Powered By Blogger

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Em diferentes condições, xarás do Timão seguem passos da 'matriz'

Corinthians São Vicente e Paranaense vivem situações distintas: um é amhttp://www.blogger.com/post-edit.g?blogID=3443359044049898892&postID=8142200047890766179ador, outro tem ações de marketing. Alagoano também é forte

Por Diego Ribeiro e Leandro Canônico São Paulo

header 100 anos do Corinthians

Seja em Alagoas, no Paraná ou até em Cabo Verde, o nome do Corinthians está bem representado por clubes homônimos que escolheram o Timão como inspiração. Mais de 15 xarás estão espalhados por aí (veja abaixo escudos de 10 deles), todos com histórias de superação e muito trabalho - assim como o time do Parque São Jorge.

Três desses homônimos sobressaem em meio aos clubes irmãos: O Corinthians Alagoano, que já foi campeão estadual e tem sua relevância no futebol do Nordeste, o Corinthians Sâo Vicente, representante africano do Timão, em Cabo Verde, e o Corinthians Paranaense, única "filial" que funciona com o aval da matriz e tem oficialmente direito a usar marca e outros símbolos alvinegros. Em diferentes condições de trabalho, eles lutam para honrar a tradição centenária.

Mosaico Corinthians pelo BrasilDez dos Corinthians pelo Brasil e em Cabo Verde (Foto: Arte / Globoesporte.com)

Timão verde: sim, ele existe

Em São Vicente, uma das ilhas de Cabo Verde, nenhum clube é tão respeitado quanto o Timão local. Fundado em 1987, o Corinthians São Vicente tem papel esportivo e social em um dos menores países da África. Tudo começou quando um grupo de amigos viu uma reportagem brasileira sobre a equipe paulista e achou interessante. A ideia rendeu frutos pouco tempo depois, e, como homenagem ao time que aprenderam a amar, colocaram o nome de Corinthians.

revista Corinthians de Caboverde Timão de Cabo Verde já foi matéria em revista
oficial do Corinthians (Foto: Divulgação)

Uma das pessoas mais envolvidas com o clube é o jornalista Marcos Fonseca, conhecido como Xuster - referência ao ex-jogador alemão Bernd Schuster, a quem admirava. Ele já foi presidente da agremiação e hoje mora em Praia, capital do país. Mesmo de longe, Xuster acompanha todos os passos do Corinthians, que só disputa competições amadoras e é forte nas categorias de base.

- O trabalho do Corinthians é bastante reconhecido porque formamos jovens e tiramos eles da rua. Damos educação, formamos não só jogadores, mas também cidadãos. É um clube bem consolidado aqui em Cabo Verde, mesmo com as difíceis condições que o futebol enfrenta no país - afirmou Xuster.

O Timão de Cabo Verde só tem um detalhe que poderia aborrecer os torcedores brasileiros: a camisa de cor verde, que remete ao Palmeiras, maior rival corintiano. No entanto, as condições precárias do futebol local deixam o clube sem escolha. Os uniformes foram doados.

time do Corinthians de Cabo VerdeAtual time do Corinthians de Cabo Verde: preocupação com o lado social (Foto: Divulgação)

- Aí no Brasil poderia causar muito problema o fato de utilizarmos verde, mas em Cabo Verde não dá para escolher. Foi o que conseguimos, a necessidade fala mais alto do que qualquer rivalidade - explicou Xuster.

Segundo o jornalista, o presidente Andrés Sanches e sua diretoria já prometeram enviar material do Timão para ajudar os xarás africanos. Até agora, nada chegou para o clube. Xuster morou em São Paulo por cinco anos, onde se formou em jornalismo e virou frequentador assíduo do Pacaembu. Ele diz ter acompanhado vários jogos em casa e, de longe, segue o cotidiano do Corinthians no Campeonato Brasileiro. Tem, inclusive, história para contar do atual técnico, Adilson Batista.

