Powered By Blogger

quinta-feira, 1 de julho de 2010

1944: Divino mestre corintiano

Neste ano, chega ao clube paulista um dos melhores zagueiros do mundo

LANCEPRESS!

O torcedor corintiano que viu Gamarra jogar com a camisa alvinegra, e até hoje tem orgulho do paraguaio, possivelmente teria sentido o mesmo se pudesse ter visto Domingos da Guia atuar.

Divino Mestre, apelido que ganhou na passagem pelo Nacional (URU), era um zagueiro da mais pura técnica. Além do clube uruguaio, também fez sucesso com as camisas do Boca Juniors (ARG), do Vasco, do Bangu e do Flamengo. A representatividade dele é tão grande que seu nome até faz parte da letra do hino do Bangu. Não para menos, é considerado um dos melhores zagueiros do futebol brasileiro – talvez mundial.

Domingos chegou ao Corinthians com 31 anos. Na época, foi a transferência mais cara do futebol sul-americano, cerca de 300 contos de réis. O Timão o trouxe na intenção de recuperar o título paulista, que não conquistava desde 1941. Entretanto, a única conquista do Divino Mestre pelo Timão foi a Taça Cidade de São Paulo, em 1947.

Mesmo assim, ele marcou a História alvinegra. Para muitos, é considerado o melhor zagueiro que já passou pelo clube. O estilo clássico fazia encher os olhos dos torcedores. Domingos não dava chutões, preferia sair com a bola dominada da defesa e, até mesmo, driblar os rivais.

Pai de ídolo rival
Outra contribuição de Domingos para o futebol foi o filho, Ademir da Guia, ídolo do rival Palmeiras.

Curiosidades – 1944

14 de maio
Nasce o cineasta George Lucas, diretor das séries Star Wars e Indiana Jones.

7 de Novembro
Nos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt é eleito presidente pela quarta vez.

25 de dezembro
No Rio de Janeiro, nasce Jair Ventura Filho, o Jairzinho, campeão da Copa do Mundo de 1970 com a Seleção.

Acompanhe no LANCENET! a série 100 dias, 100 anos!

1910, 1911, 1912, 1913, 1914, 1915, 1916 , 1917, 1918, 1919, 1920, 1921, 1922, 1923, 1924 , 1925 , 1926 , 1927, 1928, 1929 , 1930 , 1931, 1932 , 1933 , 1934 , 1935 , 1936 , 1937, 1938 , 1939 , 1940 , 1941 , 1942 , 1943 , 1944 , 1945 , 1946

Corinthians acerta mais um amistoso preparatório

Confronto será com o Comercial de Campo Grande, dia 7 de julho

Rodrigo Vessoni

A diretoria do Corinthians acertou mais um amistoso preparatório antes do retorno ao Campeonato Brasileiro. O confronto acontecerá no dia 7 de julho, com o Comercial de Campo Grande (MS), às 20h30, no estádio Morenão. Resta apenas o acordo ser colocado no papel e os dois

Mário Gobbi confirma mais um amistoso no período da Copa

A definição ocorreu após uma reunião entre o diretor Mário Gobbi Filho e os representantes da empresa que promeverão o jogo, que marcará a entrega das faixas de campeão estadual ao clube do Mato Grosso do Sul. A partida também servirá para divulgar a abertura de uma loja oficial do Timão na cidade.

O técnico Mano Menezes falou sobre a importância de ter mais um amistoso preparatório antes do reinício do Campeonato Brasileiro.

- Trabalhamos bem fisicamente. Brincamos que era semelhante fazer duas caixas de areia em três dias. A grama tava muito alta e dificultou muito a qualidade do jogo - disse o treinador.

O valor dos ingressos ainda está indefinido.

