Powered By Blogger

quarta-feira, 28 de abril de 2010

História do Corinthians nas Oitavas da Libertadores


image

Ao longo de suas 7 participações em Copa Libertadores, o Corinthias disputou as Oitavas de Finais, 6 vezes.

Apenas em 1977, em sua primeira participação, o Timão foi eliminado ainda na Primeira Fase.

Das 6 Oitavas de Finais que participou, em todas elas a partida final aconteceu em São Paulo.

O Alvinegro levou a melhor 3 vezes, em 1996, 1999 e 2000, respectivamente, frente o Espoli, do Equador, o Jorge Wilstermann, da Bolívia, e o Rosário Central, da Argentina, após uma emocionante disputa por pênaltis.

Por outro lado, levou a pior em 1991, frente ao Boca Juniors, e em 2003 e 2006, frente ao River Plate.

Disputou 4 Mata Mata com equipes brasileiras e levou a pior 3 em delas.

Na edição de 1996, foi eliminado pelo Grêmio pelas Quartas de Finais.

Em 1999, caiu novamente nas Quartas de Finais, desta vez frente o Palmeiras, após uma inesquecível disputa por pênaltis.

Por fim, em 2000, pelas Quartas de Finais, derrubou o Atlético Mineiro. No entanto, novamente caiu frente ao Palmeiras em nova disputa por pênaltis, nas Semifinais.

Presidente do Corinthians provoca torcida do Flamengo

image
Andrés Sanchez, presidente do Corinthians

Sanchez diz que Timão não teme Maracanã e que Fiel pode fazer mais barulho em São Paulo

O duelo entre Flamengo e Corinthians, na noite desta quarta-feira (28), no estádio do Maracanã, pela primeira partida das oitavas de final da Taça Libertadores da América, promete muitas emoções às duas maiores torcidas do país.

Antes mesmo da bola rolar, o presidente do time paulista, Andrés Sanchez já colocou lenha na fogueira. O dirigente não lamentou o fato do Timão ser minoria no estádio e alfinetou a torcida do rubro negro:

"No Pacaembu, vão ter 40 mil pessoas que talvez gritem tanto ou mais que os 80 mil do Flamengo no Maracanã”, disse o mandatário.

Lembrando que, o jogo de volta será na quarta-feira (05/05), no estádio do Pacaembu, que possuí capacidade para no máximo 40 mil pessoas.

Sobre a possibilidade do Corinthians construir um estádio, Sanchez garante que a casa do Corinthians não será para mais do que 50 mil torcedores:

"Sou contra estádio com capacidade para mais de 50 mil pessoas. Pelo que aprendi, um estádio privado, de um clube que tem que pagar manutenção, com mais de 50 mil, é inviável, é impagável. Sem dúvida, o Corinthians, se tivesse um estádio para 200 mil pessoas, lotaria, mas isso não é o futebol. Temos que ver toda uma estrutura por trás", finalizou.

Icone de Corinthians Corinthians

Topo Corinthians x Flamengo

publicado em 28/04/2010 às 19h14:

Corinthians se desculpa por problemas na
venda de ingressos para a Libertadores

Problemas técnicos atrapalharam o funcionamento do site do programa Fiel Torcedor

O Corinthians pediu desculpas, por meio de nota oficial, aos torcedores cadastrados no programa Fiel Torcedor, pelos problemas técnicos, que afetaram a venda dos ingressos para a segunda partida contra o Flamengo, válida pelas oitavas de final da Libertadores.

Os ingressos disponibilizados nesta quarta-feira (28), atendem aos torcedores cadastrados no programa e que já compraram ingressos para, pelo menos, 15 jogos do time. Na segunda etapa das vendas, todos os torcedores cadastrados no Fiel Torcedor poderão adquirir os bilhetes. Já quem não é cadastrado terá que esperar o encerramento das vendas preferenciais, pois a venda só será liberada nas bilheterias caso não se esgotem.

Mano Menezes preparou Corinthians para controlar o jogo no Maracanã

borges_luciano às 16:10
Mano Menezes estabeleceu esquema com três volantes para manter o  controle dos jogos

Mano Menezes estabeleceu esquema com três volantes para manter o controle dos jogos

Por Luciano Borges

Controle da partida. Esta expressão é chave para explicar o que Mano Menezes tem feito com o time do Corinthians na Copa Libertadores da América. Nas palavras do próprio treinador, ela significa: “Não permitir que o adversário assuma o comando do jogo, mesmo quando nós somos os visitantes”.

Na primeira fase do torneio, quando enfrentou Independiente de Medelín (Colômbia), Racing (Uruguai) e Cerro Portenho (Paraguai) no campo adversário, o time brasileiro colocou em prática este sistema baseado em três volantes ao lado de um armador que marca e abre espaços.

O resultado, em números, foi favorável. O Corinthians venceu em Assuncion (1 a 0), em Montevidéu (2 a 0) e empatou em solo colombiano (1 a 1). Nas duas primeiras partidas, o torcedor alvinegro passou poucos sustos e quase nunca teve a sensação de correr perigo. A exceção foi o jogo diante do Independiente, que mostrou mais poder ofensivo.

Mano acha que conseguiu montar uma equipe consistente, depois de passar por três escolas diferentes da América do Sul. A questão é: contra o Flamengo, dirigido por novo treinador – Rogério Lourenço – o Corinthians tem como exercer este controle?

A preleção de Mano Menezes está marcada para as 17h00 desta quarta-feira. O que o técnico do Corinthians determinar aos jogadores pode definir o papel dos quatro atletas que têm mantido a segurança da equipe: Ralf, Jucilei, Elias e Danilo.

Como o Flamengo tem jogado com dois atacantes – Adriano e Vagner Love – é possível que Ralf ganhe a função de marcar Love mais de perto. Especialmente quando o atacante recua para ter espaço e arrancar em direção a área corintiana.

Em geral, nesta Copa Libertadores, Mano tem utilizado Jucilei e Elias numa marcação por setor. Os dois têm liberdade para sair ao ataque. Foi o que fizeram contra o Racing, no Uruguai. O segundo gol da vitória por 2 a 0 teve a participação dos dois volantes e de Iarley.

Três volantes ajudaram o Corinthians a retomar a posse de bola. A presença de Danilo, com Roberto Carlos atuando por perto no lado esquerdo, equilibrou a saída de bola dos dois lados, uma vez que Elias cuida da ala direita com Moacir ou Alessandro.

O resultado deste esquema de forte pegada e jogadas pelos lados é o crescimento em campo de Dentinho, que marcou cinco gols em dois meses.

Resta o homem que pode decidir no Maracanã: Ronaldo. Ele treinou mais do que o resto do time nos últimos dias. Para ganhar ritmo e velocidade. Nem sempre, ele poderá fazer o que fez diante do Racing: em alguns momentos, saiu de perto da área adversária e trouxe junto seu marcador até quase o meio-campo.

O jogo desta noite é uma grande batalha tática. Quem tem mais trunfos nesta guerra é o Corinthians. Porque preparou o esquema nos seis jogos anteriores, conseguiu obter o maior número de pontos da primeira fase da Libertadores e não perdeu até aqui.

Sempre no controle dos jogos, como Mano gosta.

Ronaldo fora da Copa? Fenômeno pode pintar na África do Sul como comentarista

qua, 28/04/10
por thiago lavinas |

.

.

Aos 33 anos e maior artilheiro da história dos mundiais com 15 gols, Ronaldo ainda tem chance de participar da Copa da África do Sul! Só que sem calçar as chuteiras… como comentarista.

Executivos da TV Azteca, do México, estão atrás do Fenômeno com uma proposta para tê-lo na equipe que vai cobrir o Mundial. Seria uma resposta em alto nível a Televisa, a outra grande emissora do país, que está fechando contrato para ter o ídolo francês Zinedine Zidane como comentarista.

Resta saber se o Fenômeno vai aceitar a proposta e se o Corinthians aceitaria liberá-lo durante a Copa do Mundo. O presidente do clube paulista, Andrés Sanches, vai estar na África do Sul como chefe da delegação da seleção brasileira a convite da CBF.

De qualquer forma, a TV Azteca já tem um plano B com um outro ídolo brasileiro: Ronaldinho Gaúcho. Os três grandes nomes do futebol mundial falam bem espanhol já que jogaram por muito tempo no Real Madrid e no Barcelona.