- Fui em muitos jogos do Corinthians e vejo tudo pela internet. Antes acompanhava mais, quando tinha o sinal de televisões brasileiras em Cabo Verde. Mesmo assim, estou sempre ligado. Conheço até o Adilson Batista, novo técnico, porque ele fez curso de treinador comigo em São Paulo. Me chamava de "português" devido ao meu sotaque e sempre brincava. Merece o sucesso que está tendo - completou o corintiano.

O "Mc Donald's" paranaense

Estádio ecologicamente correto Eco-estádio  do J.Malucelli  corinthiansPlacar do Eco-Estádio Janguito Malucelli
(Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)

Profissional ao extremo, o Corinthians Paranaense é praticamente uma franquia do clube paulista. Fundado como Malutrom e depois batizado de J. Malucelli, o time mudou de nome em 2009 com objetivos ambiciosos: tornar-se forte dentro do estado e atrelar sua imagem à do xará centenário, inclusive com ações conjuntas. A parceria, inclusive, remete a uma grande cadeia de fast-food.

- O Corinthians Paranaense é o único que tem direito a usar a marca, e o nome. Esse é um dos diferenciais do nosso clube e é o que tentamos passar nas ações de marketing, etc. Nem gosto muito de usar essa palavra, mas a verdade é que somos uma franquia. É a mesma coisa de se abrir um Mc Donald's, por exemplo. Temos de manter o padrão da matriz - explicou Eduardo Quadros, representante do departamento de marketing do Timão.

Hoje, a equipe disputa a Série D do Brasileirão e é só um dos braços do conglomerado pertencente à família Malucelli. A diretoria se mostra satisfeita com a parceria graças a Jucilei, cria paranaense que foi para o Timão e hoje é jogador de Seleção Brasileira.

Se acabar amanhã, posso dizer que valeu a pena"
Eduardo Quadros

- Tem funcionado bem essa parceria, principalmente com o pessoal da base aqui. O Jucilei teve uma grande repercussão e a festa foi grande quando ele foi convocado. O Tcheco também é da nossa base, mas ainda não éramos Corinthians. Apostamos nessa parceria e ela já rendeu frutos inimagináveis. Se acabar amanhã, já dá para dizer que valeu a pena - comemorou Quadros.

O clube tem outro diferencial: é o único ecologicamente correto do Brasil. A equipe manda seus jogos no Eco-Estádio Janguito Malucelli. Construído em uma área verde, próxima ao Parque Barigui, em Curitiba, o campo tem arquibancadas escavadas na terra, madeira vinda de área de reflorestamento e ferro obtido de uma ferrovia desativada. Com capacidade para 6 mil pessoas, o Janguitão virou ponto turístico para quem visita a capital paranaense.

Nome traz mídia em Alagoas

O Corinthians Alagoano foi fundado em 1991 e, em sua história, possui boas conquistas em nível estadual. A principal delas é o Campeonato Alagoano de 2004. O fato de ser homônimo do clube centenário ajuda o time de Maceió, que ganha holofotes a mais graças à forte marca.

sede do Corinthians-ALSede do Corinthians-AL, em Maceió: time venceu
estadual em 2004 (Foto: Divulgação)

- Ajuda demais ser Corinthians, porque o paulista é famoso demais e tem uma torcida fora de série. Sou Flamengo, mas tenho de admitir que a mídia do Corinthians de São Paulo é grande demais - disse Antônio Borges, gerente de marketing do Timão de Alagoas.

A mídia também traz torcida extra ao clube, que tem como maior feito nacional a ida às quartas-de-final da Copa do Brasil em 2008, quando foi eliminado pelo Vasco.

- Muitos torcedores do Corinthians Paulista nos procuram aqui em Maceió para saber mais do clube, querem acompanhar. É muito legal - comemorou Antônio Borges.

