Powered By Blogger

terça-feira, 8 de junho de 2010

TOP 10: Mais votados - Ultimos adicionados - Ultimos Comentários - Imagens Mais Vista

Categorias

Acessos: 298621



Torcida no Estádio (178 imagens)
Acessos: 179241


Craques em Campo (64 imagens)
Acessos: 67339


Esquadrões (54 imagens)
Acessos: 17795


Acessos: 27303


Acessos: 173164


ఉమ పౌచో దే historia

1923: A primeira partida do Corinthians na Fazendinha

No aniversário da cidade de São Paulo, Timão venceu o Sírio por 1 a 0

Fazendinha é o atual Centro de Treinamento do Corinthians (Foto:  Miguel Schincariol)

Fazendinha é o atual Centro de Treinamento do Corinthians (Foto: Miguel Schincariol)

LANCEPRESS!

Quem afirma que o Corinthians não tem um estádio está muito enganado. O Parque São Jorge é a verdadeira casa corintiana. Mas está ainda mais equivocada a pessoa que pensa que o local sempre foi um reduto alvinegro. A primeira vez que os jogadores do o Timão pisaram lá foi em uma partida como visitante.

Para os torcedores mais novos, a situação é estranha. E quando é analisado o contexto, tudo fica mais complicado. Isso porque, apesar de o Alvinegro debutar na Fazendinha em 1923, a partida foi válida pelo Campeonato Paulista do ano anterior. E o adversário foi o primeiro dono do local, o Sírio.

No aniversário da cidade de São Paulo (25 de janeiro), o Corinthians venceu o rival por 1 a 0, com um gol de cabeça de Gambarotta. O resultado recolocou a equipe no caminho do título Estadual.

Na época, o Timão ainda mandava suas partidas no Estádio da Ponte Grande. A compra do Parque São Jorge só foi feita três anos após a estreia naquele campo, em 1926.

Bicampeonato
E se 1923 começou com a festa do título do Campeonato Paulista do ano anterior, ele terminou com muita comemoração pelo bicampeonato.

Ao contrário do que ocorreu no Estadual de 1922, o Corinthians não teve dificuldades para assegurar a taça. Com três vitórias e 100% de aproveitamento logo no início do segundo turno, os corintianos conseguiram assegurar outra taça com quatro rodadas de antecedência.

Pela primeira vez em sua História, o Timão conseguiu um bicampenato em sequência. A situação ainda ficaria melhor. Mas só em 1924.

RETROSPECTO - 1923
20 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.

FICHA TÉCNICA
SÍRIO 0 x 1 CORINTHIANS

DATA: 25/1/1923
JUIZ: Benedito Vilela Lapa
COMPETIÇÃO: Campeonato Paulista (válido pelo torneio de 1922)
ESTÁDIO: Parque São Jorge, São Paulo (SP)
GOLS: 35’1ºT> Gambarotta

SÍRIO: Tuffy, Galvão e Chicão; Mezinho, Milanese e Arthur; Brenno, Zé Macaco, Cabelli, Ruyval e Bellini T: não disponível

CORINTHIANS: Mário, Garcia e Del Debbio; Rafael, Amílcar e Ciasca; Peres, Neco, Gambarotta, Tatu e Rodrigues T: Guido ఇఅకొమినెల్లి

1924: Timão conquista seu primeiro tri da História

Clube tem recorde de tricampeonatos no Estado

Jogadores que lideraram o Corinthians no primeiro tri da História  (Foto: Reprodução)

Jogadores que lideraram o Corinthians no primeiro tri da História (Foto: Reprodução)

LANCEPRESS!

Um título suado e uma sequência inédita. E nem mesmo uma revolução na cidade de São Paulo foi capaz de estragar a caminhada. Essas foram as circunstâncias vividas pelo Corinthians durante a conquista do Paulista de 1924. Mais do que mais a quinta conquista estadual, a consagração representou o primeiro tricampeonato da História do clube.

Atual bicampeão da competição, o Timão começou a disputa como um dos favoritos ao título. Mesmo com alguns percalços encontrados durante a temporada.