O peso que balança as carreiras do Imperador e do Fenômeno

Ídolos e artilheiros de Fla e Corinthians que duelam no 'ringue' do Maracanã nesta quarta pela Libertadores têm um inimigo em comum

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

No Flamengo x Corinthians desta quarta-feira que vai mexer com 60 milhões de torcedores apaixonados no duelo das "nações", seus dois maiores ídolos estão de volta à berlinda. Craques estelares e artilheiros com vida conturbada fora de campo, Adriano e Ronaldo começam, a partir das 21h50m, o confronto tão esperado desde 2009, quando retornaram ao Brasil na tentativa de darem um novo rumo às suas vidas, que já não andavam boas na Europa. No primeiro round que decide uma das vagas às quartas da Libertadores, os dois entram no "ringue" do Maracanã com um inimigo em comum há anos: a balança.

A vida desregrada contribui. Os dois não treinam como deveriam, são amantes da noite, do bom chope e do pecado capital da gula. O Imperador tem como combinação predileta arroz, feijão e ovo. O Fenômeno é viciado em batata frita e ainda tem o hipotireoidismo (doença que atinge a tireoide e provoca desquilíbrio no metabolismo) para piorar a situação. Os clubes evitam divulgar oficialmente os números dos jogadores e sequer confirmam que estejam acima do peso. Não falam também de percentual de gordura, para evitar mais polêmica. Mas o torcedor consegue perceber no campo ou na TV as gordurinhas a mais. Especula-se que hoje o atacante rubro-negro, 27 anos, 1,89m, esteja com 102kg. E o corintiano, 33 anos, 1,83m, com 97kg.

No Brasileirão de 2009, não houve o duelo dos pesos pesados. No primeiro turno, Ronaldo estava com a mão quebrada. No segundo, foi o contrário: Adriano ficou fora, com o pé queimado. As duas contusões só agravaram a briga acirrada com o adversário em comum. Curioso que os dois começaram esse combate na mesma época: a Copa do Mundo de 2006. Quando se reuniram em Weggis, para o início dos treinos, chegaram do Inter de Milão e do Real Madrid muito acima do peso.

'Duelo' já na Alemanha

Na ficha da CBF para o Mundial na Alemanha, Adriano media 1,89m e pesava 86kg. Bem distante da realidade com que desembarcou na Suíça para a fase de preparação: com 94kg, oito quilos acima do esperado. Antes, o atacante, que começou franzino nas categorias de base do Flamengo, só era lembrado pelos músculos desenvolvidos.

Agência/Getty Images

Adriano em grande forma física no Internazionale, em 2001; no Fla, em março de 2010, o relaxamento

O ídolo corintiano apareceu em Weggis com quase 95kg - exatamente 94,7kg. À época, o preparador físico da seleção brasileira Moraci Sant’Anna disse que o ideal para ele era o peso de 90kg. Na Copa de 2002, por exemplo, o Fenômeno estava, segundo dados oficiais da CBF, com 81kg.

Os dois acabaram criticados na Copa pela falta de mobilidade, além das saídas à noite com outros jogadores. A seleção brasileira acabou eliminada, e cada um seguiu o seu rumo.

Depressão pesada do Imperador

Adriano já dava sinais de declínio na Itália. Os anos seguintes foram conturbados, com episódios de depressão e fugas ao Brasil para "recuperar a alegria". Foi quando o São Paulo o repatriou no primeiro semestre de 2008 para jogar a Libertadores e o Paulistão. O craque teria chegado ao Morumbi um pouco mais magro, com 92kg. Saiu de lá seis meses depois com alguns problemas - foi multado em 40% do salário por indisciplina - e sem título.

Mesmo assim, se reapresentou ao Inter de Milão, com José Mourinho no comando, com moral mais elevado. Até que os problemas com a bebida voltaram, a saudade do Brasil também. A combinação de noitadas, álcool e alimentação descontrolada voltou a atrapalhá-lo. O Imperador arrumou as malas e anunciou o fim da carreira até mudar de ideia e acertar com o Flamengo, em 2009. Na ocasião, estava no seu 'auge' de peso: 108kg.

Contusão e noite na balança

O excesso na balança também mudou o caminho do Fenômeno. As críticas ao peso o fizeram trocar Madri por Milão, mas agora no rival do Internazionale, seu ex-clube. Quando acertou com o Milan, em 2007, tratou-se da tireoide e perdeu cinco quilos, ficando com 89kg. Mais tarde, em fevereiro de 2008, a grave lesão no joelho esquerdo na partida contra o Livorno fez com que o atacante se submetesse a nova cirurgia e voltasse a engordar.

O Milan resolveu não renovar o contrato. Ronaldo voltou ao Brasil, se envolveu numa confusão com travestis no Rio e chegou a treinar no Flamengo em setembro, para recuperar a forma. Mas, ao contrário do que se pensava, não houve acerto com o clube rubro-negro. O Corinthians iniciou negociações e levou o craque. Em dezembro de 2008, quando acertou com o Timão, estava com pouco mais de 100kg.

Imperador: de Hulk à louca vida dos 106kg

Os dois craques voltaram com estrela. Curiosamente, cada um dominou um semestre do futebol brasileiro. Se no primeiro Ronaldo conduziu o Corinthians aos títulos Paulista e da Copa do Brasil - classificando a equipe a disputar a Libertadores no ano do seu centenário -, no segundo, Adriano foi o grande herói da conquista rubro-negra do hexacampeonato brasileiro e, consequentemente, da vaga para a disputa da competição sul-americana.

O Imperador, que havia chegado à Gávea com 108kg, disse na época que seu peso ideal era de 98kg e atingiu a meta já no segundo semestre. Na campanha do Brasileiro, em que foi artilheiro da competição com 19 gols - o que o levou a voltar à seleção brasileira -, usou a comemoração à la Hulk, em que tira a camisa e contrai os músculos, marca registrada nos momentos de plena forma física.

- Ele é diferenciado, o jogador mais forte com quem trabalhei. Tem enorme facilidade para a hipertrofia muscular e para perder peso - costuma dizer o preparador físico do Flamengo, Alexandre Sanz.

Mas depois, o atacante voltou a se entregar à vida louca. Ainda por cima, uma queimadura no pé que lhe rendeu uma bolha no fim de novembro atrapalhou sua forma física na reta final do Brasileiro. Com isso, terminou 2009 pouco acima dos 100kg. Neste ano, com problemas pessoais - como o episódio da Favela da Chatuba -, e se rendendo ao pecado da gula, ainda não se aproximou do peso ideal (atualmente de 99kg). Também com problemas físicos - queixou-se de dores lombares -, chegou a 106kg em março e jogou a final da Taça Rio com 103kg. Agora, está com 102kg e correndo o risco de não ir à Copa.

Fenômeno: voo a 95kg, estacionado perto dos 100kg

Agência/Estado

Três Ronaldos diferentes: o primeiro no início dos anos 90, no futsal do Social Ramos Clube; o segundo em 1994, na preparação da seleção brasileira para a Copa dos EUA; e o terceiro no Corinthians, em 2010

Com o Fenômeno, o início no Corinthians não foi diferente do de Adriano no Fla. Logo na pré-temporada, em Itu, o atacante se dedicou bastante aos treinamentos e atingiu 98kg em duas semanas. No auge, na final da Copa do Brasil, no começo de julho de 2009, Ronaldo chegou a 95kg, o mínimo até agora na equipe do Parque São Jorge. Não deu outra: o Timão conquistou a competição e, um pouco antes, o Campeonato Paulista. Ronaldo foi decisivo. Especialmente na segunda partida da semifinal do Paulistão, contra o São Paulo, e na primeira da decisão contra o Santos, marcando um gol de placa.

Até o presidente Lula, corintiano roxo que já teve problemas com Ronaldo por causa de uma declaração em 2006 sobre o peso do jogador, entrou na campanha por uma volta do jogador à seleção. Mas, no dia 26 de julho, o Fenômeno sofreu uma fratura em um osso da mão esquerda, ficando fora do Brasileirão por dez partidas. Aproveitou e fez uma lipoaspiração, mas não resolveu muito.

Quando voltou, o camisa 9 estava visivelmente acima do peso. E nunca mais conseguiu recuperar a forma da Copa do Brasil. No início deste ano, admitiu ter traumas de se pesar na balança (assista ao vídeo). Especula-se que atualmente ele esteja novamente perto dos 100 quilos, com 97. E também mais longe do Mundial na África do Sul. Mas o amigo e companheiro de time, o lateral Roberto Carlos, avisa: o Fenômeno vai com tudo para cima do Flamengo.

