Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de junho de 2010

1926: Timão compra o Parque São Jorge

Corinthians compra o local, onde desenvolveu o clube e cresceu ainda mais

Alvinegro só foi disputar primeiro jogo como mandante no estádio em  1928. O último foi em 2002

Alvinegro só foi disputar primeiro jogo como mandante no estádio em 1928. O último foi em 2002 (Crédito: Reginaldo Castro)

Um ano sem títulos nos torneios, mas com uma grande conquista fora de campo. Se em 1926 o Corinthians terminou o Campeonato Paulista da Associação Paulista de Esportes Atléticos (Apea) na terceira colocação, os corintianos puderam comemorar uma mudança: a compra do Parque São Jorge.

Apesar de ter sido fundado em 1910, o Timão só comprou a atual casa 16 anos depois. E a mudança só ocorreu dois anos após a aquisição. Isso porque, logo após fechar o negócio, o então presidente do clube, Ernesto Cassano, resolveu reformar o estádio. Tudo para acomodar melhor a torcida alvinegra.

Na época, o Parque São Jorge era usado pelo Esporte Clube Sírio, um dos principais rivais na disputa estadual. Vale lembrar que o primeiro jogo do Alvinegro no local foi em 1923, contra o antigo dono. E a estreia não poderia ter sido melhor, com uma vitória por 1 a 0.

Enquanto a reforma em na nova casa não ficava pronta, o Corinthians seguia mandando as partidas no antigo campo da Ponte Grande. Quando a mudança finalmente aconteceu, o primeiro estádio corintiano foi doado para a Associação Atlética São Bento.

Mais do que representar um local para mandar as partidas, o Parque São Jorge tem outra importância na História do Timão. No local onde está localizado o estádio, o clube começou a se desenvolver e foi até criada a sede social.


Pouco espaço
Mesmo com um estádio próprio, o corintiano não teve muitas oportunidades para acompanhar a equipe no local. Tudo pelo crescimento da torcida. A Fazendinha tem capacidade para cerca de 18 mil pessoas. Até por isso, o Alvinegro jogou lá só em 468 oportunidades, com 346 vitórias, 60 empates e 62 derrotas. Foram 1.312 gols marcados pelo Timão e 480 sofridos.

O último compromisso foi contra o Brasiliense, em 3 de agosto de 2002. Em jogo válido pelo Brasileirão, o Corinthians venceu por 1 a 0, com um gol do volante Fabinho.

Atualmente, o Parque São Jorge é usado para treinamentos e jogos de categorias menores. A diretoria tem a ideia de reformá-lo, mas os planos não saem nunca do papel.

Curiosidades do Parque

Fazendinha

No terreno original, além de um campo em que o Sírio mandava seus jogos, havia uma fazenda. Daí o apelido de Fazendinha, utilizado até hoje.

Padroeiro
Após a chegada ao Parque São Jorge, o Corinthians adotou o santo como seu padroeiro. Construiu uma capela em homenagem a São Jorge dentro do clube.

Remo
Com a proximidade ao Rio Tietê, passou também a praticar remo. Desse esporte surgiram a âncora e os remos que estão até hoje no escudo oficial do clube.

Funcionários
De acordo com o relatório de sustentabilidade de 2009, o clube atualmente possui 844 funcionários. Entre eles 52 jogadores do futebol profissional e 97 do futebol amador.

Consumo
Ainda segundo o relatório, o Parque São Jorge é a maior sede social de um clube no Brasil e consome 17.923,89 gigajoules (GJ) de energia por mês e 15.637 metros cúbicos de água.

Projeto inicial da abertura da Rua São Jorge. (Crédito: Arquivo Corinthians)

CBF volta atrás e garante Timão no Pacaembu no dia do centenário

Entidade faz correção e permite inversão de mando de campo para que Corinthians possa comemorar aniversário jogando em casa

Por GLOBOESPORTE.COM São Paulo

A CBF voltou atrás na decisão de transferir o jogo entre Santos e Avaí para o Pacaembu, no dia 1º de setembro, mesma data na qual o Corinthians comemora 100 anos de existência. Em comunicado oficial, a Confederação retificou a mudança e garantiu a realização de um jogo do Timão no estádio.