Por conta da falta de competições, o Alvinegro só foi estrear no torneio em maio. Antes, teve de disputar alguns torneios amistosos para manter a forma dos jogadores. A situação até chega a ser engraçada. Se atualmente os clubes reclamam do excesso de partidas, antigamente era o inverso.

Se não bastasse esse primeiro problema, o Corinthians teve outro recesso forçado no ano, agora pela Revolução Paulista de 1924. Os corintianos ficaram sem jogar partidas do campeonato de 17 de agosto a 21 de setembro, período na qual a competição foi interrompida.

Mesmo assim, todas as complicações foram superadas. Mas devido à parada no meio, a competição só foi concluída logo no início de 1925.

O jogo decisivo, válido pelo segundo turno, foi disputado contra o Paulistano, na casa do adversário (no Estádio Jardim América). Com um belo chute de Tatu (segundo os historiadores, a uma distância de 30 metros), o Timão conseguiu a vitória aos 29 minutos do segundo tempo.

Depois desse primeiro tricampeonato, o Alvinegro ainda conseguiu outros dois. Um recorde no Estado.

Retrospecto - 1924
23 jogos (16 vitórias, 5 derrotas e 2 empates)

FICHA TÉCNICA
PAULISTANO 0 x 1 CORINTHIANS

DATA: 11/1/1925
JUIZ: Carlos Ströbel
COMPETIÇÃO: Campeonato Paulista (válido pelo torneio de 1924)
ESTÁDIO: Jardim América, São Paulo (SP)
GOLS: 29’ 2ºT> Tatu

PAULISTANO: Kuntz, Clodoaldo e Caetano; Abatte, Mello e Villela; Formiga, Mário Andrada, Friedenreich, Seixas e Netinho. T: Não disponível

CORINTHIANS: Colombro, Grané e Pinheiro; Gelindo, Gambarotta e Rafael; Apparício, Neco, Napoli, Tatu e Rodrigues T: Guido Giacominelli

Sem Ronaldo, Corinthians tem melhor ataque e já supera time com Tevez

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Ronaldo fez apenas uma partida no Brasileiro, o da estreia diante do Atlético-PR, e marcou somente um gol. Mas o maior astro corintiano não vem fazendo tanta falta ao ataque corintiano. É o que mostram os números deste início de Série A. Após sete rodadas, a equipe de Parque São Jorge fez 15 gols e, ao lado do Santos, se tornou o melhor ataque da competição.

A quantidade é significativa, principalmente porque o elenco de Parque São Jorge temia pela produtividade sem seu principal jogador, que vem desfalcando a equipe por causa de uma lesão na panturrilha e só deverá retornar aos gramados no dia 14 de julho, diante do Ceará, no retorno do Brasileiro.

Para se ter ideia, o poderio dos comandados por Mano Menezes é superior ao da equipe de 2005, que tinha Tevez, Carlos Alberto e Roger e alcançou seu último título do Campeonato Brasileiro. À época, o elenco corintiano anotou “apenas” 13 gols nos primeiros sete primeiros jogos. E mais: o desempenho é idêntico ao da campanha de 2003, quando teve início a era dos pontos corridos e, até então, vinha sendo a melhor em sete rodadas.

Com isso, o Corinthians diminui cada vez mais a dependência do astro Ronaldo. Nesse período, 11 atletas já marcaram na competição nacional. O novato Bruno César já balançou as redes em três oportunidades e se tornou artilheiro da equipe na Série A. Souza e Ralf têm dois gols cada um. Ronaldo, Jorge Henrique, Chicão, Paulinho, Roberto Carlos, Iarley, William e Paulo André marcaram um cada.

“Isso mostra a qualidade da equipe. Esquecemos rapidamente a eliminação da Copa Libertadores e voltamos nossas atenções para o Brasileiro. Aos poucos estamos nos entrosando cada vez mais”, comentou o experiente Iarley, que aproveitou as contusões de alguns atacantes (Souza, Ronaldo e Jorge Henrique) e foi titular nas duas últimas partidas.

