Antes de iniciar carreira no futebol como empresário do craque Ronaldo, ele trabalhava no Instituto Ayrton Senna. Farah também fez cursos na Disney
Fabiano Farah ao lado de Marta no Pacaembu(Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)
Fabiano Farah, 36 anos, é um dos empresários mais bem relacionados no futebol. Tanto no Brasil quanto no exterior, especialmente na Europa. Tem como principal cliente Ronaldo, atacante do Corinthians e ídolo da Seleção Brasileira. Mas a sua aparição na mídia é proporcionalmente inversa à exposição do Fenômeno. Faz parte da sua ”lei de trabalho”.
Formado em administração de empresas, com mestrado em marketing, Fabiano acredita que o empresário de futebol tem de ser discreto, aparecer pouco. E isso ele faz bem. Durante as negociações do Fenômeno com o Corinthians, Farah não apareceu nenhuma vez em público. Seus contatos com a imprensa eram apenas por telefone.
Dentre seus principais clientes estão, além do Fenômeno, Roberto Carlos, Morais e Marta, estrela da Seleção Brasileira feminina. O empresário trabalha também com jovens talentos, mas sua lista não é tão grande. Ele costuma dizer que gosta de trabalhar com qualidade, não com quantidade. E não só no futebol. Farah gerencia a carreira do lutador Vitor Belfort.
Mas como tudo isso começou? Com muito estudo. Além da faculdade de administração de empresas e do mestrado em marketing, Fabiano Farah fez todos os cursos de entretenimento do Instituto Walt Disney e se especializou em planejamento estratégico. Sua ideia inicial era enveredar pelo caminho do entretenimento.
Ronaldo e Roberto Carlos: dois dos principais clientes (Foto: Leandro Canônico / Globoesporte.com)Trabalhou em diversas multinacionais até chegar à Fórmula 1. Curiosamente, sua porta de entrada no futebol. Foi como responsável pelo marketing do Instituto Ayrton Senna que Farah conheceu Ronaldo e passou a gerenciar a carreira do Fenômeno. A partir daí, com o bom trabalho feito ao lado do atacante, o campo de atuação dele aumentou.
Na Europa, por exemplo, Fabiano Farah tem bom trânsito em grandes clubes de diversos países. E muitas vezes atua como intermediário de negociações. Seja a pedido de equipes ou até mesmo de jogadores. Ele participou, por exemplo, da transferência de Kaká do Milan para o Real Madrid. Mas também atuou nas negociações de Xabi Alonso (do Liverpool para o Real Madrid) e Karim Benzema (do Lyon para o Real Madrid).
Mas a sua jogada de mestre foi o acerto de Ronaldo com o Corinthians. Foi Fabiano Farah, junto com o diretor de marketing do Timão, Luis Paulo Rosenberg, quem encabeçou o projeto de viabilização financeira para a contratação do craque alvinegro. Deu certo. E agora serve de exemplo para outros clubes.
Mas, mesmo no ramo do futebol, ele não abandonou o entretenimento. Neste ano, chegou a fazer parte da produção de um reallity show na Índia com o atacante uruguaio Diego Forlán.


O time do Corinthians foi o grande vencedor da Taça Brasil de futsal (Foto: Divulgação)
A equipe de futebol de mesa do Corinthians comemorou mais uma conquista (Foto: Divulgação)
Fernanda Passos foi Gata do Paulistão, ganhou R$ 10 mil e saiu na capa de revista Sexy (Foto: Divulgação)
Roberval Andrade, piloto do Corinthians, foi campeão de Fórmula Truck em 2010 (Foto: Divulgação)






















Fichas dos jogadores Clique aqui e acesse as fichas técnicas completas de todos os atletas do Timão
História Em 1977 Basílio marcou o histórico gol contra a Ponte Preta no Morumbi; leia!
Jogos Clique e acesse as fichas técnicas de todos os últimos jogos do Alvinegro paulista






























































































