Neste dia, o time jogaria contra o Vasco, em São Januário, mas o mando de campo deverá ser invertido para que o Corinthians comemore o centenário jogando diante de sua torcida.

Dessa forma, o jogo do Santos voltou para o dia 2 de setembro, na Vila Belmiro. O Peixe também teve outro jogo alterado, contra o Goiás. Este está confirmado para o dia 28 de agosto, no Pacaembu.

Repleto de sondagens, Jucilei deve ser o primeiro a deixar o Corinthians

Jucilei deve ir jogar na Europa

Jucilei deve ir jogar na Europa

Crédito da imagem: Agência Estado

O volante Jucilei mal consolidou sua ascensão no Corinthians e já pode deixar o clube. Com diversas sondagens de europeus, em especial do Paris Saint-Germain (FRA), Jucilei deve ser o primeiro da fila de perdas corintianas, que pode ser engrossada com nomes como Dentinho, Elias e Chicão. A diretoria aguarda proposta oficial dos franceses, mas só deve iniciar negociação caso os valores estejam próximos dos 6 milhões de euros (cerca de R$ 13,3 milhões).

O clube detém 50% dos direitos federativos do atleta e a outra metade pertence a um grupo de empresários. Caso a proposta se confirme, a permanência do jogador fica inviável, segundo membros da diretoria corintiana. Como a Copa do Mundo está prestes a começar, a negociação só deve ser consolidada em julho. Também dificulta o acerto imediato o fato de o presidente Andrés Sanches estar na África do Sul, acompanhando a delegação da seleção brasileira.

O empresário do jogador, Nick Arcuri, admite que tem recebido sondagens diárias de clubes médios e grandes da Europa pela aquisição de Jucilei. Fiorentina (ITA), Lille (FRA) e Sevilla (ESP) já demonstraram interesse pelo jogador. O Rubin Kazan, da Rússia, foi o último a se manifestar. O PSG, no entanto, está à frente nas negociações e chegou a enviar representante para o Brasil a fim de estreitar relações com o Corinthians. O clube francês pretende preparar um substituto para o veterano Claude Makelele, de 37 anos, que estuda renovar o contrato até a metade de 2011, mas já considera encerrar a carreira.

O Jucilei é um jogador que tem muito mercado lá fora. Pensamos muito na carreira do jogador e não só no lado financeiro. Por isso, acredito que seria interessante a transferência para a França, Espanha ou Itália - disse o empresário.

O empresário tem se mantido fora das negociações entre o Timão e os interessados, e só vai acertar o contrato de Jucilei quando receber o sinal verde da diretoria do Corinthians. O diretor de futebol Mário Gobbi já afirmou que a saída do volante é inevitável. Mas só se ela ocorrer para um grande centro da Europa.

- Tenho conversado frequentemente com o Mário e a negociação deve sair. Agora o mercado está morno, as sondagens também. Mas deve esquentar em breve. Para o Jucilei, é melhor ir para os grandes mercados. Caso contrário, ele fica no Corinthians, que é uma vitrine muito grande hoje, e no futuro vai para um clube de ponta na Europa. E é ruim para o jogador esse excesso de especulações - afirmou Nick Arcuri.

Contratado junto ao Corinthians Paranaense, filial do Timão no Paraná, Jucilei tem contrato com o Corinthians até maio de 2012. Atuando como volante ou lateral direito no time de Mano Menezes, ele tem 64 jogos e quatro gols com a camisa corintiana.