Início de campeão Timão tem seu começo de Brasileiro mais sólido desde 99, ano de título

Corinthians comemora melhor início da década e projeta folga tranquila

Timão está com 17 pontos e na liderança do Campeonato Brasileiro. Antes disso, melhor desempenho havia sido em 1999, ano de título

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

paulo andré gol corinthians botafogoPaulo André manteve invencibilidade corintiana no
Brasileirão (Foto: Agência Estado)

O Corinthians teve seu melhor início de Campeonato Brasileiro em 11 anos. Desde 1999, quando a equipe venceu seus sete primeiros jogos e somou 21 pontos, é o melhor aproveitamento do time em um início de campeonato. Os 17 pontos (80,9% de aproveitamento) conquistados antes da parada para a Copa do Mundo deixam o clube na liderança do Brasileirão até julho, quando a competição volta. Aliviado com o bom início, o zagueiro Paulo André diz que o time terá uma folga mais tranquila.

- Vamos agora para dez dias tranqüilos na primeira colocação. É uma tranquilidade boa, mas o campeonato é longo e a gente precisa manter esse ritmo quando voltar - disse o zagueiro, que salvou o Timão da derrota ao marcar o gol de empate contra o Botafogo, domingo.

No período entre 99 e 2010, uma curiosidade. O melhor início do Timão foi justamente no ano em que foi rebaixado. Em 2007, a equipe deu sinais de que faria um bom campeonato ao somar 15 pontos e se manter invicto nas sete primeiras rodadas. Depois, porém uma queda vertiginosa de rendimento no segundo turno foi responsável pela queda.

O pior desempenho ocorreu em 2004. Com apenas duas vitórias e sete pontos no início, o Corinthians figurava na zona de rebaixamento a essa altura. No entanto, a chegada do técnico Tite fez o time crescer e terminar a competição em quinto lugar. Na conta, não entra o ano de 2008, no qual o time disputou a Série B.

Confira abaixo o desempenho da equipe desde 1999:

ANO PONTUAÇÃO
1999 21 pontos (7v)
2000 10 pontos (3v, 1e e 3d)
2001 8 pontos (2v, 2e, 3d)
2002 13 pontos (4v, 1e, 2d)
2003 9 pontos (2v, 3e, 2d)
2004 7 pontos (2v, 1e, 4d)
2005 13 pontos (4v, 1e, 2d)
2006 9 pontos (3v, 4d)
2007 15 pontos (4v, 3e)
2009 11 pontos (3v, 2e, 2d

Líder dos melhores

Bruno César curte as férias na ponta do Troféu Armando Nogueira

Com média de 6,87 nas notas, meia lidera
o ranking do GLOBOESPORTE.COM

Jorge Henrique doa chuteiras às divisões de base do Náutico

Formado nas categorias inferiores do Timbu, atacante corintiano visita os Aflitos e reencontra ex-companheiro de equipe

Por GLOBOESPORTE.COM Recife

kuki e jorge henrique Jorge Henrique (à direita) posa durante a visita aos
Aflitos, ao lado de Kuki (Foto: Divulgação)

O atacante Jorge Henrique aproveitou a folga do Corinthians, devido ao recesso no Campeonato Brasileiro, para visitar o clube onde deu seus primeiros passos no futebol, o Náutico. O jogador esteve nos Aflitos, em Recife, na tarde desta segunda-feira, e aproveitou para fazer uma doação de vários pares de chuteiras às divisões de base da equipe.

Jorge Henrique visitou o alojamento das categorias inferiores do clube e se emocionou com as lembranças dos tempos de Náutico.

- Eu me lembro de quando fui da base do clube, não vou esquecer nunca. O Náutico me proporcionou muitas coisas boas. Hoje, me sinto na obrigação de ajudar esses meninos, que ainda vão despontar no mundo da bola - declarou o atacante, através da assessoria de imprensa do Náutico.

Durante a visita, o jogador corintiano reencontrou o ex-companheiro Kuki, ídolo do Timbu e atualmente coordenador das divisões de base do clube. O atacante se colocou à disposição do amigo para ajudar.