- Nesse período que o Ronaldo ficou treinando mais que todo mundo, ele deu uma afinadinha no rosto, deu uma segurada na comida e voltou a se cuidar. Todo mundo sabe que o mínimo que ele come o engorda. Agora é só acertar a pontaria. Ele bem é o melhor do mundo. Estou vendo o Ronaldo bastante concentrado e ligado para essa partida – declarou o lateral na segunda-feira

Palavra de xerife: Fábio Luciano e Gamarra esperam final antecipada

Zagueiros alertam para os perigos de Ronaldo e Adriano. Paraguaio aposta no Corinthians, e brasileiro afirma: ‘Era para ser a final da Libertadores’

Leandro Canônico e Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro

Em um clássico com o foco quase totalmente direcionado para o duelo entre Ronaldo e Adriano no ataque, os defensores também ganham importância, já que caberá a eles evitar os gols dos badalados atacantes. E ninguém melhor para falar do assunto do que dois xerifes do passado recente de Corinthians e Flamengo. Nos anos 90 e no ano 2000, quando foi para o Rubro-Negro, o paraguaio Gamarra se consagrou como ídolo das duas torcidas. Fábio Luciano também virou o nome de peso na zaga das duas equipes.

agência /Getty Images

Fábio Luciano teve duas passagens pelo Corinthians e encerrou a carreira no Flamengo, em 2009

Para o brasileiro, o confronto entre Timão e Fla - que terá seus primeiros 90 minutos disputados nesta quarta-feira, no Maracanã - tem gostinho de decisão. Ele aposta no equilíbrio, apesar da disparidade entre os rivais na fase de grupos, com o Corinthians como time de melhor campanha, e o Flamengo como o último entre os classificados.

- Pela qualidade técnica e pela força das equipes, este jogo era para ser realizado na decisão da Libertadores. O Flamengo acabou tropeçando na primeira fase e ficando em uma posição inesperada, mas o mais importante era a classificação. Com essas equipes, tudo o que aconteceu antes fica para trás. As torcidas se motivam da mesma forma, e a situação se equipara. Acredito que as equipes vão vencer em casa - comentou Fábio Luciano.

É comum dizer que não há favorito num clássico. No entanto, mesmo hesitando antes de responder, para o paraguaio Gamarra há, sim, um time que leva vantagem.

- Vão ser jogos muito complicados. O Flamengo se classificou como o pior e o Corinthians como o melhor, mas em um clássico como esse não importa. Tudo será decidido nos detalhes. É difícil dar um palpite, mas acho que dá Corinthians. O momento do time é melhor - afirmou.

agência /Estado

Gamarra atuou no Corinthians, foi para o futebol espanhol e voltou ao Brasil para jogar no Flamengo

Para Fábio Luciano, torcidas são as mais cativantes e apaixonadas

Para que possam avançar às quartas de final da Libertadores, os times contarão não só com a qualidade dentro de campo, mas também com a garra de quem estará fora dele. Para Gamarra, o Corinthians leva vantagem por decidir em casa, diante de sua torcida. Já Fábio Luciano aposta que a força das arquibancadas será um diferencial neste jogo, mas não acha que alguém largue na frente por isso.

- Não são só as mais cativantes, mas também as maiores e mais apaixonadas torcidas do Brasil. Elas conseguem mudar situações dentro do jogo com sua paixão. Só quem teve a condição de jogar nessas duas equipes sabe o que a Nação e a Fiel podem fazer dentro de um jogo decisivo como esse. Sou suspeito para falar, pois sou apaixonado pela maneira como essas torcidas se comportam - contou Fábio Luciano.

Gamarra dá dica aos defensores

Fábio Luciano destaca a qualidade de Ronaldo e Adriano, mas avisa que marcá-los individualmente pode se tornar perigoso, já que outros jogadores também podem decidir. O paraguaio dá dicas aos zagueiros para evitarem o pior.

- A minha dica é que marquem Adriano e Ronaldo de perto e tentem antecipar o máximo de bolas possível. Eles são muito fortes e, se der espaço...

O Flamengo recebe o Corinthians nesta quarta, às 21h50m (de Brasília). O GLOBOESPORTE.COM acompanha a partida em Tempo Real.

FOTO: torcedores do Corinthians fazem farra no hotel do Flamengo

Sem saber, empresários de São Paulo se hospedam na concentração do elenco rubro-negro

Rodrigo Benchimol Rio de Janeiro

Carlos Augusto Ferrari/GLOBOESPORTE.COM

Três torcedores do Corinthians dormiram lado a lado com os rivais desta quarta-feira, no Maracanã, pelas oitavas de final da Libertadores. Fernando, Rafael e Roberto, empresários paulistas, se hospedaram no mesmo hotel, em Copacabana, que o Flamengo usou de concentração para se preparar para o duelo desta noite. "Só fomos saber que era o mesmo hotel hoje. Se soubéssemos antes, não deixaríamos os jogadores dormirem", brincou Rafael, que aceitou numa boa que um francês com a camisa do Flamengo, também hóspede, entrasse na foto

FOTO: em faixa de corintianos, Imperador Adriano se curva ao Rei Ronaldo

Torcedores do Timão se preparam para o jogão contra o Flamengo

Carlos Augusto Ferrari Rio de Janeiro

Carlos Augusto Ferrari/GLOBOESPORTE.COM

Torcedores do Corinthians já estão prontos para acompanhar o clássico diante do Flamengo no Maracanã. E usaram a criatividade para apoiar o ídolo Ronaldo. Em uma faixa a ser levada para o estádio, fizeram uma montagem com Adriano curvado diante do Fenômeno, que tem uma coroa na cabeça. E a frase: "Em terra de Rei, Imperador se curva".

Ex-companheiro, Edno garante que Ronaldo está 'fininho'

Jogador do Botafogo afirma que, em boa forma, Fenômeno poderá fazer a diferença para o Corinthians na partida contra o Flamengo

Gustavo Rotstein Rio de Janeiro

Edno afirma que Ronaldo não é 'cheinho', e sim forte

Mesmo agora à distância, Edno vem observando o desempenho de Ronaldo no dia a dia do Corinthians. O meia-atacante, que ainda pertence ao clube paulista, mas está emprestado ao Botafogo, estará atento à partida contra o Flamengo, nesta quarta-feira, pela Libertadores. Ele garante que o Fenômeno está em boa forma física e, assim, poderá fazer a diferença.

- Se a bola cair no pé do Ronaldo, fininho do jeito que está, poderá decidir o jogo. Ele não é cheinho, é forte. E pelo que conheço, está mais magro mesmo - disse Edno.

O jogador alvinegro, entretanto, garante que não terá preferência quando sentar à frente da televisão nesta quarta-feira para acompanhar a partida entre os dois clubes de maior torcida do Brasil.

- Vou apenas assistir ao jogo. Torcer, apenas pelo Botafogo.

Fabio Luciano afirma: ‘Até os 31 anos fui corintiano, mas sou apaixonado pelo Fla’

Ex-jogador dos dois clubes diz que ter uma identificação com o Timão, mas aprendeu a gostar do rubro-negro

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

O ex-zagueiro Fábio Luciano não sabe para quem torcer no duelo entre Flamengo e Corinthians, às 21h50m, desta quarta-feira, no Maracanã. Ele, que foi ídolo nas duas equipes, diz que foi corintiano até os 31 anos, mas depois de se transferir para o clube carioca ficou apaixonado pelo rubro-negro.

- Tenho uma história muito grande nos clubes e espero que vença o melhor. É um jogo maravilhoso. Até os 31 anos fui corintiano, mas sou apaixonado pelo Flamengo. Minha família é toda corintiana. O Corinthians fez parte da minha vida, mas sou um rubro-negro apaixonado. O coração fica dividido - disse no programa Arena SporTV.

Assista a outros vídeos do SporTV

Brasil assume o primeiro lugar no ranking da Fifa após cinco meses

Seleção derruba a Espanha para o segundo lugar. Portugal está em terceiro

GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

Seleção comandada por Dunga volta ao topo

Depois de cinco meses ocupando a segunda posição, o Brasil ultrapassou a Espanha e assumiu a liderança do ranking da Fifa, na nova classificação divulgada nesta quarta-feira. A seleção brasileira assume a ponta pela sétima vez desde que o ranking foi criado, em 1993. Desde então, o país permaneceu na liderança por 142 meses no total.