Danilo destoa do Corinthians e permanece 'estagnado' como meia

  • Em cinco jogos, meia Danilo não deu  assistência e finalizou apenas 3 vezes

    Em cinco jogos, meia Danilo não deu assistência e finalizou apenas 3 vezes

A primeira colocação do Corinthians no Brasileiro não é por acaso. Após sete rodadas, está invicto, tem, ao lado do Santos, o ataque mais positivo (15 gols), é o time que mais desarma e um dos que mais finaliza. No entanto, o meia Danilo destoa desse desempenho e permanece “estagnado” em sua posição no elenco de Parque São Jorge.

Desde sua chegada no início deste ano, o ex-jogador do São Paulo nunca arrancou suspiros da torcida corintiana. Mas o técnico Mano Menezes já declarou diversas vezes que acredita no meia e o coloca como titular da equipe. Na competição nacional, porém, Danilo vem demonstrando pouco para comprovar tal confiança.

Até o momento, o meia entrou em campo cinco vezes, sendo quatro como titular e apenas uma (Grêmio) no segundo tempo. Por incrível que pareça, seu desempenho tem sido muito fraco em alguns fundamentos importantes de sua posição.

De acordo com dados do Datafolha, o camisa 10 finalizou apenas três vezes nesses confrontos. Nenhuma delas foi certa. E mais: lançou somente uma vez. Não bastasse isso, Danilo passou as cinco partidas sem dar uma assistência sequer.

Nem mesmo a entrada de outro meia, Bruno César, na formação titular conseguiu mudar o rendimento de Danilo na articulação da equipe. O ex-jogador do Santo André, por outro lado, se transformou no artilheiro do time (três gols), fez a equipe errar menos passes e teve participação direto no aumento das finalizações do clube paulista

Galerias de Fotos

30/06 - Treino da manhã

Cultural
Troca de Ingressos para o Show "100 do Bem" começa nesta terça-feira

Divulgação
Keila Lima, Linneu Linardi, Kiko, Leandro, Bruno e Flávio Ferrari apóiam a campanha
No dia 4 de julho, a partir das 14h00, será realizado o Show 100 do Bem - Todos contra a Pedofilia, no Ginásio de Esportes do Corinthians, Linneu Linardi, Keila Lima e KLB se unem para realizar essa grande festa.

O Departamento Cultural em parceria com Linneu Linardi, Keila Lima e KLB se uniram para realizar essa grande festa.

Fernando & Sorocaba, Gian & Giovani, KLB, entre outras atrações e surpresas, prometem agitar o Parque São Jorge.

No mesmo dia, Linneu Linardi, piloto da Ferrari do Corinthians no Itaipava GT Brasil, e a apresentadora Keila Lima, do Manhã Maior, da Rede TV!, lançam também o projeto "Acelerando para o Bem", que vai ajudar crianças e adolescentes carentes da região do Autódromo de Interlagos , José Carlos Pace, em São Paulo.

"A idéia é dar às crianças carentes chances que eu tive na vida e que elas provavelmente nunca teriam. Vamos oferecer cursos para formar mecânicos, auxiliares de mecânica, entre outras profissões. Escolhi as áreas carentes ao entorno de Interlagos para tentar retribuir um pouco do que o autódromo me deu", acrescenta Linneu Linardi.

Keila Lima completa: "Temos condições de ajudar muitas crianças e não podemos ficar de braços cruzados. Tenho certeza de que esta campanha vai mudar a vida de muitas famílias." afirma a apresentadora que quando repórter se dedicou por quatro anos às matérias de cunho social que retratavam a dura realidade na periferia.

O ingresso pode ser trocado por um quilo de alimento nas bilheterias do Memorial do Corinthians, das 10h às 17h, sócios não pagam.

Compareçam e ajudem na luta contra a pedofilia. Juntos, podemos mudar o destino de milhares de crianças!