- Ele é meu irmão, e logo ele que está coordenando a divisão, pode ter certeza que um desses garotos vai brilhar. Não tenho como não olhar pra esses meninos, e o que ele precisar, poderá contar comigo.

A data de reapresentação do elenco do Corinthians ainda está indefinida. Primeiro colocado do Campeonato Brasileiro, o time volta a jogar no dia 14 de julho, contra o vice-líder Ceará, no Castelão.

Arquivo do blog

fotos das musas do futebol

Orkut

Orkut
Comunidade: Musas e Gatas do Futebol

Gatas do Paulistão 2010

Wanessa Mattos - Sport

Wanessa Mattos - Sport
Campeã 2009 Download

Escudos

Escudo atual (com as estrelas)

Escudo atual (com as estrelas)
Em 1990, foi adicionada uma estrela pela conquista do Campeonato Brasileiro. O mesmo ocorreu em 1998 e 1999. No ano 2000, com a conquista do Mundial da FIFA, foi adicionada mais uma estrela, maior e com contorno prateado. A mais recente estrela veio em 2005, com a conquista do Campeonato Brasileiro.

Escudo atual (sem as estrelas)

Escudo atual
Com o passar dos anos, o escudo foi se refinando. A bandeira central ganhou movimento bem como foi redesenhada para respeitar a bandeira oficial do Estado. A bóia, em volta do círculo, foi disfarçada e amarras foram colocadas para completar o escudo.

6° Escudo - 1940 aos dias atuais

1940 aos dias atuais
Surgem a âncora e os dois remos vermelhos, que se referem aos esportes náuticos praticados no clube. Arte-final realizada pelo pintor Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador.

5° Escudo - 1919/1940

1919 - 1940
O distintivo já se aproxima das características atuais: um círculo negro, com a nome completo do clube e a data de fundação. No centro, a bandeira paulista sem o rigor das 13 listras.

4° Escudo - 1916/1919

1916 - 1919
O escudo ganhou o formato redondo que seguiria com o time até os dias de hoje.

3° Escudo - 1914/1916

1914 - 1916
A disposição das letras continuou a mesma, apenas mudando a moldura.

2° Escudo - 1914

1914
As letras são postas em uma moldura e é acrescentado a letra S. O C passa a valer para Club e Corinthians.

1° Escudo - 1913/1914

1913 - 1914
Desde a sua fundação até o ano de 1913, as camisas do Timão não tinham distintivo. O primeiro teve que ser feito às pressas, para a disputa da vaga na Liga Paulista. Tinha apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista, sobrepostas. Permaneceu até 1914, nos dois jogos contra o Torino.


Curiosidades Gerais

Os 10 Mandamentos Corinthianos

1º Todos os times têm uma torcida. O Corinthians é uma torcida que têm um time.
2º O maior defeito da cidade de São Paulo é não se chamar Corinthians.
3º O que importa não é vencer, e sim torcer para o Corinthians.
4º A torcida do Corinthians vai ver o time jogar, e não apenas ganhar.
5º Corinthiano fanático é redundante. Ser Corinthiano já significa ser fanático.
6º O Corinthians é mais que um time de futebol. É uma religião.
7º Quando o Corinthians perde, a alma do mundo entristece.
8º Quando o Corinthians perde, a culpa é do juiz.
9º Com ou sem razão, o Corinthiano tem sempre a razão.
10º Acima do Corinthians, só Deus, que também é fiel, ou seja, é Corinthiano

Jogadores que mais defenderam o Manto Sagrado

  1. Wladmir - 806
  2. Luisinho - 606
  3. Ronaldo - 601
  4. Zé Maria - 595
  5. Biro-Biro - 592
  6. Claúdio - 554
  7. Vaguinho - 548
  8. Olavo - 514
  9. Idário - 475
  10. Rivellino - 471
  11. Rafael - 456