Se depender do ranking, aliás, o grupo G será o mais forte da Copa do Mundo. Além do líder, o Brasil, a chave conta com a seleção de Portugal, que subiu uma posição e agora está logo atrás da Espanha, em terceiro, sua melhor colocação na história.

Por outro lado, a Coreia do Norte, adversária do Brasil na estreia, é a pior entre todas as seleções que disputarão a Copa, na 106ª posição. A Costa do Marfim, que completa o grupo, está no 27º lugar.

Entre os dez primeiros do ranking, o maior avanço foi o da Argentina, que subiu da nona para a sétima posição. A França sofreu a maior queda, caindo da oitava para a décima.

A edição de abril do ranking só levou em conta cinco partidas, já que não houve datas Fifa e os torneios nacionais e internacionais da Europa estão em suas fases decisivas, o que impede a realização de confrontos entre seleções.


Seleção Pontos Variação

1.

2.

3.

4.

5.

6.

7.

8.

9.

10.

Brasil

Espanha

Portugal

Holanda

Itália

Alemanha

Argentina

Inglaterra

Croácia

França

1.611

1.565

1.249

1.221

1.184

1.107

1.084

1.068

1.052

1.044

+22

-37

+35

-40

+01

-50

+09

-52

+01

-33

27.

107.

Costa do Marfim

Coreia do Norte

846

292

-02

-01

Há 70 anos, Coritiba e Palestra realizaram jogo inaugural do Pacaembu

No dia 28 de abril de 1940, times duelaram em São Paulo para entrar na história do futebol nacional

Gazeta do Povo Curitiba

A tarde do dia 28 de abril de 1940 foi duplamente especial para o "half-direito" do Coritiba, Antônio da Mota Espezim. Há exatos 70 anos, Tonico, como é conhecido, fazia a sua estreia com a camisa alviverde em um jogo histórico.

Diante de uma forte equipe do Palestra Itália (atual Palmeiras), ele teve a honra de participar da inauguração do Estádio Municipal do Pacaembu, em São Paulo. Nas arquibancadas, entre o presidente Getúlio Vargas e o interventor do estado Adhemar Pereira de Barros, 40 mil pessoas assistiram à vitória dos paulistas por 6 a 2. Talvez nenhum deles guarde a passagem com tanta emoção.

- Ainda hoje, por coincidência, conversava com um amigo sobre isso. Não tem muita coisa que possa dizer sobre o jogo, já que não era um grande jogador. Mas me sinto orgulhoso, dou muito valor por poder lembrar de coisas assim - continuou, com voz calma de quem tem 96 anos de experiência.

Divulgação/Divulgação

Pacaembu em 28 de abril de 1940, data de inauguração do estádio no jogo Palestra x Coritiba

Ao lado de Aryon Cornelsen, também ex-presidente coxa-branca, Tonico é o último remanescente daquela equipe. Naquela época, sair de Curitiba já era considerado um grande feito para qualquer equipe paranaense. Participar do amistoso inaugural no maior estádio brasileiro na época, então, nem se fala.

- Naquele tempo, o Pacaembu era tudo”, lembrou Tonico, o primeiro brasileiro vencedor do prêmio Belfort Duarte. - Chegamos cheios de admirações pelo estádio, encabulados, sem saber o que esperar, nem como desempenharíamos o nosso futebol - explicou ele, que defendeu o Coxa até 1951.

A expectativa aumentou ainda mais depois do primeiro minuto de jogo. O ponta-direita Zequinha, que havia sido emprestado pelo rival Ferroviário apenas para aquele confronto, fez o primeiro gol no novo campo. Os donos da casa, porém, não desanimaram e antes do fim do primeiro tempo viraram o placar.

Mesmo com a derrota, o fato era que aquele Coritiba havia entrado para a história. Embora não fosse o atual campeão estadual, o time foi convidado a participar do embate no Pacaembu - que passou a ser chamado de Paulo Machado de Carvalho em 1961, em homenagem ao chefe da delegação brasileira na Copa de 1958.

De acordo com o Grupo Helênicos, a ligação do então presidente do clube, Antônio Couto Pereira, que abrigou as tropas de Vargas na passagem por Curitiba durante a Revolução 1930, apesar de não ter sido comprovada, é a explicação mais sensata para a inesquecível partida.

Com convite ou não, 70 anos depois, quem esteve lá decreta:

- Tenho a satisfação de ter sido lembrado, me sinto honrado por ter estado lá. Não fosse isto, essa lembrança, que valeu meu dia, talvez não tivesse vindo- fechou Tonico, feliz como uma criança.

Brigas, goleadas e Copa: Relembre jogos marcantes na história do Pacaembu

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Nos últimos 70 anos estádios maiores e mais modernos surgiram no país, mas poucos conseguiram se adequar tão bem aos novos tempos e foram palcos de tantos acontecimentos históricos para o futebol nacional como o Pacaembu.

Desde a sua inauguração em 27 de abril de 1940 foram muitas jogadas bonitas, goleadas e títulos na disputa dos mais diversos campeonatos como o Brasileiro, a Libertadores e até uma Copa do Mundo, a única disputada no país em 1950.

Mas também houve o emocionado adeus de um craque, as derrotas e eliminações inesquecíveis e momentos ainda mais tristes marcados pelas brigas entre torcidas, conflitos com a polícia e até com jogadores. Relembre alguns dos jogos mais marcantes nos 70 anos de história do estádio.

VEJA OITO JOGOS QUE FICARAM NA HISTÓRIA DO ESTÁDIO PACAEMBU

COPA DO MUNDO DE 1950
BRASIL 2 X 2 SUÍÇA

Principal arena do país antes da construção do Maracanã, o Pacaembu foi o segundo estádio mais utilizado na Copa de 1950. O jogo que ficou mais marcado foi o empate por 2 a 2 com a Suíça, pela segunda rodada do grupo 1, em 28 de junho. O clima de festa entre os 52 mil torcedores deu espaço à preocupação diante de uma seleção que parou na retranca suíça, apesar dos tentos marcados por Alfredo e Baltazar, e que havia sido criticada por sua escalação. Mais tarde, viria a acontecer o Maracanazo diante do Uruguai
DESPEDIDA DO ROMÁRIO
AMISTOSO BRASIL 3X1 GUATEMALA

O Pacaembu foi palco de outro momento histórico pela seleção. No dia 27 de abril de 2005, Romário vestiu pela última vez a camisa verde-amarela na vitória por 3 a 1 no amistoso contra a Guatemala. O adeus teve direito a gol impedido, cartão amarelo, passe perfeito, mensagem por baixo na camiseta e, claro, gol. Aos 16min, o Pacaembu foi à loucura quando o centroavante marcou de cabeça. Na comemoração, homenageou a filha recém-nascida Ivy, que tem síndrome de down, e foi abraçado pelos outros jogadores. Aos 38min, foi substituído por Grafite e, sem chorar, acenou para a torcida que gritava seu nome.
BICICLETA DE LEÔNIDAS DA SILVA
SÃO PAULO 8 X 0 JUVENTUS


Apesar de haver controvérsias acerca do fato de Leônidas ter inventado ou somente aperfeiçoado a “bicicleta”, a jogada o consagrou e é um dos grandes referenciais na carreira do “Diamante Negro”. Sua ‘bicicleta’ mais famosa, imortalizada na foto emblemática, foi feita no Pacaembu na goleada por 8 a 0 sobre o Juventus pelo Campeonato Paulista de 1948. Ao que constam os registros históricos, foi a última vez que ele executou a jogada na carreira.
CORINTHIANS HUMILHA O SANTOS
CORINTHIANS 7 X 1 SANTOS


O estádio também foi palco de uma das goleadas mais marcantes em um clássico recente. Em novembro de 2005, o Corinthians massacrou o Santos por sonoros 7 a 1, ouviu gritos de “é campeão” e ficou bem perto do título nacional daquele ano. Em tarde inspirada, o argentino Carlos Tevez marcou três gols e ainda deu uma assistência para Rosinei. Nilmar também se destacou com dois tentos. Já o Santos, que terminaria o Brasileiro em 10º lugar, mostrou uma defesa extremamente fragilizada e saiu de cabeça baixa com o vexame que até hoje é lembrado por sua torcida.
PANCADARIA ACABA EM MORTE
PALMEIRAS 1 X 0 SÃO PAULO


