Álbum de fotos - Corinthians comemora dez anos de seu título mundial
Separados na primeira fase, Corinthians e Vasco enfrentaram Real Madrid e Manchester United, entre outros clubes, para chegarem à decisão.
O Corinthians foi convidado como campeão nacional do país sede, enquanto o Vasco garantiu sua vaga como vencedor da Copa Libertadores de 1998. Na decisão, os times reuniram estrelas como Marcelinho, Rincón, Edílson, Luizão, Juninho Pernambucano, Edmundo e Romário no Maracanã.
Parceiros de Palmeiras na primeira metade dos anos 1990, Edmundo e Rincón foram duas das figuras mais importantes da decisão. O vascaíno tornaria-se o vilão da noite após 120 minutos.
Antes de a bola rolar, o pôster que ficaria eternizado no Parque São Jorge. Dida, Kléber, Fábio Luciano, Vampeta, Rincón e Adílson; Luizão, Índio, Ricardinho, Marcelinho e Edílson.
A despeito da escalação estelar, o Corinthians usou seu banco de reservas para evitar o cansaço dos titulares. As mudanças promovidas por Osvaldo de Oliveira colocaram, por exemplo, Gilmar Fubá na lista dos campeões mundiais.
Em um jogo tenso e muito disputado fisicamente, Vasco e Corinthians pouco fizeram para tirar o 0 a 0 do placar.
Depois de 30 minutos de prorrogação, o jogo foi para os pênaltis, e se manteve disputado. Gilberto perdeu para o Vasco e Marcelinho para o Corinthians. Na cobrança derradeira, o capitão Edmundo mandou a bola por cima do gol de Dida. O Corinthians era campeão mundial.
A festa no gramado, como não poderia deixar de ser, foi imediata. O resultado colocava o Timão no seleto grupo dos brasileiros campeões mundiais, que à época contava com Santos, Flamengo, Grêmio e São Paulo.
Aqueles jogadores ficariam eternizados. O Mundial de 2000 coroou uma geração que começou a ser formada em 1998, ainda sob o comando de Vanderlei Luxemburgo.
De 1998 a 2000, o elenco que teve estrelas como Dida, Gamarra, Kléber, Vampeta, Rincón, Marcelinho Carioca, Ricardinho, Luizão e Edílson conquistou dois Campeonatos Brasileiros e um Paulista.
Infelizmente, para os corintianos, a era de domínio acabou meses depois, com a segunda eliminação para o Palmeiras na Copa Libertadores, torneio que foi a pedra no sapato do Alvinegro.
























Fichas dos jogadores Clique aqui e acesse as fichas técnicas completas de todos os atletas do Timão
História Em 1977 Basílio marcou o histórico gol contra a Ponte Preta no Morumbi; leia!
Jogos Clique e acesse as fichas técnicas de todos os últimos jogos do Alvinegro paulista































































































































Nenhum comentário:
Postar um comentário