Fonte: Globo Esporte


Leia mais: http://www.noticiasdocorinthians.com.br/materia/29782/repleto_de_sondagens_jucilei_deve_ser_o_primeiro_a_deixar_o_corinthians#ixzz0qTEHykAX

Arquivo do blog

fotos das musas do futebol

Orkut

Orkut
Comunidade: Musas e Gatas do Futebol

Gatas do Paulistão 2010

Wanessa Mattos - Sport

Wanessa Mattos - Sport
Campeã 2009 Download

Escudos

Escudo atual (com as estrelas)

Escudo atual (com as estrelas)
Em 1990, foi adicionada uma estrela pela conquista do Campeonato Brasileiro. O mesmo ocorreu em 1998 e 1999. No ano 2000, com a conquista do Mundial da FIFA, foi adicionada mais uma estrela, maior e com contorno prateado. A mais recente estrela veio em 2005, com a conquista do Campeonato Brasileiro.

Escudo atual (sem as estrelas)

Escudo atual
Com o passar dos anos, o escudo foi se refinando. A bandeira central ganhou movimento bem como foi redesenhada para respeitar a bandeira oficial do Estado. A bóia, em volta do círculo, foi disfarçada e amarras foram colocadas para completar o escudo.

6° Escudo - 1940 aos dias atuais

1940 aos dias atuais
Surgem a âncora e os dois remos vermelhos, que se referem aos esportes náuticos praticados no clube. Arte-final realizada pelo pintor Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador.

5° Escudo - 1919/1940

1919 - 1940
O distintivo já se aproxima das características atuais: um círculo negro, com a nome completo do clube e a data de fundação. No centro, a bandeira paulista sem o rigor das 13 listras.

4° Escudo - 1916/1919

1916 - 1919
O escudo ganhou o formato redondo que seguiria com o time até os dias de hoje.

3° Escudo - 1914/1916

1914 - 1916
A disposição das letras continuou a mesma, apenas mudando a moldura.

2° Escudo - 1914

1914
As letras são postas em uma moldura e é acrescentado a letra S. O C passa a valer para Club e Corinthians.

1° Escudo - 1913/1914

1913 - 1914
Desde a sua fundação até o ano de 1913, as camisas do Timão não tinham distintivo. O primeiro teve que ser feito às pressas, para a disputa da vaga na Liga Paulista. Tinha apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista, sobrepostas. Permaneceu até 1914, nos dois jogos contra o Torino.


Curiosidades Gerais

Os 10 Mandamentos Corinthianos

1º Todos os times têm uma torcida. O Corinthians é uma torcida que têm um time.
2º O maior defeito da cidade de São Paulo é não se chamar Corinthians.
3º O que importa não é vencer, e sim torcer para o Corinthians.
4º A torcida do Corinthians vai ver o time jogar, e não apenas ganhar.
5º Corinthiano fanático é redundante. Ser Corinthiano já significa ser fanático.
6º O Corinthians é mais que um time de futebol. É uma religião.
7º Quando o Corinthians perde, a alma do mundo entristece.
8º Quando o Corinthians perde, a culpa é do juiz.
9º Com ou sem razão, o Corinthiano tem sempre a razão.
10º Acima do Corinthians, só Deus, que também é fiel, ou seja, é Corinthiano

Jogadores que mais defenderam o Manto Sagrado

  1. Wladmir - 806
  2. Luisinho - 606
  3. Ronaldo - 601
  4. Zé Maria - 595
  5. Biro-Biro - 592
  6. Claúdio - 554
  7. Vaguinho - 548
  8. Olavo - 514
  9. Idário - 475
  10. Rivellino - 471
  11. Rafael - 456