Não foi só de momentos bonitos que viveu o estádio. Em 1995, aconteceu o que talvez tenha sido seu pior momento. A Federação Paulista organizou a Supercopa dos Campeões da Copa São Paulo entre os principais vencedores da competição. Após entrar como convidado especial, o Palmeiras venceu o São Paulo por 1 a 0, mas o que marcou a partida foi a verdadeira batalha campal promovida por facções de torcedores armados com paus e pedras após o jogo. O saldo foram 101 pessoas feridas e a morte do torcedor são-paulino Márcio Gasparin da Silva, de 16 anos. Adalberto Benedito dos Santos foi condenado a 12 anos de prisão.
CONFRONTO TORCIDA X POLÍCIA
CORINTHIANS 1 X 3 RIVER PLATE


Depois de 11 anos, o Corinthians esteve perto de chegar às quartas de final da Libertadores, mas acabou eliminado, o que gerou um ato de selvageria de sua torcida. O time alvinegro começou vencendo, mas permitiu a virada do River Plate por 3 a 1. Inconformados, torcedores desceram as arquibancadas, forçaram a grade e invadiram o campo, enquanto a Polícia Militar tentava conter a multidão. A confusão virou pancadaria, com os corintianos atacando os policiais. Por falta de segurança, o árbitro apitou o fim do jogo aos 38min do 2º tempo. A PM teve que usar bombas de efeito moral para controlar a multidão, e o tumulto tomou conta das ruas.
CORINTHIANS CAMPEÃO EM 1954
PALMEIRAS 1X1 CORINTHIANS


O Paulista de 1954 teve uma importância especial por ser o ano de comemoração dos 400 anos da cidade de São Paulo. Palmeiras e Corinthians chegaram à final disputada em fevereiro de 1955. O empate bastava para o Corinthians conquistar o título, enquanto o time alviverde precisava derrotar o rival e torcer por um novo revés alvinegro na última rodada contra o São Paulo. O Corinthians começou bem com um gol de Luizinho logo aos 10 min do primeiro tempo. Mas o Palmeiras igualou o placar com um gol de Nei na etapa final dando requintes de emoção ao duelo. O Corinthians acabou segurando o placar
FIM DA FILA DO CORINTHIANS
CORINTHIANS 2 X 0 SANTOS


No dia 6 de março de 1968, o estádio do Pacaembu foi palco de uma partida marcada na história do Corinthians. O time alvinegro já estava há 11 anos sem ganhar do Santos. Foram 22 jogos pelo Paulista, em um tabu que vinha desde 1957, quando conquistou a Taça dos Invictos diante do Rei Pelé. O time da capital entrou em campo determinado a vencer o ‘imbatível’ Santos. O primeiro tempo terminou empatado, mas na etapa final Paulo Borges e Flávio marcaram. Era o fim da fila. A torcida invadiu o campo e carregou os heróis como em uma conquista de título cantando "Com Pelé, com Edu, nós quebramos o tabu"
Corinthians tem o maior crescimento de torcida desde 2007

SÃO PAULO [ ABN NEWS ] - A pesquisa Datafolha da última segunda-feira iguala o tamanho da torcida de Flamengo e Corinthians. Segundo o levantamento, os cariocas têm agora 17% da torcida brasileira, enquanto o Timão conta com 14% dos torcedores. Como a margem de erro é de 2%, existe empate técnico entre as equipes. Entretanto, quando olhado o crescimento das torcidas nos últimos anos, o Timão leva boa vantagem.

De três anos para cá, justamente época da queda para a Série B, o Timão teve um salto no número de torcedores. Nas duas pesquisas realizadas em 2007 (15 de maio e 19 de novembro) o Timão aparecia com 12% da torcida brasileira. Já em 2009, cresceu 1%. E repetiu o crescimento na pesquisa realizada em 2010, chegando aos 14%.

Já o rubro-negro que detinha 17% da torcida nas pesquisas de 2007, cresceu dois pontos em 2009, mas voltou aos mesmo 17% na última pesquisa, divulgada nesta semana.

Nenhum outro clube citado na pesquisa teve crescimento em pesquisas seguidas como o Corinthians. Entre os oito primeiros, apenas o Internacional saltou dos 2% para 3% entre as pesquisas de 2007, e assim se manteve até hoje.

Com ou sem título, Bruno César confirma negócio quase fechado com Corinthians

Meia do Santo André deverá ser mais um reforço para o elenco alvinegro após a final do Campeonato Paulista

Mayra Siqueira Barueri, SP


O meia comemora o gol de falta marcado contra o Santos, no primeiro jogo da final do Paulista

A poucos dias do final do Campeonato Paulista, o reforçado elenco corintiano deverá ganhar mais um meia. Autor de sete gols na temporada pelo Santo André, Bruno César está muito próximo de dizer adeus ao Ramalhão. Seus direitos estão sendo negociados com a DIS, braço esportivo do Grupo Sonda, e nem mesmo o jogador nega a sua iminente saída.

- Meus procuradores estão negociando. É fato que há interesse, dos dois lados. Estou bem tranquilo com relação a isso. E, claro que se formos campeões, todos aqui serão valorizados muito mais – afirmou o meia, que marcou o primeiro gol na derrota por 3 a 2 para o Santos no jogo de ida da final do Estadual.

Os clubes esperam o término do Paulistão para que Bruno possa assinar enfim o contrato com o clube alvinegro. O jogador está tão confiante na transferência que fala como se o acordo já estivesse fechado.

- Fecharei para o Brasileiro. Mas tudo vai depender também de como o clube vai se sair na Libertadores, nas próximas fases – disse.

Recentemente, o presidente do Timão, Andrés Sanchez, confirmou o interesse e afirmou ainda que o meia deverá reforçar o próprio elenco corintiano em vez de ser emprestado. Aos 21 anos, Bruno César passou pelas categorias de base de Bahia, São Paulo, Palmeiras e Grêmio, tendo atuado profissionalmente pelo Ulbra-RS e Noroeste.

- Este foi um dos melhores grupos em que já pude atuar. É muito unido. Ficará certamente a saudade – concluiu o meio-campista.

Revelação do Corinthians é o novo reforço da Ponte Preta
28 de abril de 2010 08h56 atualizado às 09h18

Tinga Ponte Preta 301x401 Foto: Gazeta Press

A diretoria da Ponte Preta reforça o elenco, mas sabe que pode perder Tinga
Foto: Gazeta Press

A Ponte Preta contratou mais um reforço para o Campeonato Brasileiro da Série B. Trata-se do meia-atacante Marcelinho, revelado nas categorias de base do Corinthians e que em 2010 defendeu as cores do Monte Azul durante o Paulista.

O jogador passou por exames e já treina com o grupo do time campineiro, conforme anunciou o site oficial do clube. Além de Marcelinho, outros dois jogadores também foram anunciados: o zagueiro Naldo e o meia Junai, que defendiam o União São João.

Antes deles, a Ponte Preta já tinha confirmado a chegada de mais quatro jogadores: os volantes Wendell e Gerson, além dos atacantes Pablo Escobar e Jair. O time de Campinas estreia na Série B no dia 7 de maio, diante do ASA-AL, fora de casa.

Corinthians blinda Ronaldo contra torcida do Flamengo

Por Redação Multimídia ES Hoje (redacao@eshoje.com.br).

O Corinthians antecipou viagem de seu astro, escondeu informações, esquivou-se em aeroporto e armou segurança para evitar confrontos com a torcida do Flamengo no Rio de Janeiro. O que se viu foi indiferença dos cariocas. Pelo menos até agora.

A pressão virá na noite desta quarta-feira: só restavam 5.000 ingressos para a partida, de um total de 68 mil disponibilizados.

Temendo ataques e protestos dos rubro-negros, o atacante Ronaldo viajou antes do grupo, ainda segunda à noite, ao lado do presidente Andres Sanches. Chegou ao aeroporto sem sobressaltos.

O jogador é desafeto da torcida do Flamengo desde que fechou com o time paulista, desprezando o clube que diz ser torcedor e onde se recuperou de contusão em 2008.

A promessa é que, no estádio, façam provocação ao ataque, até com travestis, alusão à polêmica em que se envolveu naquele ano. A viagem do restante do time não teve horário divulgado. A intenção era evitar pressão sobre os atletas.