Assim como o "pai", o "filho" alagoano é conhecido por revelar bons jogadores para o futebol brasileiro. Um deles, o zagueiro Pepe, joga hoje pela seleção portuguesa e esteve na Copa do Mundo da África do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog

fotos das musas do futebol

Orkut

Orkut
Comunidade: Musas e Gatas do Futebol

Gatas do Paulistão 2010

Wanessa Mattos - Sport

Wanessa Mattos - Sport
Campeã 2009 Download

Escudos

Escudo atual (com as estrelas)

Escudo atual (com as estrelas)
Em 1990, foi adicionada uma estrela pela conquista do Campeonato Brasileiro. O mesmo ocorreu em 1998 e 1999. No ano 2000, com a conquista do Mundial da FIFA, foi adicionada mais uma estrela, maior e com contorno prateado. A mais recente estrela veio em 2005, com a conquista do Campeonato Brasileiro.

Escudo atual (sem as estrelas)

Escudo atual
Com o passar dos anos, o escudo foi se refinando. A bandeira central ganhou movimento bem como foi redesenhada para respeitar a bandeira oficial do Estado. A bóia, em volta do círculo, foi disfarçada e amarras foram colocadas para completar o escudo.

6° Escudo - 1940 aos dias atuais

1940 aos dias atuais
Surgem a âncora e os dois remos vermelhos, que se referem aos esportes náuticos praticados no clube. Arte-final realizada pelo pintor Francisco Rebolo Gonsales, ex-jogador.

5° Escudo - 1919/1940

1919 - 1940
O distintivo já se aproxima das características atuais: um círculo negro, com a nome completo do clube e a data de fundação. No centro, a bandeira paulista sem o rigor das 13 listras.

4° Escudo - 1916/1919

1916 - 1919
O escudo ganhou o formato redondo que seguiria com o time até os dias de hoje.

3° Escudo - 1914/1916

1914 - 1916
A disposição das letras continuou a mesma, apenas mudando a moldura.

2° Escudo - 1914

1914
As letras são postas em uma moldura e é acrescentado a letra S. O C passa a valer para Club e Corinthians.

1° Escudo - 1913/1914

1913 - 1914
Desde a sua fundação até o ano de 1913, as camisas do Timão não tinham distintivo. O primeiro teve que ser feito às pressas, para a disputa da vaga na Liga Paulista. Tinha apenas as letras C e P, de Corinthians Paulista, sobrepostas. Permaneceu até 1914, nos dois jogos contra o Torino.


Curiosidades Gerais

Os 10 Mandamentos Corinthianos

1º Todos os times têm uma torcida. O Corinthians é uma torcida que têm um time.
2º O maior defeito da cidade de São Paulo é não se chamar Corinthians.
3º O que importa não é vencer, e sim torcer para o Corinthians.
4º A torcida do Corinthians vai ver o time jogar, e não apenas ganhar.
5º Corinthiano fanático é redundante. Ser Corinthiano já significa ser fanático.
6º O Corinthians é mais que um time de futebol. É uma religião.
7º Quando o Corinthians perde, a alma do mundo entristece.
8º Quando o Corinthians perde, a culpa é do juiz.
9º Com ou sem razão, o Corinthiano tem sempre a razão.
10º Acima do Corinthians, só Deus, que também é fiel, ou seja, é Corinthiano

Jogadores que mais defenderam o Manto Sagrado

  1. Wladmir - 806
  2. Luisinho - 606
  3. Ronaldo - 601
  4. Zé Maria - 595
  5. Biro-Biro - 592
  6. Claúdio - 554
  7. Vaguinho - 548
  8. Olavo - 514
  9. Idário - 475
  10. Rivellino - 471
  11. Rafael - 456