Curiosidades Gerais

  • O primeiro título do clube não veio do futebol, e sim do pedestrianismo. Batista Boni, João Collina e André Lepre venceram o troféu Unione Viaggiatori Italiani numa corrida de dez quilômetros no Palestra Itália
  • Jô foi o jogador mais jovem a entrar em campo. Foi na partida Corinthians 1 a 0 Guarani, em 19 de julho de 2003. À época Jô tinha 16 anos, 3 meses e 26 dias.
  • A primeira bola utilizada pelo clube custou seis mil réis. Ela foi comprada pelo tesoureiro João da Silva numa loja da rua São Caetano, em São Paulo.
  • A primeira partida internacional do Timão foi contra o Torino, em 1914. Os italianos venceram por 3 a 0.
  • O número de torcedores do clube é superior ao dobro da população de Portugal.
  • Foi fundado no mesmo dia que o Esporte Clube Noroeste, de Bauru.
  • No dia 18 de agosto de 1940, o Corinthians enfrentava o Palmeiras, seu maior rival, no Parque São Jorge, então um torcedor do Palmeiras levou para a arquibancada um galo verde simbolizando o seu time. O Corinthians venceu o jogo por 2 a 0 e no final do jogo, os torcedores corintianos pegaram e depenaram o galo todo. Até hoje existe uma pena desse galo no memorial do clube, o episódio ficou conhecido como "A pena do galo verde".
  • Uma das lendas mais conhecidas do Corínthians é a suposta maldição lançada por Pelé: O time fora o campeão paulista do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954. O menino Pelé foi apresentado, logo em seguida ao time e recusado. Jurou que enquanto jogasse futebol, o Corínthians não seria campeão paulista. 23 anos depois, em 1977, Pelé abandonou definitivamente os gramados e o Corínthians naquele ano voltou a ser campeão paulista.
  • No Campeonato Brasileiro de 1999, o Corinthians liderou a competição do início ao fim.
  • O escudo oficial do Corinthians foi criado pelo artista Francisco Rebolo, ex-futebolista.
  • De acordo com pesquisa realizada pela agência publicitária Y&R e publicada pelo jornal Gazeta Mercantil, o Corinthians possui a marca de futebol mais estimada do país.
  • Em 2000 o deputado estadual paulista Afanásio Jazadji (PFL) submeteu o projeto de lei nº160 com o objetivo de declarar o Corinthians patrimônio cultural, social e esportivo do estado.
  • Em 2006, quando o atual governador de São Paulo, José Serra(Palmeirense) , assumiu a prefeitura de São Paulo, criou o Dia do Corinthians, em homenagem ao clube paulista, no dia de sua fundação, 1º de setembro.
  • Em 2008 o Corinthians bateu quase todos os recordes da Série B do Campeonato Brasileiro.
  • Em 2008, pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que o Timão tem a maior torcida do Estado do Paraná, a frente inclusive de Atlético e Coritiba, que são os dois maiores clubes do estado.

Maiores públicos do Corinthians

  • Jogos em São Paulo
http://danielpurch.zip.net/images/1977.jpg

http://img88.imageshack.us/img88/387/1977oi4.jpg
  1. Corinthians 1 x 2 Ponte Preta, 146.082, 9 de outubro de 1977
  2. Corinthians 0 x 1 Palmeiras, 120.522, 22 de dezembro de 1974
  3. Corinthians 1 x 0 Santos, 120.000, 26 de novembro de 1978
  4. Corinthians 4 x 0 Santos, 117.676, 29 de maio de 1977
  5. Corinthians 2 x 3 São Paulo, 117.061, 5 de dezembro de 1982
  6. Corinthians 1 x 1 Santos, 116.881, 20 de março de 1977
  7. Corinthians 4 x 1 Flamengo (RJ), 115.002, 6 de maio de 1984
  8. Corinthians 2 x 1 Internacional (RS), 113.286, 21 de novembro de 1976
  9. Corinthians 1 x 1 Santos, 111.103, 20 de agosto de 1978
  10. Corinthians 0 x 0 São Paulo, 109.464, 30 de agosto de 1987