Ao chegar ao Rio, os jogadores foram pegos ainda na pista pelo ônibus que os levou ao hotel em Copacabana, onde chegaram sem ouvir protestos.

O hotel escolhido ficava a cerca de dez minutos de ônibus até o campo do Botafogo. Isso evitava trajetos longos.

Ao deixarem o hotel, os atletas corintianos, inclusive Ronaldo, caminharam lentamente pelo hall do hotel. Passaram pela calçada sem correrias.

Como havia um ônibus na rua, juntaram-se alguns curiosos. Nenhum deu nem sequer um grito contra o time.

Na porta do ônibus, três seguranças pessoais de Roberto Carlos --Ronaldo não levou os seus, segundo a assessoria corintiana. O Batalhão de Choque da Polícia Militar fez a escolta, procedimento rotineiro de acordo com o clube paulista.

No Botafogo, o treino atraiu a atenção dos sócios do clube alvinegro carioca. Quatro garotos botafoguenses gritaram o nome do atacante, que nem olhou.

No hotel, também havia poucos torcedores corintianos, ao contrário de jogos decisivos como a final da Copa do Brasil, contra o Inter, em 2009.

Pela manhã, em evento da CBF, Andres disse esperar uma invasão corintiana, segundo o portal "iG". Mas, se os corintianos virão, chegarão no dia do jogo ou estavam escondidos. No treino, não deram as caras.

A diretoria do Flamengo deu 2.700 bilhetes para a torcida adversária. Foram todos vendidos às organizadas e a clientes da Timão Tur, empresa de turismo ligada ao clube.

A Polícia Militar fará esquemas para evitar confrontos, especialmente de corintianos sem ingresso.

Em dia de clássico na Libertadores, relembre jogos históricos entre Flamengo e Corinthians

Petkovic pode ser um dos fatores de desequilíbrio no confronto desta quarta

Corinthians e Flamengo, as duas equipes mais populares do Brasil, se enfrentam na noite desta quarta-feira, as 21h50, no Maracanã, pela primeira partida das oitavas-de-final da Libertadores de 2010.

Cheio de espectativas e polêmica, o jogo promete ser um duelo a parte entre Ronaldo e Adriano, estrelas de ambos do times.

Porém, antes de contar com os dois craques, Corinthians e Flamengo também fizeram clássicos memomáveis, incluvise pela Libertadores da América. O Portal Virgula lista cinco grandes jogos entre as duas equipesna história. Confira!

Corinthians 4 x 4 Flamengo

No dia 21 de junho de 1945, Corinthians e Flamengo realizaram um clássico cheio de emoções e gols. Apesar de ser apenas um mero amistoso, o empate em 4 a 4 mostrou que nenhum dos dois times entram em campo com o intuito de ser derrotado pelo rival.

Corinthians 4 x 1 Flamengo

A vitória do Corinthians por 4 a 1 sobre o Flamengo, no dia 06 de maio de 1984, válida pelas quartas-de-final do Brasileirão daquele ano, foi o jogo com o maior público na história do clássico. Cerca de 115 mil pessoas compareceram ao estádio do Morumbi.

Corinthians 0 x 2 Flamengo

O clássico confronto entre as duas equipes da Libertadores de 1991 é lembrado até hoje. Após um empate no primeiro jogo, o Flamengo derrotou o Corinthians por 2 a 0, em pleno estádio do Pacaembu, na última rodada da fase de grupos. Neste dia, a torcida do alvinegro paulista, revoltada com a derrota, atirou garrafas em campo.

Corinthians 0 x 3 Flamengo

Além da derrota por 3 a 0 em pleno Pacaembu, a torcida do Corinthians ainda teve que assistir o histórico elástico que Romário deu no volante Amaral, em partida válida pela Torneio Rio-São Paulo de 1999, antes de marcar o segundo gol da partida.


Corinthians 4 x 3 Flamengo


Em 2001, no mesmo Rio-São Paulo, veio a revanche do Corinthians. Há 15 jogos sem ganhar, o time de Parque São Jorge, que vinha sento hostilizado pela torcida, derrotou o Flamengo no dia 24 de janeiro de 2001, por 4 a 3, no Pacaembu.

Flamengo x Corinthians: 92 anos de História

LANCENET! entrevista filhos de jogadores do primeiro confronto, realizado no Rio de Janeiro, em 1918

Os  capitães Amílcar e Nery perfilados para o início do jogo histórico  (Foto: Reprodução/Tom Dib)

Os capitães Amílcar e Nery perfilados para o início do jogo histórico (Foto: Reprodução/Tom Dib)

Dia 1 de dezembro de 1918. Rua Paissandu, Rio de Janeiro. Flamengo e Corinthians, liderados por Nery e Amílcar, respectivamente, deram início àquele que seria o maior clássico do futebol nacional. Confronto que atrai multidões e para o país.

Naquela tarde de domingo, talvez, muitos daqueles jogadores não imaginariam que o amistoso, o primeiro interestadual da História do Corinthians, fosse ganhar tamanha repercussão em âmbito nacional.

A partida, aliás, foi equilibrada, assim como o retrospecto geral (46 vitórias do Flamengo, 43 vitórias do Corinthians e 24 empates). Carlos Araújo abriu o placar para a equipe carioca. Ainda no primeiro tempo, Amílcar empatou. O gol do triunfo corintiano saiu dos pés de Neco, aos 38 minutos.

O local da partida não existe mais. Hoje, tornou-se um prédio residencial. Mas a memória desse marco histórico permanece viva em alguns familiares de corintianos que participaram do jogo.

A reportagem do LANCENET! encontrou Amílcar Barbuy, filho do ex-meia Amílcar, e Maria Odila Cardeal, filha do atacante Neco.

Maria Odila, aos 84 anos, recorre à ajuda da filha Regina para refrescar a memória e afirmar que Neco teria uma enorme satisfação se soubesse da grandeza que o clássico entre Corinthians e Flamengo tem hoje.

– Ele ficaria muito emocionado se soubesse da dimensão que o jogo ganhou. São as duas maiores torcidas do Brasil. Ele, certamente, estaria vibrando – disse Regina, neta de Neco.

Lúcido e, por alguns instantes, emocionado, Amílcar Barbuy, de 85 anos, se escorou nas lembranças do pai para provocar e, consequentemente, inspirar Ronaldo.

– Meu pai foi um dos melhores, faria muito sucesso hoje. Apesar de um pouco gordo, espero que Ronaldo se inspire nele e faça alguma coisa.

Que o conselho não se limite ao Fenômeno, mas que todos os jogadores presentes no Maracanã na noite desta quarta-feira façam jus à História iniciada por Nery, Amílcar, Neco & Cia.

FICHA TÉCNICA - AMISTOSO INTERESTADUAL
FLAMENGO 1 x 2 CORINTHIANS

DATA:
1/12/1918 (domingo)
LOCAL: Rua Paissandu, Rio de Janeiro (RJ)
ÁRBITRO: Frederico Ávila Mello
RENDA-PÚBLICO: Não divulgados
GOLS: Carlos Araújo , 23'/1ºT (1-0); Neco, 38'/1°T (1-1); Amílcar, 20'/2ºT (1-2)

FLAMENGO: Baena; Telefone e Nery; Japonês, Galo e Mílton; Carregal, Baltazar e Carlos Araújo; Dias e Geraldo Técnico: Nery.

CORINTHIANS: Medaglia; Nando e César Nunes; Gano, Amílcar e Ciasca; Américo, Garcia e Bororó; Neco e Rogério Técnico: Amílcar.

*Os capitães das equipes também eram os técnicos

Ingresso VIP do Corinthians é mais caro do que o do Barcelona
28 de abril de 2010 09h59

Afastado para melhorar a forma física, Ronaldo foi assistir à  partida contra o Independiente Medellín  Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Ronaldo lamenta jogada perdida durante vitória sobre o Independiente; para ver o camisa 9, corintiano desembolsa de R$ 50 a R$ 500
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra

Atual campeão espanhol, europeu e mundial, o Barcelona é apontado quase por unanimidade como o maior time do mundo. Liderado pelo argentino Messi e com coadjuvantes da qualidade de Xavi, Daniel Alves e Ibrahimovic, o time espanhol encanta por onde passa. Diferente do Corinthians, que, no ano de seu centenário, ainda não correspondeu à expectativa formada em torno da dupla Roberto Carlos e Ronaldo. Eliminados na primeira fase do Campeonato Paulista, os corintianos fizeram a melhor campanha da fase de grupos da Libertadores, mas sem encantar. Mesmo assim, atualmente pode ser muito mais caro ver um jogo do Corinthians de Ronaldo do que do Barcelona de Messi.

