogadores, é melhor que ele saia se estiver infeliz. É melhor para ele, para o Adebayor e para mim também" disse o técnico, ríspido. "Ele ainda tem quatro anos de contrato aqui, mas se quiser, pode ir para outra equipe", completou.

Leia mais notícias de Esportes no Abril.com
Acompanhe o noticiário de Esportes pelo Twitter

Em sua declaração, há duas semanas, Carlitos disse que nenhum jogador gostava dos treinamentos em dois períodos que Mancini estava impondo. O treinador, entretanto, negou o problema. "Treinamos quatro vezes em dois períodos nos últimos cinco meses. Em duas delas, Tevez estava na Argentina e em outra, não treinou. Não sei o porquê das reclamações e da infelicidade dele", afirmou Mancini.

Mesmo depois das alfinetadas, o treinador afirmou que não tem problemas de relacionamento com o argentino. "Eu conversei com ele em particular e não acho que haja um problema. Não preciso falar para vocês o que foi dito, mas o lembrei que ele só treinou em dois períodos uma vez", disse. Ao ser perguntado se Carlitos havia pedido desculpas, o italiano falou: "Não preciso que ele peça perdão. Eu joguei futebol e sei como é a cabeça do jogador. Acredito que ele esteja feliz, pois vem trabalhando muito forte nas últimas duas semanas".

Para Mancini, Tevez está focado nas três últimas partidas do City no Campeonato Inglês. "Eu não acho que ele esteja chateado. Ele deve estar contente. Temos três jogos muito importantes por jogar ainda. É um momento crucial e o jogador tem que deixar tudo no campo", garantiu o treinador. Quem conhece o rapaz de Fuerte Apache sabe que isto não é problema para o argentino.

Má fase de Ronaldo pode atrapalhar plano do PSV no Brasil

A presença de Ronaldo no amistoso entre Ceará e PSV Eindhoven em 6 de maio está condicionada à sequência do Corinthians na Copa Libertadores. Se o time for eliminado pelo Flamengo na quarta-feira, o sonho da organização do evento de contar com o atacante no Estádio Castelão não irá se realizar.

Derrotado por 1 a 0 pelo Flamengo no jogo de ida das oitavas de final, quando o camisa 9 passou em branco mais uma vez na temporada, o Corinthians precisará no Pacaembu de uma vitória por dois gols de diferença para avançar direto à próxima fase do torneio ou devolver o placar e levar aos pênaltis.

"Está muito difícil agora. Inclusive tenho evitado falar com Ronaldo por causa desse momento que o Corinthians está atravessando", disse Paulo Sérgio, ex-atacante do Corinthians e espécie de padrinho do evento. "Temos que esperar a partida de quarta-feira, entendendo também o momento do Ronaldo".

O clube holandês, que teve Ronaldo entre 1994 e 1995, será representado no Brasil por seu elenco principal, terceiro colocado da Eredivise. A delegação chega ao Brasil na terça-feira, um dia antes do primeiro compromisso no país - também faz amistoso em Salvador, contra o Vitória, em 9 de maio.

A intenção da organização e do próprio PSV é homenagear o atacante, que talvez desse o pontapé inicial do jogo. O primeiro contato com o presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, no mês passado, havia sido proveitoso. Uma eventual eliminação na Libertadores, porém, deve alterar o planejamento.

"Vai depender do resultado do jogo (contra o Flamengo). Ele iria a Fortaleza na quinta-feira, faria um bate-volta. Mas, o mais importante é que, se não conseguirmos levá-lo até lá, tentaremos trazer os dirigentes do PSV a São Paulo para darem pelo menos um abraço nele", emenda Paulo Sérgio.

Embora Ronaldo pudesse ser uma estrela a mais no amistoso - que já deverá ter Vampeta e Romário -, os projetos vão além. Só que alguns igualmente podem esbarrar em resultados. Se Ceará e Vitória forem campeões estaduais neste fim de semana, os jogadores receberão as faixas do time holandês.

Grêmio supera campanha do Santos e Corinthians tem o pior ataque de 2010

por Fernando Gavini, blogueiro do ESPN.com.br

A rodada do meio de semana com jogos da Copa do Brasil e da Libertadores fez com que o Santos perdesse o posto de melhor aproveitamento de pontos na temporada com a derrota para o Atlético Mineiro no Mineirão. A melhor campanha de 2010 entre os times que vão disputar a primeira divisão do Campeonato Brasileiro agora é do Grêmio, que conquistou 83,3% dos pontos disputados neste ano contra 81,16% do Botafogo e 80,95% do Peixe.

Em 26 jogos na temporada, o Grêmio venceu 21, empatou dois e perdeu apenas três. O Peixe conseguiu 22 vitórias, dois empates e quatro derrotas até agora.