Evento: 100 do Bem - Todos Contra a Pedofilia
Local: Ginásio do Parque São Jorge - Rua São Jorge, 777, Tatuapé
Horário: 14h00
Informações: (11) 2095-3175

Apoio a Julio Cesar

Sem a presença de Felipe, jogadores do Timão mostram confiança no reserva


Desfecho positivo

Timão chega a acordo, e Paulo
André deve permanecer no clube

Le Mans deve ceder o zagueiro em definitivo

Empolgação

Animado com Valdivia, Bruno César comemora bom momento no time

Meia garante que chileno seria bem recebido


últimas notícias

30 DE JUNHO DE 2010

Arquivo do blog

fotos das musas do futebol

Orkut

Orkut
Comunidade: Musas e Gatas do Futebol

Gatas do Paulistão 2010

Wanessa Mattos - Sport

Wanessa Mattos - Sport
Campeã 2009 Download

Escudos

Escudo atual (com as estrelas)

Escudo atual (com as estrelas)
Em 1990, foi adicionada uma estrela pela conquista do Campeonato Brasileiro. O mesmo ocorreu em 1998 e 1999. No ano 2000, com a conquista do Mundial da FIFA, foi adicionada mais uma estrela, maior e com contorno prateado. A mais recente estrela veio em 2005, com a conquista do Campeonato Brasileiro.

Escudo atual (sem as estrelas)

Escudo atual
Com o passar dos anos, o escudo foi se refinando. A bandeira central ganhou movimento bem como foi redesenhada para respeitar a bandeira oficial do Estado. A bóia, em volta do círculo, foi disfarçada e amarras foram colocadas para completar o escudo.

6° Escudo - 1940 aos dias atuais

1940 aos dias atuais
Surgem a âncora e os dois remos vermelhos, que se referem aos esportes náuticos praticados no clube. Arte-final realizada pelo pintor Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador.

5° Escudo - 1919/1940

1919 - 1940
O distintivo já se aproxima das características atuais: um círculo negro, com a nome completo do clube e a data de fundação. No centro, a bandeira paulista sem o rigor das 13 listras.

4° Escudo - 1916/1919

1916 - 1919
O escudo ganhou o formato redondo que seguiria com o time até os dias de hoje.

3° Escudo - 1914/1916

1914 - 1916
A disposição das letras continuou a mesma, apenas mudando a moldura.

2° Escudo - 1914

1914
As letras são postas em uma moldura e é acrescentado a letra S. O C passa a valer para Club e Corinthians.

1° Escudo - 1913/1914

1913 - 1914
Desde a sua fundação até o ano de 1913, as camisas do Timão não tinham distintivo. O primeiro teve que ser feito às pressas, para a disputa da vaga na Liga Paulista. Tinha apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista, sobrepostas. Permaneceu até 1914, nos dois jogos contra o Torino.


Curiosidades Gerais

Os 10 Mandamentos Corinthianos

1º Todos os times têm uma torcida. O Corinthians é uma torcida que têm um time.
2º O maior defeito da cidade de São Paulo é não se chamar Corinthians.
3º O que importa não é vencer, e sim torcer para o Corinthians.
4º A torcida do Corinthians vai ver o time jogar, e não apenas ganhar.
5º Corinthiano fanático é redundante. Ser Corinthiano já significa ser fanático.
6º O Corinthians é mais que um time de futebol. É uma religião.
7º Quando o Corinthians perde, a alma do mundo entristece.
8º Quando o Corinthians perde, a culpa é do juiz.
9º Com ou sem razão, o Corinthiano tem sempre a razão.
10º Acima do Corinthians, só Deus, que também é fiel, ou seja, é Corinthiano

Jogadores que mais defenderam o Manto Sagrado

  1. Wladmir - 806
  2. Luisinho - 606
  3. Ronaldo - 601
  4. Zé Maria - 595
  5. Biro-Biro - 592
  6. Claúdio - 554
  7. Vaguinho - 548
  8. Olavo - 514
  9. Idário - 475
  10. Rivellino - 471
  11. Rafael - 456