O corintiano que assistiu à vitória sobre o Independiente Medellín por 1 a 0, na última quinta-feira, da área VIP do Pacaembu pagou R$ 500,00. No mesmo jogo, a cadeira especial foi comercializada a R$ 200,00, enquanto a numerada saiu por R$ 300,00. Isso para o último jogo do Corinthians na fase de grupos da Libertadores. O time já estava classificado e o adversário, eliminado. Agora, para a fase final, a diretoria já aumentou os ingressos. A área VIP será vendida a R$ 650,00, enquanto a numerada sairá por R$ 350,00. O Corinthians cobrará ainda R$ 250,00 pela cadeira especial e R$ 55,00 pela arquibancada e tobogã.

Enquanto isso, o torcedor catalão que pretende apoiar o Barcelona contra a Inter de Milão, nesta quarta-feira, pela semifinal da Liga dos Campeões, pagará no máximo 190 euros (equivalente a R$ 444,00) para assistir ao jogo da tribuna, parte mais nobre do Camp Nou. Há ingressos mais baratos, que custam de 86 euros (R$ 201,00) a 100 euros (R$ 233,00), que permitem assistir ao jogo atrás dos gols.

Os números ficam mais chamativos se comparados aos salários dos dois países. Na Espanha, o ordenado mínimo é de 633 euros (equivalente a R$ 1.481,00). Enquanto isso, o brasileiro ganha R$ 510 de salário mínimo, ou seja, quase três vezes menos que o espanhol, o que não lhe permite pagar um preço tão abusivo em partidas de futebol.

Confira outros preços de ingressos na Libertadores:

Flamengo:
Cadeiras Comuns - R$ 30,00
Arquibancadas verdes/amarelas - R$ 50,00
Arquibancadas brancas - R$ 80,00
Cadeiras Especiais - R$ 250,00

Corinthians:
Arquibancada - R$ 55,00
Cadeira especial - R$ 250,00
Numerada - R$ 350,00
Área VIP - R$ 650,00

São Paulo:
Arquibancada amarela/laranja - R$ 50,00
Arquibancada vermelha/azul - R$ 60,00
Setor térreo - R$ 60,00
Cadeira - R$ 70,00

Cruzeiro:
Geral - R$ 10,00
Anel Inferior - R$ 20,00
Cadeira lateral - R$ 30,00
Cadeira central - R$ 35,00
Cadeira especial - R$ 55,00

Internacional:
Arquibancada inferior - R$ 40,00
Arquibancada superior - R$ 50,00
Cadeira numerada - R$ 100,00

LIGA DOS CAMPEÕES

Barcelona x Inter de Milão

Tribuna - R$ 358,00 (153 euros) a R$ 444,00 (190 euros)
Lateral - R$ 278,00 (119 euros) a R$ 374,00 (160 euros)
Atrás do gol - R$ 201,00 (86 euros) a R$ 233 (100 euros)

Ronaldo e corintianos estão nas redes sociais

Fenômeno está no Facebook. Outros brincam no Twitter

Que a internet é um dos passatempos prediletos dos boleiros não é novidade. Mas o que mexe com os jogadores são as redes sociais. No Corinthians e no Flamengo, Facebook, Twitter e Orkut fazem parte do dia-a-dia dos mais desconhecidos aos principais astros.

Do lado do Timão, é raro encontrar alguém que não utilize a internet para acabar com o tédio das concentrações e, por que não dizer, minimizar a ansiedade de um jogo importante, como será o desta quarta-feira, contra o Flamengo, no Maracanã.

Nem mesmo Ronaldo foge da brincadeira. O Fenômeno faz parte dos milhares de usuários do Facebook que, atualmente, já conta com 400 milhões de pessoas cadastradas. O LANCENET! descobriu a página do camisa 9 do Timão. Para tentar despistar, ele usa o apelido de infância, Dadado, e não coloca sua foto.

Entre os amigos de seu perfil, o fisioterapeuta Bruno Mazziotti, a jogadora de vôlei Virna, cantores, artistas e amigos antigos, como Álvaro Garnero.

Companheiros de Corinthians também estão lá. Recentemente, por exemplo, R9 brincou com Paulo André sobre uma partida de pôquer da qual não havia participado. E o Fenômeno respondeu.

– Da próxima vez estarei presente e você vai ver – escreveu.

Já o técnico Mano Menezes utiliza o Twitter para se comunicar com os corintianos. Seu perfil tinha nada menos do que 1.369.075 seguidores até as 17h de ontem.

– Tínhamos o plano de fazer um site do Mano. Começamos a pensar no site e, dentro dele, pensamos em fazer um blog do treinador. Mas achamos inviável. Foi quando voltou a ideia do Twitter. Então, o pai disse: “Está bem, vamos ver como é que é isso” – diz Camila Menezes, filha de Mano e jornalista formada.

Mano, claro, também tem seu site na internet. É lá onde estão informações sobre sua carreira.

Arquivo do blog

fotos das musas do futebol

Orkut

Orkut
Comunidade: Musas e Gatas do Futebol

Gatas do Paulistão 2010

Wanessa Mattos - Sport

Wanessa Mattos - Sport
Campeã 2009 Download

Escudos

Escudo atual (com as estrelas)

Escudo atual (com as estrelas)
Em 1990, foi adicionada uma estrela pela conquista do Campeonato Brasileiro. O mesmo ocorreu em 1998 e 1999. No ano 2000, com a conquista do Mundial da FIFA, foi adicionada mais uma estrela, maior e com contorno prateado. A mais recente estrela veio em 2005, com a conquista do Campeonato Brasileiro.

Escudo atual (sem as estrelas)

Escudo atual
Com o passar dos anos, o escudo foi se refinando. A bandeira central ganhou movimento bem como foi redesenhada para respeitar a bandeira oficial do Estado. A bóia, em volta do círculo, foi disfarçada e amarras foram colocadas para completar o escudo.

6° Escudo - 1940 aos dias atuais

1940 aos dias atuais
Surgem a âncora e os dois remos vermelhos, que se referem aos esportes náuticos praticados no clube. Arte-final realizada pelo pintor Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador.

5° Escudo - 1919/1940

1919 - 1940
O distintivo já se aproxima das características atuais: um círculo negro, com a nome completo do clube e a data de fundação. No centro, a bandeira paulista sem o rigor das 13 listras.

4° Escudo - 1916/1919

1916 - 1919
O escudo ganhou o formato redondo que seguiria com o time até os dias de hoje.

3° Escudo - 1914/1916

1914 - 1916
A disposição das letras continuou a mesma, apenas mudando a moldura.

2° Escudo - 1914

1914
As letras são postas em uma moldura e é acrescentado a letra S. O C passa a valer para Club e Corinthians.

1° Escudo - 1913/1914

1913 - 1914
Desde a sua fundação até o ano de 1913, as camisas do Timão não tinham distintivo. O primeiro teve que ser feito às pressas, para a disputa da vaga na Liga Paulista. Tinha apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista, sobrepostas. Permaneceu até 1914, nos dois jogos contra o Torino.