Maiores Goleadas

  • Corinthians 12 a 2 Internacional (São Paulo), 23 de outubro de 1921 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 0 Santos, 11 de julho de 1920 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 2 Atlético Mineiro, 12 de outubro de 1929 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Portuguesa, 2 de janeiro de 1927 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sírio, 21 de maio de 1933 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sel. Halmstad/Hamlia (Suécia), 8 de junho de 1952 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Tiradentes, 9 de fevereiro de 1983 pelo Campeonato Brasileiro;
  • Corinthians 9 a 0 Portuguesa-Mackenzie, 25 de junho de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 5 de novembro de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 6 de maio de 1923 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Jabaquara, 21 de março de 1943 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 1 Flamengo-PI, 2 de maio de 2001 pela Copa do Brasil;
  • Corinthians 8 a 2 Guarani, 23 de março de 1997 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 2 Cerro Porteño (Paraguai), março de 1999 pela Libertadores da América;
  • Corinthians 7 a 1 Santos, 6 de novembro de 2005 pelo Campeonato Brasileiro.
  • Corinthians 7 x 2 CR Flamengo, 25 de Fevereiro de 1961 Amistoso
  • Corinthians 6 x 0 CR Flamengo, 3 de Março de 1953 pelo Torneio Rio-São Paulo
  • Corinthians 6 x 0 Barras PI, 13 de Fevereiro de 2008 pela Copa do Brasil
  • Corinthians 6 a 1 União São João, 5 de março de 2005 pelo Campeonato Paulista
  • Clube Atlético Paranaense 2 x 6 Corinthians, 22 de Abril de 1997 pela Copa do Brasil Quartas de Final
  • Corinthians 6 a 2 Americano (Rio de Janeiro), 20 de fevereiro de 2002 pela Copa do Brasil.
  • Corinthans 5 a 1 Estudiantes de la Plata (Argentina), 17 de janeiro de 2009, em um amistoso.

Bolas Históricas

Bolas Históricas
















Pena do Galo Verde


PENA DO GALO VERDE Em 1940, no Parque São Jorge, defrontavam-se Corinthians e S. E. Palmeiras, um torcedor do clube alvi-verde admitindo a Invencibilidade do seu time, levou para campo, um galo, pintado de verde, para soltá-lo, no final do jogo, na hipótese de urna vitória de seu clube, procurando gozar os corinthianos. O Parque São Jorge estava super lotado nesse dia. Alguns corinthianos perceberam a ave oculta sob o paletó do Palestrino, no final da partida, como o Corinthians fosse o vencedor pelo placar de 2 x O, gols de Teléco, os alvi-negros investiram sobre o ‘homem do galo”. E foi só pena que VOOU pelo Estádio Alfredo Schiirig. Nesse dia não houve um corinthiano que não saísse do Parque S. Jorge com uma pena do Respectivo galo. Essa partida foi realizada dia 18 de Agosto de 1940.

momentos marcantes

Primeiro Time Campeão Paulista em 1914: Fúlvio, Casemiro do Amaral e Casemiro Gonzalez; Polícia, Biano e César; Aristides, Peres, Amílcar, Dias e Neco.

Estádio do Morumbi, durante São Paulo x Corinthians, em março de 2008.

Estádio Prudentão, durante Corinthians x Palmeiras, março de 2009.

Corintianos estendem a bandeira demonstrando paixão pelo Corinthians.

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (vista interna).

Entrada do Memorial do clube


Capela de São Jorge, localizada na sede do clube


Campo do terrão foi "aposentado" em 2009.

CT do Parque Ecológico

Ginásio do Corinthians

O uniforme roxo foi uma das ações da diretoria para lucrar com a marca do clube

Megaloja Poderoso Timão, localizada no Parque São Jorge


O presidente Lula com Ronaldo, garoto-propaganda do Corinthians, em 2009. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Equipe de futebol americano, chamado de Corinthians Streamrollers.

Oscar já foi jogador de basquete do Corinthians na década de 1990.

Presidente Lula recepciona a equipe do Corinthians, campeã da Copa do Brasil de 2009.

Time campeão brasileiro de 2005 na época da parceria com a MSI.