Curiosidades Gerais

  • O primeiro título do clube não veio do futebol, e sim do pedestrianismo. Batista Boni, João Collina e André Lepre venceram o troféu Unione Viaggiatori Italiani numa corrida de dez quilômetros no Palestra Itália
  • Jô foi o jogador mais jovem a entrar em campo. Foi na partida Corinthians 1 a 0 Guarani, em 19 de julho de 2003. À época Jô tinha 16 anos, 3 meses e 26 dias.
  • A primeira bola utilizada pelo clube custou seis mil réis. Ela foi comprada pelo tesoureiro João da Silva numa loja da rua São Caetano, em São Paulo.
  • A primeira partida internacional do Timão foi contra o Torino, em 1914. Os italianos venceram por 3 a 0.
  • O número de torcedores do clube é superior ao dobro da população de Portugal.
  • Foi fundado no mesmo dia que o Esporte Clube Noroeste, de Bauru.
  • No dia 18 de agosto de 1940, o Corinthians enfrentava o Palmeiras, seu maior rival, no Parque São Jorge, então um torcedor do Palmeiras levou para a arquibancada um galo verde simbolizando o seu time. O Corinthians venceu o jogo por 2 a 0 e no final do jogo, os torcedores corintianos pegaram e depenaram o galo todo. Até hoje existe uma pena desse galo no memorial do clube, o episódio ficou conhecido como "A pena do galo verde".
  • Uma das lendas mais conhecidas do Corínthians é a suposta maldição lançada por Pelé: O time fora o campeão paulista do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954. O menino Pelé foi apresentado, logo em seguida ao time e recusado. Jurou que enquanto jogasse futebol, o Corínthians não seria campeão paulista. 23 anos depois, em 1977, Pelé abandonou definitivamente os gramados e o Corínthians naquele ano voltou a ser campeão paulista.
  • No Campeonato Brasileiro de 1999, o Corinthians liderou a competição do início ao fim.
  • O escudo oficial do Corinthians foi criado pelo artista Francisco Rebolo, ex-futebolista.
  • De acordo com pesquisa realizada pela agência publicitária Y&R e publicada pelo jornal Gazeta Mercantil, o Corinthians possui a marca de futebol mais estimada do país.
  • Em 2000 o deputado estadual paulista Afanásio Jazadji (PFL) submeteu o projeto de lei nº160 com o objetivo de declarar o Corinthians patrimônio cultural, social e esportivo do estado.
  • Em 2006, quando o atual governador de São Paulo, José Serra(Palmeirense) , assumiu a prefeitura de São Paulo, criou o Dia do Corinthians, em homenagem ao clube paulista, no dia de sua fundação, 1º de setembro.
  • Em 2008 o Corinthians bateu quase todos os recordes da Série B do Campeonato Brasileiro.
  • Em 2008, pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que o Timão tem a maior torcida do Estado do Paraná, a frente inclusive de Atlético e Coritiba, que são os dois maiores clubes do estado.

Maiores públicos do Corinthians

  • Jogos em São Paulo
http://danielpurch.zip.net/images/1977.jpg

http://img88.imageshack.us/img88/387/1977oi4.jpg
  1. Corinthians 1 x 2 Ponte Preta, 146.082, 9 de outubro de 1977
  2. Corinthians 0 x 1 Palmeiras, 120.522, 22 de dezembro de 1974
  3. Corinthians 1 x 0 Santos, 120.000, 26 de novembro de 1978
  4. Corinthians 4 x 0 Santos, 117.676, 29 de maio de 1977
  5. Corinthians 2 x 3 São Paulo, 117.061, 5 de dezembro de 1982
  6. Corinthians 1 x 1 Santos, 116.881, 20 de março de 1977
  7. Corinthians 4 x 1 Flamengo (RJ), 115.002, 6 de maio de 1984
  8. Corinthians 2 x 1 Internacional (RS), 113.286, 21 de novembro de 1976
  9. Corinthians 1 x 1 Santos, 111.103, 20 de agosto de 1978
  10. Corinthians 0 x 0 São Paulo, 109.464, 30 de agosto de 1987