Curiosidades Gerais

Os 10 Mandamentos Corinthianos

1º Todos os times têm uma torcida. O Corinthians é uma torcida que têm um time.
2º O maior defeito da cidade de São Paulo é não se chamar Corinthians.
3º O que importa não é vencer, e sim torcer para o Corinthians.
4º A torcida do Corinthians vai ver o time jogar, e não apenas ganhar.
5º Corinthiano fanático é redundante. Ser Corinthiano já significa ser fanático.
6º O Corinthians é mais que um time de futebol. É uma religião.
7º Quando o Corinthians perde, a alma do mundo entristece.
8º Quando o Corinthians perde, a culpa é do juiz.
9º Com ou sem razão, o Corinthiano tem sempre a razão.
10º Acima do Corinthians, só Deus, que também é fiel, ou seja, é Corinthiano

Jogadores que mais defenderam o Manto Sagrado

  1. Wladmir - 806
  2. Luisinho - 606
  3. Ronaldo - 601
  4. Zé Maria - 595
  5. Biro-Biro - 592
  6. Claúdio - 554
  7. Vaguinho - 548
  8. Olavo - 514
  9. Idário - 475
  10. Rivellino - 471
  11. Rafael - 456

Curiosidades Gerais

  • O primeiro título do clube não veio do futebol, e sim do pedestrianismo. Batista Boni, João Collina e André Lepre venceram o troféu Unione Viaggiatori Italiani numa corrida de dez quilômetros no Palestra Itália
  • Jô foi o jogador mais jovem a entrar em campo. Foi na partida Corinthians 1 a 0 Guarani, em 19 de julho de 2003. À época Jô tinha 16 anos, 3 meses e 26 dias.
  • A primeira bola utilizada pelo clube custou seis mil réis. Ela foi comprada pelo tesoureiro João da Silva numa loja da rua São Caetano, em São Paulo.
  • A primeira partida internacional do Timão foi contra o Torino, em 1914. Os italianos venceram por 3 a 0.
  • O número de torcedores do clube é superior ao dobro da população de Portugal.
  • Foi fundado no mesmo dia que o Esporte Clube Noroeste, de Bauru.
  • No dia 18 de agosto de 1940, o Corinthians enfrentava o Palmeiras, seu maior rival, no Parque São Jorge, então um torcedor do Palmeiras levou para a arquibancada um galo verde simbolizando o seu time. O Corinthians venceu o jogo por 2 a 0 e no final do jogo, os torcedores corintianos pegaram e depenaram o galo todo. Até hoje existe uma pena desse galo no memorial do clube, o episódio ficou conhecido como "A pena do galo verde".
  • Uma das lendas mais conhecidas do Corínthians é a suposta maldição lançada por Pelé: O time fora o campeão paulista do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954. O menino Pelé foi apresentado, logo em seguida ao time e recusado. Jurou que enquanto jogasse futebol, o Corínthians não seria campeão paulista. 23 anos depois, em 1977, Pelé abandonou definitivamente os gramados e o Corínthians naquele ano voltou a ser campeão paulista.
  • No Campeonato Brasileiro de 1999, o Corinthians liderou a competição do início ao fim.
  • O escudo oficial do Corinthians foi criado pelo artista Francisco Rebolo, ex-futebolista.
  • De acordo com pesquisa realizada pela agência publicitária Y&R e publicada pelo jornal Gazeta Mercantil, o Corinthians possui a marca de futebol mais estimada do país.
  • Em 2000 o deputado estadual paulista Afanásio Jazadji (PFL) submeteu o projeto de lei nº160 com o objetivo de declarar o Corinthians patrimônio cultural, social e esportivo do estado.
  • Em 2006, quando o atual governador de São Paulo, José Serra(Palmeirense) , assumiu a prefeitura de São Paulo, criou o Dia do Corinthians, em homenagem ao clube paulista, no dia de sua fundação, 1º de setembro.
  • Em 2008 o Corinthians bateu quase todos os recordes da Série B do Campeonato Brasileiro.
  • Em 2008, pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que o Timão tem a maior torcida do Estado do Paraná, a frente inclusive de Atlético e Coritiba, que são os dois maiores clubes do estado.

Maiores públicos do Corinthians

  • Jogos em São Paulo
http://danielpurch.zip.net/images/1977.jpg

http://img88.imageshack.us/img88/387/1977oi4.jpg
  1. Corinthians 1 x 2 Ponte Preta, 146.082, 9 de outubro de 1977
  2. Corinthians 0 x 1 Palmeiras, 120.522, 22 de dezembro de 1974
  3. Corinthians 1 x 0 Santos, 120.000, 26 de novembro de 1978
  4. Corinthians 4 x 0 Santos, 117.676, 29 de maio de 1977
  5. Corinthians 2 x 3 São Paulo, 117.061, 5 de dezembro de 1982
  6. Corinthians 1 x 1 Santos, 116.881, 20 de março de 1977
  7. Corinthians 4 x 1 Flamengo (RJ), 115.002, 6 de maio de 1984
  8. Corinthians 2 x 1 Internacional (RS), 113.286, 21 de novembro de 1976
  9. Corinthians 1 x 1 Santos, 111.103, 20 de agosto de 1978
  10. Corinthians 0 x 0 São Paulo, 109.464, 30 de agosto de 1987

Maiores Goleadas

  • Corinthians 12 a 2 Internacional (São Paulo), 23 de outubro de 1921 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 0 Santos, 11 de julho de 1920 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 2 Atlético Mineiro, 12 de outubro de 1929 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Portuguesa, 2 de janeiro de 1927 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sírio, 21 de maio de 1933 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sel. Halmstad/Hamlia (Suécia), 8 de junho de 1952 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Tiradentes, 9 de fevereiro de 1983 pelo Campeonato Brasileiro;
  • Corinthians 9 a 0 Portuguesa-Mackenzie, 25 de junho de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 5 de novembro de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 6 de maio de 1923 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Jabaquara, 21 de março de 1943 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 1 Flamengo-PI, 2 de maio de 2001 pela Copa do Brasil;
  • Corinthians 8 a 2 Guarani, 23 de março de 1997 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 2 Cerro Porteño (Paraguai), março de 1999 pela Libertadores da América;
  • Corinthians 7 a 1 Santos, 6 de novembro de 2005 pelo Campeonato Brasileiro.
  • Corinthians 7 x 2 CR Flamengo, 25 de Fevereiro de 1961 Amistoso
  • Corinthians 6 x 0 CR Flamengo, 3 de Março de 1953 pelo Torneio Rio-São Paulo
  • Corinthians 6 x 0 Barras PI, 13 de Fevereiro de 2008 pela Copa do Brasil
  • Corinthians 6 a 1 União São João, 5 de março de 2005 pelo Campeonato Paulista
  • Clube Atlético Paranaense 2 x 6 Corinthians, 22 de Abril de 1997 pela Copa do Brasil Quartas de Final
  • Corinthians 6 a 2 Americano (Rio de Janeiro), 20 de fevereiro de 2002 pela Copa do Brasil.
  • Corinthans 5 a 1 Estudiantes de la Plata (Argentina), 17 de janeiro de 2009, em um amistoso.

Bolas Históricas

Bolas Históricas
















Pena do Galo Verde


PENA DO GALO VERDE Em 1940, no Parque São Jorge, defrontavam-se Corinthians e S. E. Palmeiras, um torcedor do clube alvi-verde admitindo a Invencibilidade do seu time, levou para campo, um galo, pintado de verde, para soltá-lo, no final do jogo, na hipótese de urna vitória de seu clube, procurando gozar os corinthianos. O Parque São Jorge estava super lotado nesse dia. Alguns corinthianos perceberam a ave oculta sob o paletó do Palestrino, no final da partida, como o Corinthians fosse o vencedor pelo placar de 2 x O, gols de Teléco, os alvi-negros investiram sobre o ‘homem do galo”. E foi só pena que VOOU pelo Estádio Alfredo Schiirig. Nesse dia não houve um corinthiano que não saísse do Parque S. Jorge com uma pena do Respectivo galo. Essa partida foi realizada dia 18 de Agosto de 1940.

momentos marcantes

Primeiro Time Campeão Paulista em 1914: Fúlvio, Casemiro do Amaral e Casemiro Gonzalez; Polícia, Biano e César; Aristides, Peres, Amílcar, Dias e Neco.

Estádio do Morumbi, durante São Paulo x Corinthians, em março de 2008.

Estádio Prudentão, durante Corinthians x Palmeiras, março de 2009.

Corintianos estendem a bandeira demonstrando paixão pelo Corinthians.

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (vista interna).

Entrada do Memorial do clube


Capela de São Jorge, localizada na sede do clube


Campo do terrão foi "aposentado" em 2009.

CT do Parque Ecológico

Ginásio do Corinthians

O uniforme roxo foi uma das ações da diretoria para lucrar com a marca do clube

Megaloja Poderoso Timão, localizada no Parque São Jorge


O presidente Lula com Ronaldo, garoto-propaganda do Corinthians, em 2009. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Equipe de futebol americano, chamado de Corinthians Streamrollers.

Oscar já foi jogador de basquete do Corinthians na década de 1990.

Presidente Lula recepciona a equipe do Corinthians, campeã da Copa do Brasil de 2009.

Time campeão brasileiro de 2005 na época da parceria com a MSI.