O Santos continua com o melhor ataque disparado, seguido por Atlético Mineiro e Cruzeiro. O destaque negativo na parte ofensiva é o Corinthians, reflexo do péssimo momento vivido por Ronaldo. O time de Mano Menezes é o que tem a pior média de gols por partida em 2010.

O ataque do Palmeiras, que sofreu para fazer 1 a 0 no Atlético Goianiense nesta quinta, é o segundo pior. A defesa, apesar de não ter sido vazada pelos goianos, continua sendo a mais fraca da Série A. No aproveitamento de pontos, o Verdão só supera o Goiás, que não conseguiu chegar às finais do Estadual, e o Guarani, que quase caiu para a terceira divisão do Campeonato Paulista.

A análise leva em conta apenas os jogos válidos pelos campeonatos estaduais, Copa do Brasil e Libertadores. Não estão computados os resultados de amistosos.

Classificação por aproveitamento de pontos

1. Grêmio 83,33%
2. Botafogo 81,16%
3. Santos 80,95%
4. Flamengo 76%
5. Vitória 73,81%
6. Fluminense 71,01%
7. Atlético-MG 69,7%
8. Avaí 69,05%
9. Internacional 65,48%
10. Corinthians 65,38%
11. Vasco 65,33%
12. Cruzeiro 65,28%
13. Atlético-PR 64,1%
14. Grêmio Prudente 63,49%
15. Atlético-GO 61,73%
16. São Paulo 59,52%
17. Ceará 57,14%
18. Palmeiras 56,41%
19. Goiás 51,28%
20. Guarani 46,67%

Classificação por média de gols marcados

1. Santos 3,46
2. Atlético-MG 2,63
3. Cruzeiro 2,41
4. Atlético-GO 2,33
5. Flamengo 2,32
6. Grêmio 2,30
7. Botafogo 2,21
8. Vitória 2,17
9. Fluminense 2,13
10. Avaí 2,10
11. Atlético-PR 2,00
12. Ceará 1,89
13. São Paulo 1,85
14. Internacional 1,82
15. Goiás 1,769
16. Grêmio Prudente 1,762
17. Vasco 1,72
18. Guarani 1,68
19. Palmeiras 1,61
20. Corinthians 1,57

Classificação por média de gols sofridos

1. Atlético-PR 0,69
2. Vitória 0,75
3. Ceará 0,78
4. Corinthians 0,84
5. Vasco 0,88
6. São Paulo 0,96
7. Grêmio 1,00
8. Fluminense 1,00
9. Internacional 1,03
10. Avaí 1,10
11. Atlético-MG 1,13
12. Cruzeiro 1,16
13. Santos 1,25
14. Flamengo 1,28
15. Atlético-GO 1,29
16. Goiás 1,42
17. Botafogo 1,43
18. Grêmio Prudente 1,47
19. Guarani 1,60
20. Palmeiras 1,69

Arquivo do blog

fotos das musas do futebol

Orkut

Orkut
Comunidade: Musas e Gatas do Futebol

Gatas do Paulistão 2010

Wanessa Mattos - Sport

Wanessa Mattos - Sport
Campeã 2009 Download

Escudos

Escudo atual (com as estrelas)

Escudo atual (com as estrelas)
Em 1990, foi adicionada uma estrela pela conquista do Campeonato Brasileiro. O mesmo ocorreu em 1998 e 1999. No ano 2000, com a conquista do Mundial da FIFA, foi adicionada mais uma estrela, maior e com contorno prateado. A mais recente estrela veio em 2005, com a conquista do Campeonato Brasileiro.

Escudo atual (sem as estrelas)

Escudo atual
Com o passar dos anos, o escudo foi se refinando. A bandeira central ganhou movimento bem como foi redesenhada para respeitar a bandeira oficial do Estado. A bóia, em volta do círculo, foi disfarçada e amarras foram colocadas para completar o escudo.

6° Escudo - 1940 aos dias atuais

1940 aos dias atuais
Surgem a âncora e os dois remos vermelhos, que se referem aos esportes náuticos praticados no clube. Arte-final realizada pelo pintor Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador.

5° Escudo - 1919/1940

1919 - 1940
O distintivo já se aproxima das características atuais: um círculo negro, com a nome completo do clube e a data de fundação. No centro, a bandeira paulista sem o rigor das 13 listras.

4° Escudo - 1916/1919

1916 - 1919
O escudo ganhou o formato redondo que seguiria com o time até os dias de hoje.

3° Escudo - 1914/1916

1914 - 1916
A disposição das letras continuou a mesma, apenas mudando a moldura.

2° Escudo - 1914

1914
As letras são postas em uma moldura e é acrescentado a letra S. O C passa a valer para Club e Corinthians.

1° Escudo - 1913/1914

1913 - 1914
Desde a sua fundação até o ano de 1913, as camisas do Timão não tinham distintivo. O primeiro teve que ser feito às pressas, para a disputa da vaga na Liga Paulista. Tinha apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista, sobrepostas. Permaneceu até 1914, nos dois jogos contra o Torino.