Curiosidades Gerais

  • O primeiro título do clube não veio do futebol, e sim do pedestrianismo. Batista Boni, João Collina e André Lepre venceram o troféu Unione Viaggiatori Italiani numa corrida de dez quilômetros no Palestra Itália
  • Jô foi o jogador mais jovem a entrar em campo. Foi na partida Corinthians 1 a 0 Guarani, em 19 de julho de 2003. À época Jô tinha 16 anos, 3 meses e 26 dias.
  • A primeira bola utilizada pelo clube custou seis mil réis. Ela foi comprada pelo tesoureiro João da Silva numa loja da rua São Caetano, em São Paulo.
  • A primeira partida internacional do Timão foi contra o Torino, em 1914. Os italianos venceram por 3 a 0.
  • O número de torcedores do clube é superior ao dobro da população de Portugal.
  • Foi fundado no mesmo dia que o Esporte Clube Noroeste, de Bauru.
  • No dia 18 de agosto de 1940, o Corinthians enfrentava o Palmeiras, seu maior rival, no Parque São Jorge, então um torcedor do Palmeiras levou para a arquibancada um galo verde simbolizando o seu time. O Corinthians venceu o jogo por 2 a 0 e no final do jogo, os torcedores corintianos pegaram e depenaram o galo todo. Até hoje existe uma pena desse galo no memorial do clube, o episódio ficou conhecido como "A pena do galo verde".
  • Uma das lendas mais conhecidas do Corínthians é a suposta maldição lançada por Pelé: O time fora o campeão paulista do quarto centenário da cidade de São Paulo, em 1954. O menino Pelé foi apresentado, logo em seguida ao time e recusado. Jurou que enquanto jogasse futebol, o Corínthians não seria campeão paulista. 23 anos depois, em 1977, Pelé abandonou definitivamente os gramados e o Corínthians naquele ano voltou a ser campeão paulista.
  • No Campeonato Brasileiro de 1999, o Corinthians liderou a competição do início ao fim.
  • O escudo oficial do Corinthians foi criado pelo artista Francisco Rebolo, ex-futebolista.
  • De acordo com pesquisa realizada pela agência publicitária Y&R e publicada pelo jornal Gazeta Mercantil, o Corinthians possui a marca de futebol mais estimada do país.
  • Em 2000 o deputado estadual paulista Afanásio Jazadji (PFL) submeteu o projeto de lei nº160 com o objetivo de declarar o Corinthians patrimônio cultural, social e esportivo do estado.
  • Em 2006, quando o atual governador de São Paulo, José Serra(Palmeirense) , assumiu a prefeitura de São Paulo, criou o Dia do Corinthians, em homenagem ao clube paulista, no dia de sua fundação, 1º de setembro.
  • Em 2008 o Corinthians bateu quase todos os recordes da Série B do Campeonato Brasileiro.
  • Em 2008, pesquisa realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que o Timão tem a maior torcida do Estado do Paraná, a frente inclusive de Atlético e Coritiba, que são os dois maiores clubes do estado.

Maiores públicos do Corinthians

  • Jogos em São Paulo
http://danielpurch.zip.net/images/1977.jpg

http://img88.imageshack.us/img88/387/1977oi4.jpg
  1. Corinthians 1 x 2 Ponte Preta, 146.082, 9 de outubro de 1977
  2. Corinthians 0 x 1 Palmeiras, 120.522, 22 de dezembro de 1974
  3. Corinthians 1 x 0 Santos, 120.000, 26 de novembro de 1978
  4. Corinthians 4 x 0 Santos, 117.676, 29 de maio de 1977
  5. Corinthians 2 x 3 São Paulo, 117.061, 5 de dezembro de 1982
  6. Corinthians 1 x 1 Santos, 116.881, 20 de março de 1977
  7. Corinthians 4 x 1 Flamengo (RJ), 115.002, 6 de maio de 1984
  8. Corinthians 2 x 1 Internacional (RS), 113.286, 21 de novembro de 1976
  9. Corinthians 1 x 1 Santos, 111.103, 20 de agosto de 1978
  10. Corinthians 0 x 0 São Paulo, 109.464, 30 de agosto de 1987