Curiosidades Gerais

  • O primeiro título do clube não veio do futebol, e sim do pedestrianismo. Batista Boni, João Collina e André Lepre venceram o troféu Unione Viaggiatori Italiani numa corrida de dez quilômetros no Palestra Itália
  • Jô foi o jogador mais jovem a entrar em campo. Foi na partida Corinthians 1 a 0 Guarani, em 19 de julho de 2003. À época Jô tinha 16 anos, 3 meses e 26 dias.
  • A primeira bola utilizada pelo clube custou seis mil réis. Ela foi comprada pelo tesoureiro João da Silva numa loja da rua São Caetano, em São Paulo.
  • A primeira partida internacional do Timão foi contra o Torino, em 1914. Os italianos venceram por 3 a 0.
  • O número de torcedores do clube é superior ao dobro da população de Portugal.
  • Foi fundado no mesmo dia que o Esporte Clube Noroeste, de Bauru.
  • No dia 18 de agosto de 1940, o Corinthians enfrentava o Palmeiras, seu maior rival, no Parque São Jorge, então um torcedor do Palmeiras levou para a arquibancada um galo verde simbolizando o seu time. O Corinthians venceu o jogo por 2 a 0 e no final do jogo, os torcedores corintianos pegaram e depenaram o galo todo. Até hoje existe uma pena desse galo no memorial do clube, o episódio ficou conhecido como "A pena do galo verde".
  • Uma das lendas mais conhecidas do Corínthians é a suposta maldição lançada por Pelé: O time fora o campeão paulista do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954. O menino Pelé foi apresentado, logo em seguida ao time e recusado. Jurou que enquanto jogasse futebol, o Corínthians não seria campeão paulista. 23 anos depois, em 1977, Pelé abandonou definitivamente os gramados e o Corínthians naquele ano voltou a ser campeão paulista.
  • No Campeonato Brasileiro de 1999, o Corinthians liderou a competição do início ao fim.
  • O escudo oficial do Corinthians foi criado pelo artista Francisco Rebolo, ex-futebolista.
  • De acordo com pesquisa realizada pela agência publicitária Y&R e publicada pelo jornal Gazeta Mercantil, o Corinthians possui a marca de futebol mais estimada do país.
  • Em 2000 o deputado estadual paulista Afanásio Jazadji (PFL) submeteu o projeto de lei nº160 com o objetivo de declarar o Corinthians patrimônio cultural, social e esportivo do estado.
  • Em 2006, quando o atual governador de São Paulo, José Serra(Palmeirense) , assumiu a prefeitura de São Paulo, criou o Dia do Corinthians, em homenagem ao clube paulista, no dia de sua fundação, 1º de setembro.
  • Em 2008 o Corinthians bateu quase todos os recordes da Série B do Campeonato Brasileiro.
  • Em 2008, pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que o Timão tem a maior torcida do Estado do Paraná, a frente inclusive de Atlético e Coritiba, que são os dois maiores clubes do estado.

Maiores públicos do Corinthians

  • Jogos em São Paulo
http://danielpurch.zip.net/images/1977.jpg

http://img88.imageshack.us/img88/387/1977oi4.jpg
  1. Corinthians 1 x 2 Ponte Preta, 146.082, 9 de outubro de 1977
  2. Corinthians 0 x 1 Palmeiras, 120.522, 22 de dezembro de 1974
  3. Corinthians 1 x 0 Santos, 120.000, 26 de novembro de 1978
  4. Corinthians 4 x 0 Santos, 117.676, 29 de maio de 1977
  5. Corinthians 2 x 3 São Paulo, 117.061, 5 de dezembro de 1982
  6. Corinthians 1 x 1 Santos, 116.881, 20 de março de 1977
  7. Corinthians 4 x 1 Flamengo (RJ), 115.002, 6 de maio de 1984
  8. Corinthians 2 x 1 Internacional (RS), 113.286, 21 de novembro de 1976
  9. Corinthians 1 x 1 Santos, 111.103, 20 de agosto de 1978
  10. Corinthians 0 x 0 São Paulo, 109.464, 30 de agosto de 1987