Curiosidades Gerais

Os 10 Mandamentos Corinthianos

1º Todos os times têm uma torcida. O Corinthians é uma torcida que têm um time.
2º O maior defeito da cidade de São Paulo é não se chamar Corinthians.
3º O que importa não é vencer, e sim torcer para o Corinthians.
4º A torcida do Corinthians vai ver o time jogar, e não apenas ganhar.
5º Corinthiano fanático é redundante. Ser Corinthiano já significa ser fanático.
6º O Corinthians é mais que um time de futebol. É uma religião.
7º Quando o Corinthians perde, a alma do mundo entristece.
8º Quando o Corinthians perde, a culpa é do juiz.
9º Com ou sem razão, o Corinthiano tem sempre a razão.
10º Acima do Corinthians, só Deus, que também é fiel, ou seja, é Corinthiano

Jogadores que mais defenderam o Manto Sagrado

  1. Wladmir - 806
  2. Luisinho - 606
  3. Ronaldo - 601
  4. Zé Maria - 595
  5. Biro-Biro - 592
  6. Claúdio - 554
  7. Vaguinho - 548
  8. Olavo - 514
  9. Idário - 475
  10. Rivellino - 471
  11. Rafael - 456

Curiosidades Gerais

  • O primeiro título do clube não veio do futebol, e sim do pedestrianismo. Batista Boni, João Collina e André Lepre venceram o troféu Unione Viaggiatori Italiani numa corrida de dez quilômetros no Palestra Itália
  • Jô foi o jogador mais jovem a entrar em campo. Foi na partida Corinthians 1 a 0 Guarani, em 19 de julho de 2003. À época Jô tinha 16 anos, 3 meses e 26 dias.
  • A primeira bola utilizada pelo clube custou seis mil réis. Ela foi comprada pelo tesoureiro João da Silva numa loja da rua São Caetano, em São Paulo.
  • A primeira partida internacional do Timão foi contra o Torino, em 1914. Os italianos venceram por 3 a 0.
  • O número de torcedores do clube é superior ao dobro da população de Portugal.
  • Foi fundado no mesmo dia que o Esporte Clube Noroeste, de Bauru.
  • No dia 18 de agosto de 1940, o Corinthians enfrentava o Palmeiras, seu maior rival, no Parque São Jorge, então um torcedor do Palmeiras levou para a arquibancada um galo verde simbolizando o seu time. O Corinthians venceu o jogo por 2 a 0 e no final do jogo, os torcedores corintianos pegaram e depenaram o galo todo. Até hoje existe uma pena desse galo no memorial do clube, o episódio ficou conhecido como "A pena do galo verde".
  • Uma das lendas mais conhecidas do Corínthians é a suposta maldição lançada por Pelé: O time fora o campeão paulista do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954. O menino Pelé foi apresentado, logo em seguida ao time e recusado. Jurou que enquanto jogasse futebol, o Corínthians não seria campeão paulista. 23 anos depois, em 1977, Pelé abandonou definitivamente os gramados e o Corínthians naquele ano voltou a ser campeão paulista.
  • No Campeonato Brasileiro de 1999, o Corinthians liderou a competição do início ao fim.
  • O escudo oficial do Corinthians foi criado pelo artista Francisco Rebolo, ex-futebolista.
  • De acordo com pesquisa realizada pela agência publicitária Y&R e publicada pelo jornal Gazeta Mercantil, o Corinthians possui a marca de futebol mais estimada do país.
  • Em 2000 o deputado estadual paulista Afanásio Jazadji (PFL) submeteu o projeto de lei nº160 com o objetivo de declarar o Corinthians patrimônio cultural, social e esportivo do estado.
  • Em 2006, quando o atual governador de São Paulo, José Serra(Palmeirense) , assumiu a prefeitura de São Paulo, criou o Dia do Corinthians, em homenagem ao clube paulista, no dia de sua fundação, 1º de setembro.
  • Em 2008 o Corinthians bateu quase todos os recordes da Série B do Campeonato Brasileiro.
  • Em 2008, pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que o Timão tem a maior torcida do Estado do Paraná, a frente inclusive de Atlético e Coritiba, que são os dois maiores clubes do estado.