Maiores Goleadas

  • Corinthians 12 a 2 Internacional (São Paulo), 23 de outubro de 1921 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 0 Santos, 11 de julho de 1920 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 11 a 2 Atlético Mineiro, 12 de outubro de 1929 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Portuguesa, 2 de janeiro de 1927 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sírio, 21 de maio de 1933 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 10 a 1 Sel. Halmstad/Hamlia (Suécia), 8 de junho de 1952 em amistoso;
  • Corinthians 10 a 1 Tiradentes, 9 de fevereiro de 1983 pelo Campeonato Brasileiro;
  • Corinthians 9 a 0 Portuguesa-Mackenzie, 25 de junho de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 5 de novembro de 1922 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Internacional (São Paulo), 6 de maio de 1923 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 9 a 0 Jabaquara, 21 de março de 1943 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 1 Flamengo-PI, 2 de maio de 2001 pela Copa do Brasil;
  • Corinthians 8 a 2 Guarani, 23 de março de 1997 pelo Campeonato Paulista;
  • Corinthians 8 a 2 Cerro Porteño (Paraguai), março de 1999 pela Libertadores da América;
  • Corinthians 7 a 1 Santos, 6 de novembro de 2005 pelo Campeonato Brasileiro.
  • Corinthians 7 x 2 CR Flamengo, 25 de Fevereiro de 1961 Amistoso
  • Corinthians 6 x 0 CR Flamengo, 3 de Março de 1953 pelo Torneio Rio-São Paulo
  • Corinthians 6 x 0 Barras PI, 13 de Fevereiro de 2008 pela Copa do Brasil
  • Corinthians 6 a 1 União São João, 5 de março de 2005 pelo Campeonato Paulista
  • Clube Atlético Paranaense 2 x 6 Corinthians, 22 de Abril de 1997 pela Copa do Brasil Quartas de Final
  • Corinthians 6 a 2 Americano (Rio de Janeiro), 20 de fevereiro de 2002 pela Copa do Brasil.
  • Corinthans 5 a 1 Estudiantes de la Plata (Argentina), 17 de janeiro de 2009, em um amistoso.

Bolas Históricas

Bolas Históricas
















Pena do Galo Verde


PENA DO GALO VERDE Em 1940, no Parque São Jorge, defrontavam-se Corinthians e S. E. Palmeiras, um torcedor do clube alvi-verde admitindo a Invencibilidade do seu time, levou para campo, um galo, pintado de verde, para soltá-lo, no final do jogo, na hipótese de urna vitória de seu clube, procurando gozar os corinthianos. O Parque São Jorge estava super lotado nesse dia. Alguns corinthianos perceberam a ave oculta sob o paletó do Palestrino, no final da partida, como o Corinthians fosse o vencedor pelo placar de 2 x O, gols de Teléco, os alvi-negros investiram sobre o ‘homem do galo”. E foi só pena que VOOU pelo Estádio Alfredo Schiirig. Nesse dia não houve um corinthiano que não saísse do Parque S. Jorge com uma pena do Respectivo galo. Essa partida foi realizada dia 18 de Agosto de 1940.

momentos marcantes

Primeiro Time Campeão Paulista em 1914: Fúlvio, Casemiro do Amaral e Casemiro Gonzalez; Polícia, Biano e César; Aristides, Peres, Amílcar, Dias e Neco.

Estádio do Morumbi, durante São Paulo x Corinthians, em março de 2008.

Estádio Prudentão, durante Corinthians x Palmeiras, março de 2009.

Corintianos estendem a bandeira demonstrando paixão pelo Corinthians.

O Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (vista interna).

Entrada do Memorial do clube


Capela de São Jorge, localizada na sede do clube


Campo do terrão foi "aposentado" em 2009.

CT do Parque Ecológico

Ginásio do Corinthians

O uniforme roxo foi uma das ações da diretoria para lucrar com a marca do clube

Megaloja Poderoso Timão, localizada no Parque São Jorge


O presidente Lula com Ronaldo, garoto-propaganda do Corinthians, em 2009. Foto: Ricardo Stuckert/PR

Equipe de futebol americano, chamado de Corinthians Streamrollers.

Oscar já foi jogador de basquete do Corinthians na década de 1990.

Presidente Lula recepciona a equipe do Corinthians, campeã da Copa do Brasil de 2009.

Time campeão brasileiro de 2005 na época da parceria com a MSI.