Maiores Goleadas

  • Corinthians 12 a 2 Internacional (São Paulo), 23 de outubro de 1921 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 0 Santos, 11 de julho de 1920 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 2 Atlético Mineiro, 12 de outubro de 1929 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Portuguesa, 2 de janeiro de 1927 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sírio, 21 de maio de 1933 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sel. Halmstad/Hamlia (Suécia), 8 de junho de 1952 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Tiradentes, 9 de fevereiro de 1983 pelo Campeonato Brasileiro;
  • Corinthians 9 a 0 Portuguesa-Mackenzie, 25 de junho de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 5 de novembro de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 6 de maio de 1923 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Jabaquara, 21 de março de 1943 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 1 Flamengo-PI, 2 de maio de 2001 pela Copa do Brasil;
  • Corinthians 8 a 2 Guarani, 23 de março de 1997 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 2 Cerro Porteño (Paraguai), março de 1999 pela Libertadores da América;
  • Corinthians 7 a 1 Santos, 6 de novembro de 2005 pelo Campeonato Brasileiro.
  • Corinthians 7 x 2 CR Flamengo, 25 de Fevereiro de 1961 Amistoso
  • Corinthians 6 x 0 CR Flamengo, 3 de Março de 1953 pelo Torneio Rio-São Paulo
  • Corinthians 6 x 0 Barras PI, 13 de Fevereiro de 2008 pela Copa do Brasil
  • Corinthians 6 a 1 União São João, 5 de março de 2005 pelo Campeonato Paulista
  • Clube Atlético Paranaense 2 x 6 Corinthians, 22 de Abril de 1997 pela Copa do Brasil Quartas de Final
  • Corinthians 6 a 2 Americano (Rio de Janeiro), 20 de fevereiro de 2002 pela Copa do Brasil.
  • Corinthans 5 a 1 Estudiantes de la Plata (Argentina), 17 de janeiro de 2009, em um amistoso.

Bolas Históricas

Bolas Históricas
















Pena do Galo Verde


PENA DO GALO VERDE Em 1940, no Parque São Jorge, defrontavam-se Corinthians e S. E. Palmeiras, um torcedor do clube alvi-verde admitindo a Invencibilidade do seu time, levou para campo, um galo, pintado de verde, para soltá-lo, no final do jogo, na hipótese de urna vitória de seu clube, procurando gozar os corinthianos. O Parque São Jorge estava super lotado nesse dia. Alguns corinthianos perceberam a ave oculta sob o paletó do Palestrino, no final da partida, como o Corinthians fosse o vencedor pelo placar de 2 x O, gols de Teléco, os alvi-negros investiram sobre o ‘homem do galo”. E foi só pena que VOOU pelo Estádio Alfredo Schiirig. Nesse dia não houve um corinthiano que não saísse do Parque S. Jorge com uma pena do Respectivo galo. Essa partida foi realizada dia 18 de Agosto de 1940.

momentos marcantes

Primeiro Time Campeão Paulista em 1914: Fúlvio, Casemiro do Amaral e Casemiro Gonzalez; Polícia, Biano e César; Aristides, Peres, Amílcar, Dias e Neco.

Estádio do Morumbi, durante São Paulo x Corinthians, em março de 2008.

Estádio Prudentão, durante Corinthians x Palmeiras, março de 2009.

Corintianos estendem a bandeira demonstrando paixão pelo Corinthians.

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (vista interna).

Entrada do Memorial do clube


Capela de São Jorge, localizada na sede do clube


Campo do terrão foi "aposentado" em 2009.

CT do Parque Ecológico

Ginásio do Corinthians

O uniforme roxo foi uma das ações da diretoria para lucrar com a marca do clube

Megaloja Poderoso Timão, localizada no Parque São Jorge


O presidente Lula com Ronaldo, garoto-propaganda do Corinthians, em 2009. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Equipe de futebol americano, chamado de Corinthians Streamrollers.

Oscar já foi jogador de basquete do Corinthians na década de 1990.

Presidente Lula recepciona a equipe do Corinthians, campeã da Copa do Brasil de 2009.

Time campeão brasileiro de 2005 na época da parceria com a MSI.