Maiores públicos do Corinthians

  • Jogos em São Paulo
http://danielpurch.zip.net/images/1977.jpg

http://img88.imageshack.us/img88/387/1977oi4.jpg
  1. Corinthians 1 x 2 Ponte Preta, 146.082, 9 de outubro de 1977
  2. Corinthians 0 x 1 Palmeiras, 120.522, 22 de dezembro de 1974
  3. Corinthians 1 x 0 Santos, 120.000, 26 de novembro de 1978
  4. Corinthians 4 x 0 Santos, 117.676, 29 de maio de 1977
  5. Corinthians 2 x 3 São Paulo, 117.061, 5 de dezembro de 1982
  6. Corinthians 1 x 1 Santos, 116.881, 20 de março de 1977
  7. Corinthians 4 x 1 Flamengo (RJ), 115.002, 6 de maio de 1984
  8. Corinthians 2 x 1 Internacional (RS), 113.286, 21 de novembro de 1976
  9. Corinthians 1 x 1 Santos, 111.103, 20 de agosto de 1978
  10. Corinthians 0 x 0 São Paulo, 109.464, 30 de agosto de 1987

Maiores Goleadas

  • Corinthians 12 a 2 Internacional (São Paulo), 23 de outubro de 1921 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 0 Santos, 11 de julho de 1920 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 2 Atlético Mineiro, 12 de outubro de 1929 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Portuguesa, 2 de janeiro de 1927 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sírio, 21 de maio de 1933 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sel. Halmstad/Hamlia (Suécia), 8 de junho de 1952 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Tiradentes, 9 de fevereiro de 1983 pelo Campeonato Brasileiro;
  • Corinthians 9 a 0 Portuguesa-Mackenzie, 25 de junho de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 5 de novembro de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 6 de maio de 1923 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Jabaquara, 21 de março de 1943 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 1 Flamengo-PI, 2 de maio de 2001 pela Copa do Brasil;
  • Corinthians 8 a 2 Guarani, 23 de março de 1997 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 2 Cerro Porteño (Paraguai), março de 1999 pela Libertadores da América;
  • Corinthians 7 a 1 Santos, 6 de novembro de 2005 pelo Campeonato Brasileiro.
  • Corinthians 7 x 2 CR Flamengo, 25 de Fevereiro de 1961 Amistoso
  • Corinthians 6 x 0 CR Flamengo, 3 de Março de 1953 pelo Torneio Rio-São Paulo
  • Corinthians 6 x 0 Barras PI, 13 de Fevereiro de 2008 pela Copa do Brasil
  • Corinthians 6 a 1 União São João, 5 de março de 2005 pelo Campeonato Paulista
  • Clube Atlético Paranaense 2 x 6 Corinthians, 22 de Abril de 1997 pela Copa do Brasil Quartas de Final
  • Corinthians 6 a 2 Americano (Rio de Janeiro), 20 de fevereiro de 2002 pela Copa do Brasil.
  • Corinthans 5 a 1 Estudiantes de la Plata (Argentina), 17 de janeiro de 2009, em um amistoso.

Bolas Históricas

Bolas Históricas
















Pena do Galo Verde


PENA DO GALO VERDE Em 1940, no Parque São Jorge, defrontavam-se Corinthians e S. E. Palmeiras, um torcedor do clube alvi-verde admitindo a Invencibilidade do seu time, levou para campo, um galo, pintado de verde, para soltá-lo, no final do jogo, na hipótese de urna vitória de seu clube, procurando gozar os corinthianos. O Parque São Jorge estava super lotado nesse dia. Alguns corinthianos perceberam a ave oculta sob o paletó do Palestrino, no final da partida, como o Corinthians fosse o vencedor pelo placar de 2 x O, gols de Teléco, os alvi-negros investiram sobre o ‘homem do galo”. E foi só pena que VOOU pelo Estádio Alfredo Schiirig. Nesse dia não houve um corinthiano que não saísse do Parque S. Jorge com uma pena do Respectivo galo. Essa partida foi realizada dia 18 de Agosto de 1940.

momentos marcantes

Primeiro Time Campeão Paulista em 1914: Fúlvio, Casemiro do Amaral e Casemiro Gonzalez; Polícia, Biano e César; Aristides, Peres, Amílcar, Dias e Neco.

Estádio do Morumbi, durante São Paulo x Corinthians, em março de 2008.

Estádio Prudentão, durante Corinthians x Palmeiras, março de 2009.

Corintianos estendem a bandeira demonstrando paixão pelo Corinthians.

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (vista interna).

Entrada do Memorial do clube


Capela de São Jorge, localizada na sede do clube


Campo do terrão foi "aposentado" em 2009.

CT do Parque Ecológico

Ginásio do Corinthians

O uniforme roxo foi uma das ações da diretoria para lucrar com a marca do clube

Megaloja Poderoso Timão, localizada no Parque São Jorge


O presidente Lula com Ronaldo, garoto-propaganda do Corinthians, em 2009. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Equipe de futebol americano, chamado de Corinthians Streamrollers.

Oscar já foi jogador de basquete do Corinthians na década de 1990.

Presidente Lula recepciona a equipe do Corinthians, campeã da Copa do Brasil de 2009.

Time campeão brasileiro de 2005 na época da parceria com a MSI.