Maiores Goleadas

  • Corinthians 12 a 2 Internacional (São Paulo), 23 de outubro de 1921 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 0 Santos, 11 de julho de 1920 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 2 Atlético Mineiro, 12 de outubro de 1929 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Portuguesa, 2 de janeiro de 1927 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sírio, 21 de maio de 1933 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sel. Halmstad/Hamlia (Suécia), 8 de junho de 1952 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Tiradentes, 9 de fevereiro de 1983 pelo Campeonato Brasileiro;
  • Corinthians 9 a 0 Portuguesa-Mackenzie, 25 de junho de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 5 de novembro de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 6 de maio de 1923 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Jabaquara, 21 de março de 1943 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 1 Flamengo-PI, 2 de maio de 2001 pela Copa do Brasil;
  • Corinthians 8 a 2 Guarani, 23 de março de 1997 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 2 Cerro Porteño (Paraguai), março de 1999 pela Libertadores da América;
  • Corinthians 7 a 1 Santos, 6 de novembro de 2005 pelo Campeonato Brasileiro.
  • Corinthians 7 x 2 CR Flamengo, 25 de Fevereiro de 1961 Amistoso
  • Corinthians 6 x 0 CR Flamengo, 3 de Março de 1953 pelo Torneio Rio-São Paulo
  • Corinthians 6 x 0 Barras PI, 13 de Fevereiro de 2008 pela Copa do Brasil
  • Corinthians 6 a 1 União São João, 5 de março de 2005 pelo Campeonato Paulista
  • Clube Atlético Paranaense 2 x 6 Corinthians, 22 de Abril de 1997 pela Copa do Brasil Quartas de Final
  • Corinthians 6 a 2 Americano (Rio de Janeiro), 20 de fevereiro de 2002 pela Copa do Brasil.
  • Corinthans 5 a 1 Estudiantes de la Plata (Argentina), 17 de janeiro de 2009, em um amistoso.

Bolas Históricas

Bolas Históricas
















Pena do Galo Verde


PENA DO GALO VERDE Em 1940, no Parque São Jorge, defrontavam-se Corinthians e S. E. Palmeiras, um torcedor do clube alvi-verde admitindo a Invencibilidade do seu time, levou para campo, um galo, pintado de verde, para soltá-lo, no final do jogo, na hipótese de urna vitória de seu clube, procurando gozar os corinthianos. O Parque São Jorge estava super lotado nesse dia. Alguns corinthianos perceberam a ave oculta sob o paletó do Palestrino, no final da partida, como o Corinthians fosse o vencedor pelo placar de 2 x O, gols de Teléco, os alvi-negros investiram sobre o ‘homem do galo”. E foi só pena que VOOU pelo Estádio Alfredo Schiirig. Nesse dia não houve um corinthiano que não saísse do Parque S. Jorge com uma pena do Respectivo galo. Essa partida foi realizada dia 18 de Agosto de 1940.

momentos marcantes

Primeiro Time Campeão Paulista em 1914: Fúlvio, Casemiro do Amaral e Casemiro Gonzalez; Polícia, Biano e César; Aristides, Peres, Amílcar, Dias e Neco.

Estádio do Morumbi, durante São Paulo x Corinthians, em março de 2008.

Estádio Prudentão, durante Corinthians x Palmeiras, março de 2009.

Corintianos estendem a bandeira demonstrando paixão pelo Corinthians.

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (vista interna).

Entrada do Memorial do clube


Capela de São Jorge, localizada na sede do clube


Campo do terrão foi "aposentado" em 2009.

CT do Parque Ecológico

Ginásio do Corinthians

O uniforme roxo foi uma das ações da diretoria para lucrar com a marca do clube

Megaloja Poderoso Timão, localizada no Parque São Jorge


O presidente Lula com Ronaldo, garoto-propaganda do Corinthians, em 2009. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Equipe de futebol americano, chamado de Corinthians Streamrollers.

Oscar já foi jogador de basquete do Corinthians na década de 1990.

Presidente Lula recepciona a equipe do Corinthians, campeã da Copa do Brasil de 2009.

Time campeão brasileiro de 2005 na época da parceria com a MSI.